Pudim de Chia e Chá Verde Matcha


Muito se tem escrito e falado nos últimos tempos sobre alimentos biológicos, super alimentos e alimentos essenciais. Não são todos a mesma coisa, mas a verdade é que têm vindo a ter cada vez mais procura e são cada vez mais apreciados. Não querendo de qualquer forma ser extremista, não venho aconselhar o consumo desenfreado destes alimentos (até porque muitas vezes custam os olhos da cara) mas confesso que gosto de experimentar ingredientes novos e confecionar com alimentos que nunca provei antes. E no que respeita aos chamados super alimentos, cheios de benefícios para a saúde e nutrientes essenciais ao bom funcionamento do corpo humano, eu defendo o seu consumo, desde que seja feito com moderação. A escolha acertada dos alimentos e a sua correcta confeção, são o caminho certo para manter o corpo e a mente sãos. Como sabem, eu sou mais de doces a adoro sobremesas, mas procuro ter uma alimentação equilibrada e saudável no que respeita a refeições principais. E uma alimentação saudável não tem de ser monótona ou restritiva. Eu costumo comer um pouco de tudo (sim, também cometo os meus exageros!) e claro, não abdico da nossa gastronomia, da comidinha tradicional, de tacho e dos pratos de forno. Mas, se não comer esses pratos mais calóricos todos os dias e se pelo meio confecionar outras refeições, como as vegetarianas, por exemplo, ou outras baixas em hidratos e gorduras, e aliando a alimentação equilibrada ao desporto, acho que estou a ir no bom caminho.

Mas voltando aos super alimentos, estes são uma tendência e como tal gosto de estar a par dos hábitos alimentares que se vão criando, das dietas que vão sendo introduzidas na sociedade. Alguns destes alimentos acabo por os introduzir  na minha alimentação, como a quinoa, por exemplo, da qual fiquei fã desde que a provei. E isto para dizer que, pela primeira vez, provei as sementes de chia que gentilmente me foram enviadas pela Sementina, um projecto recente que comercializa sementes e super alimentos, onde não falta diversidade, qualidade e a um preço bastante simpático. Com as sementes de chia fiz este pudim que se revelou uma surpresa. E apesar de não ter a textura de um pudim tradicional, acaba por ser uma sobremesa leve, que pode ser comida sem culpas. Quanto ao chá verde Matcha, já o tinha experimentado aqui e aqui e já todos conhecem o poder anti oxidante e todos os benefícios deste chá em relação ao chá verde normal. Foi uma opção, pelo que poderão usar outros ingredientes, como o cacau em pó. Usei também o leite de amêndoa da Alpro, mas podem usar outros, como o de coco, ou avelã e assim satisfazer o desejo de algo doce, nutritivo e saudável.


Pudim de Chia e Matcha
(receita adaptada de "Choosing Raw")

Ingredientes:
| 2 chávenas de leite de amêndoa (usei Alpro)
| 2 c. (sopa) de Golden Syrup
| 1 c. (chá) de essência de baunilha
| 1 c. (chá) de chá verde Matcha
| 6 c. (sopa) de sementes de chia (usei Sementina)
| pistácios picados q.b.
| framboesas para servir

Método Tradicional:
Num liquidificador, coloque o leite, o Golden Syrup, a essência de baunilha e o Matcha.
Bata durante alguns segundos, até os ingredientes ficarem bem misturados.
Coloque as sementes de chia numa taça e verta sobre elas a mistura anterior.
Mexa bem as sementes no leite e passados 15 minutos, volte a mexer até que comece a ganhar consistência.
Coloque a mistura no frigorífico durante, pelo menos 4 horas (o ideal será fazer de véspera).
Na hora de servir, volte a mexer e divida por tacinhas. Sirva com pistácios picados (ou outro fruto seco a gosto) e framboesas frescas.

Método Thermomix - Bimby:
Coloque no copo o leite, o Golden Syrup, a essência de baunilha e o Matcha.
Programe (10seg/vel6).
Coloque as sementes de chia numa taça e verta sobre elas a mistura anterior.
Mexa bem as sementes no leite e passados 15 minutos, volte a mexer até que comece a ganhar consistência.
Coloque a mistura no frigorífico durante, pelo menos 4 horas (o ideal será fazer de véspera).
Na hora de servir, volte a mexer e divida por tacinhas. Sirva com pistácios picados (ou outro fruto seco a gosto) e framboesas frescas.

19 comentários:

  1. Ainda tu dizes,que queres ser como à outra a tirar fotos? Bem, que tontice amigo. Olha-me só para esta maravilha de fotos (tomara eu chegar-te aos calcanhares). Tudo fantástico como sempre e a sobremesa? Hummm, uma verdadeira delicia e ainda mais sendo saudável!
    PARABÉNS!!

