Páginas

Giveaway "Bebidas de Cereais Nestlé"


♪♪ Tenha um bom dia com Mokambo! ♪♪ Mokambo! Mokambo♪♪!!! Antes de mais desafio-vos a visualizarem este vídeo. Quem não se recorda desta publicidade, nas décadas de 70 e 80 que marcou as nossas infâncias?! Sempre me lembro de existirem as Bebidas de Cereais Nestlé lá por casa, prontas a adicionar a um copo de leite, e em poucos segundos tínhamos um pequeno almoço delicioso para degustar.

As Bebidas de Cereais Nestlé são solúveis e à base de cereais como a cevada ou o centeio, ingredientes naturais que ao serem tostados intensificam o seu sabor. Algumas delas possuem ainda café ou chicória, não tendo na sua composição quaisquer açúcares adicionados, somente os naturalmente existentes nos cereais. Para além disso não contêm gordura e são uma fonte natural de fibra.

Para além de serem deliciosas, são uma alternativa saborosa e nutritiva em qualquer momento do dia, seja num pequeno almoço mais saudável, num lanche a meio da manhã ou tarde ou num momento reconfortante antes de dormir, bastando para isso adicionar leite ou água, conforme o gosto de cada um.

Em parceria com a Nestlé tenho para vos oferecer 2 (dois) cabazes de Bebidas de Cereais Nestlé, cada um deles composto por: 
- 1 (um) frasco de PENSAL
- 2 (dois) frascos de PENSAL AVEIA
- 1 (um) frasco de MOKAMBO
- 2 (dois) frascos de MOKAMBO INTENSO
- 1 (um) frasco de BOLERO
- 2 (duas) embalagens de BOLERO CREMOSO

(vejam como participar mais abaixo)


Da gama de Bebidas de Cereais Nestlé fazem parte o Mokambo, o Bolero e o Pensal. MOKAMBO é uma bebida de cereais com 20% de café, de sabor intenso, ideal para juntar ao leite logo pela manhã, ajudando a despertar e a começar o dia com energia. Experimente e diga bom dia com MOKAMBO!

BOLERO é uma bebida sem café que possui  25% de fibras naturalmente provenientes da chicória. De sabor mais suave, não tem gordura nem açúcares adicionados, sendo ideal para repor energia nas refeições intercalares, a qualquer momento do dia.

PENSAL também não possui café e é uma bebida de sabor suave composta por 100% de cevada. Rica em fibra e com ingredientes naturais, é perfeita para beber antes de dormir, proporcionando uma noite mais reconfortante.


Recentemente a Nestlé voltou a inovar com a introdução no mercado de três novos produtos, o BOLERO CREMOSO, o PENSAL AVEIA e o MOKAMBO INTENSO.

BOLERO CREMOSO combina o delicioso sabor dos cereais torrados com a suavidade do leite, criando uma bebida agradavelmente cremosa e ideal para um pequeno almoço muito saboroso ou simplesmente para repor energia ao longo do dia.

PENSAL AVEIA é o resultado de uma combinação perfeita que resulta da adição de aveia à receita tradicional, proporcionando um sabor único num só momento: cevada e aveia. Composto por 100% de cereais naturais, é uma fonte de fibra com baixo teor em gordura, uma alternativa saborosa e nutritiva para um pequeno almoço equilibrado, de fácil preparação e com grande qualidade nutricional.

MOKAMBO INTENSO é o mais recente produto criado pela Nestlé. É uma bebida de cereais com 35% de café, sendo por isso a mais intensa da gama de Bebidas de Cereais Nestlé. A combinação da nutrição dos cereais com um toque de café apresenta a bebida ideal para um pequeno almoço equilibrado. MOKAMBO INTENSO é fonte de fibra, não tem gordura ou açúcares adicionados, com uma textura aveludada e um sabor intenso, irá ajudá-lo a começar o dia com muito mais energia. 
Experimente e diga bom dia com MOKAMBO, agora ainda mais INTENSO!


