Páginas

Salada Thai de Quinoa e Amendoim


Por aqui continuamos em modo saladas. Leves, frescas, mais simples ou mais compostas, deliciosas e nutritivas e sempre muito coloridas. Enquanto o tempo quente permitir, irei tirar partido de todos os ingredientes frescos da estação e com eles fazer combinações deliciosas. Sabe tão bem trazer o Verão para a mesa em pratos que nos fazem sorrir e dão mesmo vontade de comer. E se no último post apresentei algumas dicas de como tornar uma salada mais colorida, hoje venho dar uma sugestão de como tornar uma salada mais rica e nutritiva. Não são precisos muitos ingredientes, basta por vezes usar os ingredientes certos. Certamente já ouviram falar da quinoa. Para mim também era um ingrediente desconhecido, mas desde que provei este grão e fiquei a conhecer todas as suas propriedades nutricionais, que passou a fazer parte das refeições cá de casa, o ano inteiro. Sabiam, por exemplo, que a quinoa é o alimento de origem vegetal mais completo, que contém todos os aminoácidos e vitaminas essenciais ao bom funcionamento do corpo humano?!


Por ser rica em proteína e pelas suas características nutricionais, a quinoa é considerada um superalimento. É, por isso, o ingrediente perfeito para enriquecer as nossas saladas de Verão e assim podermos usufruir de todos os seus benefícios. Tem ainda a vantagem de poder ser cozinhada com bastante antecedência, nas meal preps, por exemplo e ser conservada do frigorífico, estando pronta a ser usada em qualquer momento. No artigo "Como cozinhar quinoa, o superalimento amigo das saladas", que escrevi em colaboração com o Alegro, ficam a conhecer melhor este ingrediente, a sua origem, os benefícios e ainda a melhor forma de a introduzir numa alimentação diária e equilibrada. Convido-vos a  ler o artigo completo, para isso só têm de visitar o site Alegro e assim ficar também a conhecer todas as novidades e as melhores sugestões e dicas dos Centros Alegro.



(artigo escrito em colaboração com o site Alegro)

Como Cozinhar quinoa, o superalimento amigo das saladas 

Até há bem pouco tempo era desconhecida por muitos, mas a procura deste alimento, assim como o seu consumo, têm aumentado a olhos vistos, principalmente por pessoas que optam por ter um estilo de vida mais saudável. Actualmente já é fácil encontrar quinoa à venda nos supermercados e apesar do seu custo ainda elevado, quando comparado com o do arroz ou da batata, este é um alimento completo e nutricionalmente muito interessante.
Sendo um alimento tão versátil e nutritivo, torna-se bastante fácil criar receitas com quinoa... o único limite será a sua imaginação! Saiba como cozinhar quinoa, quais os seus benefícios e... aproveite para prova-la nesta deliciosa salada Thai!

O que é a quinoa?
Apesar de muitas vezes ser confundida com um cereal, sendo preparada e consumida da mesma forma, a quinoa é antes um grão que tem a sua origem no Peru e que foi trazida pelos Incas. Considerada por aquele povo "a mãe de todos os grãos", na verdade e tecnicamente falando, a quinoa é um pseudo cereal que, devido à sua percentagem de hidratos de carbono e aminoácidos, se assemelha às leguminosas. 

Existem diferentes tipos de quinoa e cada um deles apresenta características diferentes. As variedades mais comuns são a quinoa branca, a preta e a vermelha. A quinoa branca é a mais usada, sendo também a mais suave em termos de sabor. Já a quinoa vermelha é a mais completa no que diz respeito à quantidade de aminoácidos essenciais.

