E de repente já é Dezembro... outra vez! Os dias estão mesmo mais frios. E já nem aqueles raios de sol que brilham intensamente servem para aquecer o corpo. Sopra sempre uma brisa fria e desagradável que nos arrefece as orelhas e o nariz. As mãos só estão bem procurando o conforto dos bolsos e os pés só aquecem com umas meias bem quentinhas. Assim chega o último mês do ano, frio e sorrateiro e apesar de ainda não ser inverno, o inicio deste mês marca para mim o começar dessa estação. Gosto de tirar partido do que cada uma das estações do ano tem de melhor para nos oferecer, mas confesso que o inverno é aquela que mais me custa a passar. Ter que usar camisolas pesadas e andar sempre encasacado é algo que encaro como desagradável. É nesta altura que sinto imensas saudades do tempo em que vivia em casa dos meus pais. A lareira aberta que se mantinha acesa durante praticamente todo o dia, o conforto da cozinha sempre quente, o forno de lenha que era usado para fazer os melhores assados e cujo calor era sempre aproveitado para fazer pão caseiro. Aí sim, se tirava o maior partido dos dias frios de inverno. Hoje já não tenho esse conforto, mas procuro alternativas, consciente de que nunca será a mesma coisa. Procuro prazer no simples acto de ligar o forno para fazer uns biscoitos caseiros e com eles encher a latinha das bolachas. No conforto do sofá seguro numa chávena de chá tentando aquecer as mãos ao mesmo tempo que saboreio umas bolachinhas acabadas de fazer. As que levam especiarias são as minhas preferidas, sabores quentes e que saciam como o gengibre e a canela. Desta vez saíram umas bolachas oriundas de outro continente e com sabor a cardamomo, as Nankhatai.
As Nankhatai são umas bolachas muito populares na Índia e no Paquistão e o nome deriva da palavra persa Naan, que significa pão e da palavra afegã Khatai que significa biscoito ou bolacha. Têm como sabor predominante o cítrico do cardamomo e ficam com uma textura bastante crocante que lhes é conferida pela sêmola de milho. Para quem gosta de sabores intensos e cítricos, certamente irá apreciar bastante estas bolachas. Por aqui receberam muitos elogios e já se pensa numa nova fornada.
Com esta receita participo em mais uma edição do grupo Dia Um... Na Cozinha!, após ter falhado duas emissões seguidas. Nutro um carinho especial por este grupo, assim como pelas mentoras do mesmo. Desde que o grupo foi criado no Facebook, que participo em praticamente todas as edições. Mas por vezes torna-se complicado dar o meu contributo, e é difícil chegar a todo o lado. Quando foi anunciado o tema para esta edição, "a minha especiaria", não tive dúvidas que iria usar a minha especiaria preferida, a canela. Pensei num arroz doce que é também a minha sobremesa favorita. Mas decidi arriscar noutra especiaria que também faz parte das minhas preferências e que uso cada vez mais nas minhas receitas, o cardamomo. Esta especiaria tem um sabor forte e único e um aroma intenso, pelo que deverá ser usado com moderação. Confere às sobremesas uma fragância cítrica muito característica que torna qualquer sobremesa única e especial.
Nankhatai | Bolachas de Cardamomo
(receita do livro "Índia - Receitas Bimby")
Ingredientes:
| 180 g de açúcar
| 1/2 c. (chá) de noz moscada (usei Margão)
| 1 c. (chá) de sementes de cardamomo (usei Margão)
| 180 g de manteiga
| 1 ovo
| 120 g de sêmola de milho
| 240 g de farinha
| 1/2 c. (chá) de fermento
| 40 amêndoas (pode substituir as amêndoas por cajus, pistácios ou nozes)
Método Tradicional:
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Coloque as sementes de cardamomo num almofariz e reduza-as a pó. Reserve.
Bata a manteiga até esta ficar bem amolecida. Adicione o açúcar, a noz moscada e as sementes de cardamomo e bata mais um pouco.
Junte o ovo, a sêmola de milho, a farinha e o fermento e misture muito bem até que os ingredientes fiquem bem ligados e obtenha uma massa homogénea e moldável.
Faça 40 pequenas bolas e coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal deixando algum espaço entre elas. Coloque 1 amêndoa no centro de cada bola pressionando ligeiramente.
Leve ao forno a 180ºC cerca de 20 minutos.
