Corações de Leite e Canela


Maio, meu doce Maio! O meu mês do coração. Sim, este é mesmo um mês especial e cheio de motivos bons para agradecer e celebrar. São tantas as pessoas que conheço a fazer anos em Maio, todas elas especiais à sua maneira. Este é também o mês do meu aniversário, a altura em que celebro mais um ano de vida e dou graças por estar cá, celebrando com os amigos e a família. É o mês em que se celebra o dia da mãe e apesar de a minha não estar cá fisicamente eu agradeço sempre pelos ensinamentos e pela educação que ela me deu, contribuindo dessa forma para o ser humano que sou hoje. É também o mês em que surgem as cerejas! Como eu adoro cerejas. Elas já andam por aí a colorir os mercados em sedutores tons de vermelho vivo. É das minhas frutas preferidas, só tenho pena que durem tão pouco e não possa desfrutar delas durante mais tempo. Mas já só consigo pensar neste delicioso clafoutis, nestes refrescantes popsicles e numas outras quantas receitas que ainda quero experimentar.


Este é também o mês das flores. Adoro flores, sempre fui habituado a tê-las por perto. Melhoram qualquer ambiente, trazendo cor e vida a uma casa. E é também o mês do coração! Este órgão vital no qual habitam tantos dos nossos desejos e emoções. O órgão que está lá testemunhando e suportando tantas emoções e momentos das nossas vidas, sejam eles bons ou menos bons. É justo que haja todo um mês dedicado a ele, pois basicamente é o nosso suporte de vida. Devemos então cuidar dele mantendo-o o mais saudável possível. A melhor forma de colocar isto em prática passa por ter uma alimentação saudável e praticar exercício fisico com regularidade. É precisamente sobre isso que escrevo em mais um artigo mensal que desenvolvi em colaboração com o site Alegro, o qual vos convido a ler na íntegra aqui. A acompanhar o artigo partilho também uma receita deliciosa em forma de coração. Uns corações de leite e canela a fazer lembrar os cinnamon rolls, perfeitos para o pequeno almoço ou para o lanche. Deverão, obviamente, ser consumidos de forma moderada e consciente, mas duvido que resistam a prová-los ainda quentes, pois é desta forma que irão deixar o vosso coração feliz!

(artigo mensal escrito em colaboração com o site Alegro)

Maio, Mês do Coração - Mantenha o Seu Saudável!

Mais do que um orgão vital, o coração é o músculo mais importante do nosso corpo e nem sempre lhe damos a atenção devida. Afinal de contas é ele que nos mantém vivos, trabalhando de forma contínua 24 horas por dia. Maio é o mês dedicado a ele, o momento perfeito para destacar os benefícios em manter uma dieta rica em nutrientes que protegem e fortalecem o coração.

Não é segredo para ninguém que uma boa alimentação associada à prática frequente de exercício físico é sinónimo de uma vida saudável. Mas o que algumas pessoas não sabem é que existem alimentos que protegem o coração, reduzindo os níveis de colesterol, melhorando a pressão arterial, diminuindo os triglicéridos e reduzindo as hipóteses de ter um ataque cardíaco. Curiosos?! Saiba quais são esses alimentos!

Escolher gorduras mais saudáveis

Quando usar gorduras na sua alimentação opte por gorduras "boas". Substitua as saturadas pelas insaturadas como o azeite ou óleos à base de sementes. Alimentos como o abacate e as nozes também são ricos em gorduras boas.

Comer frutas, legumes, peixe e cereais

Frutas e vegetais fornecem em abundância nutrientes saudáveis que protegem o coração. Para além disso estes nutrientes irão ajudar a baixar a pressão arterial e a melhorar a circulação sanguínea. Alguns exemplos: bananas, brócolos, abóbora, beterraba, ameixas secas, espinafres, espargos e leguminosas como a ervilha e o feijão (...)

(leiam o artigo completo aqui)


Corações de Leite e Canela
(receita adaptada do blog Kanela y Limón)

Ingredientes:
| 300 g de farinha
| 80 ml de leite morno
| 15 g de fermento de padeiro fresco
| 1 pitada de sal
| 40 g de açúcar amarelo
| 1 ovo
| 30 ml de azeite extra virgem              

[para o recheio]
| azeite qb
| açúcar de coco
| canela
| 1 ovo

Preparação:
1 - Dissolva o fermento no leite e reserve.

2 - Numa taça coloque a farinha, o sal, e o açúcar. Abra um buraco ao centro e aos poucos junte o leite enquanto amassa com os dedos. Adicione o ovo e amasse durante 15 minutos até obter uma massa elástica.

3 - Adicione o azeite e volte a amassar mais 15 minutos até obter uma massa macia.

4 - Forme uma bola e deixe a massa levedar num recipiente tapado com um pano, num local quente e até dobrar de volume.

5 - Divida a massa em pequenas bolas de 50g, coloque-as num tabuleiro e deixe repousar cerca de 10 minutos.

6 - Estenda as porções de massa dando um efeito oval. Pincele com azeite e polvilhe com açúcar de coco e canela. Enrole pela parte mais comprida formando um rolinho, dobre ao meio e una as pontas e na dobra faça um corte com uma tesoura sem chegar à extremidade. Abra ligeiramente dando a forma de um coração.

7 - Coloque os corações num tabuleiro e deixe levedar cerca de 30 minutos.

8 - Pincele os corações com ovo batido e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 12-15 minutos, ou até que fiquem dourados.

[receita passo-a-passo]

GuardarGuardarGuardar

6 comentários:

  1. Quando vi estes corações no face, deu logo vontade de fazer e provar,....as fotos estão fantásticas,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  2. Sweet Célio, tens toda a razão, Maio é um mês lindo, além disso o nosso mês de nascimento tem algo de especial :)
    Adorei esses cinnamons disfarçados de corações, ficam um must nesse formato! É daquelas coisas que não dá para resistir ♥
    Bjinhoos

    ResponderEliminar
  3. Querido Célio,
    também adoro Maio. É dos meus meses preferidos, apesar de não fazer anos! eheh
    São os anos da minha mãe que é das pessoas mais importantes da minha vida!
    A fruta é maravilhosa! A casa da minha avó materna está cheia de nêsperas e a da paterna de morangos e cerejas que tanto gosto :)
    É um mês onde o sol reina e sabe tão bem! Os dias são grandes e deixa-nos logo mais felizes!
    Adorei estes corações!
    Estão um verdadeiro encanto, irresistíveis :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  5. Que lindos corações Célio!
    Para qualquer mês do ano :)
    Este Maio tem sido bastante bonito, cheio de sol e a chegada de frutas boas e legumes tão desejados. Dias maiores! E é o teu mês!! Parabéns mais uma vez!
    Estes corações são difíceis de resistir, lindos e deliciosos.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Que lindos que ficaram ;) além de bonitos devem ser certamente deliciosos!
    Que bonita homenagem ao mês de Maio, para mim um dos mais bonitos do ano, por todas as razões que enumeraste, não acrescentaria mais.

    Excelentes fotografias também! É fantástico visitar este blog e ter a oportunidade de saborear com os olhos cada receita, cada pormenor! Mais uma vez parabéns pelo excelente trabalho.

    Grande abraço

    De aprendiz a chef

    ResponderEliminar