Páginas

Tarteletes de Mascarpone, Figos e Mel


Adoro fruta no geral, mas a fruta de verão tem para mim um sabor especial. Não sei se é pela sua abundância e variedade, pelo sabor ou pelas memórias que guardo da infância e das longas tardes de verão, que passava com a minha mãe a colher das nossas árvores a fruta mais doce e sumarenta. Por esta altura a figueira estava carregada dos mais doces figos "pingo de mel". O que eu adorava colhê-los directamente da árvore e comê-los ali mesmo, à sombra da enorme figueira que havia sido plantada muitos anos antes pelo avô Agostinho. Na vinha já se colhiam os primeiros cachos de uvas, tão doces e douradas pelos raios de sol. Na frente da casa existia sempre uma variedade "morangueira", cujas uvas amadureciam mais tarde, mas eram doces como o mel. Essa videira ainda existe, passados tantos anos. As macieiras e as pereiras também já se encontravam bem carregadas e em pouco tempo colheríamos as primeiras maçãs e peras da temporada. E as amoras, claro. Podia passar horas no meio das silvas a colher amoras. Muitos arranhões depois e algumas nódoas na roupa, lá vinha eu, feliz e contente com uma taça cheia de amoras. Toda esta fruta era por nós consumida, outra era oferecida a vizinhos e familiares e aquela mais madura, que muitas vezes caía das árvores, era dada a comer aos animais.


De toda esta fruta, arrisco a dizer que os figos são mesmo os meus preferidos. Adoro figos e é na sua forma natural que mais gosto de os comer. Mas quando existe abundância, não resisto a fazer uma ou outra sobremesa com eles. Na semana passada fui ao mercado e encontrei uma banquinha com uma senhora já de uma certa idade que estava a vender figos. Eram tão lindos e cheiravam tão bem que não resisti a trazer comigo uma generosa quantidade. Dois dias depois houve uma tia que me ofereceu mais uns quantos e na hora eu decidi que queria fazer uma sobremesa com eles. Figos combinam sempre bem com frutos secos como a noz e a amêndoa mas também com queijos. Como me apetecia uma sobremesa fresca, decidi preparar estas tarteletes com mascarpone, figos e mel, uma combinação vencedora, numa base amanteigada que se desfaz na boca. Servi com pistácios picados e obtive uma sobremesa deliciosa para estes dias, que ainda são de Verão. Experimentem!





Tarteletes de Mascarpone, Figos e Mel

Ingredientes: (para 6 tarteletes com Ø10 cm)
{para a massa}
| 270 g de farinha s/ fermento
| 3 c. (sopa) de açúcar amarelo
| 1 pitada de sal
| 165 g de manteiga fria
| 1 c. sopa de água fria
{para o recheio}
| 250 g de mascarpone
| 150 g de natas c/ 35%min MG
| 3 c. (sopa) de açúcar em pó
| 6 figos
| 1 c. (sopa) de pistácios picados
| mel qb

Preparação:
1 . Prepare a massa, misturando numa taça a farinha o açúcar e o sal. Junte a manteiga fria, em pedaços e com as pontas dos dedos vá misturando até obter uma mistura areada. Aos poucos vá adicionando a água fria e amasse até conseguir uma mistura homogénea e moldável (em alternativa, coloque todos os ingredientes num robot de cozinha e misture alguns segundos numa velocidade média-alta). Forme uma bola, envolva em película aderente e leve ao frigorífico durante 30 minutos.

2 . Pré-aqueça o forno a 180ºC.

3 . Transfira a massa para uma superfície ligeiramente enfarinhada e divida em 6 partes iguais. Estenda cada uma delas com o rolo formando 6 círculos de massa com cerca de Ø12-13 cm. Forre as seis formas de tarteletes com cerca de Ø10 cm e apare os bordos com uma faca.

4 . Pique a massa das tarteletes com um garfo e leve ao forno durante 15 minutos ou até que comecem a ficar douradas. Retire e deixe arrefecer sobre uma grelha à temperatura ambiente.

5 . Prepare o recheio, batendo ligeiramente o mascarpone. Junte as natas, que devem estar bem frias, o açúcar em pó e bata novamente até atingir a consistência desejada. 

6 . Distribua o recheio pelas tarteletes, alisando com uma colher. Corte os figos em quartos ou metades e ditribua sobre o recheio. Polvilhe com pistácios picados e regue com um fio de mel.  




