Panna Cotta de Baunilha com Frutos Vermelhos


Mais um ano que está a chegar ao fim. É altura de virar a folha do calendário e deixar entrar o ano novo. Que venha ele e que seja bom para todos. Que nos traga muitos momentos felizes e que nos marque de forma muito positiva. Que nos possamos lembrar dele no futuro pelos melhores motivos. Que nos traga os nossos sonhos realizados e os nossos desejos concretizados. Que ajude a traçar novos objectivos e a alcançar novas metas. Que traga a bondade às pessoas e que ajude a todos a construir um mundo melhor. Um mundo de paz no qual possamos viver e circular tranquilamente e sem medos. Acima de tudo que seja um ano muito feliz para todos!

Andava à procura de uma sobremesa para apresentar na passagem de ano. Não uma sobremesa qualquer, mas algo mais requintado e com um ar festivo. Foi então que me lembrei que nunca tinha feito antes uma Panna Cotta. É uma sobremesa tão delicada e ao mesmo tempo tão simples. Confesso que não morro de amores por Panna Cotta. Talvez porque as que provei não eram as melhores e sabiam demasiado a natas. Decidi experimentar com natas frescas e usei iogurte natural em vez de leite. O resultado surpreendeu bastante e esta foi a melhor Panna Cotta que comi até hoje. O contraste com a acidez dos frutos vermelhos eleva-a a outro patamar e esta é com certeza uma sobremesa a repetir e é perfeita para saborear num momento de festa.

(Cálice Água Transparente Ref. Picos - pág.45 do catálogo Kasa)

Escolhida a sobremesa, o passo seguinte seria decidir como a apresentar. Foi então que me lembrei dos lindos e elegantes cálices transparentes que adquiri recentemente e que fazem parte do catálogo Kasa das lojas Continente. Como dobrei a receita ainda consegui encher dois Cálices Diamante que também fazem parte do catálogo. Estes cálices, para além de lindos são perfeitos não só para apresentar de forma sublime uma sobremesa individual mas também para encher com champagne ou um bom espumante e brindar ao novo ano. 

E com o novo ano a começar porque não dar também uma nova vida à sua casa?! No catálogo Kasa podemos encontrar imensos produtos que estão à venda em todas as lojas Continente. Desde artigos para a cozinha, de decoração, passando pelo quarto, casa de banho e lavandaria, com imensas ideias de organização, existindo ainda todo um capítulo dedicado às crianças, a maioria destes produtos exclusivos e atractivos são fabricados em Portugal e vão de encontro ao que os portugueses procuram reflectindo as novas tendências da decoração.

(Cálice Vinho Tinto Ref. Diamante - pág 46 do catálogo Kasa)

Vamos então entrar com o pé direito em 2017?! Nada melhor que começar com um excelente passatempo, certo?! Em parceria com a marca Kasa do Continente estou a oferecer 1 (um) Cartão Dá no valor de 50€ para usarem em compras de produtos Kasa à vossa descrição. Para se habilitarem só têm de fazer o seguinte:
Podem participar as vezes que quiserem, desde que partilhem sempre a imagem e nomeiem amigos diferentes a cada partilha. O passatempo tem início hoje, dia 29 de Dezembro e decorrerá até ao próximo dia 08 de Janeiro. O vencedor será escolhido de forma aleatória via Random.org e uma vez apurado, o respectivo Cartão Dá será enviado por correio para a morada indicada pelo vencedor, que poderá usufruir do valor do cartão para gastar em produtos Kasa, à venda em qualquer loja Continente. Boa sorte a todos e Feliz Ano Novo!


