Mini Savarin de Chocolate e Trigo Sarraceno


Já dizia Fernando Pessoa que a poesia é o alimento da alma assim como a comida é o alimento do corpo. Se juntarmos aqui o mais importante dos sentimentos, o amor, temos a trilogia perfeita para celebrar. Numa altura em que mais do que nunca, é importante manifestar e celebrar o amor que sentimos por alguém, a minha sugestão passa por fazer uma ode ao romance através da comida. Este ano todos festejamos o Dia de S. Valentim em casa, então porque não surpreender a pessoa de quem gostamos com um brunch delicioso ou uma sobremesa irresistível?! Todos os motivos são válidos para celebrar o amor e por vezes basta um pequeno gesto ou uma manifestação de carinho. Vão para a cozinha, convidem a vossa cara metade a participar e façam aquela receita que vai fazer crescer água na boca. E não esqueçam de adicionar o melhor ingrediente de todos, o amor.


A minha sugestão de sobremesa para este Dia de São Valentim, apesar de ter um aspecto mais requintado, é simples de preparar. É feita com chocolate, aquele ingrediente que derrete corações e não deixa ninguém indiferente. Preparei estes Mini Savarin de Chocolate e Trigo Sarraceno com a Farinha de Trigo Sarraceno Biológica da Nacional, uma farinha 100% natural, fonte de fibras e proteínas, perfeita para inovar na cozinha e de forma equilibrada. Proveniente de agricultura biológica, esta farinha é produzida de forma tradicional em moinho de pedra, conservando assim todas as suas propriedades e sabor. Juntei-a ao chocolate criando a dupla perfeita para apresentar uma sobremesa irresistível e vestida a rigor,  para oferecer e partilhar com quem gostamos e para repetir se assim apetecer. Experimentem esta sobremesa que se desfaz na boca, que é pura poesia para as nossas almas e que nos aquece os corações. Já sabem, vão para a cozinha neste Dia de São Valentim e celebrem o amor!






Mini Savarin de Chocolate e Trigo Sarraceno

Ingredientes: (para 10 mini Savarin ou 1 Savarin grande)
| 200 g de chocolate para culinária
| 120 g de manteiga
| 4 ovos
| 120 g de açúcar amarelo
| 1 c (chá) de fermento                                  
{para a cobertura}
| 100 g de Mascarpone
| 75 ml de natas para bater 
| 1 + 1/2  c. (sopa) de açúcar em pó
| 50 g de framboesas
| corações de açúcar
 
Preparação:
1 . Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte bem com manteiga e polvilhe com farinha 10 formas de muffins ou, em alternativa, use uma forma grande com buraco.

2 . Pique grosseiramente o chocolate, coloque numa taça de vidro juntamente com a manteiga e derreta em banho-maria ou leve a derreter ao microondas em intervalos de 30 segundos.

3 . Bata os ovos com o acúcar até ficar bastante cremoso.

4 . Adicione a Farinha de Trigo Sarraceno Biológica da Nacional e o fermento e envolva.

5 . Aos poucos adicione o chocolate derretido e envolva até obter uma massa homogénea.

6 . Distribua a mistura pelas formas e leve ao forno cerca de 15 minutos.

7 . Retire os savarin do forno, desenforme e deixe arrefecer completamente sobre uma grelha.

8 . Bata o Mascarpone com as natas e 1 c. (sopa) de açúcar até ficar bem firme. Coloque num saco de pasteleiro e decore a gosto cada um dos savarin.

9 . Triture as framboesas com 1 c. (chá) de açúcar em pó e de seguida passa por um coador de rede fina, por forma a eliminar as grainhas. Distribua sobre o creme de Mascarpone e decore com framboesas e corações de açúcar.







1 comentário:

  1. Olá! Que fotos lindas e parecem deliciosos! Ainda não experimentei essa farinha mas fiquei curiosa. Beijinhos

    ResponderEliminar