Tarte de Ruibarbo, Limão e Alecrim


Depois da tempestade vem a bonança. Parece que finalmente a chuva deu tréguas e voltaram os dias de luz. Por mim está perfeito e as temperaturas podem manter-se assim por alguns dias. Sem dúvida que estes dias nos deixam mais bem dispostos, com mais energia e vontade de fazer coisas novas. Afinal de contas já estamos na Primavera e já era tempo de aparecerem os dias longos de céu azul e com o sol a brilhar. 

Mas se a Primavera tem estado tímida no que respeita ao tempo, o mesmo não se pode dizer em relação aos produtos típicos desta estação que chegam cá a casa. É tempo de morangos e estes já vão tendo presença assídua nas refeições cá de casa. Gosto de os comer ao natural, mas também em saladas e claro, nas sobremesas. E chegam também as primeiras ervilhas da estação, as courgettes, os espargos e os espinafres. Simplesmente adoro toda a mistura de cores e sabores que a Primavera nos oferece! E é tempo de ruibarbo, finalmente! Gosto imenso deste vegetal e sempre que o vejo à venda não perco a oportunidade de trazer uns quantos caules comigo. Por cá ainda não é muito conhecido, mas nos países nórdicos é bastante usado e apreciado. No início de Março viajei até à Suíça e por acaso encontrei ruibarbo à venda. Não resisti a comprar e trouxe comigo uma pequena quantidade. Há quem compre roupa ou sapatos, eu fico feliz com estes ingredientes raros de encontrar por cá. Não resisto a experimentar receitas novas com este ingrediente que tanto aprecio.


Esta tarte de ruibarbo, é uma receita da Aimee. Não é segredo para ninguém o quanto eu gosto das receitas dela. São receitas simples e que funcionam sempre. Para além de ser uma miúda super simpática e uma cozinheira super talentosa, ainda faz fotografias lindas que me inspiram e me deixam com vontade de experimentar todas as receitas. Ela publicou a receita da tarte precisamente na mesma altura em que eu havia comprado o ruibarbo, mesmo sem eu saber ainda o que iria fazer com ele. Claro que não resisti a esta tarte linda que é do mais simples que há e cuja combinação de sabores é uma coisa maravilhosa que não deixa ninguém indiferente. O sabor cítrico do limão combinado com a acidez adocicada do ruibarbo, as notas de baunilha e o perfume do alecrim, tudo junto e envolvido por uma massa amanteigada e crocante de bradar aos céus, leva-nos a querer repetir cada fatia. 


Tarte de Ruibarbo, Limão e Alecrim
(receita adaptada do blog Twigg Studios)

Ingredientes:
{para a massa}
| 200 g de farinha de trigo s/ fermento
| 110 g de manteiga fria
| 3 c. (sopa) de açúcar mascavado
| 2-3 c. (sopa) de sumo de limão
| raspa da casca de 1 limão
| 1 pitada de sal

{para o recheio}
| 5 c. (sopa) de Lemon Curd (usei esta receita)
| 5 c. (sopa) de amêndoa moída
| 2-3 caules de ruibarbo
| 4 c. (sopa) de açúcar mascavado
| raspa da casca de 1 limão
| 1 c. (chá) de alecrim picado
| 1 vagem de baunilha
| 1 ovo 
| amêndoas laminadas q.b.

Preparação:
1 . Colocar a farinha e a manteiga em pedaços numa taça ou num processador e misturar (se misturar à mão use a ponta dos dedos até obter uma mistura areada). Junte o açúcar, o sal, a raspa de limão e misture novamente. Aos poucos vá juntando o sumo de limão, uma colher de cada vez, até a massa ficar moldável e despegar das paredes do copo ou taça. Forme uma bola e deixe a massa descansar por 20 minutos.

2 . Pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre com papel vegetal um tabuleiro de forno e reserve.

3 . Numa superfície enfarinhada estenda a massa com o rolo, formado um rectângulo. Sobre a massa espalhe o Lemon Curd, deixando cerca de 3 cm de massa livre em todo o rebordo. Distribua a amêndoa moída sobre o Lemon Curd.

4 . Corte os talos de ruibarbo em pedaços com cerca de 6 cm e disponha o ruibarbo na tarte formando um padrão a gosto. Salpique com o açúcar mascavado, a raspa de limão e o alecrim picado. Abra a vagem de baunilha e com uma faca raspe as sementes, polvilhando a tarte com elas.

5 . Dobre as extremidades da massa para dentro formando uma "parede". Pincele com ovo batido e distribua algumas amêndoas laminadas.

6 . Leve ao forno cerca de 35-40 minutos. Sirva ainda morna, acompanhada de uma bola de gelado de baunilha ou natas batidas.

3 comentários:

  1. Deve ter ficado uma delicia.
    Nunca comprei (porque nunca vi à venda) mas já provei ruibarbo e adorei.
    A tarte ficou linda.
    beijinhos

    www.paopaoqueijoqueijo.com

    ResponderEliminar
  2. As receitas da Aimee são sempre um sucesso!
    Adorei a tua tarte Célio!
    Está linda e tão perfeitinha!
    Ruibarbo com limão parece-me uma combinação bem interessante!
    Fiquei aqui desejosa de uma fatia :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  3. As receitas da Aimee deixam-me sempre com vontade de ir para a cozinha!
    Esta tarte está fabulosa Célio. Eu também fiz uma com o primeiro ruibarbo que chegou cá a casa. Congelei o restante para ir usando em crumbles com frutos vermelhos. Comia já uma fatia enorme desta tarte com muito gosto! Adoro os produtos que chegam na primavera e tudo o que se encaminha até ao verão!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar