Babka de Castanha e Chocolate


Bem sei que por esta altura a maioria das pessoas já entrou no espírito natalício da época festiva que se aproxima a passos largos. Por aqui esse espírito já se sente, mas apenas em pensamento. Pensa-se nos presentes que se quer oferecer e a quem. Pensa-se numa maneira de dar forma a esses presentes, uma vez que, na sua grande maioria irão ser presentes caseiros. E pensa-se em como o tempo voou desde o verão até aqui. Estamos a pouco mais de um mês do Natal, as ideias são tantas mas o tempo, esse continua a ser pouco e a teimar em não deixar colocar essas ideias em prática. Prometo entrar no espírito de Natal e em breve começar a partilhar convosco algumas sugestões de receitas alusivas à quadra. Mas enquanto não passo essas sugestões para o mundo real, vou aproveitando o que de melhor o Outono tem para oferecer, liga-se o forno uma e outra vez, fazem-se uns assados deliciosos e aproveita-se o calor para fazer mais um pão ou bolo.

Desta vez venho partilhar a receita de um babka, um pão doce de textura fofa recheado com pedaços de chocolate e um dos meus frutos preferidos desta estação, a castanha. Aliás, é sobre a castanha que falo no artigo mensal que fiz em colaboração com o site Alegro e que partilho mais abaixo, mas que também podem ver na íntegra aqui. Aproveito a ocasião e levo comigo esta receita para a mesa da Marta, participando assim no seu desafio mensal que tem como ingrediente escolhido a castanha. Experimentem porque vão adorar!

(artigo mensal escrito em colaboração com o site Alegro)

Quentes e Boas, Chegaram as Castanhas!

Não fossem elas um dos frutos mais típicos e apreciados do Outono, eu tinha mesmo que vir falar de castanhas. São, por excelência, o fruto desta estação, já estando enraizadas na cozinha tradicional portuguesa, fazendo parte de uma grande variedade de pratos salgados mas também adoçando a boca dos mais gulosos, nas sobremesas em que são protagonistas.

Conhecida pelas suas excelentes qualidades nutricionais, a castanha é proveniente do castanheiro, sendo revestida por uma capa de picos, o ouriço, que acaba por secar e libertar o fruto. Esta é, portanto, uma excelente altura para aproveitar e comer castanhas, sobretudo porque se pode dar um passeio no campo, em família, a dois ou com os amigos e assim passar um dia diferente e inesquecível à procura de castanhas ao mesmo tempo que pode apreciar e desfrutar das belas paisagens pintadas em tons castanhos e dourados que a natureza tem para oferecer.

É um dos alimentos mais antigos da humanidade, e durante muito tempo foi um ingrediente de eleição na Europa, tendo sido mais tarde destronada pela batata, quando esta foi introduzida no continente europeu, na época dos descobrimentos. As classes mais baixas utilizavam-na como acompanhamento de refeições ou para fazer farinha que seria posteriormente transformada em pão, enquanto que nas cozinhas mais nobres era consumida apenas em alturas de festa, sendo servida em grande banquetes e como acompanhamento de pratos mais sofisticados.

Desde sempre a castanha foi reconhecida pelas suas propriedades nutritivas. Incluídas no grupo dos frutos secos, como as nozes, as amêndoas e as avelãs, elas apresentam uma quantidade de fibra e amido bastante superior e uma quantidade de proteína e gordura muito mais reduzida, quando comparadas com aqueles frutos, o que faz delas também um fruto seco menos calórico. Devido à sua grande concentração de amido, hidrato de carbono de absorção lenta, é recomendada na dieta de pessoas diabéticas. Para além disso são isentas de glúten o que faz delas um alimento excelente para celíacos.


Por esta altura é muito comum sentirmos o cheiro maravilhosos das castanhas assadas no ar, enquanto passeamos pelas ruas dos grandes centros. Aqui e ali avistam-se os vendedores de castanhas assadas que apregoam "Quentes e Boas, Quentinhas!", convidando quem passa a provar as melhores castanhas e assim afugentar o frio que já se faz sentir. Aquele cheiro que se espalha por toda a cidade faz-me voltar aos tempo de criança, quando eram feitos os magustos em família. Era uma alegria ver toda a gente reunida à volta de uma fogueira, sentindo o conforto do calor das chamas, enquanto se davam golpes nas castanhas que depois iam a assar nas brasas. Era sempre na altura de S. Martinho, o santo ao qual está atribuída a popularidade das castanhas que, na sua maioria são consumidas assadas ou cozidas com erva-doce. Mas além de assadas, as castanhas podem ser confeccionadas de muitas outras maneiras, nas sopas ou nos purés, como acompanhamento de pratos de carne ou peixe, em saladas e guisados ou até no pão e muitas vezes como substituto de outros fornecedores de hidratos de carbono, como a batata ou o arroz. Existe toda uma variedade de receitas nas quais podemos usar este fruto, bastando para isso dar largas à imaginação. Até nas sobremesas elas podem brilhar, quem nunca provou uma mousse de chocolate e castanha ou uns deliciosos pastéis de castanha?! Deliciem-se com a minha sugestão para usar este fruto, num irresistível "babka", um pão doce recheado com creme de castanha e chocolate que certamente fará as delícias de todos aí em casa!