Os benefícios da quinoa
  • Por ser muito rica em proteína, a quinoa é considerada um superalimento. 
  • É o alimento de origem vegetal mais completo, que contém todos os aminoácidos e vitaminas essenciais ao bom funcionamento do corpo humano, sendo por isso um alimento ideal para ser consumido tanto por crianças, como por adultos que seguem dietas rigorosas e também por desportistas. 
  • Os benefícios da quinoa passam ainda por (...)
(podem ler o artigo completo aqui)



Salada Thai de Quinoa e Amendoim

Ingredientes:
| 1 chávena de quinoa cozida
| 1 cenoura em juliana
| 1/2 couve roxa em juliana
| 1 pimento amarelo em tiras finas 
| 3 cebolinhas em rodelas
| 1 cebola roxa pequena picada
| 1 chávena de grãos de edamame
| 1/2 chávena de mini maçarocas de milho em metades
| amendoins torrados
| coentros picados para servir
{para o molho de amendoim}                                   
| 1/3 de chávena de manteiga de amendoim
| 4 c. (sopa) de água
| 3 c. (sopa) de molho de soja
| sumo de 1/2 lima
| 1 c. (sopa) de óleo de sésamo
| 1/2 c. (chá) de gengibre em pó
| 1 pitada de piri-piri

Preparação:
1 . Comece por preparar o molho de amendoim, misturando numa taça todos os ingredientes até obter uma mistura homogénea e cremosa. Se necessário rectifique os temperos e acrescente mais água até atingir a consistência desejada.

2 . Numa tigela larga disponha a quinoa cozida, misturando-a com os restantes ingredientes. Adicione o molho de amendoim e volte a envolver.

3 . Sirva a salada de quinoa polvilhada com coentros picados, amendoins torrados e umas gotas de sumo de lima.






Salada de Laços com Vegetais com Pesto de Rúcula e Salmão Fumado


O Verão instalou-se, os dias quentes estão aí em pleno e as saladas são rainhas à mesa. Leves e coloridas, cheias de sabor e preparadas com ingredientes frescos. Gosto da simplicidade destes pratos que nos permitem variar na combinação de sabores e ingredientes, conforme o que nos apetece. Da horta chegam os legumes mais frescos, os tomates que amadurecem todos ao mesmo tempo e que estão agora no seu auge de sabor. Do mercado vêm alguns frutos sazonais. Gosto de usar fruta nas saladas, especialmente os pêssegos e os morangos, mas também a manga e o ananás. Dão um toque extra de sabor às nossas saladas, tornando-as mais ricas e saborosas. 


Pratos simples e cheios de cor, unidos pelo sabor e tempero de um bom molho. A imaginação não tem limites no que toca a misturar ingredientes sazonais. As saladas não têm de ser aborrecidas, mas sim saborosas e coloridas. A sugestão de hoje tem uma base de folhas frescas de rúcula e os Laços com Vegetais, também conhecidos por Farfalle Tricolore, da Nacional. Estes laços são preparados com tomate e espinafres, uma combinação saudável e saborosa que vai dar ainda mais cor aos nossos pratos. Combinam bem com outros ingredientes e são perfeitos para usar em saladas frias. A envolver todos estes ingredientes, um delicioso pesto de rúcula que se prepara num abrir e fechar de olhos e que combina na perfeição com o salmão fumado. Não deixem de experimentar esta sugestão deliciosa que podem encontrar, juntamente com tantas outras receitas de fazer crescer água na boca, no site da Nacional. Aproveitem o Verão e todas as coisas boas que ele tem para oferecer.






Salada de Laços com Vegetais com Pesto de Rúcula e Salmão Fumado

Ingredientes:
{para o Pesto de Rúcula}
| 60 g de amêndoas s/ pele
| 4 dentes de alho
| 60 g de rúcula
| 60 g de queijo parmesão
| 1 pitada de sal
| 150 ml de azeite
| 1/2 c. (sopa) de sumo de limão                      
| pimenta preta
{para a salada}
| 100 g de rúcula
| 10 tomates cereja
| 1/2 chávena de pesto de rúcula
| 150 g de salmão fumado
| sementes de sésamo preto

Preparação:
1 . Prepare o pesto de rúcula, levando uma frigideira ao lume com as amêndoas, tostando-as ligeiramente e mexendo sempre para não queimarem.

