Páginas

Trufas Raffaello, e votos de Feliz Ano Novo 2014

Chegou aquela altura em que fazemos balanços, olhamos para trás e revivemos os momentos do ano que chega agora ao fim. A sensação que tenho é que passou rápido, muito rápido mesmo. Alguns projectos e ideias a fervilhar na cabeça, alguns postos em prática outros que vão ficando pelo caminho, porque o tempo não dá para tudo. Ainda assim foi um ano razoável.

E a última receita que apresento este ano são estas deliciosas Trufas Raffaello, uma adaptação do bombom Raffaello, que é muito apreciado cá em casa. Não é exactamente igual na textura, mas o sabor, esse está lá e ficam irresistíveis. Procurei receitas semelhantes, mas nenhuma me cativou, ou porque levavam leite condensado, tornando os bombons ainda mais calóricos, ou porque não levavam chocolate branco, pelo que decidi reinventar a minha receita trazendo o ligeiro sabor da baunilha em forma de wafers. Ficou aprovadíssima e é excelente para brindar ao Novo Ano com uma taça de champanhe.

Deixo aqui os votos de um excelente ano 2014 para todos, que este seja um ano de mudança, de esperança, de atitude, em que todos devem ousar, arriscar, celebrar, ir mais além, mas nunca se esqueçam de ser muito felizes!





Ingredientes:
| 200 gr. de chocolate branco (usei Pantagruel)
| 100 gr. (1 dl.) de natas (usei de soja)
| 200 gr. de wafers de baunilha
| 200 gr. de côco ralado 
| avelãs torradas inteiras

Método Tradicional:
Parta o chocolate em pedaços pequenos, coloque numa taça e reserve.
Num processador triture as wafers de baunilha e reserve.
Aqueça as natas, sem as deixar ferver e verta-as sobre o chocolate. Mexa com um fouet até o chocolate estar completamente derretido.
Adicione as wafers trituradas e 150gr. de côco ralado e mexa muito bem até os ingredientes ficarem bem ligados. Reserve o côco restante.
Tape com película aderente e leve ao frigorífico durante 1 hora.
Com uma colher de sopa, retire porções de massa e coloque no centro uma avelã. Com as mãos molde pequenas bolas e passe-as de seguida pelo côco ralado.

Método Thermomix - Bimby:
Coloque as wafers no copo e programe (10seg/vel9). Retire e reserve.
Coloque o chocolate no copo, partido em pedaços, juntamente com as natas e programe (2min/70ºC/vel2).
Adicione as wafers e 150 gr. de côco ralado e programe (1min/vel4). Reserve o côco restante.
Tape com película aderente e leve ao frigorífico durante 1 hora.
Com uma colher de sopa, retire porções de massa e coloque no centro uma avelã. Com as mãos molde pequenas bolas e passe-as de seguida pelo côco ralado.









Croquembouche, e votos de um Feliz Natal!

O Croquembouche ou "Croque en Bouche" é uma sobremesa  típica francesa que consiste numa montagem em forma de cone ou árvore, constituída por profiteroles, recheados ou não, e coberta com fios de caramelo. Pode ser decorada com chocolate, flores, frutos secos, o que estiver ao nosso alcance. Eu optei por uma decoração simples e como estamos no Natal, usei as estrelas da Vahiné que estão adequadas à ocasião.

A revista Jamie Magazine de Dezembro, especial de Natal, traz na capa esta receita e eu não resisti a fazê-la, não a seguindo à risca e adaptando-a ao meu gosto. Para recheio das profiteroles, optei por um delicioso creme de pasteleiro, que trouxe um toque sublime a esta sobremesa.

Deixo-vos com o último post antes do Natal e com os votos de umas Festas Felizes a todos aqueles que aqui passam, comentam e seguem o Sweet Gula. Feliz Natal para todos e sejam felizes!