Panna Cotta de Baunilha com Frutos Vermelhos

Ingredientes:
| 3 folhas de gelatina
| 150 g de iogurte natural
| 400 ml de natas
| 60 g de açúcar
| 1 c. (café) de pasta de baunilha
| 200 g de frutos vermelhos congelados
| 2 c. (sopa) de açúcar amarelo

Preparação:
Coloque as folhas de gelatina numa taça com água fria para que hidratem.
Coloque num tacho o iogurte, as natas, o açúcar e a pasta de baunilha e leve ao lume, mexendo de vez em quando e até que comece a borbulhar (não deixar ferver).
Retire do lume e adicione as folhas de gelatina (já hidratadas e escorridas). Mexa bem com uma vara de arames para que a gelatina se dissolva.
Passe o preparado num passador de rede fina para eliminar algum grumo que se tenha formado.
Distribua por tacinhas individuais ou copos ou coloque numa forma de pudim e leve ao frigorífico durante pelo menos 4 horas (idealmente de um dia para o outro).
Leve um tacho ao lume com os frutos vermelhos e o açúcar e mexa de vez em quando até o açúcar derreter e os frutos ficarem macios.
Distribua os frutos vermelhos sobre as panna cottas e decore com uma folha de hortelã ou manjericão.

Saint Lucia Saffron Buns || Lussekatter


Fazendo uma pesquisa pelo blog, tenho a sensação que ainda ontem editava as imagens e escrevia aqui a receita destas azevias e no entanto já passou um ano. Assim, num piscar de olhos. Não sei se é de mim, mas sinto o tempo escapar-se-me por entre os dedos como se se tratasse de pó. Não vou estar aqui a perder-me por entre lamentos por falta de tempo, pois acredito que o tempo é o que fazemos dele. Mas são tantas as coisas que quero fazer, tantos os lugares que ainda quero conhecer, os livros que quero ler, tantos os abraços que quero dar e tantas as receitas que quero fazer, experimentar e partilhar que às tantas dou por mim a pensar que nunca terei tempo para fazer nem metade daquilo que gostaria. Não sei se é por ser Natal, mas esta altura do ano deixa-me sempre nostálgico, traz-me sempre um turbilhão de emoções que se embrulham umas nas outras e me remetem para um sem número de recordações menos boas. Mas devaneios à parte, é Natal, é tempo de paz e amor, de reunir a família e os amigos e mal posso esperar para estar com os meus irmãos, cunhados e sobrinhos, abraçá-los e matar as saudades que já são tantas. Porque isso sim é o mais importante, a nossa família e os nossos amigos, aqueles que nos querem bem e a quem desejamos o melhor do mundo.


Não sei se esta será a última receita que publicarei aqui antes do dia de Natal, mas tinha que a partilhar convosco por ser perfeita para esta quadra. Há muito que a queria experimentar pois já a tinha visto em alguns blogs escandinavos de onde ela é bem tradicional e, quer pelo aspecto estético, quer pelos ingredientes, a receita despertou a minha curiosidade. Aliás, eu adoro a cozinha escandinava, ainda recentemente adquiri este livro lindo com receitas maravilhosas, que estou a adorar e do qual espero fazer algumas partilhas em breve. 

Quando a Susana em conjunto com a Lia, lançaram o tema para a 11ª edição do desafio Sweet World eu não hesitei em arregaçar as mangas e colocar literalmente as mãos na massa para fazer estes Saint Lucia Saffron Buns ou Lussekater. Com origem na Suécia, estes bolinhos de massa leveda são muito comuns naquele país por esta altura e assinalam o dia de Saint Lucia, o Santo Padroeiro da Luz que se celebra a 13 de Dezembro, altura em que são abertas as festividades de Natal em terras escandinavas. Apresentam-se na forma de "S" mas podem ter outros formatos e o seu sabor é suave e perfumado pelo cardamomo o que os torna especiais. A massa fica muito leve e fofa pelo que não resistam a comer um ainda morno, pois saberá ainda melhor. Não foi fácil escolher uma receita, pois existem várias e todas muito parecidas. Umas que levam queijo fresco outras que não levam ovo, umas com farinha integral, pelo que acabei por fazer uma conjugação de duas receitas, uma de um blog que adoro, o Green Kitchen Stories e outra do blog A Pinch of Happiness. O resultado foi tão bom que foi difícil não parar de comer estes buns maravilhosos e já estou a pensar repeti-los para o Natal.


