Bolo Mousse de Chocolate com Framboesas


Chocolate e framboesas, existirá combinação de sabores mais deliciosa?! Obviamente isso será discutível e dependerá do paladar e das preferências pessoais de cada um. Mas esta combinação, na minha opinião, é daquelas que não dá mesmo para resistir e que derrete corações. Este é um bolo bem guloso, daqueles para fazer e saborear a dois ou para partilhar com a família ou os amigos. Imaginem uma mousse de sabor intenso a chocolate, que se derrete -literalmente- na boca. Agora imaginem o sabor adocicado das framboesas a contrastar com o sabor irresistível do chocolate. Assim é este bolo mousse de chocolate, uma tentação divina que, posso assegurar, é impossível parar de comer após levaram a primeira colherada à boca.


Estamos a poucos dias de celebrar o Dia dos Namorados e esta é a sugestão perfeita para surpreenderem a vossa cara metade. A receita, apesar de parecer requintada, é bem simples de preparar e -espantem-se- apenas têm de esperar 15 minutos para retirar esta maravilha do forno. Ou seja, em menos de 30 minutos têm uma sobremesa dos deuses pronta a ser devorada. A parte boa é que podem comer este bolo ainda morno e saboreá-lo à colherada, como se se tratasse de uma lava de chocolate (acompanha bem com uma bola de gelado). Ou então podem guardá-lo no frio, o chocolate irá 'prender' e podem servir à fatia. A textura continuará a ser a de uma mousse intensa que se derrete na boca. Este passou a ser um dos bolos preferidos cá de casa, ou não fosse eu um apreciador nato de chocolate.

Se procuram outras sugestões para o Dia dos Namorados, podem sempre experimentar esta Charlotte de Frutos Vermelhos, esta Tarte Folhada de Ricotta, Batata Doce e Beterraba ou esta Tarte de Lima e Frutos Vermelhos.







Bolo Mousse de Chocolate com Framboesas

Ingredientes:
| 250 g de chocolate negro + 50 g para decorar
| 180 g de manteiga
| 6 ovos
| 180 g de açúcar 
| 50 g de farinha s/ fermento
| 1 pitada de sal
| framboesas qb

Preparação:
1 . Pré-aqueço o forno a 180ºC. Forre uma forma de 20 cm de diâmetro com papel vegetal, unte com manteiga e reserve. 

2 . Numa taça de vidro, derreta 250 g de chocolate negro juntamente com a manteiga, em banho-maria. Deixe arrefecer ligeiramente e reserve.

3 . Separe as claras das gemas, bata as claras em castelo bem firme e reserve.

4 . Bata as gemas com o açúcar até formar um creme esbranquiçado. Adicione o chocolate e envolva bem com uma espátula.

5 . Adicione a farinha peneirada, uma pitada de sal e envolva para incorporar. Junte as claras em castelo e envolva delicadamente com uma espátula, em movimentos circulares.

6 . Verta a massa na forma e leve ao forno durante 15 minutos. Retire o bolo do forno e deixe arrefecer um pouco.

7 . Derreta 50 g de chocolate em banho-maria e cubra o bolo com o chocolate derretido. Sirva o bolo ainda morno, acompanhado de framboesas e uma bola de gelado ou, se preferir, coloque o bolo no frigorífico durante cerca de 4 horas e sirva, cortado em fatias e acompanhado de framboesas.







4 comentários: