Estrelinhas de Natal


A pouco mais de uma semana para o dia de Natal, nesta cozinha preparam-se os últimos presentes caseiros para oferecer. Quem me conhece sabe bem o quanto eu valorizo o facto de oferecer a alguém um presente que foi feito com amor e carinho e que irá despertar sorrisos. No ar sente-se o perfume das especiarias, da abóbora que acaba de ser transformada em compota e distribuída em frasquinhos que aguardam uma etiqueta festiva e personalizada. Enquanto isso fazem-se as últimas compras dos ingredientes para a ceia de Natal.

Da lista de presentes a oferecer fazem parte estas bolachinhas deliciosas em forma de estrela que levam no centro uma camada gulosa de rebuçado e que certamente irão fazer as delícias dos mais pequenos. Aliás, estas são umas bolachas perfeitas para fazer aí em casa com as crianças e que até podem ser aproveitadas para decorar a árvore de natal. A receita que é muito simples, foi elaborada para o site Alegro e acompanha o artigo que escrevi para este mês de Dezembro. Podem ler o artigo mais abaixo ou visitar o site Alegro, aqui.

(artigo mensal escrito em colaboração com o site Alegro)

O Natal à volta da Mesa!

E assim, de repente, chegámos ao último mês do ano. Começa a contagem decrescente para entrarmos num novo ciclo. Mas até lá vamos aproveitar cada um dos dias tão esperados deste mês de Dezembro, um mês de festas, de convívio, de alegria e que traz consigo aquele momento tão aguardado por milhares de famílias. O Natal está aí e por isso vamos agradecer e celebrar com aqueles que mais gostamos!

Aonde quer que vamos, é difícil ficar indiferente ao ambiente natalício que se faz sentir. Os enfeites nas ruas, as montras das lojas decoradas a preceito, as luzes a piscar, o cheiro dos sonhos de Natal e do bolo-rei nas pastelarias, as músicas e os cânticos característicos desta quadra que ecoam nos centros comerciais e toda a azáfama em busca do presente perfeito. Tudo é válido para trazer mais cor e alegria a esta festa que não é só e apenas uma celebração religiosa mas também um momento de paz e reflexão, um momento de reencontro e celebração entre familiares e amigos.

Lá em casa acende-se a lareira, é chegada a altura de montar a árvore de Natal e preparar o presépio com os mais novos. Escolhem-se as figuras mais lindas e dá-se uma nova oportunidade àquelas que se apresentam já incompletas pelo desgaste do tempo, mas que ainda assim resistem. Escrevem-se alguns postais e começam-se a embrulhar os presentes. Mas os melhores momentos desta quadra são inevitavelmente passados à volta da mesa, revisitando os sabores mais tradicionais, degustando as mais deliciosas receitas de família que vão passando entre gerações.

Os preparativos para a mesa da consoada começam muito cedo. Afinal de contas vamos ter a família reunida e o objectivo é apresentar a mesa de Natal perfeita, arrancar sorrisos, despertar emoções e proporcionar conversas demoradas entre memórias, em torno das refeições. O delicioso bacalhau cozido com batatas, ovo e couve, regado com o melhor azeite novo, o polvo ou o galo capão ou ainda o tão aguardado peru recheado, fazem as delícias de todos na noite especial. E claro, nunca poderá faltar a sempre presente mesa dos doces. Num ambiente perfumado de açúcar e canela irá ser difícil resistir ao arroz-doce caseiro que só a avó sabe fazer, às azevias oferecidas pela tia, as rabanadas, a aletria, os sonhos de abóbora, os coscorões e sem esquecer o bolo-rei, de preferência acompanhado por um copo de vinho do Porto. São tantas as iguarias que o difícil mesmo será saber por onde começar e o melhor é fechar os olhos à dieta durante alguns dias e saborear as melhores receitas tradicionais portuguesas.


