Bruschettas de Ervillhas e Hortelã


Este post vem com uma novidade, a partir de hoje e durante os próximos meses serei colaborador do site Alegro, para o qual irei escrever alguns artigos, todos eles relacionados com comida. Irei também desenvolver algumas receitas e dar algumas dicas e sugestões. Para começar decidi falar sobre os sabores da nova estação, que apesar de envergonhada está aí para nos abraçar. E trago também uma receita com um dos meus legumes preferidos da primavera, as ervilhas. Não estranhem o texto, por não se adequar ao tempo que tem feito nos últimos dias, ele reflecte apenas a minha visão sobre a primavera e foi escrito para o site Alegro, no qual poderão ver o artigo completo, aqui.

Os Sabores da Primavera

As mudanças são evidentes e estão por toda a parte. Cheira a flores, finalmente está aí o sol, ouvem-se os pássaros a cantar, os dias são mais compridos e luminosos e as temperaturas amenas. O inverno despede-se e chega finalmente a tão esperada primavera! E com ela chegam tantas outras coisas boas para aproveitar em família.

Tudo são motivos mais do que suficientes para aproveitar em pleno os dias mais coloridos do ano e saborear a nova estação. Abram-se as janelas, deixemos que os raios de sol tragam luz e vida às nossas casas, desfrutemos do bom tempo e dos espaços ao ar livre. Podemos começar por preparar aquele canteiro do jardim ou reutilizar aqueles vasos abandonados na varanda e ali colocar algumas plantas que irão dar lindas e coloridas flores para alegrar os espaços exteriores. Ou plantar algumas ervas aromáticas que estarão sempre prontas para finalizar um prato e trazer mais sabor e frescura à nossa mesa. Nada como o aroma de um manjericão ou de uma hortelã acabadas de colher! Colocamos uma mesa que irá receber as mais deliciosas e coloridas refeições para as quais escolhemos as receitas certas, trazendo cor e vida aos pratos que confeccionamos. E porque é na cozinha que nasce essa magia da transformação de alimentos em pratos deliciosos, nada como trazer uma lufada de ar fresco a esse espaço que também é de confraternização. Que tal começar por dar uma arrumação na sua despensa?! Deitar fora aqueles ingredientes que já não usa, utilizar os que se encontram em fim de prazo de validade e aproveitar os primeiros ingredientes da estação?! 


Não existirão limites para tornar perfeitas as nossas refeições de primavera, só precisamos de um pouco de criatividade e usar o que de melhor ela tem para nos oferecer. Toda uma nova variedade de frutas e legumes prolifera nos mercados e nas hortas seduzindo o mais comum dos mortais. São as primeiras colheitas da estação que irradiam cor e frescura. Desde as favas e as ervilhas verdes e tenras, passando pelas batatas novas, os espargos e as cebolas ou os deliciosos morangos que deixam um perfume irresistível no ar, tudo são motivos para preparar refeições mais leves, saudáveis, coloridas e nutritivas. Os legumes estão mais tenros e saborosos que nunca e este é o momento ideal, não só para os consumir mas também para os conservar e assim poder usufruir dos seus sabores  e propriedades durante mais tempo.

Dias maiores são sinónimo de mais tempo passado em família. Na praia ou no campo, o melhor é começar a planear aquele piquenique para o fim de semana, convidar alguns amigos e escolher as receitas perfeitas para que nada falhe. Receitas simples de confeccionar, mas cheias de sabor, que terão como ingredientes principais o amor, a partilha e a gratidão por estes lindos dias de sol. Petiscos, conversas animadas, crianças divertidas, sorrisos espontâneos e muita animação, uma refeição ao ar livre com a sombra de uma árvore ou o barulho do mar como pano de fundo  e que tornam especial qualquer dia de primavera.

Os dias de primavera proporcionam óptimos momentos em família, passeios e piqueniques. Aceite a minha sugestão, prepare os ingredientes mais frescos e faça esta deliciosa receita de Bruschettas de Ervilhas e Hortelã para partilhar com a família e os amigos numa dessas saídas ao ar livre. Vamos saborear a estação!


Bruschettas de Ervilhas e Hortelã
Ingredientes:
| 8-10 fatias de pão de cereais ou sementes
| 100 g de requeijão Alho & Ervas 
| 1 chávena de ervilhas cozidas
| 6 folhas de hortelã
| 2 c. (sopa) de azeite + q.b. para pincelar
| 1 c. (sopa) de sumo de limão
| pimenta q.b.
| sal q.b.
| 1 dente de alho
| ovos de codorniz
| rebentos de ervilha q.b.

Preparação:
1 - Leve um tacho com água ao lume e deixe ferver. Coza os ovos de codorniz durante 2-3 minutos e reserve.
2 - Prepare o puré de ervilhas, colocando estas num processador de alimentos juntamente com as folhas de hortelã, o azeite e o sumo de limão. Tempere com sal e pimenta e triture grosseiramente. Rectifique os temperos, se achar necessário.
3 - Numa torradeira toste as fatias de pão. Pincele-as com azeite e esfregue nelas o dente de alho para aromatizar.
4 - Barre o pão com uma camada de requeijão de Alho & Ervas e de seguida distribua o puré de ervilhas, formando uma segunda camada.
5 - Sobre o puré de ervilhas disponha os ovos de codorniz cortados em metades e sirva as bruschettas com rebentos de ervilhas.

(as louças em esmalte usadas nesta receita são da Real Fábrica Española)

7 comentários:

  1. Que ótima noticia, Célio! Parabéns!
    E que sugestão tão colorida e saudável para iniciar este teu novo desafio.
    Adoro estes sabores bem primaveris ;)
    Beijinhos e muito sucesso.
    Paula G.

    ResponderEliminar
  2. Que simplicidade maravilhosa.
    Bjs e boa sorte nesta nova etapa.

    ResponderEliminar
  3. Que coisa mais linda...fiquei com água na boca.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  4. Muitos parabéns Célio!
    São excelententes novidades, é mais que merecido :)
    Estas bruschettas estão lindas e mesmo convidativas!
    Beijinhos
    www.petiscana.com

    ResponderEliminar
  5. Parabéns!! Excelente novidade :)
    Que bruschettas fantásticas, apetitosas e coloridas.
    Bjinhos

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Fotografias lindas!! Cheias de luz e primavera.
    É mesmo isto que uma pessoa precisa, dias cheios de sol e maiores e as primeiras coisas boas que a primavera nos traz.
    Adoro as ervilhas e as favas (acho que domingo já como as primeiras!) e estas bruschetas são simples e perfeitas para o bom tempo (ele que venha mas é!).
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Encontrei o seu blog casualmente e fiquei fascinada . O seu trabalho é maravilhoso. A estética aliada a sabores que se antevem através dos ingredientes que utiliza. Profissional 100% . Não faço ideia se este tipo de trabalhos paga contas mas dedique tudo a isto porque tem futuro assegurado. E do melhor!!,! É só para esclarecer sou má curiosa nestas coisas mas com capacidade de distinguir o trigo do joio. Boa

    ResponderEliminar