Bundt Cake Mármore de Matcha, Chocolate e Baunilha


O Sweet Gula celebra oito anos este mês. Oito anos de crescimento, de aprendizagem, de muitas partilhas e algumas conquistas. De muitos momentos bons e pessoas maravilhosas que se foram cruzando na minha vida e hoje pertencem ao meu círculo de amizades.

Desengane-se quem achar que foi fácil chegar até aqui. Mas o caminho faz-se caminhando e, acreditem, só com muito amor e dedicação pelo que se faz se consegue realizar com sucesso este percurso. Sim, momentos houveram e certamente continuarão a haver em que apetece "despir o avental" e desistir de tudo. Momentos em que me questiono se é mesmo este o caminho que quero dar a este projecto. Mas depois outros momentos existem que me deixam pessoalmente realizado e feliz, momentos bons que superam os menos bons, que me dão ânimo e força para aprender cada vez mais e continuar a partilhar com aqueles que aqui me seguem, as minhas aventuras na cozinha.

Mas voltando ao princípio, quando toda esta aventura começou, parece que foi ontem que escrevia a primeira receita no blog. Na altura estava longe de imaginar a popularidade e o alcance que mais tarde viria a ter. O objectivo era apenas o de criar o meu "caderno de receitas", um sitio onde pudesse registar as receitas que gostava e ia experimentando para poder consultar e fazer novamente, sempre que me apetecesse. Foi também a forma que encontrei para partilhar as minhas receitas com os amigos mais chegados. Na altura a blogosfera encontrava-se no seu auge e as redes sociais não tinham ainda o impacto e nem causavam a pressão que se impõe nos dias de hoje. Eu já tinha o meu blog pessoal, no qual escrevia sobre assuntos generalistas. E foi aí que comecei a partilhar as minhas receitas. Receitas estas que despertaram curiosidade e interesse nos pouco mais de cem seguidores que liam o blog na altura. Foi então que surgiu a ideia de criar um blog de raiz, dedicado exclusivamente ao mundo da culinária. E assim nasce o Sweet Gula, um projecto ao qual me entreguei de alma e coração até aos dias de hoje.

Desde então muitas coisas boas aconteceram graças ao blog. Comecei a colaborar com algumas marcas criando receitas para as mesmas. Fiz trabalhos na área da fotografia de comida. Criei receitas para algumas revistas. Dei workshops de culinária, algo que me deu imenso prazer e que me permitiu conhecer pessoalmente muitos dos meus seguidores. Apresentei alguns showcookings em espaços comerciais. Conheci pessoalmente alguns Chefs de cozinha que admiro bastante. Conheci alguns restaurantes, bem como as suas cartas. Fui convidado a ir conhecer alguns hotéis, usufruindo desses espaços. Participei em alguns eventos de marcas que me proporcionaram bons momentos de lazer. Viajei até aquele pequeno paraíso que é o arquipélago dos Açores. Visitei fábricas que me permitiram conhecer como são feitos alguns produtos que todos consumimos no dia-a-dia. Participei em workshops de cozinha e de fotografia. Aprendi a fazer pão de massa mãe de raiz com alguém que admiro bastante. E todos os dias sou grato por todas estas oportunidades que surgiram na minha vida, por todos os momentos felizes de aprendizagem que o blog me proporcionou.


Claro que nada disto seria possível sem vocês, sem os meus queridos seguidores que visitam o blog, que replicam as minhas receitas, que comentam, que têm sempre uma palavra de apreço para dizer, aqui e nas redes sociais associadas ao blog. Congratulo-me por me acompanharem nesta viagem, pelo carinho e pelo apoio que me dão sempre. Vocês são a razão e o motor que mantém vivo este blog e que me faz querer continuar a criar novas receitas e conteúdos para partilhar convosco. A todos vocês, muito obrigado, de coração! Um brande obrigado também às marcas que acreditam em mim, que respeitam e valorizam o meu trabalho e com quem eu colaboro. Quando aceito um trabalho, dou sempre o melhor de mim, entrego-me de coração e a melhor recompensa é saber que um cliente ficou satisfeito com o resultado final e que eu fui de encontro às suas expectativas.

