Somos atropelados pelas horas destes dias que passam a uma velocidade galopante. Do nada vimos todos os nossos planos serem cancelados ou alterados. Tivemos de nos reinventar, de criar novos hábitos, de alterar rotinas, por forma a vivermos em isolamento. Dias, semanas sem fim e sempre com a incerteza do que o futuro nos reserva. Aumentam as saudades de abraçar aqueles de quem gostamos. A vida acontece lá fora e nós desesperamos cá dentro, divididos entre teletrabalho, telescola, e outras tarefas domésticas que há muito vinham a ser adiadas. Mesmo na cozinha tivemos de nos adaptar, agora que todas as refeições são feitas em casa e com o agregado familiar completo. Tudo o que não queremos é acumular pilhas de louça para lavar, por isso procuramos fazer refeições simples e rápidas e de preferência com ingredientes sazonais. Em tempo de quarentena aceitamos o que a natureza nos dá e confeccionamos refeições com muito sabor, práticas e saborosas e que nos ajudam a rentabilizar os ingredientes que temos da despensa.
Certamente que já ouviram falar no termo One Pot Pasta. Não é mais do que uma forma saborosa e rápida de cozinhar massa com poucos ingredientes e usando apenas um só tacho. Foi Marta Stewart a pioneira deste conceito inovador, após ter feito uma viagem a Itália e se ter inspirado num Chef de um restaurante local. Ela recriou uma receita de massa simples, com poucos ingredientes e que rapidamente se tornou viral. O sucesso foi tanto que se tornou tendência mundial, com imensas variações no que diz respeito aos ingredientes usados. Esta ideia simples, que consiste em pegar numa caçarola ou frigideira alta e colocar lá dentro massa, legumes, ervas, água ou caldo, sal e azeite, resulta numa refeição bastante aromática e saudável. A cremosidade resultante desta combinação de ingredientes é inigualável, uma vez que a massa irá absorver todo o sabor dos restantes ingredientes. Tem ainda a vantagem de ser uma refeição muito rápida de confeccionar e o melhor de tudo é ter no final da refeição apenas um utensílio para lavar, o que torna este conceito muito interessante, especialmente quando estamos de quarentena.
Para esta receita escolhi a massa Gemelli Trigo Alentejano da Nacional, que é feita em molde de bronze, tem um aspecto artesanal e uma textura áspera que lhe permite uma melhor absorção de molhos e sabores. É por isso a massa ideal para este conceito One Pot Pasta. Esta massa, com formato em espiral, é uma edição limitada da marca Nacional e deriva de um trigo certificado, cultivado no nosso Alentejo. Visitem o site da Nacional e fiquem a conhecer outros tantos produtos com qualidade e muitas mais receitas deliciosas, nas quais se podem inspirar para as refeições destes dias, de quarentena em casa.
Massa Primavera [One Pot Pasta]
Ingredientes:
| 250 g de massa Gemelli Trigo Alentejano da Nacional
| 3 c. (sopa) de azeite
| 1 chávena de ervilhas
| 1 chávena de ervilhas tortas
| 1 courgette pequena em cubos
| 1 molho de espargos cortados
| manjericão fresco
| 200 ml de natas ácidas com ervas (ou queijo creme com ervas)
| 100 ml de vinho branco
| 1 Lt de caldo de legumes (ou água)
| sal e pimenta
| queijo parmesão qb
Preparação:
1 . Coloque todos os ingredientes, com excepção do queijo parmesão, numa caçarola ou frigideira alta.
2 . Leve ao lume médio e deixe levantar fervura. Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, durante cerca de 10-12 minutos, o tempo suficiente para que a massa tenha cozido e o caldo se tenha transformado num molho cremoso, tendo evaporado quase na totalidade.
3 . Desligue o lume, adicione queijo parmesão a gosto e envolva. Se necessário rectifique os temperos.
4 . Sirva de imediato com queijo parmesão e folhas de manjericão.
Aqui esta um prato simples ,rápido e delicioso.
ResponderEliminarUma refeição perfeita para o meu almoço.
Adoro estas refeições "One Pot" São! Para além de práticas e rápidas, podemos usar ingredientes frescos e simples e sempre ao nosso gosto.
EliminarUm beijinho,
Célio
Célio, aqui em casa gostamos muito deste tipo de prato!
ResponderEliminarFaço com alguma regularidade este tipo de refeição, pois são muito saborosas, rápidas de fazer e saudáveis.
Este teu One-Pot-Pasta ficou com umas cores lindíssimas!
Beijinhos e obrigada por nos continuares a inspirar na arte de cozinhar.
Paula G.
Muito obrigado querida amiga! Estas são refeições que dão conforto, que nos deixam felizes. Eu sou fã deste género de pratos, práticos e deliciosos. Para além de serem muito versáteis e podermos usar ingredientes frescos e sazonais. :)
EliminarUm beijinho,
Célio