Para mim o pão é um alimento de todos os dias. Adoro pão e quase não consigo passar sem ele. Ao pequeno almoço não resisto a uma bela torrada de pão com manteiga. E apesar de evitar comer pão durante as refeições principais, confesso que volta e meia não resisto a uma generosa fatia de pão. E nem sequer vou falar do pão que acompanha os petiscos. Quem consegue resistir a molhar o pão num delicioso molho de ameijoas à bulhão pato ou num irresistível prato de moelas?! É tão grande e variada a diversidade de pão que existe que torna-se mesmo impossível resistir a provar um e outro. Eu gosto de fazer o meu próprio pão em casa e apesar de nem sempre ter disponibilidade para amassar um pão, recorro imensas vezes á batedeira eléctrica que dá uma grande ajuda. Faço quantidades maiores e depois congelo e tenho sempre pão fresco pronto a consumir.
Mas acreditem que me dá imenso gozo colocar as mãos na massa e amassar o próprio pão. Funciona quase como uma terapia, estamos ali durante minutos entretidos a sovar a massa do pão e nem damos pelo tempo passar. Vi a minha mãe fazer isto tantas e tantas vezes que esta é uma das melhores recordações que tenho da minha infância e nunca esquecerei. Adorava todo aquele processo de transformar farinha e água num delicioso pão. Com poucos ingredientes conseguia-se colocar na mesa um alimento tão bom e que agradava a todos. Pão que era cozido em forno de lenha, era feito com os melhores ingredientes e amassado com muito amor.
Hoje assinala-se o Dia Mundial da Alimentação e com ele celebra-se também mais um Dia Mundial do Pão. Por todo o mundo é celebrado o World Bread Day 2016, um movimento criado pela Zorra que desafia toda a gente a meter as mãos na massa e a cozinhar um delicioso pão. Desde 2006 que centenas de bloggers internacionais são desafiados a partilhar uma receita de pão para assinalar este dia especial. Desde que criei o blog que tento participar todos os anos e este ano não será excepção. Cá estou novamente para partilhar uma receita de um pão simples mas muito agradável e com uma crosta irresistível. É um pão de milho cujo sabor e consistência me agradam bastante e que é feito imensas vezes cá por casa. Experimentem vocês também e apesar de não ser um processo rápido, garanto-vos que é fácil e o resultado final irá compensar. Experimentem com manteiga!
Pão de Milho com Sementes de Girassol
Ingredientes:
| 300 g de farinha de milho
| 200 g de farinha de trigo
| 200 ml de leite
| 220 ml de água
| 1 c. (chá) de sal fino
| 10 g de fermento seco de padeiro
| 3 c. (sopa) de sementes de girassol
Preparação:
Misture o leite com a água e amorne ligeiramente à temperatura de 37ºC.
Numa taça coloque as farinhas, o leite e a água e misture com um garfo até obter uma massa uniforme.
Cubra a taça com um pano e deixe a massa descansar durante 30 minutos.
Transfira a massa para a taça de uma batedeira eléctrica com o gancho de amassar, adicione o sal, o fermento e as sementes de girassol. Amasse durante 20 minutos a uma velocidade média-baixa (se optar por amassar à mão, deverá fazê-lo durante 10-15 minutos, amassando e dobrando a massa sobre ela própria várias vezes; deixe a massa repousar um pouco e volte a massar e a dobrar várias vezes durante 10 minutos). Irá obter uma massa pegajosa e húmida, mas elástica e com aspecto fibroso.
Tape a taça com um pano grosso e deixe levedar à temperatura ambiente, num local seco e durante 2 horas ou até que a massa dobre de volume.
Tape a taça com película aderente e leve a refrigerar durante pelo menos 12 horas.
Transfira a massa para uma superfície enfarinhada, polvilhe com farinha e forme uma bola.
Coloque a bola de massa numa taça ou banneton polvilhado com farinha e deixe levedar durante 1 hora.
Pré-aqueça o forno a 220ºC.
Coloque no forno uma panela de ferro com tampa com cerca de 20-22cm e aqueça durante 10-15 minutos.
Transfira a massa para uma folha de papel vegetal polvilhada com farinha.
Retire e panela do forno (deverá tomar as devidas precauções para evitar queimar-se) e coloque dentro dela a folha de papel vegetal com a massa do pão.