REGRAS de PARTICIPAÇÃO no GIVEAWAY:
Para se habilitarem a um dos dois cabazes de Bebidas de Cereais Nestlé que irei sortear, terão de:
- Fazer "Like" na página do blog Sweet Gula no Facebook, aqui.
- Fazer "Like" na página da Nestlé no Facebook, aqui.
- Partilhar este Giveway no Facebook, no perfil pessoal e em modo público.
- Deixar um comentário na imagem do post original no Facebook (aqui) mencionando o nome de 3 amigos, sob a forma de #tag (os nomes deverão ficar marcados a azul).
- Tornar-se membro do blog Sweet Gula (opcional).
- Cada participante apenas poderá participar UMA ÚNICA vez.

DURAÇÃO do PASSATEMPO:
O Giveaway terá início hoje, dia 28 de Março de 2016 e termina às 23h59 do dia 03 de Abril de 2016

REGULAMENTO:

  • Passatempo apenas válido para Portugal Continental e Ilhas.
  • O prémio será atribuído via Random.org
  • O prémio é constituído por 2 cabazes de Bebidas de Cereais Nestlé, cada um deles composto por: 

- 1 (um) frasco de PENSAL
- 2 (dois) frascos de PENSAL AVEIA
- 1 (um) frasco de MOKAMBO
- 2 (dois) frascos de MOKAMBO INTENSO
- 1 (um) frasco de BOLERO
- 2 (duas) embalagens de BOLERO CREMOSO

  • Os vencedores serão anunciados na página Sweet Gula no dia 04 de Abril de 2016.
  • Os vencedores deverão enviar, por mensagem privada, a morada na qual desejam receber o prémio.
  • O prémio será enviado pela marca Nestlé, após o anúncio dos vencedores.
Boa sorte a todos!!!

Folar de Azeite e Massapão


Março é um mês recheado de festividades, oferecendo-nos oportunidades para celebrarmos momentos importantes das nossas vidas com as pessoas que mais gostamos. Começou com o Dia da Mulher, depois o Dia do Pai que foi assinalado no fim de semana que passou, a Primavera que acaba de chegar e, ainda que envergonhada, é muito bem vinda e merece ser recebida de braços abertos. E para terminar, celebramos já no próximo fim de semana aquela que é considerada a maior festa da religião católica, a Páscoa. É tempo de reunir a família à volta da mesa, de partilhar afectos, de saborear aquelas receitas deliciosas de família que passam de geração em geração, de trazer cores e sabores para os pratos que confecionamos. Na mesa é colocada a melhor toalha, aquela que é guardada no fundo da gaveta e apenas usada nas ocasiões mais especiais. Aquele serviço de louça que, também sendo especial, vem trazer um toque de cerimónia à refeição. Uma jarra com flores frescas e perfumadas para alegrar o ambiente e, claro, um menu pensado ao pormenor e elaborado com amor e dedicação para, uma vez mais, perpetuar a tradição pascal que é celebrada em família. Desde o borrego ou o cabrito no forno, passando pelas bolas ou folares salgados e claro, sem esquecer os deliciosos ovos de Páscoa e os tradicionais folares doces que são diferentes de norte a sul do país.


Segundo a tradição, na Páscoa tem de haver sempre um folar na mesa. E este ano não será excepção. Sempre foi assim durante anos, por esta altura haviam imensos folares lá por casa. Como eram feitos em forno de lenha, tinham um sabor especial. E eram sempre feitos em grandes quantidades. Alguns eram comidos durante a Páscoa, outros que, cumprindo a tradição eram oferecidos às madrinhas e aos padrinhos. Outros ainda que acabavam por ser congelados e dessa forma conseguíamos perpetuar o sabor da Páscoa até ao Verão. Conseguem imaginar o sabor de uma fatia de folar caseiro ligeiramente tostada e barrada com manteiga ou compota de fruta?! Assim eram as minhas manhãs a seguir à Páscoa. Hoje é diferente, já não existe o forno de lenha e as tradições mudaram um pouco. Mas o bolo folar, esse tem presença obrigatória na mesa de Páscoa. Por isso, vamos arregaçar as mangas, meter as mãos na massa e confeccionar um delicioso bolo folar que certamente irá surpreender toda a família e assim celebrar a harmonia e a amizade que ele representa.

