Páginas

Crepes de Limão e Sementes de Papoila com Curd de Amora


E finalmente chegaram as férias! Começámos com uns dias encantadores e mágicos, em contacto constante com a natureza, na lindíssima ilha de São Miguel, nos Açores. Uma viagem quase inesperada mas que ficará guardada para sempre na minha memória. Já partilhei alguns desses momentos no Instagram, onde me poderão acompanhar durante as férias, mas prometo que falarei sobre essa viagem, mais tarde e num outro post. Este foi um verão longo e intenso, cheio de dias preenchidos, com muito sol e temperaturas altas. Dias de algum trabalho mas também foram dias que deram para descontrair e aproveitar muito bem todos os tempos livres. Dias que deram para matar saudades da família e de alguns amigos e que proporcionaram muitos momentos de lazer que foram vividos intensamente. Chegou setembro, o meu mês preferido que traz com ele na bagagem estes dias lindos, os últimos do verão. Dias encantadores com temperaturas amenas, nos quais nos apercebemos que o verão se vai despedindo lentamente e o outono já vai pedindo para entrar. Manhãs frescas que convidam a um passeio à beira mar mas não sem antes tomar um delicioso e demorado pequeno almoço. Sentir os pés na areia molhada e mergulhar na água salgada do mar. Comer o que de melhor a terra e o mar têm para nos oferecer. Voltar aos sítios que nos fazem sempre felizes. Passear sem horários e aproveitar os fins de tarde numa esplanada a contemplar o por-do-sol. Assim serão os planos para os próximos dias.


Com o verão a despedir-se é chegada também a altura de colher os últimos frutos da estação. Os tomates que estão agora no seu auge de sabor e que irei congelar para usar mais tarde, em molhos, sopas e compotas. Os figos que adoro comer ao natural e aos quais não consigo resistir. As deliciosas ameixas que gosto de usar em crumbles e tartes e claro, as perfumadas amoras silvestres que tanto gosto de colher em grandes quantidades e que uso tanto para fazer scones, gelados ou tartes. A maior parte delas são lavadas e congeladas, para poder preservar o seu sabor por mais tempo durante a estação fria. Mas algumas não resisto a comer ao natural ou usar enquanto ainda estão frescas, seja para fazer estes irresistíveis Quadrados de Maçã e Amora ou para um delicioso curd de amora, como o que apresento nesta receita a acompanhar uns crepes de limão e sementes de papoila. Não tenho palavras para descrever estes crepes maravilhosos, que tanto podem ser servidos ao pequeno almoço como ao lanche. Mas acreditem que o curd de amora faz toda a diferença nesta composição de sabores. Experimentem, mas não hesitem em juntar uma generosa bola de gelado de baunilha. 


Crepes de Limão e Sementes de Papoila com Curd de Amora
(receita adaptada do blog A Cozy Kitchen)

Ingredientes:
{para os crepes}
| 3 c. (sopa) de manteiga
| 2 ovos
| 250 ml de leite
| 50 ml de água
| 200 g de farinha s/ fermento
| 2 c. (sopa) de açúcar
| 1 pitada de sal
| 1 c. (sopa) de raspa de limão
| 50 g de sementes de papoila
| óleo q.b. (pode usar óleo de coco)
| amoras frescas q.b. para servir

{para o curd de amora}
| 3 ovos
| 90 g de açúcar amarelo
| 1 c. (sopa) de amido de milho
| 200 g de amoras
| 1 c. (sopa) de sumo de limão
| 85 g de manteiga

Preparação:
Comece por preparar o curd de amora, colocando numa taça os ovos, o açúcar e o amido de milho. Bata até obter uma mistura lisa e homogénea.
Transfira a mistura para um tacho, junte as amoras e o sumo de limão e leve a lume médio, mexendo sempre, até começar a ferver e a ficar espesso. Junte a manteiga e mexa energicamente.
Retire do lume e coloque o preparado num liquidificador ou use a varinha mágica e triture por forma a obter um creme o mais liso possível.
Deixe arrefecer e guarde no frigorífico até usar ou coloque num frasco hermético para usar mais tarde.
Prepare os crepes, derretendo a manteiga no microondas e deixe arrefecer à temperatura ambiente.
Coloque a manteiga derretida numa taça juntamente com os ovos, o leite e a água e bata com uma vara de arames ou usando a batedeira eléctrica.
Junte a farinha, o açúcar, o sal e a raspa de limão e bata mais um pouco até obter uma mistura homogénea.
Adicione as sementes de papoila e envolva.
Leve uma frigideira a lume brando com um fio de óleo (pode usar óleo de coco). Aqueça ligeiramente e com uma colher ou concha de sopa espalhe uma generosa quantidade de massa, garantindo que a massa preenche toda a frigideira de modo a obter um crepe uniforme.
Repita a operação até terminar a massa.
Sirva os crepes com o curd de amora, uma bola de gelado e algumas amoras frescas.

