Páginas

Pão de Espelta e Batata Doce com Sementes


Quase sem nos apercebermos o Outono foi-se instalando, de mansinho. Como quem calça umas pantufas e ainda assim caminha em bicos de pés para não fazer qualquer ruído. Um Outono que vem disfarçado de Verão, com dias de muito sol e temperaturas altas que ainda nos permitem usar as roupas leves e que ainda convidam a uma ida à praia. Mas não deixa de ser evidente que o Verão já lá vai, os dias são agora bem mais pequenos, as noites já começam a ser frias e por todo o lado as árvores que dantes se vestiam de verde vivo, despem-se agora das suas folhas em tons dourado e castanho. 

Confesso que não sou pessoa de Outono, não é a minha estação do ano preferida, mas cada vez mais ele vai conquistando espaço no meu coração. Gosto desta transição lenta entre estações, das manhãs que já pedem um casaquinho e das tardes que ainda convidam a tomar uma bebida fresca numa esplanada. Gosto destes dias quentes de Outono com sabor a Verão. Gosto de tudo o que o Outono tem para oferecer, dos novos legumes e da variedade de frutas. Aguardo sempre com grande expectativa a chegada dos dióspiros e das romãs. E até as castanhas já se fazem anunciar. 


O Outono traz com ele as noites agora mais frias. E com elas surge a vontade de ligar o forno, começam a apetecer refeições mais quentes e reconfortantes, a chamada comida de conforto. E se bem que por aqui nunca são precisas desculpas para ligar o forno, a verdade é que nesta altura do ano essa vontade aumenta. Com a chegada das maçãs, das peras e das abóboras, nada melhor que um bolinho preparado com estas frutas e perfumado com algumas especiarias, para alegrar os nossos dias. Ou então um pão acabado de fazer!

Adoro preparar pão em casa. Para além de saber de antemão que estou a comer algo mais genuíno e saudável, todo o processo de fazer um pão me deixa em êxtase. A mistura tão simples de poucos ingredientes que irá resultar num alimento único e rico, quase como um acto de magia. Para mim funciona como uma terapia e, acreditem, fazer pão em casa faz-me imensamente feliz. 

Desde que experimentei este pão numa panela de ferro, fiquei convencidíssimo que este é um processo infalível na arte de fazer pão. Por isso, desta vez apresento um delicioso pão de espelta que levei ao forno na minha nova caçarola da Staub que podem adquirir online, aqui. Por se tratar de um utensílio fabricado em ferro fundido de alta qualidade, isso permite que o ar e a temperatura sejam distribuídos de maneira uniforme, mantendo a humidade perfeita, o que resulta num pão com um miolo fofo e com uma crosta bem estaladiça. Faz lembrar os pães de antigamente, cozidos em forno de lenha, mas aqui com um toque moderno e um sabor inigualável.


Pão de Espelta e Batata Doce com Sementes

Ingredientes:
| 800 g de farinha de espelta branca
| 600 ml de água tépida
| 300 g de batata doce cozida
| 2 c. (chá) de sal fino
| 1 saqueta de fermento seco (11 g)
| 3 c. (sopa) de sementes de girassol
| 3 c. (sopa) de sementes de abóbora
| 2 c. (sopa) de sementes de linhaça
| 2 c. (sopa) de sementes de chia
| 1 c. (sopa) de sementes de sésamo preto
| 1 c. (sopa) de sésamo branco
| 1 c. (sopa) de sementes de papoila

Notas:
1 . Os 300 g de batata doce são obtidos depois de a batata ter cozido e estar escorrida. Para cozer a batata, retire a pele e corte em pedaços. Leve a cozer em água fervente durante 10-15 minutos.

2 . As quantidades de ingredientes, assim como os tempos de levedação do pão deverão ser respeitados. Só desta forma irá obter um pão com um miolo macio e uma crosta bem estaladiça.

3 . Podem ser usadas as farinhas que mais gostarem e até podem misturar várias farinhas, desde que sejam respeitadas as quantidades totais.

4 . Para esta receita usei uma caçarola com 28 cm de diâmetro, pelo que rendeu um pão bem grande. Sintam-se à vontade para reduzir as quantidades de ingredientes para metade, nas mesmas proporções, e  assim fazerem um pão mais pequeno. Ou, se preferirem, usem as quantidades da receita e na altura de moldar o pão dividam a receita ao meio, fazendo dois pães.