Decidi trazer um folar diferente do tradicional cuja receita base é adaptada deste Folar de Chocolate que publiquei o ano passado. No entanto atribuí a este folar um formato diferente e resolvi enriquecê-lo idealizando como ingrediente base o azeite ao qual juntei o sabor da amêndoa ao acrescentar massapão no recheio. É um ingrediente que aprecio bastante e que me acompanha desde a infância. Os folares da minha mãe também eram feitos com azeite, por norma o azeite da primeira colheita, aquele que era espremido das primeiras azeitonas. E o sabor e textura que este confere aos bolos é mesmo especial. Daí que optei por usar não um azeite qualquer mas antes o azeite virgem extra Oliveira da Serra 1ª Colheita 2015-2016


Não há sabor como o primeiro, daí que o azeite virgem extra Oliveira da Serra 1ª Colheita 2015-2016 apresenta um sabor e aroma únicos equilibradamente amargo, picante e ao mesmo tempo frutado e é feito a partir da colheita das primeiras azeitonas, ainda jovens e frescas. A Oliveira da Serra seleciona de forma criteriosa os lotes mais adequados para trazer à mesa dos portugueses o melhor dos azeites. Azeites estes que, por serem tão delicados e únicos se encontram entre os melhores do mundo, sendo agraciados  e reconhecidos quer a nível nacional quer internacionalmente e tendo a marca já recebido inúmeros prémios, fruto do esforço e dedicação de toda a equipa que trabalha arduamente com o objectivo de oferecer um produto de qualidade e excelência. A primeira colheita deste ano ainda se encontra à venda nos supermercados, por isso, se forem apreciadores deste ouro líquido, não deixem de experimentar um azeite que se distingue dos restantes.

A marca Oliveira da Serra dá vida ao maior olival do mundo, no qual existem plantadas mais de 10 milhões de oliveiras. Junto ao olival, situado na Herdade do Marmelo em Ferreira do Alentejo, foi construído um lagar com um design único, desenhado pelo arquitecto português Ricardo Bak Gordon, homenageando assim o olival português e representando o expoente máximo da tecnologia ao serviço da qualidade do azeite e da sustentabilidade ambiental,  o que faz daquele um cenário paisagístico que convida e encanta todos os que por ali passam. A Oliveira da Serra partilha com todos os portugueses o objectivo de continuar sempre a contribuir para a agricultura do nosso país e fazer o melhor dos azeites.


Folar de Azeite e Massapão

Ingredientes:
{para a massa}
| 150 ml de leite
| 15 g de fermento de padeiro fresco
| 500 g de farinha de trigo s/ fermento
| 100 g de açúcar
| 80 ml de azeite virgem extra (usei Oliveira da Serra 1ª Colheita 2015/2016)
| 2 ovos + 1 gema
| 1 c. (chá) de erva doce moída

{para o recheio}
| 2 c. (sopa) de azeite virgem extra (usei Oliveira da Serra 1ª Colheita 2015/2016)
| 2 c. (sopa) de açúcar mascavado escuro
| 150 g de massapão*

{para a cobertura}
| 1 gema
| 1 c. (sopa) de leite
| pérolas de açúcar
| fios de ovos (opcional)

*{receita de massapão}
Ingredientes:
| 150 g de amêndoa moída
| 3-4 gotas de essência de amêndoa
| 150 g de açúcar em pó
| clara de ovo

Preparação: Misturar todos os ingredientes e adicionar gradualmente a clara de ovo. Trabalhar bem a massa e deixar descansar algumas horas. Pode ser conservada no frigorífico, envolvida em película aderente.
(NOTA: o massapão deverá ser preparado com algumas horas de antecedência a fim de estar firme na hora de ser usado).

Preparação tradicional:
Dissolva o fermento no leite morno, junte aos poucos a farinha e amasse com as mãos. Vá adicionando de forma gradual o açúcar, o azeite, os ovos e a gema ligeiramente batidos e a erva doce. Amasse todos os ingredientes até conseguir formar uma bola e a massa despegar dos dedos (se achar necessário acrescente mais farinha ou mais leite, conforme a massa estiver mais ou menos seca).
Tape com um pano e deixe levedar durante pelo menos 1 hora ou até que duplique de volume, em local seco e resguardado de correntes de ar.
Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e estenda-a com o rolo dando-lhe a forma de um rectângulo com aproximadamente 60cm x 45cm.
Numa das extremidades mais longas corte tiras com cerca de 15cm de comprimento e 1cm de largura (ver PASSO-A-PASSO) e entrelace a tiras formando 7 ou 8 tranças.
Pincele a restante massa com o azeite, polvilhe com açúcar mascavado escuro e use um ralador para ralar o massapão, distribuindo-o sobre a massa.
Enrole a massa até chegar às tranças e depois una as pontas do rolo dando ao folar a forma de uma coroa. Sobreponha cada trança sobre o rolo por forma a que elas contornem a massa.
Disponha o folar num tabuleiro forrado com papel vegetal e deixe levedar cerca de ½ hora.
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Bata a gema de ovo juntamente com o leite e pincele o folar com esta mistura.
Polvilhe com pérolas de açúcar e leve o folar ao forno cerca de 25-30 minutos ou até começar a ficar dourado.
Retire do forno, deixe arrefecer um pouco e decore a gosto com fios de ovos.

