Páginas

Bolo de Pera e Queijo Chèvre


Não sei se é deste fuso horário que torna os dias mais pequenos, mas dou por mim a pensar que o tempo passa demasiado rápido. Ainda "ontem" eu estava a apanhar banhos de sol, a comer gelados e a caminhar descalço na areia molhada e hoje já não consigo sair de casa sem um casaco vestido, um cachecol e a tiritar de frio. Estamos no tempo dele, é certo, mas acho que ainda não estou preparado. Depois saio à rua e por onde quer que eu passe ou onde quer que vá, tudo à minha volta me diz que o Natal está mesmo a chegar. As decorações natalícias estão por toda a parte, nos shoppings já não existem outras canções que as de Natal e depois temos a rádio e a televisão a lembrar-nos a toda a hora que estamos apenas a um mês dessa quadra festiva. Não, ainda não estou preparado, mas estou a tentar mentalizar-me que estamos a escassos dias de entrar no último mês do ano. Queria que os dias fossem maiores e com mais luz queria por mais tempo aquele delicioso verão de S. Martinho que nos visitou há duas semanas atrás. Fica a recordação desses dias de sol, do cheira das castanhas assadas, de um Outono que se despede tão rápido. Para ultrapassar estes dias frios tento focar-me no facto de que em breve irei poder abraçar os meus irmãos e os meus sobrinhos, em breve teremos a família toda reunida à volta da mesa e juntos iremos saborear as rabanadas, os sonhos e o arroz doce.


E são estes pequenos prazeres que constituem o meu sol de Inverno. Poder folhear um livro de culinária e dele escolher uma receita que despertou os meus sentidos. O facto de poder ligar o forno e confecionar deliciosas receitas de conforto com os melhores ingredientes da estação. Comida verdadeira que aconchega e nos faz sorrir de felicidade. Numa das minhas idas ao mercado na zona Oeste, trouxe umas deliciosas peras que comprei a um produtor local. Já em casa, enquanto as tirava do saco para colocar na fruteira, sabia que não as iria comer todas ao natural. Até porque elas amadurecem rápido, como acontece com toda a fruta verdadeira, a fruta que não é tratada para ficar mais bonita e durar mais tempo. Queria usá-las numa receita salgada, pois sabia que assim conseguiria realçar o seu sabor doce e suave. Peras combinam bem com queijo, então porque não usar um queijo de sabor mais acentuado e que eu aprecio tanto?! Pensei num bolo salgado, de pera e queijo de cabra que à partida tinha tudo para funcionar. Umas nozes que vieram dar textura e tomilho fresco para perfumar este delicioso bolo salgado que tanto pode ser uma entrada numa refeição como pode servir de refeição principal, acompanhado de uma salada com legumes da época. Ficou aprovadíssimo e é para repetir!

Esta é uma receita desenvolvida em parceria com uma marca francesa de queijos que acaba de chegar ao mercado português, a Merci Chef!. A tradição desta marca na produção de queijos data de há muitos anos e apresenta uma grande variedade de produtos, como podem ver aqui. Mas para já tem para nos apresentar dois queijos Camembert (de Cogumelos e Mistura de Pimentas) e três queijos de cabra (Buchette Light, Sainte-Maure e Soignon Bûche), disponíveis à venda nos hipermercados Jumbo e Continente. Convido-vos também a visitar a página da Merci Chef! no Facebook, onde poderão ver esta e outras deliciosas receitas.


Bolo Salgado de Pera e Queijo Chèvre

Ingredientes:
| 120 ml de leite
| 80 ml de azeite virgem
| 200 g de farinha s/ fermento
| 1 c. (chá) de fermento em pó
| 3 ovos
| 2 peras médias
| 1 queijo Chèvre (Sainte-Maure da Merci Chef)
| 50 g de nozes
| 1 ramo de tomilho fresco
| sal q.b.
| pimenta q.b.

