Páginas

Macarrão BIO Cremoso de Abóbora, Avelã e Trufa


Quando penso em comida de conforto, imagino logo um prato de massa acabado de fazer, com ingredientes frescos da estação. Feito com amor e cheio de sabor. De inspiração mediterrânica e com poucos ingredientes. Daquelas refeições que nos fazem sorrir, que satisfazem o estômago e também a alma, que dão prazer saborear a cada garfada. Refeições que convidam a sentar à mesa e que querem ser saboreadas devagar, acompanhadas de um bom copo de vinho. Seja uma lasanha acabada de sair do forno, um tagliatelle bem cremoso, um mac & cheese ou até um esparguete simples, os pratos de massa transmitem conforto e felicidade.


Pratos outonais que reconfortam, que aquecem por dentro e por fora e que são preparados com ingredientes sazonais. Neste prato o ingrediente estrela é a abóbora assada. Gosto do sabor caramelizado que a abóbora assada confere aos pratos. E adoro a sua versatilidade e a forma como pode ser usada, tanto em pratos doces como em pratos salgados. A abóbora acrescenta sempre aquela cremosidade extra num prato salgado. Rendo-me sempre ao seu sabor num risotto, num estufado, em cremes ou sopas e em pratos de massa. Neste prato, que é muito fácil de preparar, usei o Macarrão BIO da Nacional. Este macarrão é um clássico reinventado pela marca Nacional e apresenta-se com um formato e sabor que todos irão apreciar. 

Para além do macarrão existe ainda a Esparguete BIO e estas massas garantem uma alimentação equilibrada, com o máximo respeito pela natureza. Na sua produção apenas são utilizados trigos duros exclusivamente cultivados segundo os métodos de produção da agricultura biológica, sendo estes submetidos ao regime de controlo da Comunidade Europeia.

Provem as massas BIO da Nacional, usem-nas nas receitas mais tradicionais e sintam a diferença. Usem um bom molho e caso façam esta receita não se inibam de abusar na abóbora. A trufa ralada dá um toque extra de sabor ao prato e caso não a encontrem à venda, podem sempre usar azeite de trufa, na quantidade desejada. Esta e outras receitas, sempre disponíveis no site da Nacional.






Macarrão BIO Cremoso de Abóbora, Avelã e Trufa

Ingredientes: (para 4 pessoas)
| 60 g de avelãs torradas
| 50 g de sementes de abóbora
| 600 g de abóbora assada
| 400 g de abóbora crua, em cubos
| 100 g de queijo creme
| 50 g de parmesão                    
| sal e pimenta
| 2 c. (sopa) de azeite
| 1 cebola
| 1 dente de alho
| 2 c. (chá) de trufa ralada *
| tomilho fresco      

* Dica: a trufa ralada poderá ser substituída por azeite de trufa, na quantidade desejada.                          

Preparação:
1 . Leve uma panela ao lume com água e um pouco de sal, deixe levantar fervura e cozinhe o Macarrão BIO da Nacional, seguindo as instruções da embalagem.

2 . Num processador de alimentos coloque as avelãs torradas e as sementes de abóbora e triture um pouco. Retire e reserve. 

3 . Ainda no processador coloque a abóbora assada, o queijo creme e o queijo parmesão em pedaços. Tempere com sal e pimenta, triture até obter um creme aveludado e reserve.

4 . Numa frigideira salteie no azeite a cebola picada, junte o dente de alho picado e a abóbora crua em cubos. Salteie durante alguns minutos até a abóbora caramelizar.

5 . Depois de cozinhado escorra o macarrão e junte-o à frigideira. Adicione também o creme de abóbora assada, a trufa ralada e uma parte da mistura de sementes e avelã (reserve um pouco para servir). Rectifique os temperos e envolva tudo, mexendo e deixando cozinhar cerca de 1-2 minutos.

6 . Sirva o macarrão polvilhado com a mistura de sementes e avelã e folhas de tomilho fresco.