Preparação:
1 . Numa taça larga misture a farinha e a água, usando um garfo ou uma colher de pau. Tape a taça com um pano e deixe a massa repousar cerca de 30 minutos.

2 . Adicione a batata doce, previamente esmagada com um garfo, o sal, o fermento e todas as sementes.

. Coloque a mistura na taça de um robot de cozinha e amasse usando o gancho de amassar a uma velocidade média-baixa, durante 20 minutos (se optar por amassar à mão, deverá fazê-lo durante pelo menos 10 minutos, amassando, esticando e dobrando a massa sobre ela própria várias vezes; deixe a massa repousar alguns minutos e volte novamente a amassar, esticar e dobrar durante mais 10 minutos).  A massa irá estar mole, pegajosa e húmida, mas suave e elástica. Não se preocupe, é normal e não caia na tentação de adicionar mais farinha.

4 . Tape a taça com um pano e deixe levedar à temperatura ambiente, num local seco, durante pelo menos 3 horas ou até a massa triplicar de volume.

5 . Após a massa ter levedado, tape a taça com película aderente e leve a refrigerar durante pelo menos 12 horas (a massa irá baixar de volume, não há motivo para preocupação).

6 . Transfira a massa para uma superfície enfarinhada, polvilhe com farinha e forme pequenas bolas, pesando porções de massa iguais (no meu caso deu para fazer 8 bolas de 200 g cada; se fizer apenas metade da receita, pese bolas de 100 g; em alternativa pode formar uma única bola, usando toda a massa).

7 . Disponha as bolas de massa dentro de um tacho ou caçarola de ferro (eu usei esta da Staub) previamente polvilhada com farinha e deixe levedar durante 1 hora.

8 . Pré-aqueça o forno a 220ºC.

9 . Coloque a tampa na caçarola e leve ao forno durante 30 minutos. Terminado o tempo, retire a tampa e deixe o pão no forno por mais 15 minutos, até que seja formada uma crosta dourada.

10 . Retire o pão do forno e deixe arrefecer sobre uma grelha.

9 comentários:

  1. Huummm... que ótimo aspecto! Já me servia de uma generosa fatia! Bela apresentação!
    Bjinhos, ótima tarde! =)

    ResponderEliminar
  2. Olá Célio
    Ao contrário de ti, adoro o Outono, as cores, os cheiros, tudo...:)
    Gostei desta receita, em especial a utilização da batata doce. Já preparei pão com a farinha de espelta, e dá realmente um pão especial, este ficou muito enriquecido com todas essas sementes. Excelentes fotos, como sempre!
    Bom feriado!

    ResponderEliminar
  3. Que maravilha! A saqueta de fermento é o fermento em pó habitual (tipo royal) ou algum especial?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! :)
      Não é o fermento em pó tipo Royal. Trata-se de fermento seco, próprio para fazer pão. Eu usei da marca Fermipan.

      Eliminar
  4. Olá, célio

    Como sempre as tuas receitas falam por si. Esse pão ficou lindíssimo, com um formato original e com um aspecto delicioso.
    Adorava comer uma fatia com manteiga acabadinho de fazer.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Célio,
    como te disse fiquei rendida ao pão e irei fazê-lo em breve :)
    Adoro as cores! Adoro as imagens! Adoro um pão quentinho com manteiga!
    Gosto de pão de batata doce, fica diferente e saboroso!
    A junção da espelta com a batata doce deve ficar óptima!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  6. Pão sabe sempre tão bem!! Tenho de experimentar essa receita!

    Blogue novo: www.guiltyofeating.com

    ResponderEliminar
  7. Que pão absolutamente fantástico :P

    Tem um excelente aspecto e deve ser certamente uma delicia.

    As fotografias mais uma vez... lindas, indescritíveis.

    Grande abraço,

    De aprendiz a chef

    ResponderEliminar
  8. Pão mais lindo e panelinha jeitosinha, adoro a combinação.
    Fica tão boa a crosta do pão quando é feito nas panelas de ferro!
    E nada como as noites frias (sim, porque os dias têm estado de verão bolas) para fazer um rico pão. Adoro tanto!
    Gosto muito do outono, mas também do verão, é sempre aquela transição nostálgica. Mas quando pensamos nas coisas boas da estação ficamos rendidos aos dourados e laranjas, e ao forno ligado.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar