Macarrão no Forno com Legumes Assados


Celebramos amanhã o Dia do Pai e a convite da Nacional, preparei esta receita como forma de homenagear todos os pais. Ouvimos muitas vezes a frase "o dia do pai é todos os dias". Não deixa de ser verdade, assim como o é o Dia da Mãe mas, sinceramente, acho que estas datas devem ser comemoradas. Não é o facto de existir um dia especial dedicado a eles, que lhes vai tirar o mérito da paternidade. Da mesma forma que comemoramos o nosso aniversário num dia específico do ano, isso não impede que possamos celebrar a vida nos restantes dias do calendário. Comemorar esta data é uma forma de valorizarmos a presença da figura paterna nas nossas vidas, tratando-se ou não do pai biológico ou até da mãe que desempenha o papel de pai, ou dos avós que também foram pais. É uma forma de agradecer pelos valores e exemplos que eles nos transmitiram. 


Muitos de nós adoraríamos estar com os nossos pais amanhã, mas atendendo ao momento difícil que todos estamos a viver, tal será impossível. Assim sendo, fiquem em casa, pela vossa saúde e de toda a comunidade. Para quem vive com os pais, arregacem as mangas, coloquem o avental e surpreendam o  pai aí de casa com uma deliciosa refeição de massa no forno. Ou melhor, convidem o vosso pai para a cozinha e preparem uma refeição a quatro mãos para depois saborear em família. Passem momentos juntos, partilhem histórias e criem memórias. Porque são estes pequenos momentos que fazem a vida valer a pena. Sendo este um dia do pai atípico, tenho a certeza que tudo vai correr bem e ainda teremos muitos dias do pai pela frente para celebrar.

Mas passemos à receita, esta é uma refeição simples mas cheia de sabor e que se prepara facilmente. Basicamente só têm de lavar ao forno um tabuleiro com os legumes que mais gostarem, de preferência sazonais e bem temperados e, depois de assados, envolvê-los com o Macarrão GR Rigatoni da Nacional, adicionar queijo e molho béchamel e levar ao forno a gratinar. Pouco tempo depois têm uma refeição de conforto pronta a saborear. Eu confesso que sou fã deste macarrão da Nacional, porque devido ao seu grande formato e diâmetro largo, é ideal para estes pratos de forno, pois absorve todo o sabor dos ingredientes e combina na perfeição com todo o tipo de molhos. Experimentem também esta receita que irá ficar disponível, juntamente com tantas outras receitas deliciosas, no site da Nacional. E acompanhem todas as novidades em primeira mão no Instagram, bastando para isso seguir a conta @nacionalmarca







Macarrão no Forno com Legumes Assados

Ingredientes:
| 1 courgette
| 1 beringela
| 1 batata doce
| 1/2 pimento amarelo
| 1/2 pimento vermelho
| 4 cogumelos Marron
| 1/2 c. (chá) de paprika fumada
| 1 c. (chá) de alho em pó
| 1/2 c. (chá) de manjericão seco
| 2 c. (sopa) de azeite                            
| 1/2 c. (chá) de sal
| pimenta moída na hora
| 1 raminho de tomilho fresco
| 2 c. (sopa) de polpa de tomate
| 500 ml de molho béchamel
| 50 g de queijo Parmesão
| 150 g de queijo Mozarela ralado

Preparação:
1 . Pré-aqueça o forno a 200ºC e prepare um tabuleiro de forno largo.

2 . Corte a courgette, a beringela, a batata doce e os pimentos em cubos com cerca de 1-2cm e os cogumelos em quartos. Coloque numa taça juntamente com a paprika, o alho em pó, o manjericão e o azeite. Tempere com sal e pimenta e mexa com uma colher de pau para envolver. Disponha a mistura de legumes num tabuleiro de forno e salpique com folhas de tomilho fresco. Leve ao forno cerca de 25 minutos.

3 . Entretanto leve ao lume um tacho com água temperada com sal, deixe levantar fervura, adicione o macarrão e cozinhe durante cerca de 8 minutos, o tempo suficiente para ficar al dente (não deixe cozinhar demais, pois o macarrão ainda irá ao forno). Escorra o macarrão e reserve numa taça larga.

4 . Quando os legumes estiverem assados, junte-os ao macarrão. Adicione a polpa de tomate, metade do  molho béchamel, o queijo Parmesão ralado e envolva com uma colher de pau. Se necessário rectifique os temperos.

5 . Disponha a mistura de legumes e macarrão num Pyrex e por cima espalhe o queijo Mozarela ralado. Finalize com o restante molho béchamel e leve novamente ao forno, baixando a temperatura para os 180ºC e deixando gratinar durante 20 minutos. Sirva o macarrão salpicado com folhas de tomilho fresco.








2 comentários:

  1. Que bela sugestão e como sempre as tuas fotos são lindíssimas.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2020/03/creme-de-abobora-apimentado.html

    ResponderEliminar