Bolo de Baunilha e Frutos Vermelhos


Maio é um mês de festas e celebrações. Foi neste mês que vim ao mundo e estou a escassos dias de celebrar o meu aniversário. Mas para além de mim, conheço imensas pessoas que também fazem anos neste mês. Ao comemorarmos mais um ano de vida, é normal reunir a família e os amigos chegados à volta da mesa. E como qualquer aniversário que se preze, tem de haver um bolo especial e adequado à ocasião. Sinceramente, não me lembro da última vez que comprei um bolo de aniversário numa pastelaria. Costumo ser eu a fazê-los em casa, com um ingrediente especial, o amor. Para além de ficarem muito mais em conta, sei quais os ingredientes que o bolo leva e sei que à partida é muito mais saudável e menos prejudicial que um bolo que é feito com cremes e massas industriais, que muitas vezes levam na sua composição corantes e conservantes. Provavelmente estarão já a pensar no trabalho e na canseira que dá, fazer um bolo de aniversário. Mas garanto que se planearem tudo com antecedência e se derem o vosso melhor, o resultado será fantástico e muito compensador.


Em parceria com o Alegro, escrevi um artigo no qual pretendo desmistificar a ideia de que fazer um bolo de aniversário é a tarefa mais árdua deste mundo. Não é. E a prova disso é esta receita que apresento, de um bolo de aniversário simples e delicioso que, certamente, será do agrado de todos os convidados. Não acreditam?! Experimentem arregaçar as mangas e colocar as mãos na massa e tenho a certeza que irão superar todas as vossas expectativas. No artigo, que podem ler na íntegra no site Alegro, irão ficar a par de todas as dicas para apresentarem na mesa um bolo de aniversário, simples de confeccionar e perfeito em termos de sabor e apresentação. Neste caso concreto eu sugiro um Bolo de Baunilha e Frutos Vermelhos, um bolo naked, em camadas, com uma massa de textura fofa e deliciosamente perfumada pelo aroma da baunilha. Recheei com creme de Mascarpone e aproveitei que este é o mês dos morangos e das rosas e decorei o bolo com estes elementos. Como podem ver, é um bolo simples, prático e feito apenas com ingredientes sazonais e genuínos.


(artigo escrito em colaboração com o site Alegro)

Dicas Para Bolo de Aniversário Simples e Delicioso 

Já dizia Julia Child que "a party without a cake is just a meeting". E nós não poderíamos estar mais de acordo, certo?! Pois festa que se preze, tem que ter um bolo, especialmente se falamos de um aniversário. Fazer de raíz um bolo de aniversário, ainda que simples, pode parecer à partida um bicho de sete cabeças. Sim, é uma grande responsabilidade, já que o bolo, logo a seguir ao aniversariante, será o centro das atenções e precisa de ficar delicioso e bonito. Mas o mais gratificante de tudo é que fazer um bolo de aniversário pode tornar-se num verdadeiro acto de amor.

Mesmo tratando-se de um bolo de aniversário simples, ele será a estrela de qualquer festa e por isso a sua escolha deve ser criteriosa. É muito fácil cair em tentação e ir ao supermercado comprar uma daquelas misturas pré preparadas para bolos. Ou ir à pastelaria mais próxima e comprar o primeiro bolo que encontramos. Quando isso acontece ficamos com aquela sensação incómoda de que precisamos de fazer mais, que é chegada a hora de meter as mãos na massa e fazer um bolo de aniversário, para nós ou para oferecer a quem mais gostamos. E nem precisa de ser um bolo muito elaborado, cheio de cremes e pasta de açúcar, que no final ninguém come e acaba por ser uma bomba calórica. Para mim o mais importante é que seja um bolo simples, prático e com ingredientes genuínos. Nada se compara ao sabor de um bolo caseiro que, para além de ter ingredientes verdadeiros, é feito com amor, o que o torna ainda mais especial.

Do mais simples e tradicional, passando pelos naked cakes, com ou sem andares, em camadas, com ou sem creme, o mais difícil é escolher. Comece pelo tema da festa (...)

(leiam o artigo completo aqui)


Receita de Bolo de Aniversário de Baunilha e Frutos Vermelhos 

Ingredientes para o bolo:
| 170 g de manteiga
| 3 ovos 
| 300 g de açúcar amarelo
| 2 c. (chá) de extrato de baunilha
| 250 ml de bebida de aveia (ou espelta)              
| 280 g de farinha s/ fermento
| 1 c. (chá) de fermento 
| 1 pitada de sal

Ingredientes para o recheio e cobertura
| 250 g de Mascarpone
| 200 ml de natas frescas
| 2 c. (sopa) de açúcar em pó
| frutos vermelhos q.b.

Preparação:
1 . Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte e forre com papel vegetal três formas de aro amovível com Ø15 cm.

2 . Numa taça misture a farinha peneirada com o fermento, o sal e reserve.

3 . Bata a manteiga com o açúcar, cerca de 5 minutos, até obter um creme fofo e esbranquiçado. Adicione os ovos, um de cada vez, batendo bem após cada adição. Por fim junte a baunilha e volte a bater.

4 . Alternadamente adicione a farinha e a bebida vegetal ao preparado anterior e envolva bem, sem bater.

5 . Distribua a massa pelas formas e leve ao forno durante 25-30 minutos. Faça o teste do palito antes de remover os bolos do forno. Desenforme e deixe arrefecer sobre uma grelha.

6 . Bata o Mascarpone com as natas e o açúcar em pó até atingir a consistência desejada.

7 . Coloque um bolo num prato de servir e cubra com 1/3 do creme. Repita a operação até ter três camadas de bolo. Decore o seu bolo de aniversário a gosto, com frutos vermelhos e flores.

4 comentários:

  1. Que bolo lindo e maravilhoso! E as fotos estão lindas,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  2. Não poderia estar mais de acordo, querido Célio!
    Nada se compara a um bolo de aniversário ou de festa caseiro, feito com amor e dedicação.
    Também já não me lembro de há quantos anos não compro um bolo de pastelaria aqui para casa.
    Parabéns pelo lindo bolo e pelo magnífico artigo para o site do Alegro.
    As fotografias ficaram simplesmente encantadoras!
    Célio, um grande beijinho e continuação de muito sucesso.

    Paula G.

    ResponderEliminar
  3. Apaixonada por este bolo. Acho que o vou tentar reproduzir nos meus anos que se aproximam ��

    ResponderEliminar
  4. Feito e aprovado, não falha! Muito obrigada por esta receita maravilhosa :)

    ResponderEliminar