Preparação Tradicional:
Unte com manteiga e forre com papel vegetal uma forma retangular. Reserve.
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Numa taça misture o leite e o azeite.
Noutra taça coloque a farinha e o fermento peneirados, comece a juntar os ovos, um a um e amasse com a ajuda de uma colher de pau ou com as mãos.
Adicione o leite e o azeite e amasse mais um pouco até todos os ingredientes estarem bem ligados.
Descaroce as peras deixando-as com a pele. Reserve metade de uma pera e corte as restantes em pedaços pequenos, adicionando-os à massa.
Corte o queijo Chèvre em pedaços pequenos e adicione à massa, assim como as nozes grosseiramente picadas e o tomilho fresco, também picado. Tempere com sal e pimenta e envolva todos os ingredientes.
Verta a massa na forma, alise a superfície com uma espátula e distribua sobre a massa a metade da pera reservada cortada em lâminas com 5mm de espessura. Leve ao forno cerca de 30-35 minutos, ou até que o bolo comece a ficar dourado.
Retire e deixe arrefecer alguns minutos.
Desenforme e sirva ainda morno, acompanhado de uma salada.

Preparação Thermomix - Bimby:
Unte com manteiga e forre com papel vegetal uma forma retangular. Reserve.
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Coloque no copo o azeite e o leite e programe (1min/vel3). Nos últimos 30 seg adicione os ovos inteiros, um de cada vez, pelo bocal do copo.
Junte a farinha, o fermento, o sal e a pimenta e programe (30seg/vel4).
Descaroce as peras deixando-as com a pele. Reserve metade de uma pera e corte as restantes em pedaços pequenos, adicionando-os à massa.
Corte o queijo Chèvre em pedaços pequenos e adicione à massa, assim como as nozes grosseiramente picadas e o tomilho fresco, também picado. Tempere com sal e pimenta e envolva tudo com a espátula.
Verta a massa na forma, alise a superfície com a espátula e distribua sobre a massa a metade da pera reservada cortada em lâminas de 5 mm de espessura. Leve ao forno cerca de 30-35 minutos, ou até que o bolo comece a ficar dourado.
Retire e deixe arrefecer alguns minutos.
Desenforme e sirva ainda morno, acompanhado de uma salada.

Mini Pavlovas c/ Lemon Curd e Frutos Vermelhos


Chegou o frio e acho que não restam dúvidas para ninguém. Tive a certeza de disso quando a meio desta semana me senti obrigado a ir calçar umas meias bem grossas, pois os chinelos por si só  já não são suficientes. Os lençóis de meia estação também já deram lugar aos térmicos e sei que não tarda estarei a ligar o aquecedor. Por enquanto basta-me uma chávena de chá e uma mantinha polar como companhia. E se o frio é para mim algo insuportável, também há nele qualquer coisa de reconfortante. Pode parecer um contra senso, mas sabe tão bem vestir pela manhã aquela camisola de lã que tanto gostamos e proteger o pescoço com um cachecol bem grosso. Calçar as botas que aguardavam há meses para serem trocadas pelos ténis. E sempre que possível aquecer as mãos enquanto saboreamos um delicioso chá e trocamos dois dedos de conversa. E quando falamos em chá, falamos de bolinho, claro. Esta é uma dupla inseparável e que tanto bem faz à alma.


Não sei se será do frio, mas estes dias tornam-me mais preguiçoso. O treino no ginásio vai diminuindo de intensidade, o rendimento já não é o mesmo. Os dias são tão pequenos e não dão para fazer quase nada daquilo que realmente gostamos e no trabalho só consigo pensar naquela hora em que chego a casa e finalmente consigo ir para a cozinha, ligar o forno e preparar uma refeição bem quente e reconfortante. As sopas são sempre eleitas, mas o que apetece por agora, são refeições perfumadas, acabadas de sair do forno, e que são consumidas ainda a fumegar. Sim, é a parte boa do frio, poder aquecer a nossa cozinha com o calor do forno e sempre com o cheiro da comida acabada de fazer. Uns legumes gratinados ou uns palitos de batata doce com alecrim e paprika fumada e logo a seguir e para aproveitar o quentinho, uns marmelos, umas maçãs assadas ou ainda umas deliciosas castanhas. Tudo sabores da estação que dão conforto e me fazem sorrir. 