Ingredientes:
[para a Massa Choux]
| 160 gr. de farinha (usei Branca de Neve)
| 250 gr. de água
| 100 gr. de margarina (usei Vaqueiro)
| 1 c. (chá) de sal
| 1 pitada de açúcar
| 4 ovos médios

[para o recheio]
| 70 gr. de açúcar granulado (usei RAR)
| casca de laranja e/ou limão (só a parte amarela)
| 1 ovo 
| 1 gema de ovo
| 1 c. (sopa) de açúcar baunilhado (usei Vahiné)
| 300 gr. de leite
| 15 gr. de amido de milho (usei Maizena)

[para o caramelo]
| 250 gr. de açúcar granulado (usei RAR)
| 2 c. (sopa) de água
| algumas gotas de sumo de limão

| estrelas Vahiné para decorar

Método Tradicional:
[Massa Choux]
Num tacho, aqueça a água, a manteiga, o sal e o açúcar. Quando levantar fervura, junte a farinha de uma vez só e mexa energicamente  com uma colher de pau, até que a massa se descole completamente do tacho. Deixe arrefecer um pouco.
Adicione aos poucos os ovos batidos, mexendo bem até obter uma massa homogénea. Coloque a massa dentro de um saco de pasteleiro e deixe repousar alguns minutos.
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Num tabuleiro forrado com papel vegetal, faça pequenos montes, separados uns dos outros.
Reduza a temperatura para 160ºC e leve ao forno cerca de 30 a 40 minutos ou até que fiquem dourados. Deixe os profiteroles arrefecerem completamente no forno e só depois os retire.

[Recheio]
Raspe para uma taça, a casca do limão e da laranja e reserve. Leve ao lume o leite e deixe levantar fervura. Entretanto, adicione à raspa do limão e laranja o ovo e a gema, os açúcares e a farinha e mexa com um fouet. Adicione esta mistura ao leite bem quente e, sem parar de mexer, leve novamente ao lume até engrossar e obter um creme espesso. Deixe arrefecer e coloque no frigorífico até usar.

Método Thermomix - Bimby:
[Massa Choux]
Coloque a água no copo, juntamente com a manteiga, o sal e o açúcar e programe (5min/100ºC/vel1).
Junte a farinha de uma vez só e programe (15seg/vel4).
Retire o copo da base e deixe a massa arrefecer 20 minutos.
Bata os ovos à parte, e com a Bimby em funcionamento na vel4, adicione-os através do bocal da tampa.
Coloque a massa dentro de um saco de pasteleiro e deixe repousar durante 30 minutos.
Pré aqueça o forno a 180ºC. Num tabuleiro forrado com papel vegetal, faça pequenos montes, separados uns dos outros.
Reduza a temperatura para 160ºC e leve ao forno cerca de 30 a 40 minutos ou até que fiquem dourados. Deixe os profiteroles arrefecerem completamente no forno e só depois os retire.

[Recheio]
Deite no copo o açúcar e pulverize (10seg/vel9).
Junte a casca de limão e da laranja e programe (15seg/vel9).
Incorpore os restantes ingredientes e programe (6min/90ºC/vel4).
Deixe arrefecer e coloque no frigorífico até usar.

 ____________♦♦____________

Coloque o creme no saco de pasteleiro e com a ponta mais fina, recheie os profiteroles e reserve.
De seguida prepare o caramelo:
[Caramelo]
Numa caçarola anti aderente coloque o açúcar juntamente com a água e algumas gotas de limão.
Mexa, fazendo movimentos circulares, até que o açúcar fique totalmente dissolvido e com uma cor âmbar. Quando começar a borbulhar, retire de imediato.

Mergulhe a base dos choux no caramelo e faça uma montagem em forma de árvore de Natal, por forma a que fiquem colados uns aos outros. No final, se o caramelo já estiver sólido, volte a aquecer e com um garfo espalhe fios de caramelo por cima dos choux. 
Decora a gosto com estrelas Vahiné e bolas de Natal.


Scones de Romã com Manteiga de Cabra

Há receitas que por si só já são deliciosas. Mas se usarmos ingredientes de qualidade, podemos enriquecê-las, apostando na diferença e torná-las únicas. É o caso destes Scones de Romã com Manteiga de Cabra que, arrisco-me a dizer, são os melhores scones feitos por mim que eu já comi.
Apostei na manteiga de cabra Tété, que tornou o sabor destes scones único e com uma textura fofa e deliciosa. Aconselho mesmo a experimentarem.

