Lá fora continua a chover e o sol que se esconde por entre as nuvens teima em não aparecer. Nem tudo é mau e tento sempre olhar para o lado positivo do "problema". Uma primavera disfarçada de inverno continua a dar-me bons motivos para ligar o forno e fazer bolinhos. Não é que eu precise de motivos ou desculpas para fazer um bolo, pois é das coisas que mais prazer me dá fazer. Mas é naqueles dias mais cinzentos que a vontade de meter as mãos na massa aumenta. E que bem que sabe perfumar a casa com o cheiro de um bolinho acabado de sair do forno a meio da semana! Gosto de experimentar ingredientes novos, aliás, isto é uma coisa que foi aumentando com a criação do blog. Estou constantemente a absorver informação gastronómica, coleciono receitas que vou registando numa "To Do List", compro livros e revistas de culinária, na sua grande maioria estrangeiros, todos os dias descubro blogs lindos e inspiradores e de vez em quando lá vem uma ou outra receita que me salta à vista e que quero logo reproduzir. O mesmo acontece com os ingredientes, sobretudo em blogs internacionais. Alguns desses ingredientes já se conseguem encontrar por cá, outros nem por isso.
Valha-nos a Internet e as lojas online que nos permitem comprar e descobrir coisas novas com maior facilidade. Um desses ingredientes que me despertou a curiosidade, já há bastante tempo e que nunca encontrei por cá, é a flor de sabugueiro. Tenho visto receitas deliciosas com este ingrediente, que vou registando. É uma flor comestível, doce, com um cheiro intenso e característico e de uma beleza encantadora. Muito usada na culinária, sobretudo nos países nórdicos onde é bastante apreciada. O sabugueiro é uma árvore de pequeno porte que se desenvolve bem em zonas ribeirinhas e húmidas, sobretudo junto a rios e linhas de água.
Num destes dias, num dos passeios que costumo fazer pela zona oeste do país, encontrei (finalmente!) um sabugueiro enorme e carregado de flores na berma de uma estrada bem perto de Alcobaça. Conseguem imaginar a minha cara de felicidade?! Parecia uma criança que acaba de receber uma guloseima! Estacionei o carro e fui colher umas quantas flores de felicidade sabugueiro. Trouxe-as para casa e só fiz a receita três dias depois. Aguentaram-se bem numa jarra, perfumando toda a casa com notas de primavera e deram-me tempo para adquirir o cordial ou concentrado de flor de sabugueiro que uso nesta receita. Dias mais tarde e sem que estivesse à espera, descobri aqui bem perto da zona onde moro não um mas vários sabugueiros . Afinal não é assim tão difícil de encontrar e é engraçado como às vezes e sem procurarmos encontramos o inesperado.
Este bolo não desilude, oferecendo uma textura fofa e macia, a frescura do sabor cítrico do limão e o perfume do concentrado de flor de sabugueiro. O uso do concentrado pode ser opcional e se omitido, o bolo ficará igualmente delicioso. Perfeito para começar o dia acompanhado de um sumo de laranja ao pequeno almoço ou para um lanche saboroso, acompanhado de uma chávena de chá, a dupla perfeita para um dia de chuva.
Bolo de Limão e Flor de Sabugueiro
Ingredientes:
{para o bolo}
| 125 g de manteiga
| 170 g de açúcar
| 2 ovos caseiros L
| raspa de 1 limão
| sumo de ½ limão
| 1 c. (chá) de concentrado de flor de sabugueiro (opcional)
| 4 c. (sopa) de leite
| 175 g de farinha s/ fermento
| 1 c. (chá) de fermento em pó
| 1 pitada de sal
{para a calda}
| sumo de 1 limão
| 1 c. (sopa) de concentrado de flor de sabugueiro (opcional)
| 1 c. (sopa) de água
{para o glacé de limão}
| 1 chávena de açúcar em pó
| sumo de limão q.b
Preparação Tradicional:
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma forma retangular.
Bata a manteiga com o açúcar durante alguns minutos até obter um creme esbranquiçado.
Adicione a raspa e o sumo de limão, o concentrado de flor de sabugueiro e o leite. Sem deixar de bater, junte também os ovos, um de cada vez.
Adicione o sal, a farinha peneirada e o fermento em pó. Envolva até todos os ingredientes estarem bem ligados.
Leve ao forno durante cerca de 40-45 minutos, ou até o bolo ficar dourado. Faça o teste do palito antes de remover o bolo do forno.
Prepare a calda: leve um tacho ao lume com o sumo de limão, o concentrado de flor de sabugueiro e a água e deixe ferver. Assim que retirar o bolo do forno, pique toda a superfície com um palito e regue o bolo com a calda ainda quente.
Deixe o bolo arrefecer completamente na forma e só depois desenforme.
Prepare o glacé de limão: misture 1 c. (sopa) de sumo de limão de cada vez com o açúcar em pó, até atingir a consistência desejada.
Espalhe o glacé sobre o bolo e decore com flores de sabugueiro e raspas de limão.
Preparação Thermomix - Bimby:
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma forma retangular.
Coloque a manteiga e o açúcar no copo e programe (2min/37ºc/vel2).
Adicione a raspa e o sumo de limão, o concentrado de flor de sabugueiro, o leite e programe (1min/vel3). Enquanto bate, junte os ovos pelo bocal, um de cada vez.
Adicione o sal, a farinha e o fermento e programe (10seg/vel6).
Coloque a manteiga e o açúcar no copo e programe (2min/37ºc/vel2).