Preparação Thermomix - Bimby:
Coloque o leite no copo juntamente com o fermento e programe (2min/37ºC/vel2).
Junte a farinha, o açúcar, o azeite, os ovos e a gema, a erva doce e programe (2min/vel Espiga) (se achar necessário acrescente mais farinha ou mais leite, conforme a massa estiver mais ou menos seca).
Tape com um pano e deixe levedar durante pelo menos 1 hora ou até que duplique de volume, em local seco e resguardado de correntes de ar.
Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e estenda-a com o rolo dando-lhe a forma de um rectângulo com aproximadamente 60cm x 45cm.
Numa das extremidades mais longas corte tiras com cerca de 15cm de comprimento e 1cm de largura (ver PASSO-A-PASSO) e entrelace a tiras formando 7 ou 8 tranças.
Pincele a restante massa com o azeite, polvilhe com açúcar mascavado escuro e use um ralador para ralar o massapão, distribuindo-o sobre a massa.
Enrole a massa até chegar às tranças e depois una as pontas do rolo dando ao folar a forma de uma coroa. Sobreponha cada trança sobre o rolo por forma a que elas contornem a massa.
Disponha o folar num tabuleiro forrado com papel vegetal e deixe levedar cerca de ½ hora.
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Bata a gema de ovo juntamente com o leite e pincele o folar com esta mistura.
Polvilhe com pérolas de açúcar e leve o folar ao forno cerca de 25-30 minutos ou até começar a ficar dourado.
Retire do forno, deixe arrefecer um pouco e decore a gosto com fios de ovos.

Pavlova Ninhos de Páscoa


Quem não se recorda do cheirinho dos bolos acabados de fazer nas cozinhas das nossas mães?! Ou daquele caramelo especial que só a nossa avó fazia na perfeição?! São aqueles sabores únicos e os cheiros tão característicos que nos fazem viajar no tempo e reviver as memórias da nossa infância. Pelo menos comigo funciona assim. Basta por vezes experimentar um determinado cheiro ou sabor e em segundos viajo até à cozinha da minha mãe. E nesta altura, quando a Páscoa se aproximava a passos largos, a azáfama na cozinha era muita e viviam-se por ali momentos muitos felizes. Amassavam-se os folares à mão, sem pressas e com dedicação. Pois tinham de sair perfeitos! A mais fina e branca farinha comprada no moleiro dias antes, o melhor azeite sempre caseiro, o fermento de padeiro que era adquirido ao próprio e umas raspas de limão para aromatizar. Conseguem imaginar o cheirinho bom?! O forno a lenha era aquecido horas antes, até ficar branquinho por dentro, sinal de que estava pronto para receber as massas levedas que minutos antes eu ajudara a pincelar com ovo ligeiramente batido. O meu momento preferido era o de colocar o ovo cozido no centro do folar. Como qualquer criança, achava aquele momento muito divertido. Em menos de uma hora, a minha mãe já pegava na pá e com ela retirava os lindos folares, alguns bem rachados, como se estivessem a sorrir por terem ganho vida. Eu não resistia a prová-los ainda quentes, untados de manteiga ou compota.