Com este post, dou início a uma nova parceria com a prestigiada marca Tété, uma empresa nacional de lacticínios, fundada à mais de cinquenta anos e que sempre soube colocar no processo de produção dos seus produtos as medidas exactas de tradição e inovação.
O que torna a manteiga de cabra Tété especial?! É o facto de ser feita recorrendo a métodos artesanais, com o mais puro leite de cabra, que conjuga na perfeição com notas de flor de sal, apresentando um paladar requintado.



Ingredientes:
| 300 gr. de farinha de trigo
| 70 gr. de açúcar amarelo
| 2 c. (chá) de fermento em pó
| 1 c. (café) de sal
| 1/2 c. (chá) de bicarbonato de sódio
| 70 gr. de manteiga de cabra (usei Tété)
| 1 iogurte natural
| 1 cháv. de bagos de romã
| açúcar mascavado q.b.

| 1 clara de ovo
| 4 c. (sopa) de açúcar em pó
| 1 c. (sopa) de sumo de limão

Método Tradicional:
Numa taça, misture todos os ingredientes sólidos. Junte a manteiga, que deve estar bem fria e em pedaços pequenos. Com os dedos, trabalhe a massa, até que a manteiga comece a ficar envolvida e a massa fique com um aspecto esfarelado.
Adicione o iogurte e amasse bem, até que todos os ingredientes fiquem bem ligados e a massa desprenda dos dedos. Se achar necessário, adicione mais um pouco de farinha.

Método Thermomix - Bimby:
Coloque a farinha no copo, juntamente com o açúcar, o fermento, o sal e o bicarbonato de sódio. Misture (2seg/vel4).
Adicione a manteiga, que deve estar bem fria e em pedaços. Programe (5seg/vel4).
Adicione o iogurte natural e programe alguns segundos na vel4.

__________________♠♠♠__________________

Pré aqueça o forno a 180ºC.
Coloque a massa numa superfície enfarinhada e muito delicadamente adicione os bagos de romã e envolva-os com as mãos. Forme uma bola e de seguida forme um círculo, achatando-o com as mãos.
Polvilhe com açúcar mascavado a gosto.
Com uma faca, corte a massa em seis ou oito pedaços iguais. 
Disponha os scones num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno por cerca de 20 minutos ou até que comecem a ficar dourados.
Retire e deixe arrefecer.

Prepare o glacé. Bata uma clara de ovo e aos poucos vá adicionando o açúcar em pó e o sumo de limão. Bata até obter uma consistência cremosa e brilhante.
Coloque o glacé num saco, fure a ponta do saco e decore os scones a gosto.








 


Passatempo "All I Want For Christmas Is Fruut"


A Fruut é uma marca nacional que produz snacks de maçã crocante. É 100% natural, feito a partir de finas fatias de fruta produzida em Portugal, sem adição de açúcar, gordura ou conservantes, podendo ser consumido como aperitivo, snack ou sobremesa. O processo de secagem reduz o teor de humidade de 85% a cerca de 2%, resultando num delicioso e crocante petisco. Tratando-se de um produto sem Glúten e sem adição de açúcar, pode ser consumido por celíacos, diabéticos e doentes cardiovasculares.

É uma marca que está em crescimento e contínua expansão no mercado nacional, encontrando-se disponível em mais de 2.000 pontos de venda. Mas há mais, a Fruut, que actualmente existe em duas versões, vermelho doce e verde intenso, irá lançar no próximo ano 5 novos sabores e aos poucos vai entrando noutros mercados europeus. Para ficarem a saber tudo consultem o site Fruut aqui ou vão à página Fruut no Facebook, aqui.


E como estamos no Natal, a Fruut acaba de lançar uma edição especial da sua fruta crocante. Maçã com Chocolate, parece-vos bem?! Mas atenção, esta edição é limitada a 20.000 unidades.