E depois vêm as sobremesas! Quem consegue resistir a um docinho mais elaborado?! Eu não e muito de vez em quando gosto de comer uma ou outra sobremesa decadente, daquelas que quase nos fazem lamber o prato. Já todos conhecem a minha paixão por Lemon Curd e para mim é daqueles sabores que muito aprecio e que não dispenso numa sobremesa. O sabor cítrico do limão num creme doce e aveludado que apetece comer à colherada. Preparei estas mini pavlovas num fim de semana de frio e de preguiça, para um jantar de amigos. Uma sobremesa que acaba por ser simples e que resultou de um aproveitamento de claras de ovo que andavam no frigorífico há alguns dias a implorar por serem usadas. O sabor suave do queijo Quark combina perfeitamente com o sabor do limão e o crocante do merengue. Um doce de sobremesa à qual é mesmo difícil de resistir e que em segundos se transforma no momento alto e inesquecível de uma refeição.


Mini Pavlovas c/ Lemon Curd e Frutos Vermelhos
(receita do Lemon Curd do livro Velocidade Colher, de Susana Gomes)

Ingredientes: (para 6 mini pavlovas)
{para as mini pavlovas}
| 4 claras de ovo (tamanho L)
| 200 g de açúcar em pó 
| 1 c. (chá) de vinagre de cidra
| 1 c. (sopa) de açúcar baunilhado
| 1 c. (sobremesa) de amido de milho
| 250 g de queijo Quark magro
| 2 c. (sopa) de açúcar em pó
| framboesas e groselhas q.b. para servir

{para o Lemon Curd} *
| 140 g de açúcar amarelo
| casca de 1 limão (só a parte amarela)
| 100 ml de sumo de limão
| 60 g de manteiga
| 30 g de leite (2 c. de sopa)
| 2 ovos
| 3 gemas

Método Tradicional:
Pré-aqueça o forno a 150ºC.
Forre com papel vegetal um tabuleiro de forno e reserve.
Comece a bater as claras em castelo até que comecem a formar picos suaves. Aos poucos vá adicionando a açúcar em pó e continue a bater até as claras fiquem bem firmes e brilhantes.
Junte o vinagre e o açúcar baunilhado e bata alguns, o suficiente para incorporar.
Por fim adicione o amido de milho e bata a uma velocidade baixa para envolver.
Transfira o merengue para o tabuleiro com uma espátula, formando seis montinhos sobre o papel vegetal. Com as costas de uma colher, alise à volta e forme uma ligeira cova no centro, onde levará o recheio.
Leve ao forno e baixe a temperatura para os 140ºC. Deixe no forno durante 25-30 minutos.
Desligue o forno e deixe arrefecer completamente com a porta entreaberta (coloque uma colher de pau na abertura da porta).
Junte 2 c. (sopa) de açúcar em pó ao queijo Quark e bata um pouco até ficar cremoso.
Distribua pelas mini pavlovas e acrescente a cada uma delas 1 c. (sopa) bem generosa de Lemon Curd.
Decore com os frutos vermelhos a gosto e sirva de imediato.

*Lemon Curd
Misture bem os ovos, as gemas, o leite, o açúcar e a manteiga.
Adicione a raspa e o sumo de limão e cozinhe em lume médio, mexendo constantemente até engrossar. Passe por um coador de rede fina e deixe arrefecer.
Guarde no frigorífico, num frasco esterilizado, até usar.

