Há combinações de ingredientes perfeitas. E depois há aquelas que são mais que perfeitas, que nos levam a repetir determinada receita vezes sem conta. Tantas vezes que às tantas até já sabemos a receita de cor e quase a podíamos fazer de olhos vendados. Ingredientes que casam na perfeição, que encaixam os seus sabores e se deixam embalar numa alquimia contagiante como um casal apaixonado. Uma dessas combinações que resulta sempre em sabor é a banana e o chocolate. Adoro o sabor intenso e achocolatado derivado da junção destes dois ingredientes. Durante anos desdenhei do uso da banana em pães e bolos, até ao dia em que experimentei uns muffins de banana que quase não conseguia parar de comer. Ficaram com uma textura fofa e húmida como nunca tinha provado antes e o sabor era algo de viciante. Mais tarde experimentei estes Quadrados de Banana com Crumble de Aveia e Avelã, receita que também viria a repetir. Muitas vezes! Também experimentei esta receita e esta e ainda existem outras tantas por experimentar. Porque realmente gosto mesmo da textura leve e fofa que a banana confere à massa de um bolo ou pão.
Quando vi esta receita no Pastry Affair logo a registei para fazer. Não só me conquistou pelo seu aspecto visual como pela combinação de ingredientes. Não é a primeira vez que a faço, no entanto é chegada a hora de ser partilhada aqui no blog, pois já faz parte das minhas receitas preferidas. Podemos chamar-lhe de pão doce de chocolate e banana, mas para mim talvez seja mais um bolo de chocolate e banana que não é tão doce devido ao sabor intenso do cacau. Adoro chocolate e quanto maior for a percentagem de cacau naquele ingrediente melhor. E aqui usei cacau cru em pó e também as pepitas são de cacau, pelo que este pão ou bolo é bem "choculatudo" e perfeito para os amantes do chocolate. Quantas vezes não apetece um docinho a meio da semana?! Esta é a receita perfeita para satisfazer a gula e partilhar com alguém enquanto se trocam dois dedos de conversa. E se sobrar bolo, no dia seguinte ao pequeno almoço esta será com certeza uma boa escolha.
Pão de Banana e Chocolate com Pepitas de Cacau
(receita adaptada do blog Pastry Affair)
Ingredientes:
| 4 bananas médias
| 110 g de manteiga
| 150 g de açúcar amarelo
| 2 ovos L
| 1 c. (chá) de extrato de baunilha
| 125 g de farinha de trigo s/ fermento
| 60 g de farinha de trigo integral
| 45 g de cacau em pó
| 1 c. (chá) de bicarbonato de sódio
| 1 c. (chá) de fermento em pó
| 1 pitada de sal
| 1dl de leite
| 60 g de pepitas de cacau
Preparação Tradicional:
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Untar ligeiramente com manteiga uma forma retangular. Forrar a forma com papel vegetal e reservar.
Coloque 3 bananas (reserve a banana restante) em pedaços numa taça e com um garfo, esmague-as, reduzindo-as a puré. Reserve.
Bata a manteiga com o açúcar até obter um creme esbranquiçado e fofo. Sem deixar de bater, adicione os ovos, um de cada vez e misture bem. Adicione o extrato de baunilha e o puré de banana e bata.
Junte as farinhas, o cacau em pó, o bicarbonato, o fermento e o sal e envolva até que todos os ingredientes se encontrem bem ligados.
Por último, junte o leite e as pepitas de cacau e envolva com uma espátula até a massa ficar homogénea.
Transfira a massa para a forma. Corte no sentido longitudinal a banana restante obtendo duas metades e disponha-as sobre a massa.
Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 55-60 minutos. Faça o teste do palito antes de retirar do forno.
Deixe o pão arrefecer dentro da forma por 10 minutos, depois desenforme e deixe arrefecer completamente sobre uma grelha.
Preparação Thermomix - Bimby:
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Untar ligeiramente com manteiga uma forma retangular. Forrar a forma com papel vegetal e reservar.
