Sendo este um bolo delicado e pelo facto de não ser muito adepto de suspiro e não apreciar muito o chantilly da Pavlova tradicional, nunca o tinha feito antes. Mas decidi inovar e reinventar a receita. À Pavlova adicionei chocolate e em vez de chantilly, decidi fazer um creme de queijo. O resultado ficou divinal. Um bolo crocante e fofinho por dentro e um creme que combinou na perfeição com os frutos vermelhos.
Ingredientes:
8 claras de ovo
300 gr. de açúcar em pó
3 c. (sopa) de cacau em pó
1 pitada de sal
1 c. (sopa) de farinha Maizena
1 c. (sopa) de vinagre
1 c. (chá) de açúcar baunilhado
frutos vermelhos q.b.
1 pedaço de chocolate (pode ser chocolate de leite)
(para o creme)
200gr de queijo creme (pode ser Mascarpone)
100 gr. de açúcar em pó
1 gema de ovo
1 c. (chá) açúcar baunilhado
1 pitada de sal
Pré aquecer o forno a 180ºC
Método tradicional:
Misturar o açúcar em pó com o cacau e reservar.
Numa taça, colocar as claras e uma pitada de sal. Bater as claras em castelo com a vara de arames até ficarem bem firmes e formarem picos. Aos poucos, adicionar a mistura de açúcar e cacau, o açúcar baunilhado, a farinha Maizena e o vinagre e envolver tudo muito delicadamente.
(para o creme)
Bata o queijo, juntamente com o açúcar em pó, o açúcar baunilhado, a gema de ovo e uma pitada de sal. Bata durante um ou dois minutos até atingir a consistência desejada.
Método Thermomix-Bimby:
No copo limpo, colocar o açúcar e pulverizar (10seg/vel9). Misturar os 300gr. de açúcar em pó com o cacau em pó. Reservar.
Colocar no copo a borboleta e adicionar as claras com uma pitada de sal. Bater as claras em castelo (6min/vel4), sem o copo de medida na tampa.
De seguida, reduzir para a velocidade 3 e adicionar aos poucos a mistura de açúcar e cacau, o açúcar baunilhado, a farinha Maizena e por último o vinagre. Bater mais uns segundos.
(para o creme)
No copo limpo, com a borboleta colocada, adicionar o queijo, o açúcar, o açúcar baunilhado, a gema de ovo e uma pitada de sal. Bater (1min/vel4).
______________________________.................______________________________
Deitar o preparado no tabuleiro de ir ao forno, forrado com papel vegetal untado de óleo. Usei uma forma de aro amovível, sem o fundo, tornando mais fácil moldar o bolo. Levar ao forno, reduzindo a temperatura para 150ºC, durante 1 hora.
Após o bolo estar cozido, decore a gosto com o creme de queijo e frutos vermelhos. Polvilhe com açúcar em pó e chocolate ralado.
Após o bolo estar cozido, decore a gosto com o creme de queijo e frutos vermelhos. Polvilhe com açúcar em pó e chocolate ralado.
que espectaculo de Pavlova... estou a babar para cima do ecrã... :)
ResponderEliminarbjs
A minha gula é como a tua: sweet!! E por isso estou rendida a esta perdição de pavlova.
ResponderEliminarJá estou a seguir-te!
Beijinhos,
Aids
Que fotos impressionantes!! Fiquei a babar diante de uma pavlova tão bonita! Vim por uma indicação do Facebook e não me arrependi nem um pouco!
ResponderEliminarTalita
O Facebook é sem dúvida o melhor meio de publicidade para blog recentes!! E mais tendo sido partilhado pela Verinha!! Oh oh... E quando chegas aqui, ficas alucinada com a primeira foto!! Nunca experimentei fazer uma pavlova... Mas depois de ver as tuas fotos, nao sei se me resistirei mto mais!!
ResponderEliminarPor aqui vou ficando!
Um beijinho,
Mena.
Obrigado a todas as pessoas que por aqui têm passado e gostaram do que viram. O blog ainda é muito recente, mas prometo não desiludir. ;)
ResponderEliminarÉ um prazer poder partilhar aquilo que me dá imenso prazer fazer, que é conzinhar e fotografar.
Um bem haja a todos os que já ficaram fãs. Obrigado. ;)
Que bela pavlova :)
ResponderEliminarObrigado Patricia! Mas isto não é nada comparado com as iguarias do seu blog.;) É difícil resistir a tanta coisa boa. Já a "sigo" à quase dois anos e sou meeeesssmo fã. Beijinho. ;)
ResponderEliminarGosto imenso de pavlovas e esta ficou com um aspecto divinal :)
ResponderEliminarAna Mafalda
Obrigado Ana Mafalda. Sim, esta Pavlova ficou mesmo muito boa. ;)
ResponderEliminarEsta pavlova deixou-me de água na boca, que delicia :)
ResponderEliminarbeijinhos,
Joana
Obrigado Joana! Experimente que vale bem o esforço. ;)
ResponderEliminarBjs.
Célio Cruz
Olá,
ResponderEliminarSó tenho uma palavra para adjectivar a sua pavlova: Magnifica !
Também já fiz uma, mas nem de perto nem de longe ficou assim tão bonita !
Um beijinho
Isabel
www.blogdochocolate.com
http://brisa-maritima.blogspot.pt
Muito obrigado Isabel. ;)
ResponderEliminarMas não é nada de especial, já as vi bem mais bonitas. No entanto, obrigado pelo elogio.
Bjs.
Célio Cruz
Aiai!!!
ResponderEliminarQue delicia; a mistura destes sabores é divinal...sentir o crocante com o acido dos frutos deve ser muito bom! Olha apetece comer tudo!
Beijinho;
;) Tenho de admitir Maria, esta Pavlova fez um sucesso e sim, é muito saborosa, assim que se dá a primeira trinca, não apetece parar mais.
ResponderEliminarBeijinho.
Célio Cruz
Linda essa pavlova e deve estar divinal.
ResponderEliminarBjs.
Paula
Mas que verdadeira tentação sem duvida ;)
ResponderEliminarBeijinhos
Uma verdadeira tentação sem duvida alguma não conhecia pavlova, porque usas açúcar em pó Célio? se usar açúcar amarelo ou mascavado, digo isto porque gosto mais sendo que é mais saudável vai mudar a receita achas?
ResponderEliminarBeijinhos tenho muitas coisa boas aqui para experimentar, mas ainda não tive oportunidade mas vou experimentar (= beijoquinha
Olá! O açúcar em pó irá ajudar a que as claras se mantenham firmes aquando da mistura do açucar com as claras em castelo. Se usares açúcar granulado, terás de ter ainda mais cuidado ao envolver, pois as claras podem abater. Podes usar açúcar amarelo ou mascavado, mas se puderes transforma-o em pó.
EliminarObrigado e beijinho. ;)