Método Thermomix - Bimby:
Pré-aqueça o forno a 150ºC
Coloque a borboleta no copo e bata as claras programando (4min/vel3,5). No último minuto adicione aos poucos o açúcar em pó.
Junte o vinagre, o açúcar baunilhado e o amido de milho e programe (1min/vel3).
Transfira o merengue para o tabuleiro com uma espátula, formando seis montinhos sobre o papel vegetal. Com as costas de uma colher, alise à volta e forme uma ligeira cova no centro, onde levará o recheio.
Leve ao forno e baixe a temperatura para os 140ºC. Deixe no forno durante 25-30 minutos.
Desligue o forno e deixe arrefecer completamente com a porta entreaberta (coloque uma colher de pau na abertura da porta).
Junte 2 c. (sopa) de açúcar em pó ao queijo Quark e bata um pouco até ficar cremoso.
Distribua pelas mini pavlovas e acrescente a cada uma delas 1 c. (sopa) bem generosa de Lemon Curd.
Decore com os frutos vermelhos a gosto e sirva de imediato.

*Lemon Curd
Coloque no copo o açúcar e a casca de limão e pulverize (15seg/vel9).
Adicione a manteiga, o leite e o sumo de limão e programe (1min/vel2).
Depois programe (7min/80ºC/vel2). Passe por um coador de rede fina e deixe arrefecer.
Guarde no frigorífico, num frasco esterilizado, ate usar.

Granola de Chocolate Branco e Arandos Vermelhos


Se existe para mim uma refeição que é sagrada, ela é o pequeno almoço. Nunca, jamais em tempo algum eu consigo sair de casa sem tomar o pequeno almoço. É a primeira refeição do dia e sem dúvida alguma a mais importante de todas. Costumo dizer que é como se fosse o nosso motor de arranque, aquilo que nos vai dar energia para enfrentar a rotina de um novo dia. Faz parte da minha rotina matinal e é um momento meu que eu nunca dispenso. E se há coisa que me deixa feliz, é poder ter todo o tempo disponível num dia de folga, feriado ou fim de semana para tomar um pequeno almoço ainda mais elaborado. Claro que nem sempre isso é possível e na maioria dos dias tento simplificar, nunca dispensando a fruta, o iogurte e os cereais. Outras vezes fico muito feliz com uma ou duas torradas de pão escuro, barradas com creme de abacate, umas gotas de limão, uma pitada de pimenta acabada de moer e umas pedrinhas de flor de sal. Mas por norma é na combinação da fruta com o iogurte e o complemento das sementes, frutos secos e cereais que eu encontro aquele equilíbrio que deve ser completo e variado, combinando todos os nutrientes necessários ao organismo. 


Granola. Quem não gosta de granola?! É daquelas coisas às quais não consigo resistir e que existe sempre cá em casa, guardada num frasco hermético e pronta a ser consumida. Faz imenso tempo que deixei de comprar cereais no supermercado. Para além de trazerem na sua composição quantidades exageradas de açúcar, nunca sabemos muito bem qual a sua origem e composição. E desde que experimentei fazer granola em casa, não quero outra coisa. Claro que às vezes não resisto a experimentar uma granola do supermercado, desde que seja sem açúcares e de preferência, de origem biológica. Mas não há nada como sermos nós mesmos a criar a nossa granola e podermos adicionar aquio que mais gostarmos. Os frutos secos m«nunca podem faltar e uma outra vez lá vem aquele ingrediente mais guloso, como o chocolate ou as rodelas de banana. Esta granola que vos trago leva na sua composição chocolate branco e é uma verdadeira delícia. Quando vi a receita no Local Milk não resisti a fazê-la de imediato, e apesar de não morrer de amores pelo chocolate branco, acreditem que a combinação deste com os arandos vermelhos eleva esta granola a outro nível, tornando-a viciante. Tão viciante que já só não faz parte dos meus pequenos almoços, mas também dos lanches. Mas o melhor mesmo é vocês experimentarem também, porque afinal é tão fácil fazer granola.


