Páginas

Couscous com Legumes Assados e Maçã Crocante

Sou apreciador de Couscous. Gosto da versatilidade com que pode ser confecionado, é apenas uma questão de usar a imaginação. E depois, tanto pode ser comido quente ou frio que, aliado aos ingredientes correctos, sabe sempre bem e torna perfeita uma refeição de Verão. Aqui fiz uma refeição 100% vegetariana em que combinei os legumes assados com o couscous.

Mas a pièce de resistance deste prato é mesmo a maçã crocante da Fruut que, por ser estaladiça e adocicada, trouxe mais requinte a este prato. A Frueat teve a gentileza de me enviar alguns snacks de maçã crocante e após provar fiquei rendido ao seu sabor e textura. São óptimos para enganar a fome, no intervalo das refeições, mas também ficam lindamente em saladas e pratos mais leves.




Ingredientes:
250 gr. de couscous
2,5 dl. de água
1 courgette
1 cenoura
1 batata
20 pimentos padrón
sal e pimenta q.b.
azeite q.b
20 gr. de maçã crocante Fruut

Preparação:
Numa taça de vidro, coloque o coscous e reserve.
Ferva a água, desligue o lume e espalhe a água sobre o couscous. Deixe a água ser absorvida, ao mesmo tempo que, com um garfo, vai soltando os grãos do couscous. Tape a taça com película aderente e reserve.
Lave os legumes e corte em rodelas fininhas a courgette, a cenoura e a batata. Coloque num recipiente, juntamente com os pimentos, tempere com ervas de Provence, sal e pimenta e regue com azeite. Mexa muito bem e leve os legumes a assar.
Retire a pelícla aderente, e junte os legumes ao couscous, mexendo com um garfo.
Por cima, disponha algumas fatias de maçã crocante Fruut e regue com um fio e azeite.














Ervilhas com Ovos Escalfados

Este é um prato tradicional que já a minha mãe fazia, ainda eu era criança e que desde sempre adorei comer. Gostava imenso de descascar as ervilhas acabadas de colher na horta. O aroma delas a fervilhar no tacho, juntamente com o chouriço era uma coisa fantástica. O seu sabor adocicado deliciava o meu paladar e em menos de nada devorava um prato de ervilhas com ovos escalfados.
É daqueles legumes que estão sempre presentes no meu congelador e quando me apetecer um creme de ervilhas ou acompanhá-las de uns ovos escalfados, elas estão ali, à minha espera. 
Pela primeira vez fiz este prato na Bimby e deixem-me dizer-vos que, por momentos, mergulhei de novo na minha infância e pude relembrar as ervilhas que eram confecionadas na cozinha da minha mãe.

 


Ingredientes:
4 ovos
120 gr. de cebola
1 dente de alho
150 gr. de tomate
50 gr. de azeite
200 gr. de chouriço, cortado em rodelas
1 Kg de ervilhas congeladas
1 caldo de legumes
150 gr. de vinho branco
100 gr. de água
sal e coentros q.b.

Método Tradicional:
Num tacho, leve ao lume o azeite, a cebola, e o dente de alho, e deixe a cebola alourar.
Adicione o tomate cortado em pedacinhos e deixe refogar tudo. Junte o chouriço em rodelas ao refogado e deixe que este liberte a gordura. Adicione o caldo de legumes e o vinho e quando levantar fervura, adicione as ervilhas e a água. Tape o tacho e deixe cozinhar as ervilhas durante cerca de 20 minutos.
Parta os ovos e, um a um coloque-os no tacho, sobre as ervilhas. Deixe-os escalfar, tapando o tacho e deixe ferver mais 6 minutos. Deite as ervilhas numa travessa funda e polvilhe com coentros picados.

Método Thermomix-Bimby:
Forre o copo de medida com película aderente, deite um pingo de azeite, abra um ovo para dentro do copo e feche, formando um saco e coloque na Varoma. Repita o processo para os restantes ovos e reserve.
Coloque no copo a cebola, o dente de alho, o tomate e o azeite e pique (5seg/vel5). Refogue (5min/Varoma/vel1). Triture (15seg/vel7), para que o molho fique homogéneo. Adicione o chouriço em rodelas e programe (3min/Varoma/vel1). Adicione as ervilhas, o caldo, o vinho, a água, coloque a Varoma com os ovos sobre o copo e programe (15min/Varoma/Vel Colher Inversa).
Rectifique os temperos e verifique se os ovos estão escalfados, se necessário programe mais uns minutos à mesma temperatura e velocidade. Deite as ervilhas numa travessa funda, polvilhe com coentros picados, retire a película aderente dos ovos e coloque-os por cima.
 






