As partilhas de receitas aqui no blog têm andado a um ritmo menos acelerado, mas não se preocupem, está tudo bem nesta cozinha. Apenas abrandei um pouco e decidi tirar um tempo para descansar e trabalhar noutros projectos. Coincidiu com Fevereiro, o mês mais pequeno do ano que quase não se fez sentir, tal foi a velocidade com que passou. Chegamos assim ao mês de Março, aquele que me devolve a minha querida primavera. E já se sente no ar a sua presença! O cheiro perfumado das flores, o despertar matinal com o cantar dos pássaros, a luz imensa que faz os dias parecerem maiores, e toda uma variedade de novos legumes e frutas que nascem da terra e pintam de vários tons as bancas dos mercados. Podes vir primavera, e por favor, demora-te por cá!
Os últimos dias foram de descanso e muito passeio, numa espécie de fuga à folia do Carnaval que não é muito apreciado por aqui. Aproveitar para repor as energias, carregar baterias, com dias cheios, muito sol, cheiro a mar, em boa companhia e perto dos sítios que me fazem feliz. Como sabe sempre bem voltar a esses sítios! A essas gentes que nos recebem de braços abertos e que tornam tão mais felizes e enriqueceres os nossos dias. E como pano de fundo, a primavera sempre a espreitar e a fazer-se sentir. Campos cobertos de tonalidades rosa das amendoeiras em flor, dias compridos que convidam a espreitar o mar, e aquela luz especial e mágica do por-do-sol.
Os últimos dias foram de descanso e muito passeio, numa espécie de fuga à folia do Carnaval que não é muito apreciado por aqui. Aproveitar para repor as energias, carregar baterias, com dias cheios, muito sol, cheiro a mar, em boa companhia e perto dos sítios que me fazem feliz. Como sabe sempre bem voltar a esses sítios! A essas gentes que nos recebem de braços abertos e que tornam tão mais felizes e enriqueceres os nossos dias. E como pano de fundo, a primavera sempre a espreitar e a fazer-se sentir. Campos cobertos de tonalidades rosa das amendoeiras em flor, dias compridos que convidam a espreitar o mar, e aquela luz especial e mágica do por-do-sol.
Com um novo mês a iniciar chega também mais um desafio do grupo Dia Um... Na Cozinha! Há imenso tempo que não participava neste desafio que convida mensalmente os seus membros a recriarem uma receita baseada num tema. Sabe sempre bem voltar aqui e ainda para mais quando o tema para esta edição são os cheesecakes. Uma sobremesa deliciosa e mais fresca que leva queijo na sua constituição e que agrada praticamente a toda a gente. Combinei três ingredientes que adoro e que acabaram por se complementar da melhor forma, o chocolate, a canela e o delicioso queijo fresco da Montiqueijo. Uma combinação muito feliz que satisfaz o nosso paladar apresentando-se na forma de uma sobremesa delicada, intensa e já com um cheirinho a primavera. Deliciem-se!
Cheesecake de Chocolate e Canela
Ingredientes:
{para a base}
| 125 g de bolacha digestiva
| 60 g de manteiga à temp. ambiente
| 2 c. (sopa) de flocos de aveia
| 1 c. (sopa) de cacau em pó
| 1 c. (chá) de canela em pó
{para o recheio}
| 180 g de chocolate negro para culinária
| 200 g de queijo creme
| 250 g de queijo Mascarpone
| 170 g de queijo fresco (usei Montiqueijo)
| 1 c. (sopa) de cacau
| 1 c. (chá) de canela em pó
| 3 ovos
| 180 g de açúcar amarelo
{para a cobertura}
| 100 g de chocolate negro para culinária
| 2 c. (sopa) de crème fraîche (ou natas frescas)
| 1 c. (café) de canela em pó
| cacau em pó para polvilhar
| raspas de chocolate para decorar (opcional)
Preparação:
1 - Pré-aqueça o forno a 160ºC. Unte uma forma de aro amovível de 20cm com manteiga, forre o fundo e as laterais com papel vegetal e volte a untar. Reserve.
