Páginas

Tarte de Amêndoa

Num domingo de Páscoa, em que a amêndoa é a raínha, nada como usar este fruto e confecionar uma bela tarte para a sobremesa do almoço. Fica muito saborosa e a massa muito fofa e quase húmida. É uma receita para repetir mais vezes. Adorei o resultado.


Ingredientes:

4 ovos
4 gemas
4 c. (sopa) de doce de abóbora ou gila
200 gr. de açúcar amarelo
125 gr. de amêndoa sem pele
75 gr. de farinha sem fermento
açúcar em pó q.b.
papel vegetal

Pré-aquecer o forno a 180ºC.

Método tradicional:
Na picadora, colocar a amêndoa e triturar até ficar bem moída. Reservar.
Numa taça, colocar os ovos inteiros, as gemas e o açucar e bater com a vara de arames, cerca de 10 minutos, até obter um creme fofo e volumoso.
Adicionar o doce e a amêndoa e envolver suavemente com uma colher, em movimentos circulares.
Por fim, adicionar a farinha peneirada, aos poucos e mexendo sempre.

Método Thermomix-Bimby:
No copo, colocar a amêndoa e pulverizar (10Seg/Vel9). Retirar com a ajuda da espátula e reservar. Colocar a borboleta no copo. Adicionar as gemas, os ovos inteiros e o açúcar. Bater (10min/vel4).
Adicionar o doce e a amêndoa moída, aos poucos, mexendo com a espátula em movimentos circulares. Por fim, adicionar a farinha peneirada e envolver com a espátula.

_______________....................______________

Verter a massa numa forma de aro amovível, forrada com papel de alumínio e levar ao forno cerca de 40 minutos. 
Deixar arrefecer e decorar com açúcar em pó a gosto.



Mini Pães-de-Ló

A Páscoa sem o Pão-de-Ló não é a mesma coisa. Optei por fazer pequenos Pães-de-Ló que ficaram com uma textura muito fofa e bastante saborosa. Ideais para acompanhar um chá ou mesmo ao pequeno almoço.


Ingredientes:

2 ovos inteiros
6 gemas
100g de açúcar
50g de farinha tipo 55
papel vegetal (cortado em seis quadrados de 20x20cm)

Pré-aquecer o forno a 200ºC

Método Tradicional:
Numa taça, bater os ovos inteiros e as gemas com o açúcar, durante cerca de 10 minutos, até obter um creme de cor esbranquiçada e textura fofa.
Adicionar a farinha, peneirando-a, ao mesmo tempo que a envolve no creme, com uma colher, em movimentos lentos e circulares.

Método Thermomix-Bimby:
No copo, coloque a borboleta e de seguida, os ovos inteiros, as gemas e o açúcar. Bata (8min/vel4).
Adicione a farinha, peneirando-a para dentro do copo e envolvendo-a suavemente no creme com o auxílio da espátula, em movimentos circulares.

                            _________________....................._________________

Forre uma forma de 6 muffins com papel vegetal e verta o creme.
Leve ao forno entre 7 a 10 minutos, consoante queira o Pão-de-Ló mais ou menos húmido no interior. Aconselho a colocar a forma na prateleira inferior do forno, para não queimar.

Bolo Folar de Olhão (Folar de Folhas)

E já que estamos na Páscoa, nada melhor que celebrar a ocasião com um bolo folar regional. Escolhi um da região do Algarve, conhecido como Bolo Folar de Olhão ou Folar de Folhas. E ficou divinal. Adorei o sabor e a consistência da massa depois de cozinhada. Não posso dizer que ficou no ponto, porque nunca tinha provado esta iguaria, mas posso dizer que é mesmo muito bom e recomenda-se.

Ingredientes:

1/2 cálice de aguardente
120 gr. de manteiga
60 gr. de banha
Sumo de 2 laranjas
1 pitada de sal
1/2dl de água
25 gr. de fermento de padeiro fresco
500 gr. de farinha tipo 65 (usei Espiga)

Mel q.b.
Canela q.b.
Manteiga amolecida (ou em cubos pequenos) q.b.
Açúcar q.b (usei açúcar amarelo)
Raspa de 1 limão (parte amarela)

Método Tradicional:
Na água morna, desfazer o fermento. Numa taça, misturar a farinha com a aguardente, a manteiga, a banha, o sumo das laranjas e o sal. Formar uma cavidade no centro. Adicionar a água com o fermento e amassar muito bem até a massa descolar dos dedos. Se necessário, adiconar farinha. Formar uma bola e tapar o recipiente com um pano. Deixar levedar cerca de 1h30m.