Cheesecake de Framboesa

O Cheesecake, apesar de não ser das minhas sobremesas preferidas, é um doce muito apreciado cá em casa. E se for de framboesa tanto melhor, ou não fosse este o meu fruto vermelho preferido. Adoro a acidez da framboesa a contrastar com o doce do açúcar. Nesta receita usei, em vez da tradicional gelatina, o gelificante vegetal Agar-agar da Vahiné que é feito à base de algas marinhas e menos calórico que a gelatina.
É uma receita simples e muito fácil de fazer, que pode perfeitamente ser apresentada num almoço de fim de semana e certamente fará as delicias de todos.



Ingredientes:
[para a base]
1 pacote de bolacha Maria
90 gr. de manteiga

[para o recheio]
200 gr. de queijo Quark
200 ml. de natas
40 gr. de açúcar branco
40 gr. de açúcar mascavado
1 pacote (2gr.) de Agar-agar Vahiné
1 punhado de framboesas

[para a cobertura]
150 gr. de framboesas
sumo de 1/2 limão
4 c. (sopa) de açúcar mascavado
framboesas para decorar

Método Tradicional:
Triture as bolachas. Adicione a manteiga em pedaços e amasse com os dedos até obter uma massa areada, mas homogénea. Forre com esta mistura o fundo de uma forma de aro amovível. Com a mão faça uma ligeira pressão, para a mistura ficar bem ligada. Reserve no frigorifico.
Numa taça coloque o queijo, as natas, os açúcares e as framboesas. Bata alguns segundos com a vara de arames. Deite este preparado num tacho, em lume brando, adicione o Agar-agar Vahiné e mexa até que comece a ferver. Desligue o lume e verta a mistura na forma. Deixe arrefecer.
Desfaça as framboesas, juntamente com o açúcar e o sumo de limão. Leve ao lume e deixe ferver cerca de dois minutos, mexendo sempre. Deixe que arrefeça e quando frio, espalhe por cima do cheesecake.
Decore a gosto com framboesas e leve ao frigorífico durante pelo menos 4 horas.

Método Thermomix-Bimby:
Coloque no copo as bolachas e programe (10seg/vel9). Adicione a manteiga e programe (10seg/vel7).
Com esta mistura forre o fundo de uma forma de aro amovível. Com a mão faça uma ligeira pressão, para a mistura ficar bem ligada. Reserve no frigorifico.
No copo limpo, coloque o queijo, as natas, os açúcares e as framboesas e misture (15seg/vel4). Adicione o Agar-agar Vahiné e programe (5min/90ºC/vel2). Verta esta mistura na forma e deixe que arrefeça.
No copo, coloque as framboesas, o sumo de limão e o açúcar e programe (5min/100ºC/vel1). Deixe que arrefeça e quando frio, espalhe por cima do cheesecake.
Decore a gosto com framboesas e leve ao frigorífico durante pelo menos 4 horas.

 






Búzios Integrais com Pesto e Nozes

O Verão pede pratos mais rápidos, simples e que não nos façam perder muitas horas em volta do fogão. E quando penso em refeições de Verão, o que me vem à cabeça são as saladas e as massas. E não necessariamente separadas uma da outra.
Hoje, enquanto assistia ao programa "O Prato do Dia", no canal 24Kitchen, a Filipa Gomes deu-nos a conhecer um maravilhoso Pesto de Amêndoas e Manjericão. Como não tinha amêndoas, inspirei-me na receita da Filipa e usei pinhões. A este delicioso Pesto, juntei as novas massas integrais da Milaneza e finalizei o prato com nozes picadas. Rápido, saudável e muito saboroso.


Ingredientes:
|250 gr. de Búzios Integrais Milaneza
|2 lt. de água
|100 gr. de folhas de manjericão
|50 gr. de pinhões
|60 gr. de queijo parmesão, ralado
|60 gr. de  azeite
|1 dente de alho
|sal q.b.
|30 gr. de nozes

Preparação: 
Coloque a água numa panela com uma pitada de sal e deixe ferver. Adicione as massas e deixe cozinhar, cerca de 12 minutos. Entretanto prepare o molho Pesto.