2 - Coloque as bolachas partidas em pedaços, juntamente com a manteiga, os flocos de aveia, o cacau e a canela num robot de cozinha e triture até obter uma mistura areada (se preferir pode triturar as bolachas com um rolo de estender massa e amassar tudo à mão). Forre o fundo da forma com este preparado, pressione ligeiramente com as costas de uma colher e leve ao frio enquanto prepara o recheio.
3 - Leve o chocolate em pedaços e o cacau a derreter no microondas ou, se preferir, derreta em banho-maria e deixe arrefecer um pouco.
4 - Bata os queijos juntamente com o açúcar durante alguns minutos até obter um creme macio. Adicione o chocolate reservado e a canela e sem deixar de bater junte os ovos, um de cada vez. Bata mais um pouco até obter uma mistura homogénea.
5 - Verta o preparado na forma e leve ao forno cerca de 55-60 minutos. O cheesecake deverá ficar firme nas laterais e mole ao centro. Desligue o forno, deixe ficar a forma lá dentro a arrefecer durante 20 minutos. Retire e coloque no frigorífico durante pelo menos 4 horas (o ideal será deixar de um dia para o outro).
6 - Parta o chocolate da cobertura em pedaços, coloque numa taça de vidro juntamente com o crème fraîche e a canela. Leve a derreter em banho-maria, mexendo bem e até obter um creme aveludado. Espalhe o chocolate sobre o cheesecake, alise a superfície com uma colher e deixe arrefecer.
7 - Na hora de servir polvilhe com cacau em pó e decore a gosto com raspas de chocolate e/ou frutos vermelhos. Sirva bem frio acompanhado de uma c. (sopa) de crème fraîche.
Está uma verdadeira tentação, Célio! Dá vontade de ir a correr experimentar. Deve ser uma delícia e com sabores de que tanto gosto como o chocolate e a canela.
ResponderEliminarBjn
Márcia
Que maravilha, Célio!
ResponderEliminarEste teu cheesecake está uma autentica obra de arte. Dá vontade de levar uma bela fatia para o lanche.
Beijinhos e que o mês de Março te traga tudo de bom,
Paula G.
Ummmm que delicia¡¡¡¡¡ bss
ResponderEliminarÉ maravilhoso! Quase que consigo sentir o aroma e o sabor daqui! As tuas fotos deixam-me sempre maravilhada!
ResponderEliminarBeijinhos grandes
Marta
Esta ultima fatia é para mim...Ficou lindo Célio.
ResponderEliminarVenha de lá a Primavera, com os seus dias ensolarados, com novas cores, novos sabores e nos fazer mais felizes.
Beijinho
Paula
Que bom aspecto, Célio. Adoro os 3 ingredientes principais: queijo, chocolate e canela.
ResponderEliminarBeijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/03/dia-um-na-cozinha-e-um-cheesecake-de.html
que fabuloso cheesecake, os olhos tambem comem sem duvida nenhuma, o aspeto é mesmo excelente, mas para mim o sabor deve estar maravilhoso, uma explosão de sabor, uma aquelas sobremesas que provamos e daqui a a muito tempo ainda nos lembramos dela.
ResponderEliminaradorei.
O Cantinho dos Gulosos
Uau Célio, que vistoso, elegante e delicioso cheesecake,...
ResponderEliminarBeijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira/
As fotos estão lindas cheesecake de chocolate deve ser delicioso, nunca provei. Beijinhos
ResponderEliminarhttp://asreceitasdasisi.blogspot.pt/
Eu que sou cheesecake lover fiquei completamente rendida com esta tua maravilha!! E a foto merecia ser capa de uma revista ♥
ResponderEliminarQue bom que aproveitaste umas mini-férias no Sul, nada melhor para renovar a alma! Eu também não gosto do carnaval e se não fosse o meu filho teria fugido também :)
Bjinho grande
Aspecto super gulosos. Adoro cheesecakes. Vai para a lista a experimentar... :)
ResponderEliminarBeijinho
Bimby & Sabores da Vida
Maravilhoso Célio!
ResponderEliminarNeste momento não me importava nada de estar a comer uma fatia desse cheesecake tão bom. Com chocolate e canela convenceste-me logo :)
Nada como aproveitar uma escapadinha e repor energias, mas por cá foram dias de trabalho. Preciso de uma escapadinha e de uma fatia deste docinho!
Um beijinho.