Páginas

Charlotte de Pistácio


Originária da França, a Charlotte é uma sobremesa que combina tradição com um toque de originalidade e sofisticação. Tradicionalmente é preparada em camadas de biscoitos de champanhe, os típicos palitos La Reine, intercaladas com camadas de creme e fruta. No entanto, esta receita foi ganhando novos sabores e versões ao longo dos tempos e a Charlotte de Pistácio é apenas uma dessas versões que surpreende, tanto pelo seu sabor suave e delicado como pela sua apresentação elegante e sofisticada.

Nesta receita, que preparei para uma ocasião especial, em substituição dos tradicionais palitos La Reine, usei antes madalenas. Não é a primeira vez que faço uma charlotte deste género, com madalenas. Já partilhei aqui esta Charlotte Merengada de Limão e o resultado é sempre divinal. O protagonista do recheio é o pistácio, um ingrediente que traz um sabor único e uma textura suave e aveludada. Para quem, como eu, é apaixonado pelo sabor do pistácio, dificilmente consegue resistir a esta sobremesa. Os pistácios triturados no topo da Charlotte dão um toque especial que agrega textura e intensifica o sabor.

O segredo para uma sobremesa de excelência está no uso de ingredientes de qualidade. Nesta receita convém usar um creme de pistácio ou uma pasta de pistácio de qualidade, para dar um sabor característico e cor à sobremesa. Se possível, optem por uma pasta 100% pistácio e sem adição de açúcares. Nesta receita usei um creme de pistácio para barrar, com 60% de pistácio e 20% de amendoim.

Esta sobremesa é uma opção requintada e original para ocasiões especiais. Seja para um jantar, uma comemoração ou apenas para surpreender num encontro entre amigos ou família, a Charlotte de Pistácio é uma escolha perfeita para quem busca algo delicado e ao mesmo tempo irresistível.




Charlotte de Pistácio

Ingredientes:
| 24 madalenas *
| 200 ml de natas frescas *
| 150 g de açúcar em pó
| 450 g de queijo Mascarpone
| 150 g de creme de pistácio p/ barrar *
| qb de pistácios triturados p/a decorar
| rosas secas p/a decorar (opcional)

notas:
  • podem ser usadas madalenas de qualquer sabor, usei madalenas de laranja e amêndoa (estas podem ser substituídas por palitos la reine).
  • as natas deverão estar bem frescas antes de serem batidas e deverão ter no mínimo 35% de matéria gorda na sua constituição.
  • nesta receita usei creme de pistácio para barrar; creme de pistácio é diferente de pasta de pistácio; se usarem pasta de pistácio deverão reduzir a quantidade a usar, uma vez que a pasta é mais concentrada.
Preparação:
1. Disponha as madalenas à volta do aro de uma forma de aro amovível com cerca de 22 cm de diâmetro. Corte as restantes madalenas em metades e forre o fundo da forma com elas, formando uma primeira camada. Reserve.

2. Bata as natas até que fiquem firmes. Junte o açúcar em pó e bata mais um pouco.

3. Adicione o queijo Mascarpone e bata durante alguns segundos para envolver.

4. Adicione o creme de pistácio e envolva bem com uma espátula até que o creme fique bem incorporado.

5. Verta metade do creme na forma, sobre as madalenas, alise com uma espátula e disponha mais uma camada de madalenas.

6. Verta o restante creme sobre as madalenas, alise a superfície com uma espátula e leve a charlotte ao frigorífico durante pelo menos 4 horas antes de servir (idealmente de um dia para o outro).

7. Antes de servir, desenforme a charlotte e decore a gosto com pistácios picados e rosas secas.




Sem comentários:

Enviar um comentário