Mas não só os cheiros e os sabores me levam a viajar no tempo. Também as imagens e os objectos. Quando recebi da Maizena uma caixinha linda em lata, de cor amarela, logo me lembrei daquele ingrediente que sempre me acompanhou a vida inteira. Sempre me lembro de haver uma caixa de cartão amarela no armário que guardava dentro amido de milho Maizena. Era como um segredo que era bem guardado e usado apenas naqueles momentos especiais, que enriquecia aquele bolo de domingo à tarde ou engrossava aquele molho delicioso tornando-o mais delicado. Um produto cem por cento natural que existe na maioria das cozinhas portuguesas há mais de 110 anos e que foi concebido para satisfazer os paladares mais exigentes. Desde os bolos e bolinhos, cremes ou recheios, sopas ou sobremesas, o amido de milho Maizena é usado em inúmeras receitas tornando-as sempre mais apetitosas e conferindo-lhes uma textura e consistência únicas.

Quem nunca recorreu a uma colher de amido de milho numa situação de "emergência" na cozinha para engrossar aquele creme ou aquele molho especial?! Ou mesmo para aveludar uma sopa, o amido de milho pode ser usado de forma simples e descomplicada, sendo ainda de uma enorme leveza, pois não contém glúten. Para além disso, e segundo os nutricionistas, este é um produto de fácil digestão e por isso recomendado em certos regimes alimentares, sendo ainda rico em fósforo, cálcio e ferro. Com todas estas qualidades, este é o ingrediente perfeito para esta pavlova em forma de ninhos de Páscoa que a ajudou a ficar bem mais firme e consistente. Uma pavlova diferente que podem perfeitamente apresentar na vossa mesa de Páscoa e que, não tenho dúvidas, será devorada com prazer por miúdos e graúdos.


Pavlova Ninhos de Páscoa
Ingredientes:
| 6 claras de ovo (aprox. 240 g)
| 250 g de açúcar granulado
| 1 c. (chá) de vinagre de vinho
| 2 c. (chá) bem cheias de amido de milho (usei Maizena)
| 1 pitada de sal
| iogurte grego natural q.b. (opcional)
| fios de ovos
| amêndoas de chocolate q.b.

Preparação Tradicional:
Pré- aqueça o forno a 120ºC.
Forre um tabuleiro com papel vegetal e no centro desenhe um círculo com cerca de 20 cm.
Bata as claras juntamente com uma pitada de sal até começarem a formar picos.
Adicione o açúcar de forma gradual e bata durante alguns minutos até obter um merengue bem firme e brilhante.
O merengue estará no ponto quando esfregar um pouco entre os dedos e já não sentir os grãos de açúcar.
Adicione o vinagre e o amido de milho e bata mais um pouco para envolver.
Coloque uma ponta em forma de estrela num saco de pasteleiro e encha este com o merengue. Vá formando pequenos ninhos de merengue usando como referência o círculo desenhado, até formar uma coroa com ninhos de merengue.
Leve ao forno durante 2 horas.
Terminado o tempo, deixe a pavlova arrefecer dentro do forno durante pelo menos 1 hora.
Retire do forno e coloque em cada ninho 1 colher de sobremesa de iogurte grego natural. Sobre o iogurte coloque fios de ovos a gosto e decore com amêndoas de chocolate.

Preparação Thermomix - Bimby:
Pré- aqueça o forno a 120ºC.
Forre um tabuleiro com papel vegetal e no centro desenhe um círculo com cerca de 20 cm.
Coloque a borboleta no copo que deve estar limpo e seco. Junte as claras e programe (6min/vel3,5). Nos últimos 2 minutos, adicione de forma gradual o açúcar.
Junte o vinagre e o amido de milho e programe (30seg/vel3,5).
Coloque uma ponta em forma de estrela num saco de pasteleiro e encha este com o merengue. Vá formando pequenos ninhos de merengue usando como referência o círculo desenhado, até formar uma coroa de merengue.
Leve ao forno durante 2 horas.
Terminado o tempo, deixe a pavlova arrefecer dentro do forno durante pelo menos 1 hora.
Retire do forno e coloque em cada ninho 1 colher de sobremesa de iogurte grego natural. Sobre o iogurte coloque fios de ovos a gosto e decore com amêndoas de chocolate.

