Tarteletes de Cereja e Ruibarbo com Crumble


Sei que os dias quentes não convidam a ligar o forno. As temperaturas altas, típicas da estação, tendem a afastar-nos da cozinha e a vontade de preparar receitas mais elaboradas é pouca ou quase nenhuma. Apetecem as saladas, as sopas frias e os petiscos. Refeições simples, leves e práticas. Mas depois olho para a fruta amadurecida que chega cá a casa em grandes quantidades e que não é consumida em tempo útil. Como não sou de desperdiçar comida, começo logo a imaginar receitas para aproveitar a fruta. Alguma acaba por ser congelada, pronta a ser usada em gelados sempre que me apetecer. Outra é transformada em compota. Adoro preservar o sabor do verão em pequenos frascos de compota com os quais me delicio ao longo do ano. Mas o que gosto mesmo de fazer com a fruta madura são bolos e tartes. E nunca dispenso uma bola de gelado a acompanhar!

Foi o que aconteceu com os ingredientes destas tarteletes. Este ano chegou até mim uma quantidade generosa de ruibarbo, vinda das mãos de uma pessoa simpática e a quem eu agradeço de coração. Uma parte congelei, o resto usei em algumas receitas, como este bolo sem glúten ou estas galettes. Desta vez experimentei uma combinação diferente e usei uma das minhas frutas preferidas do verão, as cerejas. Adoro usar cerejas nas tartes, depois de cozinhadas o seu sabor parece que fica ainda melhor. Perfumei as frutas com baunilha e aromatizei com raspa e sumo de lima, o que resultou numa combinação irresistível de sabores, com uma base amanteigada e ao mesmo tempo crocante, algo que lhe é conferido pelos flocos de aveia. Não deixem de experimentar estas tarteletes e mesmo que não encontrem o ruibarbo, façam apenas com as cerejas ou combinem com morangos. Ah, e se forem gulosos como eu, não dispensem a bela da bola de gelado a acompanhar! Fará toda a diferença.


Tarteletes de Cereja e Ruibarbo com Crumble

Ingredientes: (para 8 tarteletes com Ø 10 cm)
[para a massa]
| 90 g de manteiga fria, em pedaços
| 80 g de açúcar amarelo
| 2 ovos
| 350 g de farinha s/ fermento
| 4 c. (sopa) de flocos de aveia
| 2 c. sopa de leite

[para o recheio]
| 500 g de ruibarbo
| 600 g de cerejas descaroçadas
| raspa de 1 lima (ou limão)
| sumo de 1/2 lima (ou limão)
| 4 c. (sopa) de açúcar mascavado
| 1 c. (sopa) de amido de milho
| 1 c. (chá) de pasta de baunilha (ou extrato)

[para o crumble]
| 125 g de farinha
| 75 g de açúcar amarelo
| 75 g de manteiga fria
| 1 c. (chá) de gengibre em pó (opcional)

Preparação:
1 . Coloque todos os ingredientes da massa num liquidificador ou robot de cozinha e dê alguns toques de turbo até obter uma mistura homogénea e areada. A massa deverá ficar mole mas não pegar às paredes do copo do robot. Se necessário adicione mais leite ou mais farinha conforme a massa esteja mais seca ou mais húmida (pode optar por amassar à mão, começando por envolver a manteiga na farinha, usando os dedos e, aos poucos, ir adicionando os restantes ingredientes)

2 . Transfira a massa para uma bancada, acabe de amassar com as mãos e forme uma bola. Reserve no frigorífico durante pelo menos 30 minutos.

3 . Pré-aqueça o forno a 160ºC. Unte com manteiga as formas das tarteletes e reserve.

4 . Numa taça coloque o ruibarbo, cortado em pedaços com Ø 0,5 cm. Junte as cerejas inteiras e descaroçadas, a raspa e o sumo da lima, o açúcar, o amido e a baunilha e misture. Reserve.

5 . Prepare o crumble, misturando todos os ingredientes com a ponta dos dedos, até obter uma mistura seca e areada. Reserve.

6 . Coloque a massa numa superfície enfarinhada e estenda com o rolo da massa, formando círculos com 0,5 cm de espessura e com um diâmetro ligeiramente maior que as formas. Forre as formas com a massa pressionando ligeiramente com os dedos. Pique ligeiramente a massa usando um garfo e leve ao forno durante 8-10 minutos.

7 . Retire do forno e distribua o recheio pelas tarteletes. Cubra com o crumble e leve novamente ao forno durante cerca de 35-40 minutos ou até que a massa e o crumble comecem a ficar dourados.

8 . Retire e deixe arrefecer. Sirva de preferência acompanhado de uma bola de gelado.

GuardarGuardarGuardarGuardar

10 comentários:

  1. Adorei a sugestão! Uma das frutas preferidas do Verão, também é cereja! Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Rute!
      Eu não consigo mesmo resistir a cerejas e estou sempre ansioso que elas cheguem. Adoro comê-las simples mas também não resisto a uma boa sobremesa. :)
      Beijinho

      Eliminar
  2. Também ando a pensar no que vou fazer com fruta que tenho congelada e o resto do ruibarbo. Acho que escolheste muito bem, a cereja fica maravilhosa em tartes e crumbles e com ruibarbo então... dava tudo para ter essas lindas tartes ao pé de mim ♥
    Bjinhoos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado doce Patricia! Eu também acho que as cerejas ficam sempre maravilhosas em tartes e bolos. Não há mesmo como resistir!
      Gostei muito desta combinação com o ruibarbo, é uma receita feliz! Eheh.:)
      Beijinho.

      Eliminar
  3. Concordo a 100% de não desperdiçar comida tambem sou completamente contra e neste caso como fruta mais amadurecida dá origem a algo tão bom, as tartes ficaram lindas mesmo essa massa com a aveia deve estar deliciosa assim como o recheio, adorei.
    Abraço.


    Blog - O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado António!
      Eu adoro sobremesas com fruta, acho que os bolos e as tartes de fruta são mesmo as minhas sobremesas preferidas. E com a abundância de fruta que há acho que me vou aventurar mais vezes.
      Um abraço.

      Eliminar
  4. Parabéns! Estão lindas! O seu blog é maravilhoso! Nessas tarteletes maravilhosas em vez de cerejas posso usar morangos e ou framboesas?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Cristina! Fico muito feliz em saber.
      Sim, pode usar as frutas que quiser. Depois é só ajustar a quantidade de açúcar se se tratar de fruta mais ou menos ácida. Qualquer questão, disponha. :)
      Obrigado.

      Eliminar
  5. Hola.
    Te felicito por tu buen trabajo y presentación.
    Un saludo.

    ResponderEliminar
  6. Estão lindas as tuas tarteletes Célio :)
    Um verdadeiro encanto!
    Para comer umas tarteletes assim é sempre bom ligar o forno :D
    Ainda ontem congelei imensos pêssegos e ameixas que estavam demasiado maduros para depois usar! Concordo contigo, nada de desperdícios.
    Um beijinho

    ResponderEliminar