2 . Coloque as amêndoas e os restantes ingredientes num robot ou processador de alimentos e triture durante alguns segundos até obter uma pasta homogénea e com a consistência desejada. Se necessário rectifique os temperos. Transfira o pesto para um frasco hermético e conserve no frigorífico.

3 . Leve uma panela ao lume com água, sal e um fio de azeite e deixe ferver. Coza os Laços com Vegetais da Nacional, seguindo as instruções da embalagem. Retire do lume, escorra e deixe arrefecer.

4 . Numa taça larga disponha a rúcula, os laços com vegetais, os tomates cereja cortados em metades e o pesto de rúcula. Envolva tudo e junte o salmão fumado em pedaços. Volte a envolver e sirva a salada polvilhada de sementes de sésamo. 







Fraisier


Esta é a altura do Verão em que os morangos me sabem melhor.  São os últimos da estação e por isso são os mais docinhos. Apesar de gostar de os comer ao natural, não resisto também a usá-los numa tarte ou bolo. Usei também uma pequena quantidade para fazer a minha Compota de Morango preferida. Foi a forma que encontrei para gastar o resto de ruibarbo que ainda tinha congelado. Talvez venha ainda a fazer um gelado e por este ano encerramos assim a temporada dos morangos. Mas há uma sobremesa que andava para ser experimentada há anos e finalmente chegou o seu momento. Falo do Fraisier, aquele clássico da pastelaria francesa que, pela sua beleza e elegância, não deixa ninguém indiferente. Já tinha experimentado o Fraisier de Chocolate, uma versão mais arrojada, mas igualmente deliciosa. Mas esta versão original é divinal e arrependo-me de não a ter experimentado antes. Passou a fazer parte da lista das minhas sobremesas de Verão preferidas. 


Mas, e se vos disser que não foram só os morangos que me levaram a fazer esta sobremesa?! No meu aniversário recebi de presente da minha amiga Marisia um rolo texturado. É um rolo da estender massas mas com motivos gravados que permitem criar decalques na massa e fazer umas bolachinhas lindas, por exemplo. Mas em conversa com a Marisia, fiquei também a conhecer uma técnica aplicada no maçapão e que é usada por um chef patissier da famosa pastelaria francesa Lemoy. Esta técnica consiste em estender o maçapão com o rolo e no final queimar ligeiramente com o maçarico para fazer sobressair os desenhos. Fiquei assim convencido que queria mesmo experimentar esta sobremesa. A receita é da Patrícia, o resultado está à vista e eu não poderia estar mais satisfeito. Uma sobremesa delicada e cheia de sabor, daquelas que apetece repetir uma fatia atrás da outra. O creme mousseline de baunilha é divinal e combina na perfeição com a leveza do bolo génoise. O maçapão dá aquele toque sublime do sabor da amêndoa que faz desta a sobremesa perfeita para qualquer ocasião. Caso ainda tenham por aí uns morangos, não deixem de experimentar, pois tenho a certeza que irá deixar-vos deliciados.




Fraisier
(receita adaptada do blog Coco e Baunilha)

Ingredientes: (para uma forma de Ø18 cm)
{Génoise}
| 3 ovos
| 100 g de açúcar
| 1 c. (sopa) de açúcar baunilhado
| 100 g de farinha s/ fermento
{Creme Mousseline}
| 400 ml de leite
| 200 g de açúcar 
| 1 vagem de baunilha
| 2 ovos + 1 gema
| 60 g de amido de milho
| 200 g de manteiga à temp. ambiente
| 400 g de morangos
| 2 c. (sopa) de compota de morango
{decoração}
| 100 g de maçapão (pasta de amêndoa)

Preparação:
1 . Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte e forre com papel vegetal uma forma de aro amovível com Ø20 cm (optei por dividir a massa em duas partes iguais e cozi o bolo em formas separadas).

2 . Comece por preparar o bolo, batendo as gemas com os açúcares durante 5 minutos, até obter um creme esbranquiçado. À parte bata as claras em castelo bem firme e envolva-as delicadamente na mistura de gemas. Adicione a farinha peneirada e volte a envolver. Verta a massa na forma e leve ao forno durante 15-20 minutos ou até estar dourado. Retire o bolo do forno e deixe arrefecer. Corte o bolo  ao meio na longitudinal, formando duas camadas (caso tenha usado duas formas, ignore este passo).