15 comentários:

  1. Esses crepes ficaram tão lindos com as sementes, o curd esta com uma cor linda e imagino que uma delicia.
    As fotos lindas como sempre.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Aiii que desgraça!! Eu só não não entendo porque é que não tem "home delivery"! - é um crime mostrar-nos estas coisas e não nos deixar provar!! Ainda que nos mime com as receitas, estas fotos deviam ser impressões reais em 3D! quando é que inventam uma impressora assim?!

    ResponderEliminar
  3. As fotos estão lindas, como sempre. Adoro curd de amoras, quanto aos crepes tenho de experimentar esta tua versão, parece ser bem boa :D
    Beijinhos e bom fim de semana...
    Blog: Guloso qb

    ResponderEliminar
  4. Olá Célio: que bom que gostaste de passar estes dias na minha linda ilha. Como te disse, tive pena de não nos termos encontrado,mas espero ainda um dia vir a ter este gosto.
    Adoro crepes e estes , com sementes, ficam mesmo bonitos. O curd de amora acrescenta cor e sabor aos deliciosos crepes. As fotos estão lindas e apetitosas, como sempre.
    Bjn e votos de umas excelentes férias
    Márcia

    ResponderEliminar
  5. Os Açores, deixam-se sempre com saudades. Só conheço uma ilha, que adoro e onde tenho grandes amigos. E planeio lá voltar, mas falta sempre o tempo.
    Gostei de ver as tuas fotos lá, fiquei a pensar em quando lá fui e nas coisas bonitas que vivi lá.
    Espero que tenhas umas boas férias, com isso tudo que falas, e com coisas doces que animam sempre e têm de estar presentes nas férias.
    Que lindos crepes, e esse curd, comia à colherada :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Olá Célio,
    Que crepes maravilhosos, já para não falar do delicioso curd de amoras!
    Adoro crepes e vou ter de experimentar esta tua receita, em relação ao curd por incrivel que pareça, nunca provei de amora.
    As fotos estão maravilhosas, como sempre.
    Aproveito para te desejar umas ótimas férias, bom amigo.
    Um grande beijinho,

    Paula G.

    ResponderEliminar
  7. Olá Célio,
    Nunca estive nos Açores e ando a planear uma viagem a esse sítio maravilhoso. Gostava de ir sem grandes pressas para poder visitar algumas ilhas com calma. Há alturas em que parece que tudo nos empurra numa dada direcção e agora até tu vens com as tuas fotografias lindas mostrar um bocadinho de São Miguel e deixar-me ainda com mais vontade de fazer a mala e partir :)

    Limão e sementes de papoila é uma combinação que nunca desilude, também uso muitas vezes em bolos e panquecas, adoro! Crepes ainda não, mas depois de ver estes acho que é já no próximo fim-de-semana :) Eu gosto muito do outono mas não há como o verão para nos trazer frutas deliciosas, amoras incluídas. Vou ter saudades.
    Beijinhos e boas férias!
    Paula

    ResponderEliminar
  8. Olá, Célio

    Esses crepes ficaram lindíssimo, alias como todas as receitas que tu partilhas connosco.

    Beijinhos e boa semana,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/09/festa-regresso-as-aulas-e-um-bolo-de.html

    ResponderEliminar
  9. Célio adorei os Açores. Apenas conheço São Miguel mas acho uma ilha linda! Já fui em pequena mas gostava muito de voltar :)
    As tuas imagens deixam sempre saudade!
    Quanto aos crepes, maravilhosos! Tanto os crepes como o curd! Adoro limão e os crepes de limão deixaram-me com um sorriso de orelha a orelha! Devem ficar com um sabor e aroma maravilhosos!
    Agora resta-me desejar-te umas boas férias! Descanso e bom tempo :D
    Setembro é tão bom para férias, tão mais calmo!
    É o primeiro ano que não gozo férias em Setembro, ficaram para Outubro!!! :p
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  10. Célio, começaste muito bem com a viagem aos Açores, adorei a foto da vaca :)
    Vim até aqui provar os teus crepes que estão para além do divino com tudo o que gosto, nem sei o que dizer, não há palavras ♥ as fotos falam por si!
    Aproveita bem estes dias.
    Bjinho

    ResponderEliminar
  11. Crepes deliciosos e aromáticos. Essas amoras a acompanhar dão um toque perfeito.
    Bjinho

    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  12. Olá Célio!
    É sempre reconfortante visitar este teu cantinho. Uma delícia de Blog onde os sabores, cores e aromas se fundem num só... uma perfeita maravilha. :)
    Adorei o teu curd de amoras, deve ser delicioso. Uma receita a testar ;)
    Continuação de excelente trabalho. :)
    Bjs
    Margarida

    ResponderEliminar
  13. Adoro crepes e estes parecem-me divinais!
    Fotos lindíssimas.

    Boa Semana.

    ResponderEliminar
  14. Ficaram com uma cor fantástica, e devem saber maravilhosamente bem! Um beijo

    ResponderEliminar