Tarte Folhada de Ricotta, Batata Doce e Beterraba


Celebrar o amor é das coisas mais bonitas que podemos fazer nesta vida. E todos os motivos são válidos para o fazermos, não apenas hoje, Dia de São Valentim, mas todos os dias e sempre que nos apetecer. O amor é o sentimento mais puro e importante e é das coisas mais lindas que pode acontecer entre dois seres humanos, sejam eles namorados, conjugues, pai e filho, mãe e filho, o amor dos avós pelos netos e vice versa, o amor que sentimos pelo nosso animal de estimação... são tantas as formas de amar que nenhuma delas pode ou deve ser desvalorizada. Por isso celebremos este sentimento bonito, brindemos ao amor, às pessoas que mais gostamos e que damos graças por ter nas nossas vidas. Às vezes basta um gesto uma palavra, um olhar ou um "gosto de ti" para manifestar o amor que sentimos por alguém.

Eu tinha de partilhar aqui esta tarte com vocês. Não porque tenha a forma de coração e hoje seja precisamente o Dia dos Namorados. Mas antes porque é uma tarte mesmo deliciosa, perfeita para qualquer ocasião e também para qualquer refeição do dia-a-dia e não, não se deixem intimidar pela sua forma, pois ela fica igualmente boa, sendo também redonda, quadrada ou rectangular. Podem ainda usar outros legumes, como courrgette, abóbora ou beringela, dando-lhe assim outras tonalidades e sabores. A receita é adaptada de outra que vi a querida Aimee partilhar no seu Instagram. Assim que vi a tarte dela em formato rectangular, pensei logo em fazer esta em forma de coração e assim celebrar o amor. 





Tarte Folhada de Ricotta, Batata Doce e Beterraba

Ingredientes:
| 1 base de massa folhada redonda
| 3 batatas doces de polpa laranja 
| 3 beterrabas pequenas
| 3 dentes de alho
| sal e pimenta
| 1 fio de azeite
| 250 g de queijo ricotta
| 150 g de queijo mascarpone (ou natas)
| tomilho fresco
| 1 ovo p/pincelar

Preparação:
1 . Pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre dois tabuleiros com papel vegetal e reserve.

2 . Descasque as batatas doces e as beterrabas, corte-as em tiras finas, usando uma mandolina e disponha-as, separadas, nos dois tabuleiros.

3 . Lamine os dentes de alho e distribua sobre a batata doce e a beterraba. Salpique com um pouco de sal e regue com um fio de azeite. Tape os tabuleiros com papel de alumínio e leve ao forno por 20-25 minutos.

4 . Desenrole a base de massa folhada e Dê-lhe a forma de um coração, cortando o excedente de massa com uma faca.

5 . Com um garfo misture o queijo ricota com o mascarpone. Tempere com sal e pimenta e junte o alho que foi ao forno com os legumes. Junte umas folhas de tomilho fresco e misture tudo muito bem.

6 . Distribua a mistura de queijos sobre a massa folhada, deixando um rebordo com cerca de 2cm em toda a volta.

7 . Forme pequenas rosas com a batata doce e a beterraba e distribua na tarte. Salpique com folhas de tomilho e de seguida dobre o excedente de massa para dentro, pressionando bem com os dedos. 

8 . Pincele a massa em volta da tarte com ovo batido e leve ao forno, agora pré-aquecido a 200ºC, durante cerca de 15-20 minutos.

9 . Sirva a tarte, morna ou fria, acompanhada de uma salada de folhas verdes.



3 comentários:

  1. Simples e fantástico (como sempre) Um abraço e Feliz Dia de S. Valentim, jsaraiva

    ResponderEliminar
  2. Essa tarte ficou fantástica, eu adoro batata doce laranja.
    Boa semana

    ResponderEliminar
  3. Olá! Gostei do teu blog e o post ficou muito bem. Sigo-te no teu blog e convido-te a visitar o meu blog. Beijinhos.

    ResponderEliminar