Bolo de Avelã, Limão e Mirtilos


Se existem meses especiais, este é um deles, com toda a certeza. É o mês em que celebro o meu aniversário. Uma data que gosto sempre de celebrar, de preferência junto daqueles que me são mais queridos. E uma celebração como esta merece sempre um bolinho feito por mim. Mas isto de fazer anos a meio da semana nem sempre permite uma celebração à altura, pelo que apenas houve bolinho no fim de semana a só agora venho partilhar. Claro que tirei o dia de folga, aproveitei cada segundo com a pessoa que mais amo, e tirei o máximo partido daquele dia de primavera que mais parecia de verão. Rumei com destino à linda vila de Sesimbra com o objetivo de almoçar, e não foram precisos muitos minutos para encontrar um bom restaurante mesmo em frente ao mar e poder desfrutar da esplanada e da boa comida. O eleito foi o premiado restaurante Ribamar. Com o calor que se fazia sentir, estávamos numa de comer peixe, uma vez que se trata de uma vila piscatória e o peixe é sempre fresco e com elevada qualidade. Acabámos por escolher esta Grelhada de Peixes que partilhei no Instagram, um prato muito bem servido e acompanhado com legumes de muito boa qualidade. A refeição terminou com uma deliciosa Mousse de Mascarpone com Coulis de Manga. Uma sobremesa leve, fresca e nada enjoativa, não podia ser mais perfeita. Se forem a Sesimbra, aconselho este restaurante.
Não sou muito de ligar a presentes, o melhor presente que me podem dar é um sorriso e um abraço sentido. Mas nesse dia tive uma surpresa, recebi algo que me deixou de sorriso rasgado e de coração cheio. Uma caixa de cerejas do Fundão, vindas diretamente do produtor. São as cerejas da Quinta da Porta que aconselho a provarem, caso tenham oportunidade. Foram até agora as melhores cerejas que já comi e foi com elas que me deliciei no lanche do meu dia de aniversário.


No fim de semana e já com todo o tempo livre, chegou a hora de escolher e fazer um bolinho de aniversário. Já é uma prática comum fazer o meu próprio bolo de aniversário, algo que me dá imenso gozo. A minha escolha recaiu sobre um bolo mais simples e mais saudável. Sim, não se deixem enganar pelo aspecto deste bolo, pois se lerem a lista de ingredientes mais abaixo, vão perceber que é um bolo mais saudável. A receita vem deste livro lindo que, sem perceber bem porquê, demorei tanto tempo a adquirir. O livro está cheio de deliciosas sugestões de bolinhos saudáveis e difícil mesmo é escolher apenas um para uma ocasião especial. Claro que me deixei seduzir pela imagem da capa, que é precisamente a receita deste delicioso bolo de Avelã, Limão e Mirtilos. Uma receita há algum tempo adiada, mas tive a certeza que este iria ser o meu bolo de aniversário no momento em que o vi  reproduzido no Lemon & Vanilla da querida Lia. Revelou-se uma verdadeira surpresa, pois ficou um bolo bem fofo e leve, com uma textura que se desfaz na boca, perfumado pelo aroma citrico do limão, numa combinação perfeita com os mirtilos que eu adoro e o recheio de natas e mel. Um bolo perfeito e elogiado por todos e que me soube pela vida.


Bolo de Avelã, Limão e Mirtilos
(receita do livro "Love Bake Nourish" de Amber Rose)

Ingredientes:
| 115 g de avelãs
| 260 g de manteiga, à temp. ambiente
| 225 g de farinha de espelta
| 2 c. (chá) de fermento
| 4 ovos caseiros
| 130 g de mel (ou açúcar amarelo)
| 130 g de maple syrup
| raspa da casca de 1 limão

{para o recheio e cobertura}
| 350 ml de natas para bater
| 2-3 c. (sopa) de mel
| 2-3 c. (sopa) de compota de mirtilo, s/ açúcar
| 200 g de mirtilos frescos
| flores para decorar (opcional)

Preparação Tradicional:
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Unte com manteiga e polvilhe com farinha 2 formas com 20cm de diâmetro.
Leve as avelãs a tostar ao forno, durante 5-7 minutos. Deixe arrefecer 2 ou 3 minutos e remova a pele.
Coloque as avelãs num processador e triture-as, reduzindo-as a farinha.
Numa taça misture a farinha com o fermento, adicione os restantes ingredientes e bata durante alguns minutos até ficar uma massa bem incorporada (não bater em demasia, afim de obter um bolo leve e fofo no final).
Distribua a massa pelas duas formas e alise a superfície com uma colher de sopa.
Leve ao forno durante 25-30 minutos, ou até que os bolos comecem a dourar. Faça o teste do palito.
Retire do forno e deixe arrefecer 5 minutos dentro das formas.
Desenforme e coloque os bolos a arrefecer numa rede ou grelha.
Quando os bolos tiverem arrefecido completamente, prepare o recheio e cobertura.
Bata as natas até ficarem bem firmes. Adicione o mel e bata mais um pouco para incorporar.
Adicione a compota de mirtilo, uma c. de sopa de cada vez e incorpore afim de obter um efeito marmoreado.
Se os bolos cresceram em demasia, corte o topo de cada bolo com uma faca, afim de obter uma superfície lisa.
Coloque um bolo no prato de servir e cubra-o com 2/3 do creme.
Coloque o segundo bolo sobre o primeiro e cubra com o restante creme.
Decore com os mirtilos frescos, as flores e polvilhe com açúcar em pó.