Método Thermomix-Bimby:
No copo colocar a manteiga e programa (1min/37ºC/vel2). Adicionar a aguardente, a banha, o sumo das laranjas, o fermento e 1 pitada de sal. Programar novamente (1min/37ºC/Vel2). Adicionar a água e a farinha e misturar (10seg/vel6). De seguida amassar (2min/vel espiga). Adicionar um pouco de farinha se achar que a massa ainda está demasiado húmida. Deixar levedar dentro do copo, cerca de 1h30m.
_________________________...........................___________________________

Depois de levedada a massa, polvilhar com farinha uma bancada e dividir a massa em 8 porções iguais. Estender cada uma delas com o rolo ou manualmente, formando circulos ligeiramente mais pequenos que o diâmetro da forma que vai usar (eu usei uma forma de barro de 18cm de diâmetro, mas o aconselhado é usar uma forma de alumínio).
Untar abundantemente a forma que vai usar com manteiga e colocar no fundo um circulo de papel vegetal, também untado de manteiga.

Untar bem cada círculo de massa com manteiga amolecida, de ambos os lados, e polvilhar com açúcar, canela e raspa de limão. Ao sobrepor cada círculo de massa na forma, um a um, regue com um pouco de mel. Termine com uma boa camada de açúcar, canela e manteiga em cubos. Deixar levedar mais um pouco. Aqucer o forno a 190ºC e deixar cozer o folar cerca de 45min a 1 hora.
Deve-se ser generoso na quantidade de manteiga e açúcar usadas, uma vez que a massa não leva açúcar e são essas quantidades que vão definir se o folar fica mais ou menos doce e mais ou menos húmido.


Arroz Doce de Baunilha


Ingredientes:
150gr. de arroz carolino
160gr. de açúcar
0,5 Litro de água
1 Litro de leite
1 preparado de Pudim Boca Doce de Baunilha
2 Cascas de limão (só a parte amarela)
1 Pau de Canela
1 Vagem de Baunilha
Canela em pó para polvilhar

Método Tradicional:
Num tacho, levar ao lume a água e o arroz. Temperar com uma pitada de sal e deixar cozinhar até a água evaporar e o arroz estar cozido.
Adicionar as cascas do limão, o pau de canela e o leite. (Reservar um copo pequeno de leite para o pudim) Deixar cozer durante 25 minutos, mexendo de vez em quando para não colar ao fundo.
Enquanto coze, prepare o pudim. Verta o copo de leite num recipiente e acrescente aos poucos o preparado de pudim. Dissolva muito bem e reserve.
Passados os 25 minutos, adicione o açúcar, o extrato da vagem de baunilha e o preparado de pudim.
Mexa muito bem com uma colher de pau e deixe cozinhar mais dois minutos.
Verta o arroz doce em taças e deixe arrefecer. Depois de frio, decore a gosto com canela em pó.

Método Thermomix-Bimby:
No copo, colocar o leite (reservar um copo pequeno para o pudim), o arroz, uma pitada de sal, as cascas de limão, e o pau de canela. Programar (20min./90ºC/Vel. Colher Inversa). Passado esse tempo envolver com a espátula e programar novamente (15min./90ºC/Vel. Colher Inversa). Num recipiente, colocar o copo de leite reservado e adicionar aos poucos o preparado do pudim. Dissolver bem e reservar.
Quando terminar adicionar o açúcar, o extrato da vagem de baunilha e o preparado do pudim. Programar (10min./90ºC/Vel. Colher Inversa).
Verta o arroz doce em taças e deixe arrefecer. Depois de frio, decore a gosto com canela em pó.

