Panna Cotta de Baunilha com Frutos Vermelhos


Mais um ano que está a chegar ao fim. É altura de virar a folha do calendário e deixar entrar o ano novo. Que venha ele e que seja bom para todos. Que nos traga muitos momentos felizes e que nos marque de forma muito positiva. Que nos possamos lembrar dele no futuro pelos melhores motivos. Que nos traga os nossos sonhos realizados e os nossos desejos concretizados. Que ajude a traçar novos objectivos e a alcançar novas metas. Que traga a bondade às pessoas e que ajude a todos a construir um mundo melhor. Um mundo de paz no qual possamos viver e circular tranquilamente e sem medos. Acima de tudo que seja um ano muito feliz para todos!

Andava à procura de uma sobremesa para apresentar na passagem de ano. Não uma sobremesa qualquer, mas algo mais requintado e com um ar festivo. Foi então que me lembrei que nunca tinha feito antes uma Panna Cotta. É uma sobremesa tão delicada e ao mesmo tempo tão simples. Confesso que não morro de amores por Panna Cotta. Talvez porque as que provei não eram as melhores e sabiam demasiado a natas. Decidi experimentar com natas frescas e usei iogurte natural em vez de leite. O resultado surpreendeu bastante e esta foi a melhor Panna Cotta que comi até hoje. O contraste com a acidez dos frutos vermelhos eleva-a a outro patamar e esta é com certeza uma sobremesa a repetir e é perfeita para saborear num momento de festa.

(Cálice Água Transparente Ref. Picos - pág.45 do catálogo Kasa)

Escolhida a sobremesa, o passo seguinte seria decidir como a apresentar. Foi então que me lembrei dos lindos e elegantes cálices transparentes que adquiri recentemente e que fazem parte do catálogo Kasa das lojas Continente. Como dobrei a receita ainda consegui encher dois Cálices Diamante que também fazem parte do catálogo. Estes cálices, para além de lindos são perfeitos não só para apresentar de forma sublime uma sobremesa individual mas também para encher com champagne ou um bom espumante e brindar ao novo ano. 

E com o novo ano a começar porque não dar também uma nova vida à sua casa?! No catálogo Kasa podemos encontrar imensos produtos que estão à venda em todas as lojas Continente. Desde artigos para a cozinha, de decoração, passando pelo quarto, casa de banho e lavandaria, com imensas ideias de organização, existindo ainda todo um capítulo dedicado às crianças, a maioria destes produtos exclusivos e atractivos são fabricados em Portugal e vão de encontro ao que os portugueses procuram reflectindo as novas tendências da decoração.

(Cálice Vinho Tinto Ref. Diamante - pág 46 do catálogo Kasa)

Vamos então entrar com o pé direito em 2017?! Nada melhor que começar com um excelente passatempo, certo?! Em parceria com a marca Kasa do Continente estou a oferecer 1 (um) Cartão Dá no valor de 50€ para usarem em compras de produtos Kasa à vossa descrição. Para se habilitarem só têm de fazer o seguinte:
Podem participar as vezes que quiserem, desde que partilhem sempre a imagem e nomeiem amigos diferentes a cada partilha. O passatempo tem início hoje, dia 29 de Dezembro e decorrerá até ao próximo dia 08 de Janeiro. O vencedor será escolhido de forma aleatória via Random.org e uma vez apurado, o respectivo Cartão Dá será enviado por correio para a morada indicada pelo vencedor, que poderá usufruir do valor do cartão para gastar em produtos Kasa, à venda em qualquer loja Continente. Boa sorte a todos e Feliz Ano Novo!


Panna Cotta de Baunilha com Frutos Vermelhos

Ingredientes:
| 3 folhas de gelatina
| 150 g de iogurte natural
| 400 ml de natas
| 60 g de açúcar
| 1 c. (café) de pasta de baunilha
| 200 g de frutos vermelhos congelados
| 2 c. (sopa) de açúcar amarelo

Preparação:
Coloque as folhas de gelatina numa taça com água fria para que hidratem.
Coloque num tacho o iogurte, as natas, o açúcar e a pasta de baunilha e leve ao lume, mexendo de vez em quando e até que comece a borbulhar (não deixar ferver).
Retire do lume e adicione as folhas de gelatina (já hidratadas e escorridas). Mexa bem com uma vara de arames para que a gelatina se dissolva.
Passe o preparado num passador de rede fina para eliminar algum grumo que se tenha formado.
Distribua por tacinhas individuais ou copos ou coloque numa forma de pudim e leve ao frigorífico durante pelo menos 4 horas (idealmente de um dia para o outro).
Leve um tacho ao lume com os frutos vermelhos e o açúcar e mexa de vez em quando até o açúcar derreter e os frutos ficarem macios.
Distribua os frutos vermelhos sobre as panna cottas e decore com uma folha de hortelã ou manjericão.

5 comentários:

  1. Ai ai ai, suspirei! :) A panna cotta e eu temos uma relação amor-ódio!
    Gosto mesmo muito de a comer mas todas as receitas que experimentei nunca correram como esperaria... acho que vou tentar mais uma vez!
    Que óptimo aspecto!
    Bom ano!

    ResponderEliminar
  2. Esses copinhos ficaram com bom aspecto.

    Beijinhos e boas entradas,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Adoro panna cotta mas cá em casa sou a única!!! Já marquei esta receita, talvez a versão com iogurte agrade mais aos moços cá de casa que por vezes são dificeis de agradar eheh. Um excelente ano para ti e para os teus, Célio, e carregado de felicidade e sucessos!!
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Também adoro panacotta e a minha preferida é mesmo a de frutos vermelhos. As tuas fotografias estão cada vez mais bonitas, eu não te disse, o que mais ajuda é sem dúvida a praticar. Votos de um bom ano cheio de alegria e muita cena sweet, beijos grandes

    ResponderEliminar
  5. Gosto muito de pannacotta, mas tem de ser bem feita, se não parece borracha ou sabe demasiado a natas como dizes. Gosto dumas versões fingidas sem natas. Fizeste bem em experimentar, com iogurte também é da forma que gosto mais, dá-lhe uma frescura em conjunto com os frutos. Lindos copinhos!
    Desejo-te um bom ano Célio, cheio de sonhos realizados, muitos bolos lindos e coisas doces. Um beijinho.

    ResponderEliminar