Bundt Cake de Abóbora e Mascarpone


O Outono é de facto uma estação inspiradora que cada vez mais ganha um lugar especial no meu coração. Se antes afirmava com toda a certeza que a Primavera era a minha estação do ano preferida, a verdade é que a idade me ensinou a olhar para o Outono com outros olhos. Ao meu redor deixo-me seduzir pelas cores e sabores e pelos tons quentes que me fascinam. A fruta e os legumes que chegam da horta e vêm perfumar as nossas cozinhas e enriquecer os nossos pratos. As noites frias que pedem o conforto de uma manta e uma chávena de chá. E claro, poder ligar o forno sem qualquer desculpa e fazer um bolo com o que de melhor a estação tem para oferecer. 

Os dias - e as noites - agora mais frios convidam a ficar em casa. Agora mais que nunca, não só pelas condições atmosféricas mas também pelas condições pandémicas que todos estamos a vivenciar, é tempo de recolhermos aos nossos lares, aproveitar para descansar no conforto das nossas casas, para colocar o sono em dia, ler um livro, assistir a uma série ou mesmo fazer um bolo. Acreditem em mim, fazer um bolo é das melhores terapias.


Esta é a estação das abóboras e cá em casa, a grande maioria das refeições giram à volta delas. Desde a Sopa de Abóbora Assada e Especiarias, abóbora assada como acompanhamento de outros pratos, o puré de abóbora, o risotto de abóbora e claro, sem esquecer as sobremesas, esta Tarte de Abóbora de Especiarias ou este Bolo de Abóbora e Cream Cheese. Não me cansarei de experimentar novas receitas com abóbora, simplesmente porque adoro a sua versatilidade.

Desta vez trago um bolo em forma de bundt, perfeito para acompanhar uma chávena de chá, para terminar uma refeição enquanto bebemos um café ou mesmo para saborear ao pequeno almoço. Este é um bolo delicioso com uma textura húmida que lhe é conferida pela polpa da abóbora e pelo mascarpone. Um bolo simples de preparar, perfumado pelo aroma das especiarias e que certamente agradará a todos aí em casa. 

Podem usar qualquer tipo de forma para fazer esta receita. Se bem que, para uma cozedura mais uniforme do bolo, eu aconselho uma forma de buraco. Aqui usei a linda forma Blossom da Nordic Ware, que podem facilmente adquirir na loja online Lecuine. Mas atenção, deixo o aviso , existem na loja outras tantas tão ou mais bonitas, que facilmente vos farão perder a cebeça. Com ou sem bolinho, desejo um excelente fim de semana a todos!






Bundt Cake de Abóbora e Mascarpone

Ingredientes:
{para a massa}
| 300 g de farinha s/ fermento
| 1 c. (chá) de fermento em pó
| 1 pitada de sal
| 3 ovos
| 300 g de açúcar amarelo
| 400 g de puré de abóbora
| 250 g de mascarpone
| 80 g de manteiga derretida
| 1 c. (chá) de extrato de baunilha                                 
| raspa de 1 laranja
| 1 c. (chá) de canela em pó
| 1 c. (chá) de gengibre em pó
| 1 pitada de noz moscada
{para o glacé}
| 200 g de açúcar em pó
| 1 c. (sopa) de leite
| pó dourado

Preparação:
1 . Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte bem com manteiga e polvilhe com farinha uma forma de bundt.

2 . Numa taça misture a farinha peneirada com o fermento e o sal e reserve.

3 . Bata os ovos com o açúcar durante 3-4 minutos, até obter um creme fofo. Adicione o puré de abóbora, o mascarpone, a manteiga derretida, a baunilha e a raspa de laranja e bata mais um pouco até todos os ingredientes estarem bem envolvidos.

4 . Incorpore a farinha na massa e envolva com uma espátula. Adicione a canela, o gengibre e a noz moscada e volte a envolver até obter uma massa homogénea.

5 . Verta a massa na forma e leve ao forno durante 55-60 minutos. Antes de retirar o bolo do forno faça o teste do palito.

6 . Retire o bolo do forno e deixe arrefecer na forma durante 10-15 minutos. Desenforme e deixe arrefecer por completo sobre uma grelha.

7 . Prepare o glacé misturando o açúcar em pó com o leite, espalhe uniformemente sobre o bolo e deixe secar. Depois de seco decore o bolo com pó dourado, usando um pincel.