Folar Enrolado de Aveia, Chocolate e Avelã


Nesta que é a semana santa ultimam-se os preparativos para a mesa da Páscoa. É tempo de reunir a família à volta da mesa e partilhar as melhores receitas. Para mim a Páscoa é sinónimo de afectos e partilha, de boas memórias e momentos divertidos na cozinha. Não podem faltar as amêndoas e os folares, mais tradicionais ou com um twist moderno, doces ou salgados, o folar é quem mais brilha na mesa da Páscoa. Quando era criança lembro-me que esta era uma semana de grande azáfama. Começava com a selecção das melhores farinhas, os ovos que eram cozidos juntamente com cascas de cebola para ficarem com uma tonalidade mais escura, os aromas da erva doce e da laranja no ar. O forno era cheio de lenha que ardia até as paredes interiores ficarem brancas, sinal de que tinha atingido a temperatura ideal para receber os folares de várias formas, já levedados. Eu tinha o privilégio de provar os primeiros folares que saíam do forno, ainda quentes. E de seguida escolhia os folares para oferecer aos padrinhos no domingo de Páscoa, numa visita que era sempre feita a seguir ao almoço.


A Páscoa é feita de tradições e apesar destas irem mudando à medida que os anos passam, a tradição do folar vai-se mantendo por cá. Os meus preferidos continuam a ser os tradicionais, bem simples, como a minha mãe fazia. Todos os anos faço questão de fazer pelo menos dois folares diferentes e este ano não será excepção. A sugestão que trago hoje passa por um folar mais saudável e nutritivo, graças à utilização da Farinha de Aveia Integral Nacional. Esta é uma farinha prática de usar, versátil e muito completa, uma vez que a aveia, um dos cereais mais antigos, é considerada a "rainha dos cereais" pelas suas propriedades nutricionais. Esta farinha tanto pode ser usada para fazer pão ou bolos como pode ser misturada no leite ou bebida vegetal, nos batidos e é também óptima para fazer panquecas. Por ser rica em proteínas e ter um alto teor de fibra, esta é a farinha ideal para quem pratica actividade física regular e opta por uma alimentação mais saudável e equilibrada.

A Nacional é uma marca portuguesa que tem acompanhado a evolução dos estilos de vida e hábitos dos consumidores mais exigentes. Há mais de 160 anos no mercado, a marca é reconhecida por todos, pois "o que é Nacional é bom" e prova disso é a vasta gama de produtos produzidos a partir de uma selecção dos melhores ingredientes. Presente na vida das famílias portuguesas através de uma enorme variedade de produtos inovadores, a Nacional é uma marca autêntica e de confiança, que vai ao encontro dos estilos de vida actuais.


Folar Enrolado de Aveia, Chocolate e Avelã

Ingredientes:
| 150 ml de bebida de aveia
| 60 g de açúcar amarelo 
| 11 g de fermento de padeiro seco (ou 20 g de fermento fresco
| 1 pitada de sal   
| 80 ml de azeite
| 3 ovos
{para o recheio}
| 60 g de chocolate com 70% de cacau
| 80 g de manteiga
| 150 g de açúcar amarelo
| 100 g de avelãs moídas
| 1 gema de ovo + 1 ovo (para pincelar)

Preparação:
1 . Amorne a bebida de aveia, junte o açúcar e o fermento de padeiro. Mexa muito bem e deixe repousar cerca de 10 minutos ou até a mistura começar a formar bolhas.

2 . Numa taça coloque as farinhas e o sal e abra uma cavidade no centro. Junte o azeite, os ovos e a mistura de fermento e comece a amassar  até obter uma massa lisa e elástica (em alternativa coloque todos os ingredientes na taça da batedeira e amasse usando o gancho de amassar)

3 . Forme uma bola com a massa, coloque numa taça, tape com um pano e deixe levedar durante 2 horas ou até que a massa dobre de volume.

4 . Prepare o recheio, derretendo o chocolate e a manteiga em banho-maria. Adicione o açúcar, as avelãs moídas e a gema de ovo. Misture com uma vara de arames até os ingredientes ligarem e reserve no frigorífico até usar.

5 . Transfira a massa para uma superfície enfarinhada, divida-a em duas partes e estenda cada uma delas, usando o rolo da massa e formando dois rectângulos com cerca de 15cm x 60cm.

6 . Espalhe uniformemente metade do recheio sobre um dos rectângulos de massa e coloque o segundo rectângulo sobre o primeiro. Volte a espalhar o restante recheio e dobre a massa ao meio partindo da parte mais larga. Comece a enrolar uma das extremidades, como se fosse uma torta.

7 . Coloque o folar num tabuleiro com papel vegetal ou, preferencialmente, numa forma redonda com Ø24 cm, untada com manteiga e polvilhada com farinha. Deixe o folar levedar por mais 1/2 hora.

8 . Pré-aqueça o forno a 180ºC. Pincele o folar com o ovo batido e leve ao forno durante cerca de 35 minutos. Retire o folar do forno, desenforme e deixe arrefecer.

3 comentários:

  1. Célio é sempre um gosto vir visitar o teu blogue, sempre comk fotos fantásticas.
    Páscoa feliz
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá, gostaria se saber o que é essa bebida de aveia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo, bebida de aveia. Bebida vegetal de aveia que existe à venda nos supermercados, de várias marcas ou que também pode preparar em casa. Pode substituir por bebida de amêndoa, de arroz, de soja ou outra qualquer ao seu gosto. :) Obrigado.

      Célio

      Eliminar