    ResponderEliminar
  2. Adorei a ideia e ver o contraste do verde com as framboesas, está uma tentação!

    ResponderEliminar
  3. Eu, quando crescer (e espero que não seja para os lados!), quero tirar fotografias lindas como o meu amigo Célio!! :D
    Um beijo grande!

    ResponderEliminar
  4. Uma sobremesa saudável e linda, adoro pudim de chiia
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Que interessante aspeto!!

    Acompanhem também: http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. E... eu quando for grande quero cozinhar, tirar fotografias, ser bem disposta e "cavalheira" como o meu amigo Célio :-)
    Que delícia saudável... e eu que procuro matcha! Bem... na verdade parece que estou à espera que venha ter comigo! ;-) Tenho mesmo que me dedicar à procura.
    ADOREI as tuas fotografias e inequestionavelmente a SOBREMESA!!!
    Beijo grande
    C

    ResponderEliminar
  7. Célio, essas cores hipnotizaram-me...amei tudo, as fotos estão um espetáculo!
    A textura conheço e gosto muito pois costumo fazer pudins de chia com leite vegetal e baunilha, só me resta imaginar o sabor do chá Matcha...
    Bjinhoos

    ResponderEliminar
  8. Olá Célio,
    Tens razão, esses produtos todos da moda, os super food e blá blá, são todos caríssimos, mas sou como tu, gosto de experimentar de tudo e não sendo vegetariana, vegan ou outra qualquer coisa, gosto de comer e cozinhar de tudo e sem fundamentalismos ou obcessões.
    Estes teus pudins estão magníficos, lindos e super convidativos e as tuas fotos estão de cortar a respiração, como sempre, claro!
    Um beijinho,
    Lia.

    ResponderEliminar
  9. Olá Célio,
    Ainda nunca fiz pudim com chia, já vi vários por ai... tenho que testar.
    Gosto da chia nos iogurtes caseiros, isso sim já fiz várias vezes.
    Super alimentos, tal como qualquer alimento quer-se com "conta, peso e medida", gosto de experimentar mas tenho alguma dificuldade em os "assumir", eheheheh... em torna-los parte do meu dia a dia! Ando algum tempo "apaixonada" e depois, aos poucos... esqueço-me deles!
    O que não vou conseguir esquecer tão depressa é o aspeto maravilhoso destas tuas lindas tacinhas! Adorei o contraste das cores, que belas fotos tu crias!
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Nem sei que te diga mais. Acho que as amigas acima já disseram quase tudo. Tu fazes receitas e reportagens fotográficas ESPETACULARES. E, sim, tens de pensar que és mesmo isto que todas afirmamos: um food blogger para lá de excecional! Parabéns pela criatividade e bom gosto.

    Beijinhos aqui do meio do oceano.
    Patrícia

    ResponderEliminar
  11. lindoooo!!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Ficou com uma cor lindissima e com um aspecto curioso.
    Gostava de experimentar.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/02/preparar-o-dia-dos-namorados-4-menu.html

    ResponderEliminar
  13. Olá Célio,

    Falar de alimentos essenciais, super alimentos e sei mais lá sobre outros alimentos é complicado, uns gostam, outros defendem, outros discordam e no fundo às vezes é complicado ter uma opinião formada sobre este assunto, e eu defendo que devíamos era de todos ter um espaço para semear, plantar, para conhecermos aquilo que comemos e para respeitarmos o planeta.
    Mas gosto de chia, mas só nos iogurtes é que provei e gostei, e tenho visto tantos pudins que tenho mesmo que aventurar.
    Lindos, lindos e mais lindos os teus, adoro as cores, adoro as fotos, perfeição.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Célio,
    Primeiro, a apresentação ficou espetacular, fotos lindíssimas, pois é de olhar e ficar com vontade de fazer.
    Depois, concordo com a Sandra, é dificil formar uma opinião, pois existem muitos falares, mas realmente acho que todos deviamos ter nossa hortinha em casa para plantar nossas coisinhas e ter uma alimentação mais natural. Eu mesma moro em apartamento e tenho minha jardineira com temperinhos...ehehe.

    Ah, tenho adotado a prática de incluir a chia em várias receitas que faço.
    Beijos, fica com Deus
    Pri
    http://www.receitaesperta.com.br/
    p.s.: espero sua visita no meu blog

    ResponderEliminar
  15. Eu adoro experimentar coisas novas, ingredientes nosvos, mas nada de fundamentalismos.
    Apesar de tentar fazer quase sempre uma alimentação saudável, adoro fazer esses tais exageros algumas vezes :) sabem tão bem!
    Mas estes pudins de chia também sabem muito bem, e adorei a cor, está fabulosa.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  16. bem eu nisto só posso dizer....magnifico..espetacular...


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ResponderEliminar