Babka de Castanha e Chocolate

Ingredientes:
| 100 ml de leite
| ½ saqueta de fermento seco (cerca de 6 g)
| 380 g de farinha s/ fermento
| 1 ovo
| 85 g de açúcar
| 1 c. (chá) de extrato de baunilha
| 1 pitada de sal
| 60 g de manteiga
| 200 g de creme de castanha e baunilha*
| 60 g de chocolate negro grosseiramente picado
| xarope de agave ou mel para pincelar

*NOTA: O creme de castanha e baunilha eu adquiro já feito e é da marca Bonne Mamam. Existe à venda nos supermercados junto aos doces e compotas.

Preparação:
Misture numa taça o fermento com o leite amornado e reserve alguns minutos até que o fermento se dissolva.
Junte a farinha, o ovo inteiro, o açúcar, o extrato de baunilha, o sal e metade da manteiga.
Bata com uma vara de arames a uma velocidade baixa, durante 3-4 minutos.
Junte a restante manteiga e continue a bater a uma velocidade mais alta, até que a massa forme uma bola.
Transfira a massa para uma bancada enfarinhada e amasse com as mãos durante 2-3 minutos.
Forme uma bola e deixe a massa levedar durante 3-4-horas ou ate que triplique de volume.
(o ideal será preparar a massa de véspera e deixar levedar no frigorífico durante a noite, num recipiente fechado com película aderente)
Forre com papel vegetal uma forma rectangular com cerca de 20cm X 10cm.
Depois de levedada, volte a amassar mais um pouco com as mãos.
Use um rolo de estender a massa e forme um rectângulo com cerca de 20cm X 40cm.
Espalhe uniformemente o creme de castanha e baunilha sobre a massa e salpique com o chocolate negro, grosseiramente picado.
Enrole a massa, partindo da extremidade mais curta, por forma a obter um rolo e depois faça um corte longitudinal ficando com duas partes de massa iguais.
Enrole as partes de massa sobre si mesmas, criando um X e dando um efeito tipo "swirl".
Transfira a massa para a forma e deixe levedar num local seco durante 1 hora.
Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 20-25 minutos.
Retire do forno e pincele a superfície com xarope de agave ou mel.
Deixe arrefecer e desenforme.

8 comentários:

  1. Olá Célio: ficou tão lindo e com o creme de castanhas deve ser muito bom.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  2. Lindíssimo e o sabor deve ser incrível!
    Abraços

    ResponderEliminar
  3. Babei a olhar para essa Babka! Ficou lindo, e será, certamente, uma delícia!

    ResponderEliminar
  4. Olá Célio,
    existem muito poucos ingredientes ou receitas que possa dizer que não gosto... mas existem algumas que me deixam completamente rendida. As massas lêvedas são a minha maior perdição (doces ou não)! Não lhes consigo resistir. E adoro tanto de as fazer como de comer :)
    Por isso como podes imaginar esta tua receita é uma tentação muito grande, e as fotos do seu interior deixam-me completamente rendida.
    Muito, mas mesmo muito bom!
    Obrigado por mais esta participação perfeita na rubrica de novembro
    Beijinhos grandes
    Marta

    ResponderEliminar
  5. que fatia tão lindaaa ... meu Deus ... apetecia-me tanto ... quando fizer a minha compota de castanha, vou fazer :p
    bjs
    Carla

    ResponderEliminar
  6. Sou uma seguidora assídua das suas receitas e devo dizer que esta babka ficou com um aspeto delicioso.

    Como ou onde obteve o creme de baunilha e castanha?

    Um abraço da figueira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!!! Figueira da Foz, a minha linda cidade! :)
      O creme de castanha e baunilha eu compro já feito no supermercado. É da marca Bonne Mamam e está junto dos doces e compotas. Esta semana também encontrei à venda no Lidl e a um preço mais simpático.
      Um abraço de volta.

      Eliminar
  7. Que coisa boa de babka mister gula!
    A sério, adoro babka de chocolate, mas este com o creme de castanha deixou-me com imensa vontade de o "roubar" e pôr mãos na massa.
    Vou ter de o fazer! Que maravilha de receita Célio.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar