Sinto uma leve nostalgia no ar, nestes últimos dias de Agosto, como se o Verão estivesse a despedir-se lentamente. É impossível não pensar nas tardes quentes, nas noites longas e na sensação de liberdade que esta estação nos proporciona. O Verão, com a sua luz intensa e a sua energia vibrante, parece sempre passar depressa demais, deixando em nós uma sensação de querer mais, de agarrar cada raio de sol com mais força.
Contudo, ao mesmo tempo que essa melancolia se instala, surge uma expectativa renovada. Setembro está a chegar e traz consigo uma promessa de dias ainda ensolarados e amenos e, para mim, o início das tão aguardadas férias. Setembro é o meu mês de Verão, um tempo para prolongar essa sensação de leveza, para aproveitar ao máximo cada instante. Porque ainda há muito Verão por viver, muitas memórias por criar e eu estou determinado a fazer de cada dia uma nova aventura. Enquanto Agosto se despede, preparo-me para um Setembro cheio de momentos inesquecíveis, aproveitando até o último resquício de calor e alegria que o Verão tem para oferecer.
A pensar nesses dias que se aproximam, preparei uma sobremesa leve, fresca e deliciosa. Há algo de especial em criar uma sobremesa que mistura sabores frescos e texturas suaves e esta Tarte de Ricotta, Limão e Framboesa é a expressão perfeita dessa combinação. A leveza da ricotta, o toque cítrico do limão e a acidez das framboesas unem-se para criar uma sobremesa que é ao mesmo tempo elegante e reconfortante. A esta combinação junta-se uma base de massa Filo que vem dar uma textura mais crocante e irresistível. É o tipo de sobremesa que agrada tanto aos olhos como ao paladar, ideal para servir em ocasiões especiais ou apenas para um momento de indulgência pessoal.
Preparar esta Tarte de Ricotta, Limão e Framboesa é mais do que apenas seguir uma receita. É a oportunidade de criar algo que celebra a simplicidade e a sofisticação dos ingredientes frescos. Cada fatia é rica em sabor e textura e traz alegria e satisfação a quem a saboreia.
Tarte de Ricotta, Limão e Framboesa
Ingredientes:
| 125 g de framboesas
| 1 c. (sopa) de açúcar em pó
| 50 g de manteiga derretida
| 5 folhas de massa Filo
| 250 g de queijo Ricotta
| 100 g de queijo Mascarpone
| 170 g de açúcar
| 2 limões, raspa e sumo
| 2 ovos
{para decorar}
| framboesas qb
| morangos qb
| rodelas de limão
| folhas de hortelã
Preparação:
1. Pré-aqueça o forno a 180ºC.
2. Coloque as framboesas com o açúcar num processador e triture durante alguns segundos. Passe as framboesas trituradas por um coador de rede finna, por forma a descartar as grainhas e reserve.
3. Unte com manteiga uma tarteira com 23 cm. Pincele com manteiga uma folha de massa Filo e disponha-a na tarteira. Repita o processo para as restantes folhas de massa Filo e sobreponha-as umas sobre as outras. Recorte o excedente de massa em toda a volta.
4. Coloque uma folha de papel vegetal sobre a massa filo e preencha a tarteira com pérolas de cerâmica (ou leguminosas secas) e leve a tarte ao forno durante 10 minutos. Retire as pérolas de cerâmica e deixe assar por mais 5 minutos. Retire e deixe arrefecer um pouco.
5. Entretanto baixe a temperatura do forno para os 170ºC.
6. Na taça da batedeira coloque o queijo Ricotta, o queijo Mascarpone, o açúcar, a raspa e o sumo dos limões e os ovos. Bata durante 1 ou 2 minutos até obter um preparado liso e uniforme.
7. Verta a mistura anterior na tarteira. Com uma colher, espalhe a gosto um pouco de coulis de framboesa e leve a tarte ao forno durante 45 minutos.
8. Retire a tarte do forno e deixe arrefecer. Sirva a tarte decorada com framboesas, morangos, rodelas de limão, folhas de hortelã e o coulis de framboesa.
Sem comentários:
Enviar um comentário