Por isso, o Sweet Gula em parceria com a Fruut, tem para oferecer dois cabazes com duas embalagens de 60 gr. Fruut Chocolate, uma embalagem de 20 gr. de Fruut Vermelho e uma embalagem de 20 gr. de Fruut Verde.
Para se habilitarem a ganhar um destes dois cabazes, apenas têm que:
  • Partilhar o post do passatempo na página do Facebook, em modo público.
  • Escrever no post original, como comentário, uma frase alusiva ao Natal e que contenha as palavras "Sweet Gula" e "Fruut".
  • Colocar "gosto" nas páginas no Facebook do Sweet Gula e da Fruut.
O Passatempo começa hoje, dia 19 de Dezembro e termina no dia 23 de Dezembro às 23h59.
A cada participante será atribuído um número e os dois vencedores serão selecionados através  do sistema Random.org.
Os vencedores serão anunciados na página Sweet Gula, no Facebook e devem enviar por mensagem privada a morada na qual desejam receber o seu prémio.

Boa sorte a todos!

Clafoutis de Chocolate Branco com Swirl de Amora

Esta sobremesa poderia também chamar-se "O Clafoutis que era para ser Brownie". Quando a preparei, idealizei fazer uns brownies de chocolate branco. Mas ainda bem que a consistência ficou mais "tipo pudim", pois resultou num delicioso Clafoutis de Chocolate Branco, ao qual decidi adicionar um swirl de amora.



Recentemente fui desafiado pela Alsa, que me enviou alguns artigos, a criar uma sobremesa. Optei por usar a Mousse de Chocolate Branco, pois aprecio o seu sabor e acho que resulta lindamente nesta receita, tanto no contraste de cores, como de sabores, entre o chocolate e as amoras. O resultado surpreendeu bastante pela positiva.
E como estamos no Natal, e deve-se aproveitar o máximo de tempo em família, estes preparados Alsa são ideais para não perder muito tempo na cozinha e criar uma receita simples e deliciosa.

A Alsa já existe no mercado das sobremesas à mais de 30 anos e continua a surpreender, procurando satisfazer o cliente e respondendo a necessidades e exigências cada vez mais diferenciadas, em segmentos como o das mousses, pudins, gelatinas, etc. Alsa é uma marca de referência, quando se pretende dar um final feliz a uma refeição, tal como eu fiz, criando estas estrelas de Clafoutis.




Ingredientes:
| 100 gr. de margarina à temp. ambiente
| 50 gr. de açúcar
| 1 iogurte natural
| 2 ovos
| 40 gr. de farinha
| 1/2 c. (café) de fermento em pó
| 1 c. (chá) de açúcar baunilhado
| 1 emb. de Mousse de Chocolate Branco Alsa

[para o creme de amora]
| 1 iogurte natural
| 100 gr. de amoras (usei silvestres, congeladas)
| 3 c. (sopa) de açúcar em pó)

Método Tradicional:
Pré aqueça o forno a 180ºC.
Bata a manteiga, juntamente com o açúcar até obter um creme esbranquiçado.
Adicione o iogurte natural e bata. Sem deixar de bater, adicione os ovos, um de cada vez.
Junte a farinha, o fermento, o açúcar baunilhado e a mistura para mousse de chocolate branco Alsa e envolva no creme. Bata mais alguns minutos.

[preparação creme de amora]
Com um garfo, esmague as amoras, adicione o iogurte natural e o açúcar em pó. Envolva e misture muito bem até os ingredientes ficarem bem ligados.

Método Thermomix - Bimby:
Pré aqueça o forno a 180ºC.
Coloque a margarina no copo, junte o açúcar e programe (2min/37ºC/vel2).
Adicione o iogurte natural, os ovos, a farinha, o fermento, o açúcar baunilhado e a mistura para mousse de chocolate branco Alsa. Programe (3min/vel4).

[preparação creme de amora]
Com um garfo, esmague as amoras, adicione o iogurte natural e o açúcar em pó. Envolva e misture muito bem até os ingredientes ficarem bem ligados

_____________♣♣♣____________

Verta a massa numa forma, forrada com papel vegetal e alise com uma espátula. Sobre a massa coloque colheradas do creme de amora. Com uma faca desenhe o swirl a gosto.
Leve ao forno a cozer, durante cerca de 30 minutos.