Saint Lucia Saffron Buns | Lussekatter

Ingredientes:
| 100 g de manteiga
| 1 c. (chá) de açafrão das Índias em pó (usei Margão) (fio de açafrão, no original)
| 150 ml de leite
| 100 ml de natas
| 15 g de fermento fresco
| 300 g de farinha de espelta branca
| 150 g de farinha de espelta integral
| 100 g de açúcar amarelo
| 1 pitada de sal
| 1 c. (chá) de cardamomo (usei Margão)
| 1 ovo
| 1 gema para pincelar
| 1 c. (sopa) de leite para pincelar
| cerejas secas (usei passas de uva)

Preparação:
Levar um tacho ao lume com a manteiga, o açafrão, o leite e as natas e deixar amornar até que a manteiga derreta e o açafrão se dissolva (não deixar ferver).
Deixe arrefecer até cerca de 30ºC e dilua o fermento na mistura de leite e manteiga.
Peneire as farinhas para uma taça, junte o açúcar, o sal, o cardamomo e aos poucos vá adicionando a mistura de leite e o ovo ligeiramente batido.
Misture bem até obter uma massa uniforme e pegajosa.
Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e amasse durante uns minutos até a massa ficar elástica (não caia na tentação de adicionar mais farinha ou a massa ficará pesada).
Forme uma bola e coloque novamente a massa na taça, tape com um pano e deixe levedar durante cerca de 1h30m ou até que duplique de volume.
Volte a colocar a massa numa superfície enfarinhada e forme um rolo. Corte em várias porções com aproximadamente o mesmo tamanho (no meu caso rendeu 16 pedaços).
Estenda com as mãos cada pedaço de massa formado um rolo com aproximadamente 20cm de comprimento e depois enrole as pontas até que estas se encontrem no centro, formando um "S".
Forre um tabuleiro de forno com papel vegetal e disponha nele os bolinhos, deixando algum espaço livre entre cada bolo, pois eles ainda irão crescer.
Deixe novamente levedar por cerca de 30 minutos.
Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Bata a gema com o leite e pincele cada bolinho com esta mistura.
Em cada extremidade do "S" coloque uma cereja seca e pressione ligeiramente com os dedos.
Leve ao forno cerca de 12-14 minutos ou até que comecem a ficar douradinhos na superfície.
Deixe arrefecer sobre uma grelha.

Estrelinhas de Natal


A pouco mais de uma semana para o dia de Natal, nesta cozinha preparam-se os últimos presentes caseiros para oferecer. Quem me conhece sabe bem o quanto eu valorizo o facto de oferecer a alguém um presente que foi feito com amor e carinho e que irá despertar sorrisos. No ar sente-se o perfume das especiarias, da abóbora que acaba de ser transformada em compota e distribuída em frasquinhos que aguardam uma etiqueta festiva e personalizada. Enquanto isso fazem-se as últimas compras dos ingredientes para a ceia de Natal.

Da lista de presentes a oferecer fazem parte estas bolachinhas deliciosas em forma de estrela que levam no centro uma camada gulosa de rebuçado e que certamente irão fazer as delícias dos mais pequenos. Aliás, estas são umas bolachas perfeitas para fazer aí em casa com as crianças e que até podem ser aproveitadas para decorar a árvore de natal. A receita que é muito simples, foi elaborada para o site Alegro e acompanha o artigo que escrevi para este mês de Dezembro. Podem ler o artigo mais abaixo ou visitar o site Alegro, aqui.

(artigo mensal escrito em colaboração com o site Alegro)

O Natal à volta da Mesa!

E assim, de repente, chegámos ao último mês do ano. Começa a contagem decrescente para entrarmos num novo ciclo. Mas até lá vamos aproveitar cada um dos dias tão esperados deste mês de Dezembro, um mês de festas, de convívio, de alegria e que traz consigo aquele momento tão aguardado por milhares de famílias. O Natal está aí e por isso vamos agradecer e celebrar com aqueles que mais gostamos!

Aonde quer que vamos, é difícil ficar indiferente ao ambiente natalício que se faz sentir. Os enfeites nas ruas, as montras das lojas decoradas a preceito, as luzes a piscar, o cheiro dos sonhos de Natal e do bolo-rei nas pastelarias, as músicas e os cânticos característicos desta quadra que ecoam nos centros comerciais e toda a azáfama em busca do presente perfeito. Tudo é válido para trazer mais cor e alegria a esta festa que não é só e apenas uma celebração religiosa mas também um momento de paz e reflexão, um momento de reencontro e celebração entre familiares e amigos.