Método Thermomix - Bimby:
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Coloque no copo o açúcar, a noz moscada e as sementes de cardamomo e pulverize (15seg/vel9).
Adicione a manteiga e programe (25seg/vel6). Com a ajuda da espátula baixe o que ficou na parede do copo.
Adicone o ovo, a sêmola de milho, a farinha e o fermento e programe (40seg/vel3).
Faça 40 pequenas bolas e coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal deixando algum espaço entre elas. Coloque 1 amêndoa no centro de cada bola pressionando ligeiramente.
Leve ao forno a 180ºC cerca de 20 minutos.
Adorei a receita, Célio! Suas bolachas ficaram lindas e apetitosas! Bom retorno!
ResponderEliminarBjinhos! =)
Vivendo e Aprendendo
Fotos e Prosas
Adorei estas bolachas Célio,..óptima para os cabazes de Natal,...
ResponderEliminarBeijinhos,
Espero por ti em:
http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
www.facebook.com/omeurefugioculinario
Tenho de fazer! Parecem-me perfeitas! Beijinhos
ResponderEliminarCélio, nunca provei cardamomo, acreditas?
ResponderEliminarE tenho ali tanto que a Margão enviou :) acho que já me convenceste a experimentar, fiquei tão curiosa...
Estão lindas as fotos ♥
Bjinhoos
Célio, que lindas e devem ser super saborosas! Adoro as especiarias outonais/natalícias :) Bjinhos!
EliminarOlá Célio,
ResponderEliminarEstas bolachas aromáticas fazem a delícia de qualquer serão de inverno. É como tu dizes, acompanhá-las com uma chávena de chá quentinho reconforta mesmo a alma. Estão um mimo e devem ser muito reconfortantes. Excelente participação neste desfile de dia Um.
Beijinhos aqui da ilha.
Patrícia
que bolachinhas deliciosas, adoro cardomomo, também o descobri á pouco tempo!
ResponderEliminarAdorei!! adoro canela e gengibre também :) estas bolachas com cardamomo já vão ficar debaixo de olho, pode ser que as faça já no fim de semana para encher a casa de aromas deliciosos :) bom diaaa :)
ResponderEliminarOlá Célio: ficaram lindas estas bolachinhas e devem ser uma tentação. Ainda não arrisquei a fazer receitas com o cardamomo, embora tenha um frasco há bastante tempo em casa. Ao ver as tuas bolachinhas, fiquei com vontade de as experimentar.
ResponderEliminarBjn
Márcia
ficaram tão giras e tão perfeitinhas :)
ResponderEliminarhummm ... nunca provei sêmola... :p tenho de tratar disso rapidamente :D
bjs
Carla
http://cromasdacozinha.blogspot.pt/
que bolachinhas maravilhosas!
ResponderEliminarBeijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/
Célio adoro estas tuas Nankhatai, umas bolachinhas repletas de sabor. Já estou a imaginar a devorar um pacotinho destas bolachas ao lume na companhia de um chá quente.
ResponderEliminarLevo a receita para daqui uns tempos viajar também até ao outro continente.
Beijinho
As tuas bolachas têm um ótimo aspecto, mas confesso que o cardamono é das únicas especiarias que não aprecio.
ResponderEliminarum beijinho
Hello Celio, estas bolachinhas vao ser adicionadas ao nosso dia de fazer "christmas cookies". Depois mando-te uma fotos!!! Adoro mesmo o teu blog e as fotos.
ResponderEliminarOlá Célio,
ResponderEliminaré bem verdade, ainda há poucos dias estava na Zambujeira de férias e lembro-me de ter dito "não tarda nada é natal", o que fez risadas na altura mas de facto estamos em Dezembro num instante. E confesso que eu e o frio não nos damos nada bem, as frieiras e os pés gelados deixam-me louca.
Já acendemos o forno a lenha em casa, e ando sempre a cheirar a "fumado" hehe, mas sabe tão bem.
Melhor, só com essas cookies, já sabes que adoro cardamomo!
Ficaram lindas, um beijinho.
Olá, Célio!
ResponderEliminarDeliciosas bolachinhas... tão aromáticas que devem ficar!
Estas terei de experimentar ;)
Bjinhos
Margarida
Já imagino o aroma destas bolachinhas :)
ResponderEliminarNão conhecia as bolachas, mas conquistaram-me logo. São lindas e uniformes! Devem ser deliciosas :)
ResponderEliminarMakanan Lezat Dengan Gula
ResponderEliminarAgen Sbobet