Páginas

Mini Cheesecakes de Pistácio


"As mães deviam viver para sempre." Deparei-me com esta frase, hoje, numa rede social e para mim nunca fez tanto sentido na minha vida como no dia de hoje, o dia em que paramos para celebrar aquelas que nos deram vida e nos criaram com o seu amor incondicional. Hoje é um dia repleto de gratidão e carinho, no qual reconhecemos o papel vital que todas as mães desempenham nas nossas vidas. Não posso, por isso, deixar de pensar nesta questão: e se as mães pudessem viver para sempre?!

O amor de mãe é como um tesouro inestimável, um vínculo que transcende o tempo e as circunstâncias. Desde o momento em que nascemos e pela vida fora, o amor de mãe está sempre presente. É um amor que não conhece limites, que ultrapassa as fronteiras e que serve de porto de abrigo nos momentos mais difíceis.

Num mundo onde a vida é efémera, a ideia de uma mãe viver para sempre pode parecer um sonho distante. No entanto, é um sonho que alimentamos com a esperança de que aquelas que nos deram tudo possam continuar a acompanharmos em todos os momentos da nossa vida. Imaginar uma realidade onde as mães são imortais é como imaginar um mundo onde o amor nunca desaparece, onde o conforto, o apoio e o colo de uma mãe estão sempre ao nosso alcance.

Hoje celebramos o Dia da Mãe e é importante lembrar que o amor de uma mãe transcende as barreiras da vida e da morte. É um amor eterno, que vive dentro de nós para sempre, mesmo quando as mães físicas não fazem mais parte deste mundo. Que possamos sempre lembrar, honrar e agradecer pelo presente incomparável que é o amor de uma mãe.

Onde quer que estejas, mãe, um grande beijinho e que o teu amor perdure sempre entre nós!




Mini Cheesecakes de Pistácio


Ingredientes: 

(para 4 mini cheesecakes de Ø 7cm ou 1 cheesecake de Ø 20cm)


{para a base}

| 150 g de bolachas digestivas

| 55 g de manteiga


{para o recheio}

| 400 g de queijo creme

| 50 g de açúcar em pó

| 150 g de chocolate branco

| 2 c. (chá) de pasta de pistácio

|100 ml de natas


{para a cobertura}

| 50 g de chocolate branco

| 25 ml de natas

| 1 c. (chá) de pasta de pistácio

| pistácios picados


Preparação:

1. Forre com papel vegetal 4 aros metálicos com cerca de Ø 7 cm e reserve.


2. Coloque as bolachas e a manteiga num processador e triture até obter uma massa areada. Distribua pelos aros e calque com um copo, formando a base.


3. Numa taça misture o queijo creme com o açúcar. Adicione o chocolate derretido e a pasta de pistácio e misture até incorporar. Delicadamente adicione as natas batidas e envolva bem com uma espátula.


4. Distribua a mistura de queijo creme pelos aros e alise a superfície.


5. Leve os cheesecakes ao frigorífico durante pelo menos 5 horas ou, preferencialmente, de um dia para o outro.


6. Para a cobertura, coloque o chocolate branco, as natas e a pasta de pistácio numa taça e leve a derreter em banho-maria.


7. Distribua pelos cheesecakes, decore com pistácios picados e leve novamente ao frigorífico até à hora de servir.







Bolo de Laranja e Ricotta


Em Janeiro, os dias frios e cinzentos carregam consigo uma melancolia silenciosa, onde a natureza abranda e se retrai e as pessoas procuram calor e conforto, não apenas nas roupas que vestem mas também nos seus lares. Enquanto a paisagem se despe de cores vibrantes, mergulhando em tons de cinza e azul, a brisa gelada da estação convida a recolher, a contemplar a beleza da quietude e a apreciar a serenidade que só os dias frios de inverno podem oferecer.

Nada me dá mais prazer que estar em casa, num domingo frio e cinzento de Janeiro, ouvir a chuva a cair lá fora, enquanto no conforto do meu lar, sinto no ar o aroma de um bolo acabado de sair do forno. Dias assim oferecem uma atmosfera aconchegante que permite desfrutar tranquilamente do nosso espaço.


Desta vez trago mais um bolo de laranja, este fruto cítrico de sabor tão refrescante e rico em vitamina C. Adoro o sabor da laranja nos bolos e mais ainda quando se trata de um bolo bem húmido. Este bolo de laranja e Ricotta combina na perfeição a acidez cítrica da laranja com a textura cremosa e suave do queijo Ricotta, resultando numa sobremesa deliciosa e equilibrada. A suavidade da Ricotta acrescenta um toque especial à massa, enquanto o perfume da laranja se destaca, criando um bolo único e que apetece devorar, fatia atrás de fatia. Não deixem de experimentar esta receita deliciosa, perfeita para aproveitar as laranjas doces da estação. Espero que gostem!







Bolo de Laranja e Ricotta

Ingredientes:
| 100 g+ 150g de açúcar amarelo
| 1 c. (sopa) de água
| 1 laranja em rodelas finas
| 375 g de queijo Ricotta
| 65 ml de azeite
| 1 c. (chá) de essência de baunilha
| 3 ovos
| 190 g de farinha
| 2 c. (chá) de fermento
| 1 pitada de sal
| raspa de 2 laranjas

Preparação:
1. Pré-aquecer o forno a 170ºC. Forrar o fundo e as laterais de uma forma de aro amovível, de 22 cm de diâmetro, com papel vegetal.

2. Misturar 100g de açúcar amarelo com 1 c. (sopa) de água até formar uma pasta e espalhar no fundo da forma.

3. Cortar uma laranja em rodelas finas e dispor as rodelas no fundo da forma, sobre o açúcar.

4. Colocar numa taça o queijo Ricotta e bater juntamente com 150 g de açúcar amarelo, o azeite e a baunilha. Juntar os ovos, um de cada vez e continuar a bater.

5. Adicionar a farinha peneirada, o fermento e uma pitada de sal e envolver. Adicionar a raspa de laranja e misturar na massa.

6. Verter a massa na forma e levar ao forno cerca de 50 minutos.

7. Retirar o bolo do forno e deixar arrefecer alguns minutos na forma. Desenformar e servir (opcionalmente, pode polvilhar o bolo com açúcar em pó ou pincelar com mel ou outro xarope a gosto).