Com uma lâmina ou x-ato faça um corte em forma de cruz na superfície da massa. Polvilhe com farinha e coloque a tampa na panela.
Leve ao forno durante 30 minutos. Terminado o tempo, retire a tampa da panela e deixe no forno por mais 15 minutos ou até que seja formada uma crosta dourada.
Retire o pão da panela e deixe arrefecer numa grelha.
Hmm, q bom! Bjinho.
ResponderEliminarMaravilhoso pão, esse aspecto rústico é um dos meus preferidos, eu participo pela primeira vez com pãezinhos simples, mas que agrada muito meu filho. Parabéns, sua participação está belíssima!
ResponderEliminarOlá, Célio
ResponderEliminarEsse pão ficou lindíssimo e com uma linda cor.
Bela escolha.
Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/10/wbd-2016-fogaca-da-feira.html
Fiz pão com farinha de milho apenas uma vez, este ficou lindo.
ResponderEliminarGostei muito do interior.
Boa semana
Que pão maravilhoso, Célio!!
ResponderEliminarAdorei a cor e o aspeto, estão uma tentação.
As fotos como sempre, mágnificas!
Parabéns, querido amigo!
Beijinhos,
Paula G.
Lindo e perfeito! Adoro a junção do milho com as sementes de girassol.
ResponderEliminarhttp://maisdocequesalgado.blogspot.pt/
Que pão maravilhoso Célio!
ResponderEliminarha e as fotos simplesmente divinais:)
Parabéns e beijinhos
Célio e o modo Thermomix?
ResponderEliminarCélio, o pão ficou fantástico,...já me imagino a provar essa fatia de pão com manteiga!
ResponderEliminarBeijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
Olá Célio,
ResponderEliminarpão é seguramente o alimento que mais me satisfaz. O meu dia não é tão feliz nem completo se eu não comer pão. As minhas manhãs começam invariavelmente com uma torrada, e ao longo do dia vou-me permitindo beliscar mais algum, porque é um vício. Os que têm sementes, e o escuro são os que mais gosto, mas qualquer pão é bem-vindo. O de milho não é exceção obviamente. O teu ficou com uma cor maravilhosa, super guloso. Uma perdição das grandes... :)
Beijinho grande
Marta
Célio,
ResponderEliminartal como tu não resisto a um belo pão! Também o evito nas refeições principais mas é como dizes, não molhar o pão nas amêijoas não dá! Ou em pratos com muito molho... hmmm, já fiquei aqui a salivar!
Acho fascinante todo o processo que envolve fazer pão! Adoro meter as mãos à massa e vê-lo crescer! Ir espreitando por debaixo do pano.
O teu ficou lindo, bem amarelinho, tão bonito :)
Gosto muito Célio.
Lindas imagens.
Um beijinho
Célio,
ResponderEliminarSubscrevo e assino em baixo deste teu texto, que podia ter sido eu a escrever, palavra por palavra.
Adoro pão e intutolo-me uma pãozeira e pão lover.
Comer e fazer pão é das coisas que mais prazer me dá fazer na cozinha (algo que a balança não gosta nada, lol) e este teu, acredita, vou fazê-lo muito brevemente, pois amo de paixão. Tenho ali muita farinha de milho que veio aí de Portugal e que bem empregue será nesta tua receita. Acredita que és uma grande fonte de inspiração.
Um beijinho,
Lia
ficou com um aspeto muito bom...
ResponderEliminarestou tentada a experimentar... pois adoro pão de milho :p
e aposto que será breve, pois ando com muitas saudades de por a mão na massa :p
beijinhos
Carla
Eu também sou uma pãozeira!!!! E se tu soubesses o que eu gosto de pão de milho! E este teu tem um aspecto maravilhoso! Vou roubar a receita! Beijinho!
ResponderEliminarTambém não resisto a pão, especialmente se for caseiro. Este de milho está mesmo irresistível... ai essas fatias!!
ResponderEliminarBjinho
Que rico pão mister gula! Adoro como ficou rústico e a parecer uma bela broa.
ResponderEliminarAdoro fazer pão e concordo com tudo o que dizes.
Ainda antes de ler o pão a molhar as ameijoas e as moelas, já estava eu a pensar exactamente nisso! :)
Um beijinho e que bela receita.
Thank you for participating in World Bread Day 2016 again. I love your bread and your photos!
ResponderEliminar