Galette des Rois de Castanha


E assim, sem mais nem menos, chegamos a 2022. Dois anos volvidos após um vírus se ter instalado nas nossas vidas e ter mudado o mundo. Não sei se é de mim e isto até pode parecer um pouco cliché, mas caramba, o tempo tem voado. Temos todo um novo ano pela frente para aproveitar e fazer o que mais gostamos. Para ir em busca da felicidade, dos pequenos momentos e das pessoas, as nossas pessoas, que fazem realmente a vida valer a pena. Não fiz qualquer resolução para este novo ano. Não estabeleci qualquer meta ou objectivo. Conhecem a expressão "go with the flow"?! Esse é o meu mantra para este ano, viver um dia de cada vez, apreciar e tirar partido dos bons momentos e das pequenas coisas desta vida. Porque se a felicidade existe, é nessas pequenas coisas que ela está instalada. Rodear-me de quem me faz sentir bem e praticar o bem, todos os dias.

Algo que tomo como garantido é que continuarei a alimentar esta minha paixão pela cozinha. Vou continuar a cozinhar e a partilhar aqui as minhas receitas. E como já vem sendo hábito, hoje, dia em que se celebra o Dia de Reis, venho partilhar a primeira receita do ano. Bem sei que neste dia é o Bolo Rei quem brilha na mesa dos portugueses. Mas para mim, bolo rei é na altura do Natal e quando chego a Janeiro já não posso ver o dito à minha frente. Opto então por outros sabores e gastronomias, que nunca desiludem e que também são alusivos a este dia. Da cozinha francesa vem a Galette des Rois, uma sobremesa preparada com massa folhada e recheada com creme de ovo e amêndoa, o famoso creme frangipane. Outras versões mais arrojadas mas não menos deliciosas surgem entretanto para adoçar o paladar dos mais gulosos. É o caso desta Galette Des Rois de Chocolate e Avelã ou da Galette Des Rois de Pistácio e Framboesa. Este ano trago uma outra versão, preparada com creme de castanha e que é de bradar aos céus. A combinação de sabores, da castanha com a amêndoa, fazem o casamento perfeito que vai despertar todos os sentidos. Se puderem experimentem esta receita que, ainda para mais, é tão fácil de preparar. É com esta galette deliciosa que desejo a todos os que por aqui passam um Feliz Ano Novo 2022 e também um Feliz Dia de Reis!





Galette des Rois de Castanha

Ingredientes:
| 2 bases redondas de massa folhada
| 200 g de amêndoas s/ pele
| 100 g de manteiga fria
| 1 ovo
| 250 g de creme de castanha
| 1 gema de ovo
| 1 c. (sopa) de água
| xarope de ácer p/ pincelar

Preparação:
1 . Pré-aqueça o forno a 200ºC. Coloque uma das bases de massa folhada sobre um tabuleiro forrado com papel vegetal e reserve.

2 . Num processador de alimentos coloque as amêndoas e triture até obter uma farinha. Adicione a manteiga fria em cubos e volte a triturar até obter uma mistura areada.

3 . Adicione o ovo, o creme de castanha e misture até ficar homogéneo. 

4 . Espalhe o preparado anterior sobre a base de massa folhada, alise com uma espátula, deixando cerca de 2 cm de massa livre em toda a volta.

5 . Disponha a segunda base de massa folhada sobre o creme de castanha e pressione ligeiramente com um garfo e em toda a volta da massa, por forma a selar as duas bases de massa folhada.

6 . Misture a gema com a água e pincele toda a superfície da galette.

7 . Com uma faca faça um furo no centro, que ajudará a libertar os vapores e com a ponta da faca desenho alguns motivos a gosto na superfície.

8 . Leve a galette ao forno durante cerca de 30-35 minutos ou até ficar bem dourada. Retire a galette do forno e pincele com xarope de ácer ou mel.





8 comentários:

  1. Que maravilha!
    Passei para desejar um bom fim-de-semana e um feliz Ano Novo 2022!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar
  2. Bom dia,
    Poder-me-ia indicar por favor onde comprar, ou no caso de ser caseiro, a receita do creme de castanha? Obrigada e bom ano!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cassandra,

      O creme de castanha encontra nos hipermercados como o Continente, Auchan, etc, na zona dos doces e compotas. Usei da marca Bonne Mamam, é um frasco com uma tampa castanha aos quadrados. Também costuma haver no E.Leclerc, normalmente de marca própria mas também é muito bom.

      Obrigado e Feliz Ano Novo!

      Célio

      Eliminar
  3. Ficou com aspecto delicioso! Ia fazer a mesma pergunta que a Cassandra, mas pelas fotos deu para perceber mais ou menos a marca ;) Hei de ver se encontro! Há uns anos o LIDL tb teve, mas nunca mais vi :( Votos de um Doce 2022!

    ResponderEliminar
  4. This subject offered by you is very helpful and accurate.

    ResponderEliminar
  5. I like what you guys are up also. Such clever work and reporting!

    ResponderEliminar