Páginas

Ramen de Cogumelos e Sésamo


Nada se compara ao prazer de segurar entre as mãos uma tigela de sopa bem quentinha, ainda a fumegar, num dia frio de Outono. É daqueles pratos que me dá imenso prazer saborear no final de um dia de trabalho. Chegar a casa e abraçar uma tigela cheia de ingredientes deliciosos e saciantes é puro conforto para o estômago e para a alma. Os dias, agora mais frios e cinzentos, pedem estes boosts de energia com muitos nutrientes, que nos deixam satisfeitos e nos fazem sentir tão bem. Sopas revigorantes e compostas que passam bem por refeição e que nos levam a repetir mais uma concha. Cá em casa há sempre sopas, independentemente da estação do ano, mas esta é a altura em que elas sabem sempre melhor. Preparadas com ingredientes frescos, locais e sazonais, umas mais cremosas e aveludadas que outras, mas todas elas deliciosas. Acho que podia viver só de sopas.


Por vezes gosto de sair da minha zona de conforto e trazer para a minha cozinha novas sopas com novos sabores. Deixar de lado as tradicionais sopas de grão e espinafres, a sopa de abóbora assada, que faço tantas vezes, a sopa de cogumelos e castanhas  ou a sopa de couve flor e experimentar sopas de outras culturas. Desta vez trago um ramen, uma sopa que é um ícone da cozinha japonesa e que é um verdadeiro festim para o paladar. Deliciosamente completa, esta é uma sopa muito rica em nutrientes e que sacia. Basicamente consiste num caldo à base de legumes e que é servido com noodles de ovo ou arroz, cebolinho, gengibre, malagueta e ovo cozido. Conseguem imaginar o quão delicioso é?! Neste caso são os cogumelos que brilham no prato e o inconfundível sabor do sésamo tostado que o Óleo de Sementes de Sésamo Tostadas Fula Nativos confere ao prato. Este é um óleo de origem 100% vegetal  e com um acentuado sabor a sementes tostadas que é perfeito para usar em pratos de cozinha asiática, como os salteados no wok ou as sopas e também para temperar saladas.






Ramen de Cogumelos e Sésamo

Ingredientes:
| 250 g de cogumelos Shiitake laminados
| 3 cm de gengibre ralado
| 1/2 malagueta vermelha picada
| 2 dentes de alho picados
| 1,2 Lt de caldo de legumes
| 2 c. (sopa) de pasta Miso
| 1 c. (sopa) de molho de soja
| 250 g de couve Pak Choi
| 250 g de noodles de ovo (ou de arroz)
| 4 ovos
| 3 cebolinhos
| 2 c. (chá) de sementes de sésamo tostadas

Preparação:
1 . Leve uma frigideira ao lume com 1 c. (sopa) de óleo de sementes de sésamo. Aqueça, junte os cogumelos laminados e salteie durante 3-4 minutos, até que fiquem dourados. Reserve.

2 . Adicione mais 1 c. (sopa) de óleo de sementes de sésamo à frigideira, junte o gengibre ralado, a malagueta picada e os dentes de alho também picados. Salteie durante 2 minutos e reserve.

3 . Leve uma panela ao lume com o caldo de legumes e deixe levantar fervura. Adicione o gengibre, a malagueta e o alho e mexa. Junte também a pasta Miso, o molho de soja e 1 c. (sopa) de óleo de sementes de sésamo e volte a mexer. Por fim adicione a couve Pai Choi, os cogumelos e deixe cozinhar cerca de 2-3 minutos.

4 . Desligue o lume e adicione os noodles deixando-os em repouso cerca de 3-4 minutos. Com um garfo solte os noodles envolvendo-os no caldo. Rectifique os temperos e se necessário adicione mais óleo de sementes de sésamo e molho de soja.

5 . Entretanto leve um tachinho com água ao lume e deixe ferver. Junte os ovos e cozinhe durante 4 minutos, o tempo suficiente para que fique com uma gema cremosa.

6 . Sirva o ramen com os ovos abertos ao meio, e salpique com cebolinho cortado em rodelas, malagueta picada e sementes de sésamos tostadas.







Bolo de Natal com Frutas e Especiarias... e o Melhor Natal de Sempre!