E finalmente chega o momento que desperta em nós as memórias da infância, o brilho que se forma nos olhos das crianças e a alegria de quem recebe e quem dá na hora de trocar os presentes. Não há nada que se compare ao prazer de podermos oferecer um presente caseiro e personalizado, algo único que foi feito com amor por nós e com carinho a pensar em alguém. E se for um presente comestível tanto melhor. Ideias não faltam, desde os licores, os chás, os azeites aromatizados, os sais para temperar os cozinhados, os bolos no frasco, aquelas trufas deliciosas que recebem sempre elogios ou mesmo umas bolachas com sabor a Natal, perfumadas pelas especiarias. A ideia é arregaçar as mangas, colocar as mãos na massa e preparar aquelas bolachas deliciosas e assim adoçar a boca de alguém a quem, à partida, sabe que irá arrancar um sorriso. Faça um embrulho especial, escreva uma dedicatória e surpreenda aquele amigo ou familiar, pois ninguém fica indiferente a um presente caseiro e carregado de significado. A minha sugestão vai para umas deliciosas e coloridas Estrelinhas de Natal, amanteigadas e perfumadas pelo gengibre e a canela e que irão agradar quer a miúdos quer a graúdos. 


Estrelinhas de Natal
(receita adaptada daqui)

Ingredientes:
| 200 g de farinha s/ fermento
| 1 c. (chá) de fermento
| 1 pitada de sal
| 1 c. (café) de canela em pó
| 1 c. (café) de gengibre em pó
| 1 c. (café) de noz-moscada
| 150 g de manteiga
| 100 g de açúcar amarelo
| 1 ovo
| 1 c. (chá) de extrato de baunilha
| rebuçados de fruta de vários sabores

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Forre um tabuleiro com papel vegetal e reserve.
Triture grosseiramente os rebuçados de fruta, usando um martelo de cozinha ou um robot.
Numa taça misture a farinha com o fermento, o sal, a canela, o gengibre e a noz-moscada.
À parte bata a manteiga com o açúcar. Junte o ovo e continue a bater para misturar.
Aos poucos vá adicionando a mistura de farinha enquanto mexe com uma colher de pau.
Junte o extrato de baunilha e amasse até conseguir formar uma bola de massa moldável.
Transfira a massa para uma bancada enfarinhada e estenda-a com o rolo até atingir a espessura de 0,5cm.
Use um cortador de bolachas em forma de estrela e corte porções de massa, dispondo-as no tabuleiro.
Com um cortador idêntico, mas de menor tamanho, volte a cortar cada porção de massa.
No centro de cada bolacha coloque uma porção de rebuçados triturados na cor desejada.
Leve ao forno durante 15 minutos ou até que as bolachas comecem a ficar douradas.
Deixe arrefecer completamente à temperatura ambiente.
Guarde em sacos, frascos ou caixas herméticas.

10 comentários:

  1. Que lindas estrelinhas,...bem giras e deliciosas certamente!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  2. Vou fazer no natal com os meus sobrinhos mas tenho uma dúvida. Qual o tipo de rebucados de fruta a que se refere?obrigado e parabéns pelo excelente blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Muito obrigado pelas palavras simpáticas. :)
      Os rebuçados são normais, daqueles com sabor a fruta e de várias cores (vermelho=morango, amarelo=limão, etc). Ou seja são daqueles rijos, os caramelos aqui não funcionam.
      Obrigado.

      Eliminar
  3. Que giras bolachinhas.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/12/peixe-chefe-novamente.html

    ResponderEliminar
  4. Célio, estão super lindas as fotos, cheias de natal!
    Adoro estas bolachinhas, lembro-me que a primeira vez que vi a Lorraine a fazer umas parecidas com os rebuçados achei o máximo.
    Oferecer e receber bolachinhas é das coisas mais fofas de sempre, é tão bom partilhar assim o natal.
    Festas felizes para ti! Bom natal e um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado querida Inês! Demorei muito até entrar novamente no espírito natalício, mas passados quase 20 anos acho que voltei a gostar do Natal! É uma altura mesmo mágica mas é impossível não nos recordarmos de coisas menos boas.
      As bolachinhas são do Donal Skehan e são lindas. Ofereci um saquinho ao meu vizinho de 8 anos que ficou radiante. :)
      Um grande beijinho e Feliz Natal!

      Eliminar
  5. Nada melhor do que oferecer algo com a nossa energia, o nosso carinho, amor, isso sim é que tem valor!
    As bolachinhas estão encantadoras, adoro esse formato e o cenário está arrebatador!
    Aproveito para te desejar um Natal maravilhoso com quem mais amas.
    Bjinhoos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais Patrícia, são dos presentes que mais valorizo, aqueles que são feitos por nós, que têm algo de nós e são feitos com amor.
      Obrigado, agradeço e retribuo os teus votos. Um Feliz Natal para ti e restante família. :)
      Beijinho.

      Eliminar