Granola de Chocolate Branco e Arandos Vermelhos
(receita adaptada do blog Local Milk)

Ingredientes:
| 2 c. (sopa) de pólen de abelha
| 50 g de coco laminado
| 90 g de flocos de aveia 
| 125 g de farinha de aveia
| 30 g de arroz puff expandido
| 1 pitada de sal fino
| 50 g de açúcar amarelo (opcional)
| 70 g de nozes partidas em metades e/ou quartos
| 85 g. de mel
| 75 g de óleo de coco 
| 1 clara de ovo à temp. ambiente
| 1 chávena de arandos vermelhos desidratados
| 100 g de chocolate branco partido em pedaços (usei Pantagruel)

NOTAS: 
  • Para obter a farinha de aveia, basta pulverizar a mesma quantidade de flocos de aveia num robot de cozinha na potência máxima.
  • O óleo de coco deverá estar no estado líquido. Nesta altura do ano, é normal que o óleo solidifique, pelo que deverá aquecê-lo ligeiramente até ficar líquido, deixar arrefecer e só depois adicionar à mistura.
  • Tanto o mel como o açúcar são opcionais, pelo que poderá eliminá-los na receita ou diminuir as quantidades.
  • Tanto os cereais como os frutos secos poderão ser substituídos por outros a gosto.
  • Quando retirar a granola do forno, ela ainda estará meio húmida e mole. Não se preocupe, assim que ela arrefecer à temperatura ambiente, vai ficar seca e crocante.

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 170ºC.
Forre um tabuleiro com papel vegetal e reserve.
Numa taça misture o pólen de abelha, o coco laminado, os flocos de aveia, a farinha de aveia, o arroz puff expandido, o sal, o açúcar e as nozes em pedaços.
Noutra taça misture o mel, o óleo de coco e a clara de ovo ligeiramente batida.
Despeje os ingredientes húmidos na tigela de ingredientes secos e misture com as mãos ou use uma colher de pau, até todos os ingredientes ficarem bem envolvidos.
Transfira a mistura para o tabuleiro reservado e espalhe sobre o papel, de forma a formar uma única camada.
Leve ao forno por 15-20 minutos  ou até que a granola comece a ficar dourada. Retire, mexa a granola, e leve novamente ao forno por mais 15 minutos ou até que adquira um tom dourado. 
Retire e deixe a granola arrefecer completamente. 
Depois de fria, desfaça com as mãos ou um garfo e envolva delicadamente nos arandos vermelhos e no chocolate branco partido em pedaços.
Guarde num recipiente hermético.

♥ ♥ ♥ Lemon Lover's Dream Cake ♥ ♥ ♥


Se existem datas que merecem ser celebradas é o aniversário de alguém. E quando alguém faz anos tem de haver sempre bolinho!  E se esse alguém for a nossa cara metade?! O bolo tem de ser especial, certo?! Yeeaahh! Hoje é dia de festa, a menina cá de casa festeja mais um ano de vida e, à semelhança de anos anteriores,  mais uma vez eu fiz o bolinho de aniversário dela. Há dois anos festejávamos com este bolo em camadas no qual o chocolate foi o ingrediente escolhido. No ano passado não houve bolo mas antes uma pavlova com manteiga de amendoim, bem decadente. Este ano o bolo é mais simples, e o ingrediente principal é o limão, bem ao gosto da aniversariante, aliás foi ela que escolheu o bolo.
Ela merece, o bolo e muito mais, pois é ela quem me atura nestas aventuras culinárias, é ela quem tantas vezes espera pela refeição enquanto eu termino uma sessão fotográfica para o blog, acabando por comer a comida já fria. Nos bons e nos maus momentos, é ela que está lá sempre para me apoiar.  Ajuda-me a tomar decisões, sempre que necessito. É ela que eu escolhi para, em conjunto, fazermos uma vida e foi a ela que eu prometi amar e respeitar. Por tudo isto eu só tenho que lhe ficar eternamente grato e é sempre um prazer poder fazer uma receita especial para ela, ainda mais tratando-se do seu aniversário e de um bolo que ela gosta.


