Bundt Salgado de Tomate Seco e Queijo de Ovelha


Bem sei que todos ansiamos pelos lindos dias de primavera que teimam em não chegar. Que todos estamos fartos da chuva e de rogar pragas ao mau tempo. Não está a ser de todo um inicio de estação bem sucedido. Eu sou uma pessoa de primaveras. Nasci nesta estação e é dela que eu gosto. O tempo cinzento deixa-me meio nostálgico e deprimido. Por aqui já só consigo pensar nos dias de sol, nas temperaturas amenas e nos passeios de pé descalço à beira mar. Em arrumar as botas, os casacos e as camisolas no guarda-roupa e começar a vestir roupas mais leves e frescas. Já só penso em petiscos e nos jantares de amigos na varanda, com conversas intermináveis que duram noite dentro. As estações já não são as mesmas e confundem-se entre elas. Mas o bom tempo há-de chegar. Os dias longos e alegres que convidam a sair de casa hão-de vir. Enquanto não chegam, vou ligando o forno e desta forma trago algum conforto à casa nestes dias mais frios.


A sonhar com dias de sol, passados em família ou com os amigos fora de casa, longos passeios e caminhadas e os deliciosos piqueniques. Quem não gosta de saborear uma boa refeição em contacto com a natureza, sentir o ar livre, ouvir os pássaros a cantar, sentir o cheiro da terra?! Eu gosto e foi a pensar nestes momentos que criei este bolo salgado que é perfeito para partilhar e levar a um piquenique. Gosto de bolos salgados, faço algumas vezes este que é bastante apreciado. Mas este também é muito elogiado e já repeti tantas vezes o bolo salgado de feta, tâmaras e pistachios. Perfeitos para servir de entrada ou como refeição principal a acompanhar uma salada. Este que trago hoje, de tomate seco e queijo de ovelha, foi enriquecido com courgette e azeite virgem, ingredientes que lhe conferem uma textura e sabor únicos. Mas o que o torna mesmo especial é o Queijo Fresco de Ovelha da Tété. Este queijo é preparado com leites seleccionados de ovelha que lhe conferem um aroma mais intenso e característico, mas muito apreciado por todos. Para ficarem a conhecer melhor os produtos produzidos pela marca Tété é melhor visitarem o site, aqui ou seguirem as páginas da marca no Facebook e Instagram


Bolo Salgado de Tomate Seco e Queijo de Ovelha

Ingredientes:
| 500 g de farinha de trigo s/ fermento
| 1 1/2 c. (chá) de fermento em pó
| 1 c. (chá) de sal
| 5 ovos L
| 180 ml de azeite virgem                
| 1 courgette pequena          
| 2 iogurtes naturais
| 100 g de tomate seco em azeite
| 1 pitada de pimenta preta
| 1 c. (sopa) de Ervas de Provence (ou alecrim)
| 1 c. (sopa) de cebolinho fresco picado
| 1 queijo fresco (usei de Ovelha da Tété)

Preparação:
1 . Pré-aqueça o forno a 180ºC. Pulverize com spray anti-aderente uma forma de bundt ou, caso use uma forma convencional, unte com manteiga e polvilhe com farinha.

2 . Peneire a a farinha juntamente com o fermento e o sal e reserve.

3 . Numa taça coloque os ovos e o azeite e bata durante alguns minutos (eu usei o azeite de conserva dos tomates secos e adicionei mais azeite até perfazer os 180 ml).

4 . Junte a courgette ralada grosseiramente e bata mais um pouco.

5 . Adicione alternadamente a mistura de farinha e o iogurte natural, enquanto envolve com uma espátula após cada adição.

6 . Junte o tomate seco cortado em pedaços pequenos, a pimenta, as ervas, o cebolinho e o queijo fresco, também em pedaços. Envolva delicadamente com uma espátula.

7 . Verta a massa para a forma reservada e leve ao forno durante cerca de 40-45 minutos. Faça o teste do palito antes de retirar o bolo do forno.

8 . Retire o bolo e deixe arrefecer na forma durante 10 minutos. Desenforme e sirva ainda morno ou frio.

Guardar
Guardar

13 comentários:

  1. FAzem falta os dias quentes e noites quentes (não chuvosas), com almoços e jantares com amigos na varanda. Petiscos dos bons!
    Adorei o teu bundt!
    Adoro a forma... e adoro também bolinhos salgados!
    Sendo fã de queijo este bundt para mim só podia ser delicioso!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os dias e noites quentes melhoram a nossa auto estima e trazem mais alegria aos nossos dias, não achas Joana?! Confesso que estou um bocado farto destes dias cinzentos e tenho saudades de quando as estações eram cortinas com o tempo.
      Estas formas são lindas e deixam qualquer bolinho perfeito. :)
      Um beijinho.

      Eliminar
  2. E que ótimo conforto esse bolo salgado é, precisamos mesmo de coisas assim deliciosas e cheias de sabor para nos alegrar o dia já que estes dias de chuva nos deixa um bocado deprimidos mesmo. Ficou com um aspeto delicioso esse bundt salgado e deve estar cheio de sabor com o tomate, as ervas e o queijo, deve ser mesmo Top!

    Abraço.

    Blog - O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado António! Que venham de vez os dias de sol para podermos desfrutar de mais delicias como este bolo. A combinação de sabores é mesmo deliciosa, tens de experimentar.
      Um abraço.

      Eliminar
  3. Que maravilha!
    Adoro bolinhos salgados. O teu para além de lindo, deve ter ficado delicioso.
    Beijinhos

    www.paopaoqueijoqueijo.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Susana! Aqui em casa também somos fãs de bolinhos salgados. São perfeitos para servir de entrada ou como uma refeição mais leve. :)
      Um beijinho.

      Eliminar
  4. Que riqueza. Este bundt salgado suscitou o meu interesse e fiquei curiosa com o sabor,...Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  5. Este bolo salgado é perfeito para um piquenique!
    Eu já só penso no verão, nos dias longos e quentes e nos piqueniques :)
    Ficou tão lindo nessa forma, mais uma hehe.
    Eu que adoro queijo, levava já uma fatia deste bundt perfeito.
    Um beijinho e que venha o bom tempo!

    ResponderEliminar
  6. Célio devo dizer que, embora partilhe do mesmo desejo pelo sol e jantares ao ar livre, devorava esse bolinho que me consolava com chuva, sol e até mesmo trovoada ;) ...proposta deliciosa!
    Sara

    ResponderEliminar
  7. woaunh mas que maravilha deve ser super bom humm gostei mt pois tem tudo do que gosto bjs

    ResponderEliminar
  8. Olá! Deve ser delicioso e vou fazê-lo já no domingo! Convém enfarinhar a forma? Obg!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Veja o passo 1. da receita. Só precisa enfarinhar se usar manteiga. Caso use um spray anti-aderente não precisa de farinha.
      Obrigado.

      Eliminar