Porque o texto já vai longo e o momento é de celebração, passemos à receita. Um acontecimento como este teria de ser celebrado com um bolo, claro! Daqueles simples, como eu gosto. É um Bolo Mármore de Matcha, Chocolate e Baunilha e a receita vem do livro de culinária mais lindo de sempre, o "Baunilha" da querida Patrícia, a autora do blog "Coco e Baunilha" que dispensa apresentações. Quanto ao livro, se ainda não têm, aconselho mesmo a comprarem, pois tenho a certeza que vão querer experimentar, não uma, não duas, mas todas as receitas. Eu já fiz algumas e este bolo estava marcado para experimentar desde que o livro chegou ás minhas mãos. As cores e o padrão após o corte das fatias não deixam ninguém indiferente. A textura da massa é perfeita e quanto ao sabor, só vos posso dizer que é uma conjugação deliciosa e irresistível. O melhor mesmo é vocês experimentarem também!






Bundt Cake Mármore de Matcha, Chocolate e Baunilha
(receita adaptada do livro "Baunilha" de Patrícia Nascimento)

Ingredientes:
| 250 g de manteiga c/sal à temp. ambiente
| 250 g de Mascarpone
| 350 g de açúcar amarelo
| 6 ovos
| 380 g de farinha s/ fermento
| 2c. (chá) de fermento em pó
| 1c. (chá) de pasta de baunilha
| 3c. (sopa) de cacau puro em pó
| 2c. (sopa) de chá matcha em pó

Preparação:
1 . Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma grande de buraco com manteiga e polvilhe com farinha.

2 . Numa tacinha dissolva o chá matcha com um pouco de água quente, o suficiente para formar uma pasta. Noutra taça misture o cacau com um pouco de água quente, o suficiente para forma uma pasta e reserve.

3 . Bata a manteiga com o açúcar e a baunilha até obter um creme fofo, cerca de 10 minutos. Adicione os ovos, um de cada vez e bata bem entre cada adição. Junte o Mascarpone e bata até ficar homogéneo. Junte o fermento e a farinha previamente peneirada, em três vezes, misturando bem com uma espátula.

4 . Retire 1/3 da massa para uma taça e junte a mistura de cacau, mexendo até obter uma cor uniforme. Retire mais 1/3 de massa para uma taça e junte a mistura de chá matcha, mexendo até ficar com uma cor uniforme. A massa restante será a de baunilha.

5 . Verta alternadamente as três massas de cor diferente na forma. Bata a forma na bancada para retirar bolhas de ar e leve ao forno cerca de 45 minutos. Teste com o palito antes de retirar o bolo do forno. Retire, deixe arrefecer 10 minutos e desenforme. Polvilhe com chá marcha ou cacau em pó.






4 comentários:

  1. Magnífico! Adorei! Fica na lista p fazer ;) Bjinhos e bom fds!

    ResponderEliminar
  2. Muitos parabéns, querido Célio!
    8 anos de maravilhosas receitas e de fotos magnificas que nos inspiram e nos proporcionam tantos momentos felizes na cozinha.
    Meu querido amigo, obrigada por partilhares essa tua paixão contagiante!
    Um grande beijinho e que venham muitos mais.

    Paula G.

    ResponderEliminar
  3. Parabéns Célio! Fico tão feliz por teres gostado! Ficou um encanto nessa forma e o mármoreado parece que foi desenhado de tão perfeito! Adoro as fotos, sou tua fã já sabes!
    Grata do coração amigo ❤️😘

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pelo site! Conheci a pouco tempo e a vontade é ir para cozinha a nova leitura que faço! Muito sucesso para voce!
    Abraços,
    Vivian

    ResponderEliminar