A receita do bolo vem do livro "Lomelino's Cakes" da talentosa Linda Lomelino de quem sou grande admirador. No seu blog "Call Me Cupcake" é impossível ficar indiferente a cada receita que ela publica e às suas imagens lindas e tão inspiradoras. Neste livro podemos deliciar-nos com magníficas receitas de deliciosos bolos e difícil mesmo é ter que escolher na altura de meter as mãos na massa. Aqui a decisão não foi difícil, pois a T. apaixonou-se pelo bolo assim que o viu no livro, ou não fosse ela uma amante de Lemon Curd. Aliás, o nome do bolo que eu optei por não traduzir, é mesmo isso, um bolo de sonho para amantes de limão. Um ingrediente que nunca falta cá em casa e que é tão apreciado, quer em receitas doces como em receitas salgadas. 
Um bolo que se apresenta em camadas de prazer com uma textura bem fofa e leve e cujo sabor se torna irresistível. Impossível ficarmos indiferentes ao sabor cítrico e cremoso do Lemon Curd, cuja receita é original do livro "Velocidade Colher" de Susana Gomes. Para mim é a receita de sempre e é o melhor Lemon Curd que alguma vez comi até hoje. Faço imensas vezes e costumo guardar num frasco no frigorífico de modo a ficar sempre à mão de adicionar a um iogurte natural ou mesmo de rechear um bolo. A cobertura suave de natas e Lemon Curd torna este bolo especial, elevando-o a outro nível. Para os verdadeiros amantes do limão, este é um bolo que têm mesmo que fazer e que, prometo, não irão esquecer.


Lemon Lover´s Dream Cake || Bolo de Limão e Lemon Curd
(receita adaptada do livro "Lomelino's Cakes" de Linda Lomelino)

Ingredientes:
{para o Bolo}
| 4 ovos L, caseiros 
| 100 g de farinha s/ fermento
| 1 + 1/2 c. (chá) de amido de milho
| 100 g de açúcar amarelo
| 50 g de açúcar granulado branco
| 1 + 1/2 c. (chá) de fermento em pó
| 1 pitada de sal
| 3 c. (sopa) de óleo vegetal
| 1 c. (sopa) de sumo de limão  
| 3 c. (sopa ) de água
| raspa de 1 limão
| 1 c. (chá) de açúcar baunilhado

{para o Lemon Curd}
| 140 g de açúcar amarelo
| casca de 1 limão (só a parte amarela)
| 100 g de sumo de limão
| 60 g de manteiga
| 30 g de leite (2 c. de sopa)
| 2 ovos
| 3 gemas

{para o Lemon Cream}
| 400 ml de natas 
| 3-4 c. (sopa) de açúcar granulado
| 6 c. (sopa) de Lemon Curd

Método Tradicional:
{Bolo}
Separe as claras das gemas e descarte uma das gemas (pode usar noutra receita).
Pré-aqueça o forno a 170ºC.
Forre com papel vegetal ou unte com manteiga e polvilhe com farinha, duas formas de aro amovível com cerca de 15-18 cm de diâmetro. Reserve.
Misture a farinha com o amido de milho, o açúcar amarelo, o fermento e o sal.
Bata o óleo juntamente com as gemas, o sumo e a raspa de limão, a água e o açúcar baunilhado.
Junte a este preparado a mistura de ingredientes secos.
Bata as claras em castelo até formarem picos suaves. Aos poucos, vá adicionando o açúcar branco e continue a bater até as claras formarem picos bem firmes.
Adicione 1/4 das claras à massa e envolva com uma espátula. Junte mais 1/4 de claras e envolva delicadamente para que não percam o ar e tornem a massa bem leve. Repita o processo para as restantes claras e envolva até que desapareça qualquer vestígio de ovo.
Divida a massa pelas duas formas e leve ao forno cerca de 30-35 minutos ou até que os bolos fiquem dourados. Faça o teste do palito para verificar se os bolos estão cozidos.
Retire do forno, desenforme e deixe arrefecer sobre uma grelha.

