Páginas

Bolo de Maçã e Trigo Sarraceno


Adoro estes dias de Outono, com o sol ainda a espreitar lá fora e as temperaturas amenas. As manhãs que já pedem uma peça de roupa mais aconchegante e as noites, agora mais frias, que já não dispensam uma mantinha, quando nos enroscamos no sofá enquanto assistimos a uma série. Na cozinha não é diferente e é notória a chegada da nova estação. O forno é ligado mais vezes, já apetece a comida de conforto, no ar paira o cheiro da marmelada acabada de fazer e na bancada vão-se amontoando as batatas doces e as abóboras à espera de irem ao forno para assar e serem transformadas em deliciosas sopas e purés. E ainda falta provar as castanhas, assadas com algumas pedras de sal ou cozidas com erva doce. Tudo bons motivos para saborear e gostar cada vez mais desta estação de tons quentes e dourados, que eu adoro.

Mas o que me deixa realmente feliz é poder ligar o forno para fazer um delicioso bolo de sabores outonais e com ele perfumar a casa. O cheiro inconfundível das especiarias que fica no ar é algo que eu não dispenso por estes dias. E vocês sabem o quanto eu gosto de bolinhos! Estamos na estação das maçãs e das peras e uma boa forma de as utilizar é em sobremesas. Nada como uma deliciosa tarte de maçã e canela acabada de sair do forno, servida com uma bola de gelado de baunilha. Concordam?! Ou umas peras cozidas com especiarias e servidas com um decadente caramelo salgado. Pequenos prazeres desta vida. Mas também gosto de um bolo de maçã e canela, de sentir os pedaços de maçã que tornam a massa ligeiramente húmida e ainda mais saborosa. 


Quando publiquei estas waffles falei-vos da novidade criada pela marca Nacional, a farinha de grão-de-bico. Mas também mencionei que outras novidades estavam a caminho. Pois bem, a Nacional acaba de lançar também a nova Farinha de Trigo Sarraceno Biológica, uma farinha 100% natural, fonte de fibras e proteínas e nutricionalmente mais rica que uma farinha de trigo normal. Confesso que estava ansioso para usar esta farinha num bolo e fiquei mesmo muito satisfeito com o resultado. Um bolo de maçã e trigo sarraceno, muito aromático e perfeito para servir de sobremesa ou mesmo para comer ao lanche. 

Ainda sobre a Farinha de Trigo Sarraceno BIO da Nacional, é proveniente de agricultura biológica e produzida de forma tradicional em moinho de pedra, o que permite conservar todas as suas propriedades e o sabor intenso que a caracteriza. É ideal para inovar na cozinha de forma equilibrada, podendo tanto ser utilizada em sobremesas como em pratos salgados. Mas as novidades não ficam por aqui, a Nacional, como marca inovadora e de referência em Portugal está sempre a surpreender e em breve chegam mais novidades. Fiquem atentos e sigam as redes sociais da marca e visitem o site da Nacional onde encontram muitas receitas deliciosas.






Bolo de Maçã e Trigo Sarraceno

Ingredientes:
| 4-5 maçãs médias
| sumo de 1/2 limão
| 2 c. (chá) de fermento em pó
| 1/2 c. (chá) de sal
| 2 c. (chá) de canela
| 90 g de manteiga 
| 350 g de açúcar amarelo
| 2 ovos
| 1 c. (chá) de extrato de baunilha              
| 300 g de iogurte grego
| 1 c. (sopa) de açúcar mascavado

Preparação:
1 . Pré-aqueça o forno a 180ºC. 

2 . Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma forma de buraco.

3 . Descasque e descaroce as maçãs, corte-as em pedaços, regue com o sumo de limão e reserve.

4 . Numa taça misture a Farinha de Trigo Sarraceno Bio da Nacional peneirada, o fermento, o sal, a canela e reserve.

5 . Bata durante alguns minutos a manteiga juntamente com o açúcar e os ovos, até obter uma mistura fofa e esbranquiçada. Adicione a baunilha e bata mais um pouco.

6 . Ao preparado anterior adicione alternadamente a farinha e o iogurte grego, começando e terminando com a farinha. Misture bem até obter uma massa homogénea.

7 . Adicione a maçã e envolva delicadamente na massa com uma espátula.

8 . Verta a massa na forma e alise a superfície. Polvilhe com o açúcar mascavado e leve ao forno durante 45-50 minutos. Faça o teste do palito antes de retirar o bolo do forno.

9 . Deixe o bolo arrefecer um pouco na forma antes de desenformar. Desenforme e deixe arrefecer sobre uma grelha. Sirva com uma bola de gelado.







2 comentários:

  1. Que excelente sugestão!
    Passei para desejar um excelente fim-de-semana!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar
  2. Ótima receita! Adoro bolo de maçã, fiquei louca para testar.

    O problema será achar o trigo Sarraceno, aqui no Brasil, numa loja física. Vou acabar tendo que comprar pela internet.

    ResponderEliminar