Salame de Chocolate com Frutos Secos


Estão a ver aquela sensação de quando vão na rua e um estranho vos oferece flores?! Pois, eu também não estou, até porque nunca nenhum estranho me ofereceu flores antes. Mas consigo imaginar que a sensação deverá ser algo semelhante ao que senti quando aconteceu o que irei relatar a seguir.
Sou um apaixonado por food styling, mais do que uma receita deliciosa e que me deixa cheio de vontade de ir a correr para a cozinha, gosto sempre de uma boa apresentação e de um cenário que mais ou menos faça transmitir a história por detrás da receita, os ingredientes que a compõem e o toque pessoal de quem a criou. Por isso, e até porque os olhos são sempre os primeiros a comer, adoro uma boa fotografia de comida que consiga reunir todos os aspectos anteriormente citados. Quando conheci o blog Twigg Studios, foi ao acaso através de uma rede social, mas a primeira imagem que vi deixou-me colado ao ecrã e com vontade de ver e saber mais acerca daquela receita. A imagem demonstrava que por detrás daquele trabalho existia alguém cheio de talento. Fui visitar o blog e fiquei deslumbrado, não só com a qualidade e o bom gosto das imagens que apresenta, mas também com as receitas que a Aimee Twigger, a autora do blog, partilha quase diariamente. Receitas na sua grande maioria simples, de fácil execução e com ingredientes acessíveis a toda a gente. Desde essa altura, já lá vão uns meses largos, passei a ser um fã incondicional da Aimee e comecei a acompanhar o trabalho dela, quer no blog, quer nas redes sociais. Chegamos até a trocar algumas mensagens.


No passado mês de Fevereiro a Aimee publicou o seu primeiro livro de culinária a que chamou "Love, Aimee x". Um livro que à partida eu iria mesmo comprar, pois tinha tudo para ser lindo e interessante. Para promover o livro, ela lançou um passatempo no qual oferecia três cópias. Passado algum tempo eu comentei um post dela no Instragram e do nada ela respondeu a dizer que ia enviar uma mensagem privada. Segundos depois a Aimee envia essa mensagem na qual dizia que um dos vencedores do passatempo não tinha reclamado o livro e que ela teria todo o prazer em me oferecer uma cópia. Conseguem imaginar a minha cara?! A Aimee, alguém que eu tanto admiro mas que no entanto apenas conheço através do mundo virtual, acabava de me oferecer o seu livro! Não cabia em mim de tamanha felicidade. Isto para dizer que existem pessoas mesmo fantásticas e sempre dispostas a praticar o bem. Thank you so much Aimee, your book is really amazing!

Quatro dias depois tinha o livro nas minhas mãos. Devorei-o de uma ponta à outra assim que o recebi. A tarefa mais complicada vinha a seguir, escolher qual receita fazer primeiro, já que tantas me deliciaram e ficaram em lista de espera. Optei por fazer este Chocolate Fruit and Nut Salami, primeiro porque adoro chocolate e depois por ser um salame de chocolate diferente do tradicional. Esta receita é enriquecida com os frutos secos, os biscoitos Amaretti e os arandos vermelhos elevando o salame de chocolate a outro nível. Esqueçam aquele salame tradicional, seco e compacto, quase com a textura de bolo. Aqui temos um salame decadente, com uma textura tipo fudge e que apetece devorar sem parar. Adorei esta receita e irei com certeza repeti-la, no entanto farei algumas alterações (ver notas abaixo). Mas este já é dos meus salames de chocolate preferidos!


Salame de Chocolate c/ Frutos Secos || Chocolate Fruit and Nut Salami
(receita do livro "Love, Aimee x" de Aimee Twigger)

Ingredientes:
| 250 g de chocolate negro, picado
| 90 g de manteiga
| 150 g de açúcar
| 3 ovos
| 1 ½ c. (sopa) de cacau em pó
| 1 ½ c. (sopa) de extrato de baunilha
| 8-10 biscoitos Amaretti (ou outro a gosto)
| 45 g de pistachios
| 35 g de amêndoas palitadas
| 4 c. (sopa) de avelãs
| 4 c. (sopa) de arandos vermelhos desidratados
| açúcar em pó para polvilhar

Preparação:
Derreta o chocolate no micro-ondas ou em banho-maria e reserve.
Bata a manteiga e o açúcar até obter um creme esbranquiçado e sem deixar de bater, adicione os ovos, um de cada vez.
Envolva o cacau em pó no chocolate derretido e junte o chocolate ao preparado anterior.
Adicione o extrato de baunilha e envolva tudo até obter uma massa homogénea.
Parta os biscoitos em pedaços e adicione à mistura de chocolate, juntamente com os frutos secos e os arandos vermelhos desidratados. Envolva delicadamente com uma espátula ou colher de pau.
Leve ao frigorífico para endurecer, durante pelo menos 30 minutos.
Numa bancada, estenda uma folha de película aderente e polvilhe abundantemente com açúcar em pó.
Coloque a mistura de chocolate e frutos sobre a película e enrole, dando a forma de um salame.
Enrole as pontas como se fosse um papel de rebuçado ou dê um nó.
Leve a refrigerar de um dia para o outro.
Desembrulhe o salame e volte a polvilhar com açúcar em pó.
Pode embrulhar em papel vegetal e oferecer a alguém ou simplesmente degustar.