{Lemon Curd}
Misture bem os ovos, as gemas, o leite, o açúcar e a manteiga. 
Adicione a raspa e o sumo dos limões e cozinhe em lume médio, mexendo constantemente até engrossar. Passe por um coador de rede fina e deixe arrefecer.
Guarde no frigorífico, num frasco estirilizado, até usar.

{Lemon Cream}
Bata as natas com o açúcar até que fiquem com a consistência de chantilly.
Junte o Lemon Curd e envolva delicadamente com uma espátula.

{Montagem do Bolo}
Corte os bolos em metades no sentido horizontal de modo a obter 4 camadas de bolo.
Coloque a primeira camada num prato de servir e sobre ela espalhe 1/3 do Lemon Curd.
Repita o processo para as restantes camadas de bolo e até terminar o Lemon Curd.
Reserve 1/4 do Lemon Cream e cubra o bolo com o restante creme.
Use o saco de pasteleiro e uma ponta em forma de estrela e com o creme reservado cubra o topo do bolo, formando pequenos montinhos.


Método Thermomix - Bimby:
{Bolo}
Bata as claras em castelo, coloque a borboleta no copo limpo e seco, adicione as claras e programe (4min/vel3,5). No último minuto adicione aos poucos o açúcar granulado. Reserve.
Pré-aqueça o forno a 170ºC.
No copo coloque o óleo, 3 gemas (descarte a 4ª gema que pode usar noutra receita), o sumo e a raspa de limão e o açúcar baunilhado e programe (15seg/vel3).
Adicione os restantes ingredientes e programe (10seg/vel4).
Adicione 1/4 das claras à massa e envolva com a espátula. Junte mais 1/4 de claras e envolva delicadamente para que não percam o ar e tornem a massa bem leve. Repita o processo para as restantes claras e envolva até que desapareça qualquer vestígio de ovo.
Divida a massa pelas duas formas e leve ao forno cerca de 30-35 minutos ou até que os bolos fiquem dourados. Faça o teste do palito para verificar se os bolos estão cozidos.
Retire do forno, desenforme e deixe arrefecer sobre uma grelha.

{Lemon Curd}
Coloque no copo o açúcar e a casca de limão e pulverize (15seg/vel9).
Adicione a manteiga, o leite e o sumo de limão e selecione (1min/vel2).
Junte os ovos e as gemas e misture (10seg/vel4).
Depois programe (7min/80ºC/vel2). Passe por um coador de rede fina e deixe arrefecer.
Guarde no frigorífico, num frasco esterilizado, até usar.

{Lemon Cream}
Coloque a borboleta no copo que deve estar bem limpo e seco.
Junte as natas e o açúcar e programe (3min/vel3,5) (tenha cuidado para que as natas não passem a manteiga).
Junte o Lemon Cream e envolva delicadamente com a espátula.

{Montagem do Bolo}
Corte os bolos em metades no sentido horizontal de modo a obter 4 camadas de bolo.
Coloque a primeira camada num prato de servir e sobre ela espalhe 1/3 do Lemon Curd.
Repita o processo para as restantes camadas de bolo e até terminar o Lemon Curd.
Reserve 1/4 do Lemon Cream e cubra o bolo com o restante creme.
Use o saco de pasteleiro e uma ponta em forma de estrela e com o creme reservado cubra o topo do bolo, formando pequenos montinhos.