3 . Para o creme mousseline, leve um tacho ao lume com o leite e metade do açúcar. Abra a vagem de baunilha ao meio e raspe as sementes com uma faca. Adicione a vagem e as sementes ao leite e deixe levantar fervura. Retire o tacho do lume e deixe em infusão.

4 . Bata os ovos, a gema e o restante açúcar até obter um creme fofo. Junte o amido de milho e volte a bater até o amido dissolver. Adicione um pouco do leite ainda quente e misture bem. Junte o restante leite, misture e leve novamente ao lume, mexendo sempre e vigorosamente com uma vara de arames até o creme engrossar. Transfira o creme para uma taça de vidro, cubra com película aderente, mesmo colada ao creme, e deixe arrefecer até ficar à temperatura ambiente.

5 . Adicione a manteiga, uma colher de cada vez, ao creme e bata com a batedeira até obter um creme bem leve e fofo, tipo mousse (ter em atenção que tanto a manteiga como o creme deverão estar à mesma temperatura, ou seja, temperatura ambiente).

6 . Use um aro de Ø18cm e com uma faca corte as duas metades do bolo à medida do aro. Coloque o aro num prato de servir com uma das metades de bolo a servir de base. Barre o bolo com 1 c. (sopa) de compota de morango e disponha metades de morangos em toda a volta da forma, bem junto ao aro. Verta metade do creme mousseline sobre a base, espalhando bem e cobrindo os morangos. Adicione pedaços de morangos (eu não coloquei mais morangos) e junte o restante creme, alisando bem a superfície. Coloque a segunda camada de bolo sobre o creme. Envolva o fraisier em película aderente e leve ao frigorífico durante 12 horas (idealmente de um dia para o outro).

7 . Antes de desenformar, passe com uma faca em toda a volta para que o bolo descole do aro e desenforme cuidadosamente. Numa superfície polvilhada com açúcar em pó, estenda a pasta de amêndoa, formando um círculo. Use o aro e corte o círculo do mesmo tamanho do bolo. Barre a superfície do bolo com 1 c. (sopa) de compota de morango e coloque o círculo de pasta de amêndoa por cima, alisando bem. Sirva bem fresco.





Pêssegos Assados com Mel e Alecrim


Das coisas que eu mais gosto na estação dos dias quentes é toda a abundância de fruta e legumes que existe ao nosso dispor. A experiência visual de visitar um mercado nesta altura do ano é simplesmente fantástica. Poder observar de perto toda uma paleta de cores e sabores que nos inspiram e nos convidam a ir para a cozinha é algo de extraordinário. Adoro todas os frutos de Verão e acho que poderia viver eternamente nesta estação só para os poder comer. Os morangos, as cerejas, os alperces, os pêssegos e as nectarinas, os melões e as melancias, os mirtilos e as framboesas e também as amoras e até os figos. Não há como não ser grato por toda esta abundância e diversidade que a Natureza nos oferece.


Com tanta abundância nem sempre é fácil escoar toda a fruta que chega cá a casa. Uma parte acaba por ser transformada em compotas que posteriormente uso em gelados ou adiciono aos iogurtes. É também a forma que temos de ir saboreando estes frutos até mais tarde e até durante o Inverno. Outros frutos são usados para fazer sumos e também em sobremesas. Esta é sem dúvida a estação das tartes e nada sabe melhor que degustar uma generosa fatia de tarte de ameixa ou uma galette de mirtilos com uma bola de gelado. Os bolos com fruta serão sempre os meus preferidos e também são uma excelente opção para usar a fruta em abundância. Mas se não apetecer ligar o forno, temos os cheesecakes e os semifrios. Ideias não faltam para aproveitar a fruta e saborear estes dias quentes e luminosos de Verão. 