Método Tradicional:
Comece por lavar e secar as folhas de manjericão. Num processador junte pinhões, o queijo parmesão ralado, o azeite, sal a gosto e 1 dente de alho. Triture antes de juntar o manjericão, para que não perca o sabor. Volte a triturar antes de regar com um fio de azeite.

Método Thermomix-Bimby:
Coloque todos os ingredientes no copo, à excepção do azeite e programe (15seg/vel9). De seguida, com o copo de medida colocado na tampa e a Bimby em funcionamento na vel5, deite o azeite sobre a tampa. Deixe misturar alguns segundos até obter um molho homogéneo.

___________________...................__________________

Quando as massas estiverem cozidas, escorra-as e disponha-as num prato. Adicione o molho Pesto na quantidade desejada e envolva. Por cima coloque algumas nozes picadas grosseiramente.

NOTA: Se sobrar molho Pesto, este pode ser conservado herméticamente no frigorifico, durante 1 mês.




Fritatta de Legumes

Por vezes apetece uma refeição rápida e fácil. Ou porque o dia já vai longo ou então não apetece perder muito tempo no meio dos tachos. Poderia preparar uma quiche (adoro quiches), mas não existe massa feita. Pega-se nos ingredientes que se têm à mão, um pouco de imaginação et voilá... surge uma deliciosa Fritatta de Legumes. Com uma salada de tomate, pepino e rúcula a acompanhar, fica divinal.




Ingredientes:
  • 1 alho francês
  • 1 cebola pequena
  • 1 batata cozida
  • 4 rabanetes
  • 1 tomate grande
  • 1/4 de pimento verde
  • azeite
  • sal
  • mistura de Tomate e Alho Espiga
  • pimenta (usei 5 Bagas Margão)
  • 5 ovos
  • 50 ml. de natas
  • rúcula q.b.
  • spray para untar Espiga

Preparação:
Lave o alho francês e corte em rodelas fininhas.
Numa frigideira, coloque a cebola picada e um fio de azeite. Deixe a cebola alourar em lume brando e depois adicione o alho francês e salteie até que ele fique mole.
Forre um pyrex com papel vegetal e pulverize com spray para untar Espiga. Verta para dentro do pyrex, o alho francês, a batata partida em pedaços pequenos, o tomate em pedaços, os rabanetes em rodelas fininhas e o pimento verde picado finamente. 
À parte, bata os ovos juntamente com as natas, tempere com sal e pimenta e verta sobre os legumes.
Polvilhe com a mistura de Tomate e Alho Espiga.
Leve ao forno pré aquecido a 200ºC, durante 20 minutos. Deixe arrefecer alguns minutos e coloque por cima algumas folhas de rúcula a gosto. Acompanhe com uma salada de tomate, pepino e rúcula.



 




Arroz Doce com Toffee de Amêndoa

O arroz doce, se não é a minha sobremesa favorita, anda lá muito perto. E, apesar de muitos a acharem uma sobremesa de Inverno, eu cá como-a em qualquer altura do ano. Para ser perfeito e conquistar o meu palato, tem de ficar cremoso e com o tom amarelado que lhe é conferido pelas gemas. Por isso escolho sempre ovos caseiros para garantir esse fim.
Nesta receita decidi variar um pouco e fugir ao tradicional. Criei um toffee à base de amêndoa que tornou esta sobremesa um verdadeiro manjar dos deuses.


Ingredientes:
[para o Arroz Doce]
|1 Lt. de leite
|4 dl. de água
|1 casca de limão (só a parte amarela)
|1 pau de canela
|1 pitada de sal
|160 gr. de açúcar
|4 gemas de ovo

[para o Toffee de Amêndoa]
|150 gr. de açúcar
|150 gr. de amêndoas laminadas
|1,5 dl. de natas

Método Tradicional:
Num tacho, leve ao lume a água e o arroz.
Tempere com uma pitada de sal e deixe cozinhar até a água evaporar e o arroz estar cozido.
Depois da água evaporar, junte a casca do limão, o pau de canela e o leite.
Deixe cozer durante 25 minutos, mexendo de vez em quando para não colar ao fundo.
Passado os 25 minutos acrescente o açúcar e mexa.  Retire 2 ou 3 colheres de arroz doce para uma chávena e dissolva nele as gemas. Enquanto mexe, junte as gemas ao arroz e quando começar a borbulhar apague o lume. Distribua o arroz doce em taças.