Quadrados de Alperce e Pistácio


Por incrível que pareça, este é o primeiro post deste mês de Agosto. Um Agosto que já vai avançado e não se faz esperar. Que aos poucos nos vai lembrando que já não falta assim tanto para o Verão terminar. Sim, o tempo passa demasiado rápido e por mais coisas que queiramos fazer, alguma ficará por concluir. Por aqui contamos os dias para ir de férias. Ansiamos por uns bons momentos de descanso mais a sul, nos sítios onde sempre somos tão felizes. Esperam-nos muitos passeios à beira mar, mergulhos na água salgada e muitos banhos de sol. Num ano atípico que se está a revelar um verdadeiro desafio, mais do que nunca, estes dias são necessários. Mas entretanto e enquanto os dias quentes continuam por cá, vamos aproveitando tudo o que de melhor a estação tem para oferecer. Esta é uma altura em que existe uma grande variedade de fruta. Eu confesso que os frutos de Verão são os meus preferidos. Os morangos, os pêssegos, os alperces, as melancias, os melões, as amoras, os mirtilos e as framboesas, os figos e as ameixas e também as uvas que são doces como o mel. Adoro comer fruta no seu estado natural, mas quando há excessos, nada melhor que preparar deliciosas sobremesas.


Estes quadrados de alperce, que já desfilaram pelo Instagram, já eram para estar aqui há mais tempo. Ainda se encontram alperces à venda e, acreditem, os últimos são sempre os mais docinhos. Mas caso não os encontrem, podem sempre substituí-los por pêssegos, por ameixas, até por figos, amoras ou maçãs. O resultado será igualmente delicioso. Se forem gulosos como eu, sirvam-nos acompanhados de uma bola de gelado. Esta é daquelas receitas que não só vale a pena experimentar, como vocês irão querer repeti-la vezes sem conta e com outras frutas. As várias texturas, uma base crocante de bolacha e uma cobertura de crumble e pistácio deliciosa, combinam na perfeição com o recheio meio ácido e doce, perfumado pela baunilha. É mesmo uma perdição e só vão querer comer mais, fatia atrás de fatia. Aproveitem estes dias para descansar, experimentem esta receita e fiquem a par de todas as novidades que vou partilhando no Instagram.





Quadrados de Alperce e Pistácio
(receita adaptada do blog Now Forager)

Ingredientes:
{para a base}
| 170 g de manteiga à temp. ambiente
| 100 g de acúcar branco
| 65 g de açúcar amarelo
| 1 pitada de sal
| 1 c. (chá) de extrato de baunilha
| 280 g de farinha s/ fermento
| 1 c. (sopa) de pistácios picados
{para o recheio}
| 10 alperces, s/ caroço e em quartos
| 3 c. (sopa) de açúcar + qb para polvilhar
| 1 c. (sopa) de amido
| 2 c. sopa) de sumo de limão
| 1/2 vagem de baunilha (só as sementes)

Preparação:
1 . Pré-aqueça o forno a 190ºC. Unte com manteiga e forre com papel vegetal uma forma quadrada com 20 cm.

2 . Prepare a base, colocando na taça da batedeira a manteiga, os açúcares, o sal e a baunilha. Bata durante 2 minutos até obter um creme homogéneo. Raspe as paredes da taça com uma espátula e adicione a farinha, incorporando-a até obter uma mistura areada (não bater demasiaso). Retire 1/3 da massa e use a ponta dos dedos para formar pequenos pedaços. Reserve no frigorífico até ser usada.

3 . Coloque a restante massa na forma e pressione com os dedos, formando uma única camada uniforme. Pique ligeiramente a massa com um garfo (isto evita que ela cresça) e leve ao forno durante 18 minutos ou até que comece a ficar dourada. Retire do forno e deixe arrefecer enquanto prepara o recheio.

4 . Numa taça misture os alperces com o açúcar, o amido, o sumo de limão e as sementes de baunilha. Espalhe esta mistura sobre a massa e por cima polvilhe com os pedaços de massa anteriormente reservada. Polvilhe com mais um pouco de açúcar e os pistácios picados.

5 . Leve ao forno durante 55-60 minutos ou até que fique bem dourado. Retire do forno e deixe arrefecer sobre uma grelha. Depois de frio corte em 16 quadrados iguais e sirva.