Lá em casa acende-se a lareira, é chegada a altura de montar a árvore de Natal e preparar o presépio com os mais novos. Escolhem-se as figuras mais lindas e dá-se uma nova oportunidade àquelas que se apresentam já incompletas pelo desgaste do tempo, mas que ainda assim resistem. Escrevem-se alguns postais e começam-se a embrulhar os presentes. Mas os melhores momentos desta quadra são inevitavelmente passados à volta da mesa, revisitando os sabores mais tradicionais, degustando as mais deliciosas receitas de família que vão passando entre gerações.

Os preparativos para a mesa da consoada começam muito cedo. Afinal de contas vamos ter a família reunida e o objectivo é apresentar a mesa de Natal perfeita, arrancar sorrisos, despertar emoções e proporcionar conversas demoradas entre memórias, em torno das refeições. O delicioso bacalhau cozido com batatas, ovo e couve, regado com o melhor azeite novo, o polvo ou o galo capão ou ainda o tão aguardado peru recheado, fazem as delícias de todos na noite especial. E claro, nunca poderá faltar a sempre presente mesa dos doces. Num ambiente perfumado de açúcar e canela irá ser difícil resistir ao arroz-doce caseiro que só a avó sabe fazer, às azevias oferecidas pela tia, as rabanadas, a aletria, os sonhos de abóbora, os coscorões e sem esquecer o bolo-rei, de preferência acompanhado por um copo de vinho do Porto. São tantas as iguarias que o difícil mesmo será saber por onde começar e o melhor é fechar os olhos à dieta durante alguns dias e saborear as melhores receitas tradicionais portuguesas.


E finalmente chega o momento que desperta em nós as memórias da infância, o brilho que se forma nos olhos das crianças e a alegria de quem recebe e quem dá na hora de trocar os presentes. Não há nada que se compare ao prazer de podermos oferecer um presente caseiro e personalizado, algo único que foi feito com amor por nós e com carinho a pensar em alguém. E se for um presente comestível tanto melhor. Ideias não faltam, desde os licores, os chás, os azeites aromatizados, os sais para temperar os cozinhados, os bolos no frasco, aquelas trufas deliciosas que recebem sempre elogios ou mesmo umas bolachas com sabor a Natal, perfumadas pelas especiarias. A ideia é arregaçar as mangas, colocar as mãos na massa e preparar aquelas bolachas deliciosas e assim adoçar a boca de alguém a quem, à partida, sabe que irá arrancar um sorriso. Faça um embrulho especial, escreva uma dedicatória e surpreenda aquele amigo ou familiar, pois ninguém fica indiferente a um presente caseiro e carregado de significado. A minha sugestão vai para umas deliciosas e coloridas Estrelinhas de Natal, amanteigadas e perfumadas pelo gengibre e a canela e que irão agradar quer a miúdos quer a graúdos. 


Estrelinhas de Natal
(receita adaptada daqui)

Ingredientes:
| 200 g de farinha s/ fermento
| 1 c. (chá) de fermento
| 1 pitada de sal
| 1 c. (café) de canela em pó
| 1 c. (café) de gengibre em pó
| 1 c. (café) de noz-moscada
| 150 g de manteiga
| 100 g de açúcar amarelo
| 1 ovo
| 1 c. (chá) de extrato de baunilha
| rebuçados de fruta de vários sabores

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Forre um tabuleiro com papel vegetal e reserve.
Triture grosseiramente os rebuçados de fruta, usando um martelo de cozinha ou um robot.
Numa taça misture a farinha com o fermento, o sal, a canela, o gengibre e a noz-moscada.
À parte bata a manteiga com o açúcar. Junte o ovo e continue a bater para misturar.
Aos poucos vá adicionando a mistura de farinha enquanto mexe com uma colher de pau.
Junte o extrato de baunilha e amasse até conseguir formar uma bola de massa moldável.
Transfira a massa para uma bancada enfarinhada e estenda-a com o rolo até atingir a espessura de 0,5cm.
Use um cortador de bolachas em forma de estrela e corte porções de massa, dispondo-as no tabuleiro.
Com um cortador idêntico, mas de menor tamanho, volte a cortar cada porção de massa.
No centro de cada bolacha coloque uma porção de rebuçados triturados na cor desejada.
Leve ao forno durante 15 minutos ou até que as bolachas comecem a ficar douradas.
Deixe arrefecer completamente à temperatura ambiente.
Guarde em sacos, frascos ou caixas herméticas.