Método Thermomix-Bimby:
Coloque no copo todos os ingredientes, excepto o açúcar e as gemas. Programe (15min/90ºC/vel Colher Inversa). Quando terminar o tempo, retire a tampa e envolva com a espátula.
De seguida programe (25min/90ºC/vel Colher Inversa). Quando terminar, adicione o açúcar, as gemas previamente desfeitas num pouco de arroz doce e envolva com a espátula. Programe (10min/90ºC/vel 1,5/Colher Inversa). Distribua o arroz doce em taças.

__________________........................_______________

[preparação do Toffee de Amêndoa]
Numa frigideira, leve ao lume o açúcar. Deixe que caramelize, agitando a frigideira em movimentos circulares. Adicione de uma vez só ao caramelo, as natas e as amêndoas e envolva suavemente com uma colher de pau. Distribua o toffee pelas taças, sobre o arroz doce, e com uma colher espalhe uniformemente. Leve ao frigorífico e sirva frio.








Bôla de Enchidos e Espinafres e o Curso "Party Food" na Academia Vaqueiro

Se me dissessem, à cerca de 4 meses atrás, quando decidi tornar público este blog, que o mesmo iria ter o sucesso e o reconhecimento que está a ter, eu não acreditaria. Sei que o mérito é meu e tenho dado muito de mim para que este projecto se torne cada vez melhor e responda às expectativas de quem me segue. Mas nada disto seria possível sem vocês, aqueles que todos os dias vêm cá espreitar uma receita, fazer um comentário, uma crítica, que comentam e partilham a página no Facebook. A todos vocês, que me ajudam a ir mais além e me dão força para continuar, muito obrigado. ♥

E se me dissessem que, através do blog, conseguiria conhecer pessoas fantásticas que têm em comum comigo a paixão pela cozinha, eu também não ia acreditar. É o caso da Marta Guedes, autora do blog Marta "La Chef" que, em parceria com a Vaqueiro, lançou um passatempo em que oferecia um curso de cozinha na Academia Vaqueiro. Concorri e fiquei fora de mim de contente quando soube que tinha sido o vencedor. E no dia 9 lá me juntei à Marta para, em conjunto com mais 11 pessoas, formarmos uma turma super bem disposta que meteu literalmente as mãos na massa e foi supervisionada pelo simpático chef Pedro Niny Duarte.



O curso teve como tema "Party Food", em que era suposto dividir a turma em grupos e em conjunto confecionar 7 receitas, num ambiente de descontração, receitas estas que, no final, poderam ser degustadas por todos e regadas com uma bela sangria, preparada pelo chef. Deu para conversar, trocar ideias, travar conhecimentos e ficou o desejo de lá voltar para fazer outros cursos.



A mim e à Marta calhou-nos a Bôla de Enchidos e Espinafres com Maionese de Alho e Tomate Seco e também o Creme de Cenoura e Castanhas com Palitos Folhados de Azeitona. Enquanto eu me dediquei à bôla, a Marta foi adiantando o creme. Ao mesmo tempo que os temperos se iam apurando e as receitas se iam construíndo, a interação entre bancadas e grupos, bem como a troca de ideias era visível. Para o fim ficaram os Palitos Folhados, que ficaram uma delícia e a Maionese para acompanhar a bôla. No final e em ambiente de festa, ou não fosse esse mesmo o tema, tudo tinha bom aspecto e pode-se comprovar que tudo estava delicioso. A cereja no topo do bolo, ou neste caso, a amêndoa no topo da tarte, foi exactamente a Tarte de Amêndoa que estava divinal. 
Deixo um agradecimento especial à Marta, pois se não fosse ela, nada disto teria sido possível e também à Vaqueiro pela forma como apresenta os seus cursos.
Mas como uma imagem vale mais que mil palavras, não me vou alongar mais e deixo-vos as imagens de um fim de tarde em festa. ;)



















 E agora apresento-vos a receita da Bôla de Enchidos e Espinafres que é uma delicia.