Coloque no copo 3 bananas (reserve a banana restante) em pedaços e programe (10seg/vel5). Reserve.
Coloque no copo a manteiga, o açúcar e programe (2min/37ºC/vel3).
Adicione os ovos, o extrato de baunilha, o puré de banana, o leite e programe (30seg/vel4).
Junte as farinhas, o cacau em pó, o bicarbonato, o fermento, o sal e programe (10seg/vel4).
Por último junte as pepitas de cacau e envolva bem com a espátula.
Transfira a massa para a forma. Corte no sentido longitudinal a banana restante obtendo duas metades e disponha-as sobre a massa.
Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 55-60 minutos. Faça o teste do palito antes de retirar do forno.
Deixe o pão arrefecer dentro da forma por 10 minutos, depois desenforme e deixe arrefecer completamente sobre uma grelha.
Looks so delicious, love the fact you have put the whole bananas in the cake!
ResponderEliminarhttp://beautyfollower.blogspot.gr/
Aspecto irrepreensível, deve estar mesmo delicioso :)
ResponderEliminarBeijinhos, se quiseres vem visitar-me em
Gulosoqb.blogspot.pt
Facebook.com/gulosoqb
Pois eu sou como tu: quanto mais chocolatudo, melhor! ;) e chocolate e banana é mesmo um par divino! Esse interior fofo está de babar!
ResponderEliminarBeijinhos
Escandalosamente bonito e tentador!Levo a receita para experimentar, sem dúvida!
ResponderEliminarNunca usei banana em pão , este ficou lindo,o interior esta tão tentador que já comia uma fatia bem generosa
ResponderEliminarEssa fatia cativou-me tantooo... maravilhoso! Obrigada pela partilha! ;-)
ResponderEliminarBeijinhos
Carla
Célio,
ResponderEliminarNão sou grande apreciadora de banana mas em bolos até gosto. e esta conjugação com o chocolate deve ser perfeita. Adoro a apresentação do bolo com as tiras de banana visíveis. Muito giro mesmo.
Beijinhos!!
http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/
My God Célio!!!Um bolinho assim conquista uma rapariga, ahahaha...
ResponderEliminarGosto muito da combinação do chocolate e da banana, e bolos de banana já lhes perdi a conta a quantos fiz e experimentei, mas estou sempre aberta a testar um outro.
bjoka
Rita
Está simplesmente maravilhoso!
ResponderEliminarConcordo que a combinação seja perfeita!
Tal como tu inicialmente pensava duas vezes numa receita que levava banana, agora não! Deixa tudo com uma textura tão boa e com um sabor óptimo!
Adorei o pão e as fotografias!
Um beijinho
As fatias de banana lembraram-me tanto dos sorrisos nas sombras do 'Pride' do Fullmetal Alchemist: Brotherhood! Ainda por cima mencionaste alquimia. São demasiadas coincidências! ;)
ResponderEliminarO pão parece delicioso! Para mim, a combinação mais que perfeita é banana com manteiga de amendoim, mas com o aspeto desse pão não me faria rogada se me oferecessem uma fatia! Talvez barrada com manteiga de amendoim... :P
Esse interior diz tudo, está perfeito e a pedir umas trincas :)
ResponderEliminarA primeira vez que fiz um banana bread não gostei, não sei bem a razão e estive muito tempo sem repetir receitas de bolinhos de banana. Até que voltei a dar uma oportunidade e foi como o sushi, amor à segunda dentada!
E adoro combinado com chocolate, fica mesmo bom, é daquelas coisas que mesmo sem provar, sei que vou gostar!
Um beijinho.
Um pãozinho destes é perfeito para dias chuvosos de Inverno. Lareira acesa, um chá quentinho ao lado, o pão! What else??? E sim... banana e chocolate casa lindamente.
ResponderEliminarBeijinho e boa semana
C
Olá Célio,
ResponderEliminarexperimentei a receita e ficou deliciosa, desapareceu num instante!
Obrigada pela sugestão.