Páginas

Pan de Muerto


É natural sentirmos uma vontade maior de passar mais tempo em casa, num ambiente acolhedor, à medida que os dias mais curtos e frios se instalam. A luz do dia parece desaparecer mais cedo e traz um ar de calma e quietude que contrasta com o ritmo agitado dos meses anteriores. As temperaturas, agora mais baixas, convidam a aproveitar o aconchego de uma bebida quente e momentos de tranquilidade, seja a ler um livro, a ver um filme, ou a confecionar receitas que nos aquecem o corpo e o coração. Estes dias de Outono, apesar de mais escuros, trazem consigo a sensação especial de conforto, como um convite para desacelerar, despertando em nós o desejo de recolhimento e de desfrutar da tranquilidade dos nossos lares.

Novembro é um mês marcado por transições, em que a Natureza vai fazendo o seu trabalho, presenteando-nos com paisagens transformadas pelas folhas caídas, em tons de laranja e dourado. Este é também, por todo o mundo, um mês de celebrações e feriados que homenageiam os entes queridos já falecidos, como o Dia de los Muertos no México, o Dia de Finados em países de tradição católica ou o Dia de Acção de Graças, nos Estados Unidos. É um mês que simboliza tanto o encerramento de ciclos quanto a preparação para um novo começo, com a aproximação do fim do ano.

Foi precisamente a pensar numa dessas celebrações que trouxe a receita de hoje, o Pan de Muerto. Este é um pão tradicional mexicano, preparado especialmente para o Dia de los Muertos, uma celebração que honra os entes queridos que já partiram e que se assinala nos dias 1 e 2 de Novembro. Este pão é levemente doce e costuma ser decorado com formas que simbolizam ossos e caveiras, representando a conexão com os antepassados. É polvilhado com açúcar e aromatizado com laranja, simbolizando a fragilidade da vida. O Pan de Muerto é frequentemente partilhado entre familiares e colocado em altares como oferenda, simbolizando a união entre os vivos e os que já partiram.



Pan de Muerto

Ingredientes:
| 170 g de leite 
| raspa da casca de 1 laranja 
| 1 c (sopa) de essência de flor de laranjeira (opcional)
| 500 g de farinha s/ fermento
| 1 pitada de sal
| 100 g de açúcar
| 7 g de fermento de padeiro seco
| 3 ovos
| 125 g de manteiga à temperatura ambiente 
| 1 ovo para pincelar
| manteiga qb para pincelar
| açúcar qb para decorar

Preparação:
1. Levar o leite e a raspa de laranja, num tacho, a lume brando e sem deixar ferver. Adicionar a essência de flor de laranjeira, retirar o tacho do lume, cobrir e reservar para infundir um pouco.

2. Na taça da batedeira colocar a farinha peneirada, o sal, o açúcar e o fermento. Adicionar também a infusão de leite e laranja e os ovos. Colocar o gancho de amassar na batedeira e amassar alguns minutos.

3. Quando a massa estiver mais ou menos densa, incorporar a manteiga em pequenos cubos. Deixar amassar até que a massa se separe bem das laterais da taça (este processo poderá demorar cerca de 15 minutos).

4. Quando a massa estiver pronta, fazer uma bola com ela, colocar numa taça untada com um pouco de óleo, cobrir com um pano e deixar levedar até dobrar de volume (isto irá depender da temperatura do local onde estamos, mas geralmente demorará cerca de uma hora).

5. Passado este tempo amassar um pouco e dividir a massa em duas partes iguais (a receita será para 2 pães). De uma das partes retirar 1/3 de massa e reservar. Com a massa restante, formar uma bola e colocar num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal.

6. Dividir o 1/3 de massa reservada em três partes iguais. Com duas delas, formar uma cruz da seguinte forma: fazer um rolo alongado e, com os dedos, modelar a massa de forma a parecer quatro bolas unidas por um fio de massa. Repetir este processo com a outra parte e colocar sobre o pão formando uma cruz e deixando o centro vazio.

7. Com o 1/3 da massa que sobrou fazer uma bola e colocar a mesma no centro da cruz. Assim ficaremos com uma bola grande rodeada por 4 bolas e na base do nosso pão mais quatro bolas.

8. Repetir o mesmo processo com a outra massa que reservámos para fazer o segundo pão.

9. Cobrir os pães com um pano de cozinha e deixar repousar até a massa dobrar novamente de volume.

10. Pré-aquecer o forno a 180ºC. Bater o ovo e pincelar os dois pães, com muito cuidado. 

11. Levar o tabuleiro com os pães ao forno, por um período de cerca de 30 minutos ou até que os pães comecem a ficar dourados.

12. Retirar os pães do forno, pincelar com manteiga derretida e polvilhar com açúcar.



Sem comentários:

Enviar um comentário