Mousse de Chocolate e Azeite com Chantilly de Mascarpone


Adoro mousse de chocolate. É daquelas sobremesas intemporais que sabe sempre bem. O prazer de finalizar uma refeição com uma deliciosa mousse de chocolate é algo inexplicável e que só um amante de chocolate saberá entender. Andava à procura de uma mousse de chocolate para fazer neste Natal, mas não queria uma simples mousse de chocolate, queria antes algo diferente, uma receita que me levasse a repetir e a querer mais e que surpreendesse pelo seu sabor. Foi então que me lembrei da mousse de chocolate e azeite da Teresa que ela tem publicada no seu mais recente livro, o "Estava Tudo Ótimo". E em boa hora fiz esta mousse, pois a sua textura suave e macia conquista logo na primeira colherada. O chantilly de mascarpone casa em perfeita harmonia  com o sabor achocolatado desta mousse que irei fazer para o Natal e repetir muitas vezes.


A Teresa é autora do blog Lume Brando, um dos primeiros blogues que comecei a seguir, ainda nem sequer sonhava em criar o meu. Cativou-me pelas suas receitas deliciosas e pelas fotografias inspiradoras. Não a conheço pessoalmente, apesar de já termos falado algumas vezes, mas é como se a conhecesse e admiro imenso o trabalho dela. Recentemente lançou o seu primeiro livro "Estava Tudo Ótimo", um livro lindo, cheio de ideias inspiradoras e "receitas fáceis e mesas perfeitas para momentos inesquecíveis". Dividido em vários capítulos e cheio de dicas e sugestões para organizar festas e receber os amigos e família em casa, o capítulo "Viciados em Chocolate, Uni-vos", de onde saiu esta receita, foi aquele que logo me conquistou.

Aproveitem que o Natal está a chegar e ofereçam este livro a alguém que goste de cozinhar, mas mais importante que isso, que tenha prazer em apresentar uma mesa perfeita e que goste de surpreender com os detalhes. A Teresa dá uma ajuda e tem a decorrer no seu blogue um passatempo no qual está a oferecer cinco packs com exemplares do seu livro e formas para bolos.  Tentem a vossa sorte e tenham um Natal mais feliz!


Mousse de Chocolate e Azeite com Chantilly de Mascarpone
(receita do livro "Estava Tudo Ótimo" de Teresa Rebelo)

Ingredientes: (para 8-10 copinhos)
| 200 g de chocolate de culinária (mínimo 52% de cacau)
| 6 ovos, separados
| 6 c. (sopa) de açúcar amarelo
| 1 c. (sopa) de azeite virgem extra suave (usei Oliveira da Serra)

{para o Chantilly de Mascarpone}
| 1 embalagem de mascarpone 
| 300 ml de natas
| 2-3 c. (sopa) de açúcar amarelo
| 1 c. (café) de extrato de baunilha
| cacau ou raspas de chocolate para polvilhar

Preparação:
Separe as claras das gemas e bata-as em castelo, reservando-as. 
Derreta o chocolate em banho-maria (a água do recipiente de baixo não deve tocar no recipiente do chocolate, para que este não queime; o calor deve ser transmitido apenas pelo vapor).
Passe o chocolate derretido para outra taça da batedeira, junte-lhe o açúcar e bata bem.
Adicione as gemas e o azeite ao chocolate e volte a bater durante alguns minutos até ficar bem macio. Por fim, envolva as claras em castelo.
Se for servir em copos pequenos, como os da foto, coloque a mousse num saco de pasteleiro, para ser mas fácil distribuí-la. Leve ao frigorífico enquanto trata da cobertura.
Coloque na taça da batedeira as natas, o mascarpone, o açúcar e a baunilha e bata até obter um creme firme. Prove e veja se necessita de mais açúcar (eu não gosto que fique muito doce, para contrastar com a mousse)
Coloque num saco de pasteleiro munido de um bico estrela largo e aplique por cima da mousse. Antes de servir, polvilhe com cacau (usei raspas de chocolate).