Couves-de-Bruxelas com Arroz "Frito" e Camarão


Sempre tive um certo fascínio por couves-de-bruxelas. Primeiro pela sua aparência, fazem lembrar os repolhos mas em ponto pequeno. É fácil deixamos-nos seduzir por estas couves miniatura. Em segundo lugar, o sabor. Não é consensual, pois estas couves apresentam um sabor bastante característico e carecem de uma boa confecção para serem consumidas com prazer. Eu confesso que gosto desde sempre. A primeira vez que as comi penso que foram salteadas em azeite e alho, sendo esta a forma mais prática de as servir como acompanhamento. Mas experimentem levá-las ao forno com um fio de azeite, bacon e muito parmesão. É dos deuses! Também podem ser servidas em sopas e estufados e têm a particularidade de serem ricas em sais minerais e fibras. Sendo muito pobres em calorias são o complemento ideal para quem quer perder peso. 

Apesar de não ser fácil de as encontrar à venda, elas por vezes aparecem nos mercados, principalmente nesta altura do ano, quando estão no seu auge de sabor. Encontrei-as num dos meus supermercados preferidos e não resisti a trazê-las para casa. Pensei numa receita bastante prática e equilibrada para consumir como refeição principal e onde usei sobras de arroz já cozido. Uma refeição que se faz num piscar de olhos e que servi na linda travessa que recebi de presente da minha querida amiga Ana, autora do lindo blog Hey Strawberry.

Nesta receita fiz uso da minha nova frigideira De Buyer que também vocês podem adquirir na loja online Lecuine Portugal. Esta é uma frigideira de excelente qualidade, bastante robusta, fabricada em aço inoxidável e que pode ser usada em todas as fontes de calor, incluindo forno e indução. É uma frigideira óptima para este tipo de receitas, que preserva sempre o sabor dos alimentos e sem nunca deixar pegar.


Couves-de-Bruxelas com Arroz "Frito" e Camarão

Ingredientes:
| 6 c. (sopa) de azeite
| 400 g de couves-de-bruxelas
| 1 cebola picada
| 2 dentes de alho picados
| 150 g de camarão descongelado
| 2 c. (sopa) de molho de soja
| 1 c. (sopa) de açúcar mascavado
| 2 c. (sopa) de vinagre balsâmico                        
| 1 pitada de chilli em pó
| 200 g de arroz cozido
| coentros frescos
| 50 g de amendoins torrados
| 1 lima, cortada em quartos

Preparação:
1 . Leve uma frigideira ao lume brando com 2 c. (sopa) de azeite. Corte as couves-de-bruxelas em fatias finas com ± 0,5cm de espessura e coloque-as na frigideira. Salteie as couves durante 8-10 minutos, mexendo de vez em quando, até ficarem macias. Transfira para um prato e reserve.

2 . Na mesma frigideira coloque 2 c. (sopa) de azeite, junte a cebola picada, os dentes de alho picados e salteie até a cebola amolecer. Adicione os camarões e deixe cozinhar durante 2-3 minutos. Junte os camarões às couves de bruxelas e reserve.

3 . Na frigideira coloque 2 c. (sopa) de azeite, o molho de soja, o açúcar mascavado, o vinagre balsâmico, o chilli em pó e deixe cozinhar um pouco, mexendo, até o açúcar derreter. Junte o arroz cozido e deixe fritar alguns minutos, até o arroz absorver praticamente todo o liquido. 

4 . À mistura anterior junte as couves e o camarão reservado, misture tudo envolvendo bem. Rectifique os temperos e sirva com coentros frescos picados (opcional), amendoins torrados e umas gotas de sumo de lima.

1 comentário:

  1. Que maravilha,....as fotos estão lindas!
    Bom fim-de-semana,
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar