Celebrar e agradecer são dois verbos que estarão sempre gravados no meu dicionário. E são dos que mais gosto de praticar, por sinal. A vida é tão curta que todos os bons momentos que passamos nela, até aqueles que às vezes e aos quais indevidamente não damos tanta importância, merecem ser celebrados. As vitórias do dia-a-dia, as conquistas que vamos somando, os pequenos nadas que dão sentido à vida, aquele dia em que conseguimos atingir determinado objectivo, quando começamos um trabalho novo, quando mudamos de casa, quando trocamos de carro, quando entramos de férias, quando temos algum amigo na nossa vida há tanto tempo, quando essas amizades são verdadeiras e genuínas e claro sem esquecer os aniversários de quem mais gostamos e as datas que marcaram de forma positiva as nossas vidas. Todos os bons momentos merecem uma celebração. E agradecer sempre. Pelas oportunidades que nos surgem, pelas pessoas boas que conhecemos e que nos marcam de forma significativa, por termos alguém que amamos ao nosso lado, por termos um tecto onde viver, por fazermos o que gostamos e, claro, por estarmos vivos E para celebrar e agradecer, nada melhor que um doce especial, feito em casa com carinho, todo o amor e dedicação.
Fevereiro já vai lançado, é um mês pequenino e que não se faz demorar. É o mês do amor que traz com ele o Dia de são Valentim, o padroeiro dos eternos apaixonados. E como tal, esta é uma data que merece ser celebrada. Porque não colocar as mãos na massa e prepararem uma deliciosa sobremesa para surpreender a vossa cara metade?! Esta é apenas uma doce sugestão para fazerem algo que irá derreter qualquer coração!
A combinação de chocolate e frutos vermelhos é um clássico que desperta emoções e não deixa ninguém indiferente. Por isso idealizei esta torta de massa fofa, cuja receita vem do "Caderno de Receitas com Chocolate" da querida Rosa, autora do Be Nice Make a Cake. Uma torta de massa leve e fofa merece um recheio denso e mais elaborado. Pelo que resolvi fazer um saboroso buttercream de frutos vermelhos cuja combinação com o sabor do chocolate resulta num casamento perfeito e em muitas fatias felizes!
Torta de Chocolate com Buttercream de Frutos Vermelhos
Ingredientes:
{para a massa}
| 7 ovos
| 150 g de açúcar
| 100 g de farinha s/ fermento
| 30 g de cacau em pó (usei Vahiné)
{para o recheio}
| 3 claras de ovo (aprox. 120g)
| 150 g de açúcar
| 1 pitada de sal
| 230 g de manteiga à temp. ambiente
| 1 c. (chá) de essência de baunilha
| 150 g de frutos vermelhos (usei congelados)
| macarons para decorar (opcional)
Preparação:
Comece por preparar o recheio. Coloque um tachinho com água ao lume e deixe a água aquecer. Na taça da batedeira coloque as claras, o açúcar e o sal. Leve a banho-maria, colocando a taça sobre o tacho sem que esta toque na água. Mexa sempre até o açúcar dissolver, durante cerca de 3 minutos.
Transfira a taça para a batedeira e bata numa velocidade baixa. Pouco a pouco vá aumentando até atingir uma velocidade média-alta. Bata as claras durante 6-8 minutos, até ficarem brilhantes e formarem picos firmes.
Antes de juntar a manteiga, a taça tem de estar bem fria, não pode estar morna. Se achar necessário, enrole um pano húmido à volta da taça para ajudar a arrefecer.
Quando a taça estiver fria ao toque reduza a potência para uma velocidade média e aos pouco vá adicionando a manteiga. Deixe bater sem parar, por cerca de 10-12 minutos. Ao fim deste tempo junte a baunilha, os frutos vermelhos e bata por mais cerca de 4-5 minutos até obter um creme liso e macio.
Reserve o buttercream até à hora de usar.
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Forre um tabuleiro de forno rectangular com aprox. 40cm x 35cm com papel vegetal e reserve.
Bata muito bem os ovos com o açúcar até obter um creme esbranquiçado, fofo e com o triplo do volume inicial.
Peneire a farinha com o cacau e junte ao preparado anterior, envolvendo cuidadosamente com uma espátula.
Verta a massa no tabuleiro reservado e leve ao forno a cozer durante cerca de 10-12 minutos.
Depois de sair do forno e ainda morna, vire a torta para cima de um pano polvilhado com açúcar.
Com a ajuda do pano enrole a torta com cuidado para que a massa não abra. Deixe a torta enrolada durante 1-2 minutos para que ganhe forma e depois volte a desenrolar.
Quando a torta estiver fria, espalho o recheio sobre ela e alise com uma espátula.
Volte a enrolar cuidadosamente, usando o pano como auxílio.
Corte as laterais da torta para que fique uniforme e decore a gosto.
Leve ao frio para o recheio ganhar firmeza.
Essa torta realmente derrete qualquer coração, e uma ótima forma de agradecimento á outra nossa metade ao lhe oferecer uma torta como esta, está mesmo bonita e perfeita com bastante creme mesmo como gosto, e deve estar super gulosa.
ResponderEliminarO Cantinho dos Gulosos
Uma linda torta sem dúvida e o sabor certamente divino! Suas fotos como sempre um exagero de lindeza!
ResponderEliminarPostei os cupcakes que vi aqui ainda ano passado, os de abóbora com especiarias e merengue, são sensacionais e já os repeti.
Bom fds
Mister gula, que receita de babar!
ResponderEliminarEsta torta ficou linda e super perfeita, mesmo gulosa (e eu que nem gosto nada de chocolate hehe).
Celebrar o amor, todos os tipos de amor, sempre.
Um beijinho.
Delicioso y hermoso brazo de gitano como lo llamamos en España.
ResponderEliminarUn saludo.
Fiquei a babar só de olhar para as fotos!
ResponderEliminarMa-ra-vi-lho-so :)
A escolha perfeita para este dia, apaixonante mesmo ♥
ResponderEliminarConcordo contigo agradecer e celebrar cada instante!
Bjinhoos