NOTAS:
- Esta receita dá para fazer um salame grande ou dois pequenos. Optei por fazer um grande.
- Este não é o salame tradicional que estamos habituados a ver, com chocolate, ovos e bolacha Maria. Fica com uma consistência mais densa e uma textura tipo fudge, pelo que é aconselhável seguir à risca os tempos de refrigeração.
- A lista de ingredientes está como na receita original. No entanto, numa próxima oportunidade, acho que reduziria a quantidade de açúcar para 100 g, uma vez que gosto do sabor intenso do chocolate e o açúcar em pó no final irá tornar ainda mais doce o salame.
- Se pretender um salame com uma consistência mais firme, use apenas dois ovos e deixe o salame no frigorífico durante 2 dias. Quanto maior for o tempo de refrigeração, mais firme e compacto ficará o salame.

Empada de Legumes


Muitas vezes dou comigo a pensar como seria se não gostasse de cozinhar e de comer. A resposta é óbvia e surge logo de imediato. Certamente não seria uma pessoa tão feliz. É das poucas coisas que me dá imenso prazer, ter um paladar apurado e gostar de comer. Poder saborear cada ingrediente, sentir a sua textura e satisfazer o sentido do gosto. Lembro-me desde sempre de gostar de saborear os alimentos, sentir o doce e o salgado, a amargo ou o ácido. Tenho os meus ingredientes preferidos, aqueles que não dispenso, que fazem parte da minha alimentação diária, que estão sempre presentes na minha cozinha. Contam-se pelos dedos das mãos aqueles que eu não gosto. Sou daquelas pessoas que é capaz de fazer uns quantos quilómetros ou ir aos sítios mais estranhos em busca do ingrediente perfeito ou para adquirir um ingrediente raro. Coisas que só um verdadeiro foodie irá perceber. E gosto de estar sempre a experimentar coisas novas, receitas vindas de outras cozinhas, de outros países, outras culturas. e para isso existem os livros que se vão amontando nas estantes, as receitas que vão sendo marcadas e que aguardam em fila de espera até ao dia em que saem do papel para a minha cozinha. No entanto, sou muito ligado e jamais esqueço a nossa cozinha tradicional portuguesa. Foi com ela que eu nasci, os pratos típicos cozinhados pela minha mãe em forno de lenha e na panela de ferro. E esses sim, são aqueles pratos que eu realmente adoro devorar, pratos que arrancam de mim sorrisos de satisfação, a comida verdadeira e que conforta, com ingredientes genuínos e cheios de sabor.

https://www.facebook.com/groups/diaumnacozinha/

Chegamos a Março, o mês que traz com ele a minha estação do ano favorita. Não que desgoste das outras, todas elas têm o seu encanto, mas a Primavera é especial. Traz mais luz, traz o cantar dos pássaros assim que o sol mostra os seus primeiros raios matinais. As temperaturas são mais simpáticas e toda uma série de novas frutas e legumes começam a brotar da horta e aparecem nas bancas dos mercados. É sempre um prazer poder cozinhar com os legumes mais frescos e saborosos, aqueles que saltam praticamente da horta para o prato, que não requerem muitas técnicas ou transformações na cozinha. E sabe tão bem ter a Primavera no nosso prato. Surgem também os morangos para as sobremesas e que tornam mais deliciosos os lanches.

Com o inicio do mês chega também mais um desafio do Dia Um... Na Cozinha! Para esta edição o tema são as empadas. É um tema feliz, pois adoro empadas e acho que até as podia comer todos os dias... ehehe. Já experimentei algumas receitas como esta ou as Empadas de Pato que ficaram para lá de boas. Aqui decidi abolir a carne e trazer uma sugestão com legumes, já com um cheirinho a Primavera. Conseguem imaginar uma caixinha de massa integral e estaladiça recheada de legumes bons e perfumados com Ras El Hanout?! É esta a minha sugestão com a qual me deliciei e que recomendo fazerem. Os legumes podem ser outros ao vosso critério, mas não dispensem a abóbora  Butternut que funciona aqui como uma piece de resistance.