Adicione a raspa e o sumo de limão, o concentrado de flor de sabugueiro, o leite e programe (1min/vel3). Enquanto bate, junte os ovos pelo bocal, um de cada vez.
Adicione o sal, a farinha e o fermento e programe (10seg/vel6).
Leve ao forno durante cerca de 40-45 minutos, ou até o bolo ficar dourado. Faça o teste do palito antes de remover o bolo do forno.
Prepare a calda: coloque no copo limpo o sumo de limão, o concentrado de flor de sabugueiro e a água e programe (5min/100ºc/vel1). Assim que retirar o bolo do forno, pique toda a superfície com um palito e regue o bolo com a calda ainda quente.
Deixe o bolo arrefecer completamente na forma e só depois desenforme.
Prepare o glacé de limão: misture 1 c. (sopa) de sumo de limão de cada vez com o açúcar em pó, até atingir a consistência desejada.
Espalhe o glacé sobre o bolo e decore com flores de sabugueiro e raspas de limão.
Espalhe o glacé sobre o bolo e decore com flores de sabugueiro e raspas de limão.
Oh, Célio!!
ResponderEliminarFicou lindo esse bolinho e acredito que seja delicioso!!
Parabéns!
Abraço
Excelente aspecto, uma delícia certamente
ResponderEliminarhttp://vinhosecompanhias.blogspot.pt/
Que lindo Célio!
ResponderEliminarE eu tenho tantos limões :)
Lá fora chove e o forno liga-se! E não é que sabe bem?
O bolinho ficou perfeito e imagino-lhe o sabor e o cheirinho!
Um grande beijinho
O bolo é sem dúvida delicioso e lindo, mas suas fotos deixam tudo belíssimo!!Fico encantada!!
ResponderEliminarUm abraço.
Que liiiiiiiiiiindo!
ResponderEliminarA internet já devia ter evoluído no sentido de podermos provar aquilo que vemos ;)
Cá no Norte ainda não abriram as flores, mas já ando de olho nelas e tb nos frutos que virão a seguir para fazer o doce :p
ResponderEliminareste ano não me escapam e vou ver se experimento com este teu bolinho que me parece TOP...TOP..TOP para um belo chá.
bjs
Carla
Suas fotos são perfeitas, eu fico encantada com tanta beleza e capricho, parabéns!
ResponderEliminarEsse bolo está irresistível!
Beijinhos
Célio,
ResponderEliminarQue bolo lindo, como sempre!!
Adoro a conjugação de sabores, como deves imaginar. O xarope de flor de sabugueiro, fiz uma vez, que também fui à apanha das flores, mas aqui vende-se um xarope tão bom, que não achei o caseiro melhor, antes pelo contrário...
Adoro essa cor amarela intensa do teu bolo e dá logo vontade de lhe espetar a faca e roubar umas boas fatias.
Quanto ao resto, sabes que sou como tu, louca por livros de culinária, que se acumulam a magotes, blogues de culinária e as receitas que vou acumulando para a "to do list" que está interminável, lol. às vezes só penso poder viver o suficiente para testar todas as receitas que quero...
Um beijinho Célio, e espero que saibas e te tenhas apercebido, que estava a brincar contigo no insta em relação à forma da Nordic...
Lia
Que bolo maravilhoso e que fotos lindas, Célio! Reparo agora, que nunca fiz um bolo de limão, está na hora de remediar isso :)
ResponderEliminarBeijinhos
Célio, que bolo lindo e delicioso este que nos ofereces!
ResponderEliminarAs fotos ficaram encantadoras, parabéns.
Um grande beijinho,
Paula G.
Olá Célio,
ResponderEliminarrealmente esta chuva esconde o encanto da Primavera, mas ela está aí e a flor de sabugueiro é a prova disso.
Por acaso eu sou uma sortuda, por cá existe tantas flores, ainda há dias foi só parar e trazer um molho enorme:)
Esta combinação é fantástica e a cor do bolinho, gosto tanto, dar logo um ar de caseiro.
As fotos um encanto, e olha esta vai para a minha lista.
um beijinho
Por acaso nunca provei essa flor e acho que nunca vi à venda! Ficou lindo o bolo, beijo
ResponderEliminarSweet Célio, também adoro a flor do sabugueiro, nunca provei o sabor mas o cheiro é suave e muito agradável por isso acho que deve ser delicioso :)
ResponderEliminarRevi-me no que escreveste, também andei à procura de sabugueiro e nunca encontrei, até que um dia numa caminhada pelo campo aqui perto, por acaso encontrei um. Pena que este dá pouca flor, fica muito à sombra e não apanha sol. Este bolo dá vontade de ir a correr para a cozinha, está simplesmente maravilhoso!
Amei as fotos ♥
Bjinho
adoro bolos de limão!
ResponderEliminarQue bela maneira de dar a volta ao texto e de ver o melhor que há num tempo horrível com tem estado!
ResponderEliminarE não imagina a vontade com que fiquei de ir à procura de sabugueiros! Se os encontrar em flor, este bolo não me irá escapar!
Ana
https://cookiesandfriends.wordpress.com/
Bolo lindo!
ResponderEliminarE é mesmo isso, ver sempre o lado bom da coisa, neste caso se chove fazemos um bolinho primaveril.
Adoro essas flores Célio, por aqui nunca encontrei, ou às tantas ando distraida. Mas adorava apanhar um ramo para perfumar a casa.
Esse bolo está mesmo tentador.
Um beijinho.
This was the first cake I baked from scratch. It was excellent.
ResponderEliminar