A sugestão de hoje é mesmo muito simples, quase não chega a ser uma receita. Mas é cheia de sabor e resulta numa sobremesa perfeita para partilhar e saborear aí em casa, num almoço de família ou com os amigos. A combinação do mel com o alecrim é perfeita e conjuga lindamente com os pêssegos caramelizados, depois de irem ao forno. Experimentem, pois tenho a certeza que vão adorar. Ah, e não se esqueçam de servir com uma bola de gelado. Acreditem em mim, faz toda a diferença. E vocês, como costumam tirar partido da fruta de Verão?!




Pêssegos Assados com Mel e Alecrim

Ingredientes:
| 4 pêssegos
| 1 raminho de alecrim
| 1 fio de mel + qb para servir
| gelado de baunilha
| nozes pecan

Preparação:
1 . Corte os pêssegos em metades e descarte os caroços. Disponha os pêssegos num tabuleiro de forno, regue-os com um fio de mel e salpique com alecrim picado.

2 . Leve os pêssegos a assar ao forno pré aquecido a 180ºC durante 30 minutos.

3 . Retire os pêssegos do forno, deixe que arrefeçam um pouco e sirva com uma generosa bola de gelado de baunilha, nozes pecan picadas e um fio de mel.




Gelados de Iogurte e Maracujá


Finalmente estão aí os dias mais quentes e nada sabe melhor do que um geladinho para refrescar! Adoro comer gelados durante todo o ano mas é nesta altura que eles me sabem melhor. Então, sempre que o calor chega, lá vou eu tirar a cuba da máquina de gelados do congelador ou as formas de geladinhos individuais e aventuro-me a fazer gelados em casa. Adoro, sejam eles mais simples, preparados apenas com fruta congelada ou dos mais pecaminosos, daqueles que não conseguimos mesmo parar de comer. Ando sempre à procura de receitas e sabores novos para experimentar e esta é a altura perfeita para aproveitar a abundância de fruta e fazer gelados bem coloridos e saborosos. Adoro gelados e acho que era capaz de comer gelados todos os dias!


Fazer gelados em casa tem algumas vantagens, entre elas o facto de podermos usar os sabores que mais gostamos e assim escoar a fruta madura da época que se vai acumulando na fruteira. Por outro lado, podemos usar ingredientes menos calóricos, como o iogurte e adoçantes naturais como o mel ou o maple syrup. Para estes gelados vão precisar apenas de cinco ingredientes. São uns gelados simples e muito fáceis de preparar, uns gelados de pauzinho, feitos apenas com fruta e iogurte, não havendo necessidade de recorrer à máquina de gelados e que todos podem fazer em casa. Usei a polpa de maracujá, um sabor tropical que adoro e que é muito refrescante. Aproveitem que o fim de semana está à porta, juntem as crianças e os adultos aí de casa e preparem uma ice cream party em família. Um geladinho sabem sempre bem para refrescar. Já disse que adoro gelados?!





Gelados de Iogurte e Maracujá

Ingredientes:
| 1/2 chávena de polpa de maracujá
| 1 c. (sopa) de amido de milho
| 350 g de iogurte natural (ou grego natural)
| 2 c. (sopa) de maple syrup (ou mel)
| 1 c. (chá) de pasta de baunilha (opcional)

Preparação:
1 . Leve um tachinho ao lume com a polpa de maracujá e o amido. Mexa energicamente com uma vara de arames até o amido dissolver. Deixe engrossar um pouco e quando começar a ferver desligue o lume.  Retire o tacho do lume e deixe arrefecer.

2 . Misture o iogurte natural com o maple syrup e a pasta de baunilha.

3 . Distribua metade da polpa de maracujá pelas formas dos gelados, formando uma primeira camada. De seguida adicione o iogurte e termine com a restante polpa de maracujá. Com o cabo de uma colher de sopa ou uma faca, mergulhe nas formas e misture ligeiramente as camadas.

4 . Leve os gelados ao frigorífico durante pelo menos 8 horas ou, idealmente, de um dia para o outro.