Empada de Legumes  
Ingredientes:
{para a massa}
| 100 ml de água
| 100 g de manteiga
| 1 ovo
| 1 pitada de sal
| 100 g de farinha de trigo integral
| 200 g de farinha de trigo s/ fermento

{para o recheio}
| 600 g de abóbora Butternut
| 1 cenoura
| azeite q.b.
| sal q.b.
| 1 c. (sopa) de Ras El Hanout
| 1 alho francês
| 2 cebolas roxas
| 100 g de castanhas
| 3 dentes de alho
| 1 c. (sopa) de vinagre balsâmico
| 300 g de cogumelos
| pimenta q b.
| 200 g de espinafres (usei congelados)
| 1 requeijão
| 50 g de nozes
| 1 ovo para pincelar

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Amorne a água num tacho, junte a manteiga e mexa até esta derreter,
Adicione as farinhas, o sal e o ovo ligeiramente batido. Amasse bem até que todos os ingredientes fiquem bem ligados, a massa despegue dos dedos e consiga formar uma bola. Reserve.
{Thermomix - Bimby} Coloque todos os ingredientes no copo e programe (10seg/vel6). Se achar necessário junte mais um pouco de farinha até a massa despegar das paredes do copo.

Corte a abóbora e a cenoura em cubos de 1cm, disponha num pyrex, regue com 2 c. (sopa) de azeite e polvilhe com sal e com o Ras El Hanout e leve ao forno durante 30 minutos.
Corte o alho francês em rodelas e saltei-e numa frigideira com 1 c. (sopa) de azeite, até ficar macio. Reserve.
Na mesma frigideira, coloque mais 1 c. (sopa) de azeite, junte as cebolas e as castanhas grosseiramente picadas e também os dentes de alho picados. Tempere com sal e refogue durante 8 minutos até que a cebola fique macia. Junte 1 c. (sopa) de vinagre balsâmico e mexa até a cebola caramelizar. Reserve.
Corte os cogumelos em quartos e coloque-os na mesma frigideira com 1c. (sopa) de azeite, tempere com sal e pimenta e salteie até que fiquem macios e todo o líquido tenha evaporado. Reserve.
Ainda na mesma frigideira coloque 1 c. (sopa) de azeite, junte os espinafres e salteie. Tempere com sal, adicione o requeijão e as nozes grosseiramente picadas e mexa durante 2 minutos. Reserve.

Divida a massa e três partes e reserve uma das partes.  Forme uma bola com as outras duas partes e estenda a massa com o rolo numa superfície enfarinhada, o suficiente para forrar uma forma rectangular. Forre a forma tendo o cuidado de não cortar a massa excedente.
Comece por colocar o alho francês no fundo da forma. Disponha de seguida a abóbora e com as costas de uma colher de sopa pressione ligeiramente.
A seguir faça uma camada com a mistura de espinafres e requeijão e por cima desta camada forme uma outra com os cogumelos. Faça ligeiramente pressão sobre os legumes, usando uma colher.
Termine com uma última camada de cebola roxa caramelizada.
Estenda a restante massa, dando-lhe um tamanho suficiente para cobrir o topo da forma.
Molhe ligeiramente a massa excedente no bordo da forma, em toda a volta (a água irá servir de "cola").
Coloque a massa por cima, cobrindo toda a forma e com os dedos pressione lifgeiramente, unindo as duas massas e selando a empada. Corte o excedente de massa e reserve as aparas. Com os dedos faça um efeito ondulado em toda a volta e com as sobras da massa faça pequenas "folhas" de massa. e decore a gosto, colando-as na superfície com água.
Com uma faca faça um pequeno orifício no centro da empada. Isto fará com que o vapor saia durante a cozedura, evitando que a massa enfole.
Leve ao forno durante 40 minutos ou até que a empada comece a ficar durada.
Retire, desenforme a empada e pincele por cima e em toda a volta com o ovo batido.
Leve novamente ao forno por mais 10 minutos.