É do conhecimento geral que eu adoro livros de culinária. Gosto de os folhear, de perder-me por entre as páginas e as deliciosas receitas, de viajar no espaço através dos ingredientes, deleitando-me a observar as imagens de receitas que vou marcando com post-its, com o intuito de um dia as vir a replicar. E fiquei mesmo feliz quando recebi de presente, ainda mais no dia do meu aniversário, o livro Gourmet em Casa da Mafalda Rodrigues de Almeida publicado pela Chiado Editora.
Começo por vos apresentar a Mafalda, autora do livro. É nutricionista, apaixonada por cozinha e fez um mestrado em Londres sobre políticas alimentares que lhe permitiu perceber como funciona a cadeia alimentar, desde a produção ao consumidor e a importância que cada uma dessas etapas tem na qualidade do produto final e consequente influência na saúde das populações. A sua experiência permitiu-lhe apurar a sensibilidade quanto às dúvidas e preocupações das famílias relativamente à forma como se alimentam.
Inspirou-se na cozinha tradicional portuguesa para criar o seu livro Gourmet em Casa, onde quer mostrar também que cozinhar pode ser mais do que juntar ingredientes e onde apresenta um conjunto de receitas práticas e económicas que tornam o dia-a-dia do leitor muito mais saboroso e saudável.
Mas este não é apenas um livro de culinária, não é mais um caderno de receitas. É um livro inspirador que, para além das deliciosas receitas que incluem legumes, uma grande variedade de carnes e peixes e temperos tipicamente portugueses, vem ainda cheio de dicas essenciais e bastante úteis na preservação e confecção dos alimentos. Ensina-nos ainda a planear as nossas refeições, a escolher os melhores alimentos no mercado, quais as melhores combinações para as especiarias e como manter uma cozinha sustentável. Tudo dicas preciosas numa altura em que a situação económica do país não é a melhor, este livro surge como uma forma de mostrar que se pode comer bem sob o ponto de vista nutricional e sem fazer grandes sacrificios ou sem quebrar um orçamento familiar equilibrado.
É por tudo isto que eu decidi partilhar aqui este livro, que me foi entregue com um desafio. A Mafalda desafiou-me a replicar aqui uma das suas receitas ou a inspirar-me numa receita sua. Depois de muito escolher não optei, como seria de prever, por uma receita doce (pasmem-se!), mas antes por uma receita salgada, mas muito prática e deliciosa. E uma das particularidades desta receita é que é feita de aproveitamentos de outras refeições. Porque esse é outro dos motes da Mafalda, o não desperdiçar nada.
Escolhi a receita de Panadinhos de Salmão que está incuída na categoria "Receitas Para Evitar Desperdícios", adaptando-a também à Bimby. Aqui o salmão foi o peixe escolhido, mas poderá usar-se outro peixe qualquer a gosto, pois os resultados serão igualmente deliciosos.
Como já seria de esperar, dei o meu toque pessoal à receita, adicionei 1 c. (café) de sementes de cominhos e usei o pão ralado de alho e salsa em vez do normal. Sintam-se à vontade para usar a imaginação.
Esta é uma refeição ideal para levar na marmita, mas funciona perfeitamente como uma refeição mais ligeira e saudável, acompanhada de uma saborosa salada de tomate e rúcula.
Aproveito para dizer que, o lançamento do livro será no próximo sábado, dia 31 de Maio, na Fnac do Centro Comercial Vasco da Gama. Se quiserem conhecer pessoalmente a Mafalda e adquirir um exemplar do livro, apareçam por lá por volta das 18h30. E também no Domingo, dia 1 de Junho, a Mafalda estará presente para uma sessão de autógrafos, na Feira do Livro de Lisboa, cerca das 16h00. Mas para não perderem mesmo todas as novidades sobre o livro, vão aqui.
PANADINHOS de SALMÃO
Ingredientes:
| 100 gr. de salmão (sobras de outra refeição)
| 2 c. (sopa) de farinha
| 2 cenouras
| 1 curgete
| 1 ovo
| 100 gr. de pão ralado (Rialto)
| sal
| pimenta
Nota: A receita está escrita na íntegra, tal como se encontra no livro. No entanto dei-lhe o meu toque pessoal, adicionando 1 c. (café) de sementes de cominhos e usei o pão ralado Alho&Salsa da Rialto, em vez do pão ralado normal.