Uma Tarte Com Sabor a Primavera


Tarte Flan de Morango:

Para a Base:
30gr. de açúcar
200gr. de farinha tipo 65
100gr. de manteiga em pedaços
25gr. de água fria
(em alternativa poderá ser utilizada uma base de massa quebrada de compra)

Para o Recheio:
1 embalagem de pudim Boca Doce de Morango
2 ovos
600ml de leite
2 colheres (sopa) de farinha Maizena
6 colheres (sopa) de açúcar
Morangos q.b.
Açúcar em pó q.b.

Método Tradicional:
Numa taça, bater com a vara de arames o açúcar e a manteiga até ficar em creme. Adicionar aos poucos a farinha, alternando com a água e amassar com as mãos, até que a massa dê para moldar, soltando-se das mãos. Formar uma bola, envolver com película aderente e reservar cerca de 10 minutos. Forrar uma tarteira com a massa e reservar.
Bater os ovos com o açúcar até este ficar bem dissolvido. Colocar num tacho e adicionar o leite. Levar o tacho ao lume médio e, sem parar de mexer, adicionar o pudim e a farinha Maizena. Mexer sempre até levantar fervura e deixar cozer cerca de dois a três minutos. Findo esse tempo, verter o preparado sobre a massa da tarte e levar ao forno , 25minutos a 180ºC. Deixar arrefecer completamente e quando frio, decorar a gosto com morangos e polvilhar com açúcar em pó.

Método Thermomix-Bimby:
Pré aquecer o forno a 180ºC. No copo colocar o açúcar e pulverizar (10seg/vel 9). Adicionar a farinha, a manteiga, a água e misturar (15seg/vel 6). Retirar e envolver com película aderente e reservar cerca de 10 minutos. Forrar uma tarteira com a massa e reservar.
De seguida, colocar no copo o leite, os ovos, o pudim, a farinha Maizena e o açúcar. Misturar (15seg/vel 6). Seleccionar (8min/90ºC/Vel 3). Por fim, colocar o preparado sobre a massa da tarte e levar ao forno, 25minutos a 180ºC. Deixar arrefecer completamente e quando frio, decorar a gosto com morangos e polvilhar com açúcar em pó.

Lombos de Salmão Com Crosta de Pão Aromático e Molho de Iogurte

A marca Espiga lançou este desafio no qual eu decidi aventurar-me. Como sou fã da marca e adoro cozinhar com tudo o que seja especiarias e ervas aromáticas, optei por cozinhar uns lombos de salmão. Com os ingredientes por perto, a imaginação tratou do resto. Aqui fica o resultado.


(serve 2 pessoas)

Ingredientes:
2 Lombos de Salmão
2 cenouras
200 gr. de ervilhas
100 gr. de Pão Seco
Mistura de Limão e Salsa Espiga
Mistura de Tomate e Alho Espiga
Salsa em Folha Espiga
Sumo de 1/2 Limão
1 Colher (sopa) de Óleo Espiga
Spray para Untar Espiga
1 ovo
Sal q.b.
1 Rodela de Limão

Para o Molho:
1 Iogurte Natural
1 Colher (sobremesa) de Mel
Salsa em Folha Espiga


Pré-aquecer o forno a 200ºC. Na picadora, triturar o pão junto com as misturas Espiga de Limão e Salsa e Tomate e Alho. Adicionar a Salsa em Folha Espiga, misturar e reservar. Temperar os lombos de salmão com sumo de limão e sal a gosto. Numa frigideira, colocar uma colher de sopa de Óleo Espiga, deixar aquecer bem e alourar os lombos de ambos os lados, cerca de um minuto para cada lado. De seguida untar um tabuleiro de ir ao forno com Spray para Untar Espiga e dispor nele os lombos. Pincelar os lombos com ovo batido e por cima de cada lombo adicionar uma camada com cerca de 1/2 cm do pão aromático reservado. Levar ao forno cerca de 10 minutos até o pão ficar dourado.
Para o molho, adicionar ao iogurte natural, uma colher de sopa de Mel e Salsa em Folha Espiga a gosto. Mexer muito bem.
Por fim, servir os lombos de salmão com legumes cozidos a gosto em água temperada com sal (eu escolhi ervilhas e cenouras), com o molho de iogurte e uma rodela de limão.

Nota: em substituição do pão seco, poderá optar por usar pão Ralado Espiga e adicionar-lhe as misturas Espiga a seu gosto.