(Todos os artigos que constam nas imagens podem ser encontrados nas lojas físicas DeBORLA e online em deborla.pt. A disponibilidade dos artigos é limitada ao stock existente e os preços dos artigos são válidos de 18 de Outubro até 24 de Dezembro de 2019, salvo ruptura de stock)

Será que ainda é cedo para começar a partilhar receitas de Natal?! Penso que não, pois afinal de contas falta precisamente um mês para aquela que é a noite mais mágica do ano, a noite de Natal. Esta é uma altura especial, pois começam os preparativos para recebermos em casa familiares e amigos. Como tal, a casa tem de estar enfeitada de acordo com o espirito natalício. Uma luzes aqui, uns tons dourados e vermelhos acolá, mais umas velas naquele móvel e claro a grande estrela da época natalícia que nunca pode faltar, a árvore de Natal. Todos os pormenores contam para criar um ambiente acolhedor e mágico e para impressionar e bem receber aqueles que mais gostamos. E claro, os presentes que nunca podem faltar. São uma forma de agradecer a todas as pessoas boas que fazem parte da nossa vida, agradecer pelos momentos bons que nos proporcionam ao longo do ano. Basicamente planeamos O Melhor Natal de Sempre. Para me ajudar neste planeamento conto sempre com as lojas DeBORLA que nos dão a conhecer a inquestionável e maravilhosa magia do Natal. Entre árvores, luzes, presépios e até aldeias de Natal, ali encontramos tudo para levar toda a magia até aos nossos corações e fazer desta a festa mais linda no ano. A celebração começa sempre aqui, onde facilmente encontro tudo.


Na lojas DeBORLA é muito fácil encontrarmos aquele presente ideal para aquela pessoa especial. No catálogo Home Gifts existe uma grande variedade de artigos que são a solução ideal de presente de Natal para todos os gostos e para todas as casas. Difícil mesmo vai ser escolher entre tanta coisa gira. Aposto que vão acabar por trazer alguns artigos para vocês também. Pelo menos comigo foi assim, ao escolher alguns presentes não resisti a trazer uns quantos artigos para mim, alguns dos quais mostro nas imagens que ilustram este post. Não resisti aos castiçais brancos e dourados que ficam lindos como centro numa mesa, ou para criar um ambiente mais acolhedor numa sala. Trouxe também alguns pendurantes em forma de coração que irão este ano fazer parte da árvore de Natal. E claro, a minha perdição serão sempre as louças às quais nunca resisto. Existe toda uma variedade de pratos marcadores, pratos de servir, copos, taças e até talheres dourados. O prato de servir com friso dourado seduziu-me assim que o vi e imaginei-o com um bolo de Natal, o bolo cuja receita partilho hoje. Um bolo denso e perfumado pelas especiarias e feito com frutas secas e desidratadas como manda a tradição. Vesti-o a rigor com um ligeiro manto branco à base de queijo creme. É o bolo ideal para trazer para a mesa de Natal!









Bolo de Natal com Frutas e Especiarias

Ingredientes:
{para o bolo}
| 250 g de manteiga amolecida
| 250 g de açúcar amarelo
| 6 ovos médios
| 3 c. (sopa) de caramelo liquido
| 1 c. (chá) de canela em pó
| 1 c. (chá) de gengibre em pó
| 1 pitada de noz moscada
| 1 1/2 c. (chá) de fermento                            
| 240 g de farinha s/fermento
| 100 g de figos secos (ou tâmaras)
| 100 g de nozes picadas
| 100 g de amêndoas picadas
| 100 g de fruta cristalizada
| 100 g de sultanas
| 100 g de arandos secos
{para a cobertura}
| 150 g de queijo creme
| 50 g de açúcar
| sumo de 1/2 limão

Preparação:
1 . Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma forma redonda com buraco no centro e reserve.

2 . Corte a fruta cristalizada e os figos secos em pedaços, pique grosseiramente as nozes e as amêndoas e reserve. 

3 . Bata a manteiga juntamente com o açúcar até obter um creme fofo. Adicione os ovos, um de cada vez, batendo bem entre cada adição.

4 . Adicione o caramelo e as especiarias e misture com uma espátula. De seguida adicione o fermento e a farinha peneirada e envolva bem, sem bater.

5 . Junte os frutos secos, as frutas cristalizadas, as sultanas e os arandos e envolva delicadamente na massa.

6 . Verta a masa na forma e leve ao forno durante 55-60 minutos. Faça o teste do palito antes de retirar o bolo do forno.

7 . Retire o bolo do forno e deixe arrefecer cerca de 10 minutos na forma. Desenforme e deixe arrefecer completamente sobre uma grelha.

8 . Misture o queijo creme com o açúcar em pó e aos pouco vá adicionando o sumo de limão, batendo até atingir a consistência desejada. Cubra o bolo com este creme e polvilhe com coco ralado e açúcar dourado (opcional).









Penne Tricolor no Forno com Abóbora e Ricotta


Com as temperaturas a descer e o frio a fazer-se sentir lá fora, nada sabe melhor do que saborear um prato feito no forno, ainda a fumegar. Daqueles pratos que sabem a conforto, que só não satisfazem o estômago mas também a alma, que dão prazer saborear e que nos aquecem por fora e por dentro. Pratos outonais, preparados com os sabores da estação, que convidam a sentar à mesa e querem ser saboreados devagar, acompanhados de um copo de vinho. Pratos feitos com ingredientes simples mas genuínos e cheios de sabor. Seja uma lasanha de legumes, um delicioso empadão ou um arroz no forno, estes são os pratos que me deixam a sorrir e a querer ligar o forno num dia frio de Outono. E as massas, claro. Estas terão sempre um lugar cativo na minha cozinha.