Método Tradicional:
Numa taça misture o salmão desfiado com a cenoura e a curgete raladas.
Adicione a farinha e mexa bem. Tempere com sal e pimenta.
Forme pequenas bolinhas e leve ao frigorífico durante 1 hora.
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Bata um ovo e coloque-o num prato de sopa. Noutro prato coloque o pão ralado.
Passe as bolinhas pelo ovo e depois pelo pão ralado e coloque-as num tabuleiro de ir ao forno forrado com papel vegetal.
Asse durante 15 minutos ou até estarem bem dourados.
Sirva com arroz branco e salada de tomate.
Método Thermomix - Bimby:
Coloque a cenoura e a courgete no copo e programe (5seg/vel5).
Adicione o salmão e programe (2seg/vel4).
Junte a farinha, tempere com sal e pimenta e envolva com a espátula, ate a farinha focar bem incorporada.
Forme pequenas bolinhas e leve ao frigorífico durante 1 hora.
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Bata um ovo e coloque-o num prato de sopa. Noutro prato coloque o pão ralado.
Passe as bolinhas pelo ovo e depois pelo pão ralado e coloque-as num tabuleiro de ir ao forno forrado com papel vegetal.
Asse durante 15 minutos ou até estarem bem dourados.
Assim como o exterior, o interior tem óptimo aspecto!!!!
ResponderEliminarAgora preciso que faças uma com desperdícios de frango :)
Que bela sugestão.
ResponderEliminarPara a próxima que houver sobras de salmão, em vez de irem parar a uma quiche, vou fazer estes panadinhos.
O livro pareceu-me bem interessante.
Adorei este post. Faço imensas vezes este tipo de aproveitamentos de peixe grelhado ou assado....com legumes, arroz, ovos, massa....ficam sempre deliciosos.Também cá em casa é prática fazer quase tudo no forno ou grelhador.....fritos são raros, guardamos para as idas ao fast-food ;) ...
ResponderEliminarMuito sedutoras as cores dos teus panadinhos...também lhe dava uma trinca...!!!.
Beijinhos
Que máximo Célio.
ResponderEliminarAté me fizeste ter vontade de ter esse livro, o que para mim, como sabes, viciada como sou, não seria novidade nenhuma, mas adiante...
Adorei esta sugestão e vou levar a receita, pois vou reproduzir já este fim de semana.
Beijinhos,
Lia.
Fazem crescer água na boca! :) para além do facto de serem feitos a partir de aproveitamentos, o que é extremamente útil!
ResponderEliminarVou ficar atento, esse livro não me escapa!
Abraço,
Filipe
http://chefmalhadinho.blogspot.pt/
Obrigada pela partilha, acabei de encomendar hoje dois livros de cozinha. Que perdição!!
ResponderEliminarEstes panadinhos devem ser muito bons... E esse livro fiquei mesmo com vontade de o ter cá em casa :)
ResponderEliminarBjinhos
Tu não me tentes com mais livros!
ResponderEliminarEstes panadinhos devem estar tão bons. Vou ter que guardar a receita! (Ainda por cima, hoje comprei salmão em promoção e ainda tenho cenouras e courgettes.)
Excelente apresentação, como sempre. :)
Já tinha visto este livro... mas prendi as minhas mãos :-)
ResponderEliminarVou dar uma olhada na feira do livro... mas só vi três conhecidos. Jamie, Chakall e o Gordon Ramsay.
Adorei estes teus panadinhos. Vou copiar!
As fotos... cada dia melhor :-)
Beijinhos
Cláudia
Uma excelente escolha Célio! Mais uma alternativa prática e deliciosa para aproveitar sobras de peixe. Vou guardar a receita e vou procurar o livro. Obrigada pela divulgação.
ResponderEliminarBeijinhos, Paula
Adoro! Bela receita!
ResponderEliminarQue bela sugestão, devem ser tão boas!
ResponderEliminarParecem ser maravilhosos esses panadinhos.
ResponderEliminarAbraços,
www.montealegrerefrigeracao.com
Excelente sugestão. Simples e saudável como se quer nos tempos de hoje com a correria do dia a dia. Estou curiosa em folhear também o livro.
ResponderEliminarBjocas
Ana Matos
Ótimo aspeto! Vou fazer hoje mesmo para o almoço. Logo te digo como ficaram :)
ResponderEliminar