Ingredientes:
150 gr. de sobras de pão duro
100 gr. de enchidos/carnes frias variados (chouriço, fiambre, salsichas, etc)
100 gr. de espinafres em folha
100 gr. de farinha
2 c. (sopa) de fermento em pó
6 c. (sopa) de Vaqueiro Líquida
1,5 dl. de água
4 ovos
sal
pimenta de moínho

Método Tradicional:
Ligue o forno e regule-o para os 180 ºC.
Tire a pele aos enchidos, corte-os em pedaços e coloque num robô de cozinha.
Parta o pão em bocados. Deite o pão e os espinafres frescos no robot e triture tudo.
Acrescente a farinha, o fermento e a Vaqueiro Líquida, volte a ligar o robot e triture bem até que os ingredientes se encontrem bem ligados. Junte depois a água e volte a triturar, para a mistura ficar com uma consistência mais macia.
Parta os ovos, separe as claras para outra tigela e junte as gemas à mistura do robot. Bata de novo a mistura e transfira-a para uma tigela larga.
Bata as claras com a batedeira até que façam espuma, junte uma pitada de sal e continue a bater até que fiquem bem espessas. Envolva delicadamente as claras batidas na massa, tempere com um pouco de pimenta moída na altura.

Método Thermomix-Bimby:
Ligue o forno e regule-o para os 180 ºC.
Parta os ovos, separando as gemas das claras. Reserve as gemas e coloque as claras no copo com a borboleta inserida e uma pitada de sal. Bata as claras, programe (4min/vel3,5). Retire a borboleta, as claras, e reserve.
Tire a pele aos enchidos, corte-os em pedaços e coloque dentro do copo da Bimby.
Parta o pão em bocados. Deite o pão e os espinafres frescos no copo e triture, pragramando (20 seg/vel9). Adicione a farinha, o fermento e a Vaqueiro Líquida, a água e as gemas e programe (10seg/vel4)
Adicione as claras batidas à misture e envolva delicadamente com a espátula. Tempere com um pouco de pimenta moída na altura.

_____________________........................___________________

Unte um tabuleiro rectangular com Vaqueiro Líquida, forre-o com papel vegetal e volte a untar. Deite o preparado no tabuleiro e leve a o forno durante cerca de 20 a 25 minutos.
Depois de cozida, retire do forno o tabuleiro com a bôla e deixe amornar durante 10 minutos. Desenforme e corte em cubos. 







Cogumelos Recheados com Espinafres, Requeijão e Nozes

Adoro cogumelos e se forem recheados, melhor ainda. São perfeitos para uma entrada, mas como o tempo pede refeições mais leves, eu prefiro-os como refeição principal, sempre com uma salada a acompanhar. Decidi usar 3 ingredientes principais que, a meu ver ligam na perfeição.

Com esta receita participo no desafio lançado pelo blog "Lume Brando", em parceria com a marca Margão.



Ingredientes: 
4 cogumelos Portobello ou Paris, grandes
1 cebola pequena
1 dente de alho
1 fio de azeite
200 gr. de espinafres, frescos
170 gr. de requeijão 
50 gr. de nozes
ervas de Provence Margão q.b.
pimenta 5 Bagas Margão q.b.
sal q.b.
50 gr. de queijo das Marinhas, ralado

Preparação:
Lave os cogumelos, retire-lhes os pés e pique-os. Com uma faca, raspe as lâminas interiores e reserve com os pés picados. Num tabuleiro de forno, disponha os cogumelos virados para cima e leve ao forno cerca de 5 a 7 minutos, a 200ºC
Numa frigideira, coloque o azeite a cebola e o alho picados. Deixe a cebola alourar e adicione os espinafres e os pés dos cogumelos picados. Salteie até os espinafres estarem cozinhados. Tempere com sal, pimenta 5 Bagas Margão e ervas de Provence Margão. Adicione o requeijão e salteie durante 2 minutos. Por fim, desligue o lume e adicione as nozes picadas grosseiramente. Envolva nos espinafres.
Retire do forno os cogumelos e recheie-os com o preparado anterior. Por cima, polvilhe com o queijo das Marinhas, ralado. Leve ao forno a gratinar cerca de 15 minutos ou até o queijo ficar dourado.