Quando penso em comida de conforto, imagino logo um prato de massa acabado de sair do forno, preparado com poucos ingredientes, tal como manda a cozinha italiana, mas carregado de sabor. E com queijo à mistura, de preferência nunca menos que dois tipos diferentes. Tal como a receita que apresento hoje e que foi criada a partir das sobras de uma abóbora assada que andava cá por casa. A partir daí a inspiração mediterrânica faz o resto. Azeite, alho, tomate, queijo e ervas frescas, tudo isto misturado combinado com o Macarronete com Vegetais da Nacional (Penne Tricolore). Estas massas preparadas à base de tomate e espinafres, permitem uma óptima absorção de sabores, sendo ideais para pratos de forno. Para além disso cozem em pouco mais de 8-10 minutos e por serem tricolores agradam tanto a miúdos como a graúdos. Da próxima vez que assarem abóbora, usem uma maior quantidade e assim já têm a desculpa para preparar este prato delicioso que se faz num piscar de olhos.





Penne Tricolor no Forno Com Abóbora e Ricotta

Ingredientes:
| 400 g de Macarronete com Vegetais Nacional (Penne Tricolore)
| 2 c. (sopa) de azeite
| 2 dentes de alho picados
| 400 g de tomate pelado
| 400 g de abóbora assada em puré
| 3 raminhos de manjericão                            
| sal e pimenta
| 250 g de queijo Ricotta
| 1 queijo Mozzarella fresco
| tomate cherry qb
| queijo Parmesão qb

Preparação:
1 . Coza a massa num tacho com água fervente, seguindo as instruções da embalagem. Escorra e reserve.

2 . Leve uma frigideira larga e funda ao lume com o azeite e o alho picado. Salteie e adicione o tomate pelado. Com um garfo esmague ligeiramente os tomates e refogue um pouco.

3 . Adicione o puré de abóbora e deixe cozinhar durante cerca de 10 minutos, mexendo ocasionalmente.

4 . Baixe o lume, junte a massa e as folhas de manjericão picadas. Envolva e tempere com sal e pimenta.

5 . Adicione o queijo Ricotta e envolva bem.

6 .  Pré-aqueça o forno a 190ºC.

7 . Transfira a massa para um recipiente que possa ir ao forno (poderá omitir este passo caso a frigideira que usou seja de ferro e possa ir ao forno). Desfaça o queijo Mozzarella em pedaços e distribua sobre a massa. 

8 . Disponha os tomates cherry sobre a massa e polvilhe abundantemente com queijo Parmesão ralado.

9 . Leve ao forno durante cerca de 15 minutos e sirva de seguida com uma salada de folhas verdes.








Pães de Leite com Banana e Manteiga de Amendoim


Gosto de acordar com disponibilidade para preparar um bom pequeno almoço, equilibrado e nutritivo e que dê prazer saborear. Infelizmente nem sempre consigo que assim seja e, das duas uma, ou penso nisso com antecedência e começo a preparar o pequeno almoço de véspera, estando já pronto a ser tomado no dia seguinte de manhã, ou opto por coisas mais simples como as tradicionais torradas com manteiga e uma peça de fruta, ou um iogurte com granola. Penso que o segredo, mesmo não havendo tempo, está em variar esta refeição, não caindo no erro comum de comer sempre as mesmas coisas. O que importa é nunca sair de casa sem o pequeno almoço tomado, uma vez que esta é a refeição que nos vai dar energia para enfrentar um novo dia.


Nunca será demais reforçar a ideia de que é importante tomar um bom pequeno almoço. Ao tomarmos esta refeição, estamos a ingerir os nutrientes necessários e a melhorar a nossa performance. Não havendo tempo para o fazer, ou para os dias em que estamos com os minutos contados, nada como ter à mão os Manhãzitos Pão de Leite Cereais e Sementes que por serem práticos, são a opção ideal para as manhãs apressadas. Desafiado a criar uma receita com estes pães de leite, pensei de imediato numa das minhas combinações preferidas, banana e manteiga de amendoim. Experimentem também esta combinação de sabores e deliciem-se!



Pães de Leite Recheados com Banana e Manteiga de Amendoim





Ingredientes: (para 2 pessoas)
| 2-3 bananas médias
| manteiga de amendoim qb
| canela em pó qb (opcional)

Preparação:
1 . Corte os pães de leite Manhãzitos ao meio, na longitudinal. Barre cada um deles com manteiga de amendoim a gosto.

2 . Corte as bananas em fatias, também na longitudinal ou, se preferir, corte-as em rodelas.

3 . Distribua as bananas pelos pães de leite e para um toque extra, polvilhe com um pouco de canela. Saboreie, acompanhado de um café ou do seu chá favorito.