Broas Rápidas de Frutos Secos e o Curso "Receitas Rápidas para o Natal" na Academia Vaqueiro

Na passada terça feira, dia 10, eu e mais 6 bloggers frequentámos o curso "Receitas Rápidas para o Natal", na Academia de Sabores Vaqueiro. Foi um fim de tarde / início de noite muito bem passado, na companhia de algumas caras já conhecidas e uma oportunidade excelente para vir a conhecer outras caras simpáticas.


Foi um prazer enorme rever a "Laranjinha" Izabel Zibaia Rafael, autora do blog Cinco Quartos de Laranja, que já tinha conhecido aqui. Também já conhecia a Sandra, do blog Marmita, que se juntou a nós. E estive novamente com a Ana, do blog A Marmita Lisboeta, que conheci no dia em que visitei os estúdios do canal 24 Kitchen. Fiquei a conhecer a simpática e extrovertida Catarina Vilela, virtualmente conhecida como "Tralhas" e que é autora do blog Tralhas Grátis, mas que também tem um blog de culinária, o Receitas Económicas.
Também a Mónica Duarte, autora do blog A Dona de Casa Perfeita se juntou a nós, contribuindo sempre com o seu simpático sorriso para a boa disposição do grupo. E por último, tive também o prazer de conhecer a não menos simpática Sara, autora do blog de moda NonFashionista.


A boa disposição esteve sempre presente e num ambiente muito descontraído, sempre com a supervisão do chef Pedro Niny Duarte que, aliás, foi um prazer rever. Ttodos juntos cozinhámos  seis deliciosas receitas de Natal. Foram elas um Creme de Abóboras com Pesto de Nozes, para abrir o apetite. Um Bacalhau com Grelos e Crosta de Broa e uns Rolos de Perú com Castanhas e Azeitonas Verdes. Para sobremesa houve um delicioso Pudim de Natal, umas Broas Rápidas de Frutos Secos (receita mais abaixo) e um requintado Arroz Doce Merengado que estava divinal.


Eu e a Ana confecionámos o Creme de Abóboras com Pesto de Nozes, que acompanhámos com uns croutons de pão aromatizados com azeite e alho e com alho francês cortado em rodelas fininhas. Estava delicioso, este  creme, e fez as delicias dos intervenientes.


Foi mais uma experiência espectacular na Academia de Sabores Vaqueiro que reúne umas condições excelentes de aprendizagem  e que tem uma vasta gama de cursos com horários bastante flexíveis e para todos os gostos. Se quiserem saber mais sobre estes cursos, entrem aqui.



E agora dou-vos a conhecer as Broas Rápidas de Frutos Secos, uma das receitas que foi ensinada neste curso, e que alguns de nós ainda truxemos na marmita. ;)



Ingredientes:
| 50 gr. de nozes
| 250 gr. de farinha
| 50 gr. de açúcar amarelo
| 1 c. (sopa) de canela em pó
| 1 c. (sopa) de erva doce
| 125 gr. de Vaqueiro Bolos
| 50 gr. de corintos
| 20 gr. de pinhões
| 50 gr. de mel
| 1 ovo

Método Tradicional:
Ligue o forno e regule-o para os 180ºC.
Deite as nozes num robot de cozinha e triture-as grosseiramente.
Adicione a farinha, o açúcar amarelo, a canela e a erva doce e misture bem.
Junte a Vaqueiro que deve estar bem fria, cortada em pedaços e ligue o robot na função intermitente até obter uma massa com aspecto de areia grossa.
Adicione os pinhões e os corintos e misture.
Junte o mel e o ovo e ligue o robot aé todos os ingredientes estarem ligados.

Método Thermomix - Bimby:
Ligue o forno e regule-o para os 180ºC.
Coloque as nozes no copo e pique-as grosseiramente (2seg/vel6). Retire e reserve.
No copo, coloque a farinha, o açúcar amarelo, a canela e a erva doce e misture (5seg/vel4).
Adicione a Vaqueiro, que deve estar fria, cortada em pedaços e programe (20seg/vel6).
Adicione os pinhões, as nozes e os corintos e misture (5seg/vel6).
Junte o mel e o ovo e programe (10seg/vel4)

____________♣♣♣♣___________

Polvilhe a bancada de cozinha com farinha e transfira para aí a massa preparada.
Molde num rolo com 3cm de espessura e corte-o em pedaços com cerca de 1,5cm.
Molde os pedacinhos de massa em forma de broínhas e coloque-os sobre um tabuleiro polvilhado com farinha.
Leve ao forno e deixe cozer durante cerca de 10 minutos.


Entrançado de Nozes, Chocolate, Maçã e Passas

Há um bolo que é rei. Mas como todos os reis, é adorado por uns e odiado por outros. Eu confesso que gosto de bolo rei, mas não sou fã. E para aqueles que, como eu, não são muito apreciadores de frutas cristalizadas, este bolo entrançado é uma boa alternativa ao tradicional bolo rei. Não leva cerejas, mas tem chocolate, o que mais se pode desejar?!

E finalmente consegui adquirir as tão desejadas tábuas da Gradirripas. Para quem não sabe, esta é uma empresa localizada em Pernes, Santarém e que produz as famosas tábuas que o chef Jamie Oliver usa na sua cozinha. Sim, as tábuas do Jamie são fabricadas em Portugal e são lindas de morrer!
Eu soube que o Sr. Raúl Violante ia estar a expor a suas tábuas na Feira de Natal do Campo Pequeno, não resisti, fui até lá e trouxe duas para casa.

Aproveito também para anunciar a nova parceria do blog com a marca Suldouro, especializada em especiarias e que foi recomendada pelos consumidores como Sabor do Ano em 2013.



(receita da revista Bimby - Momentos de Partilha, Jan 2009)

Ingredientes:
[para a massa]
| 200 gr. de leite
| 90 gr. de manteiga
| 90 gr. de açúcar ou mel
| 35 gr. de fermento de padeiro fresco
| 600 gr. de farinha tipo 65
| 1 ovo
| 1 pitada de sal
| natas para pincelar (usei leite)

[para o recheio]
| 200 gr. de nozes
|100 gr. de chocolate para culinária (usei Pantagruel)
| 2 maças em quartos
| 60 gr. de açúcar
| 2 c. (chá) de canela em pó (usei da Suldouro)
| 100 gr. de passas

Método Tradicional:
Coloque a farinha, juntamente com o açúcar numa taça. Faça um buraco ao centro e adicione a manteiga. Comece a amassar com os dedos e aos poucos vá adicionando o leite. Junte o fermento, o sal e o ovo ligeiramente batido e amasse muito bem durante alguns minutos, sovando a massa, até que todos os ingredientes se encontrem bem ligados e a massa desprenda dos dedos.
Forme uma bola e deixe repousar cerca de 30 minutos em local morno.

Num processador, coloque as nozes e o chocolate e triture a uma velocidade alta.
Adicione as maçãs, o açúcar e a canela e volte a triturar.  Se achar que o recheio está demasiado espesso, adicione um pouco de leite (50 gr.). (eu não adicionei leite)

Método Thermomix - Bimby:
Coloque no copo o leite, a manteiga, o açúcar e o fermento e programe (2min/37ºC/vel2).
Adicione a farinha, o ovo e o sal e programe (3min/vel Espiga).
Retire a massa e deixe repousar cerca de 30 minutos em local morno.

Coloque no copo as nozes e o chocolate e programe (6seg/vel8).
Junte as maçãs, o açúcar e a canela e programe (5seg/vel8). Se achar que o recheio está demasiado espesso, adicione um pouco de leite (50 gr.). (eu não adicionei leite)

:::::::::::::::::::::○○○○○○○○○○::::::::::::::::::::

Estenda a massa com a ajuda de um rolo até formar um rectângulo. Espalhe o recheio por cima e acrescente as passas. De seguida enrole a massa até obter um rolo e corte-a ao meio. Coloque uma metade por cima da outra, de modo a obter um "X". Entrance uma na outra e una as extremidades.
Coloque a coroa num tabuleiro forrado com papel vegetal e comprima as passas para dentro da massa, de modo a evitar que se queimem. 
Pincele a massa com as natas. Deste modo a superfície não ficará ressequida e obterá uma cor dourada. Em alternativa, pode também pincelar com calda de açúcar ou com açúcar em pó.
Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC cerca de 30 a 40 minutos.