Preparação Thermomix - Bimby:
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Unte com manteiga e polvilhe com farinha 2 formas com 20cm de diâmetro.
Leve as avelãs a tostar ao forno, durante 5-7 minutos. Deixe arrefecer 2 ou 3 minutos e remova a pele.
Coloque as avelãs no copo e programe (10seg/vel9). Retire e reserve.
Coloque no copo o mel e a manteiga e programe (2min/50ºC/vel1).
Adicione os restantes ingredientes e programe (1min/vel4).
Distribua a massa pelas duas formas e alise a superfície com uma colher de sopa.
Leve ao forno durante 25-30 minutos, ou até que os bolos comecem a dourar. Faça o teste do palito.
Retire do forno e deixe arrefecer 5 minutos dentro das formas.
Desenforme e coloque os bolos a arrefecer numa rede ou grelha.
Quando os bolos tiverem arrefecido completamente, prepare o recheio e cobertura.
Coloque a borboleta no copo bem limpo, adicione as natas e programe alguns minutos na vel3, até que as natas fiquem bem firmes, mas tendo o cuidado de as não deixar passar a manteiga.
Junte o mel e bata mais alguns segundos na vel.3.
Adicione a compota de mirtilo e incorpore com a espátula, dando um efeito marmoreado.
Se os bolos cresceram em demasia, corte o topo de cada bolo com uma faca, afim de obter uma superfície lisa.
Coloque um bolo no prato de servir e cubra-o com 2/3 do creme.
Coloque o segundo bolo sobre o primeiro e cubra com o restante creme.
Decore com os mirtilos frescos, as flores e polvilhe com açúcar em pó.

Caracóis de Batata e Cogumelos


Celebrar e festejar são palavras das quais gosto muito. A vida é tão curta que tem mesmo de ser vivida intensamente e os momentos bons devem ser festejados. E não são precisas grandes desculpas para celebrar um momento em família ou entre amigos. Qualquer motivo, desde que seja um motivo feliz deverá ser celebrado. Aquele amigo que finalmente conseguiu arranjar trabalho, aquele familiar que foi promovido na empresa onde trabalha, o nascimento de mais um membro na família, o final de mais um ano escolar, a amiga que vai casar, o aniversário do melhor amigo, ou simplesmente a amizade ou o amor entre duas pessoas que se amam, qualquer motivo serve para ser celebrado. E não é preciso muito para realizar um momento feliz e inesquecível. Basta haver boa comida, uma música ambiente ou mesmo os sons da natureza se se tratar de um piquenique, um bom copo de vinho ou sangria e em poucos minutos haverá a partilha de muitas conversas, sorrisos e boas gargalhadas. Porque são estes os melhores momentos que levamos daqui. A celebração do amor e da amizade, o convívio familiar e entre amigos, as boas risadas e as gargalhadas. E se a estes momentos juntarmos um dia lindo de sol como estes que têm estado, tanto melhor. Perfeitos para sair de casa, ir ao encontro da Natureza e celebrar em modo piquenique ou até numa ida à praia.
E foi a pensar nesses momentos que criei esta receita, uns deliciosos caracóis salgados, feitos à base de batata que lhes confere uma textura bastante fofa, guarnecidos pela combinação perfeita do bacon e dos cogumelos e perfumados pelo delicioso tomilho fresco. Uma receita bem simples, mas perfeita para oferecer aos amigos num momento de celebração, de partilha, de união, onde reina a amizade, a alegria, a boa disposição.

Uma receita que desenvolvi para a rubrica Batatas com Sabor, cuja página no Facebook poderão visitar aqui. Mas não deixem também de visitar o site, no qual poderão encontrar esta e outras deliciosas sugestões de receitas práticas para o dia-a-dia. Desde entradas, sopas, pratos principais, saladas, acompanhamentos ou sobremesas, ali não faltarão boas receitas que têm como ingrediente principal em comum a batata.


Caracóis de Batata e Cogumelos

Ingredientes:
| 100 gr de batatas "puré/fritar"
| 400 gr de farinha de trigo s/ fermento
http://www.batatasdefranca.com/| 1 saqueta de fermento seco (cerca de 10 g)
| 220 ml de leite
| 1 c. (chá) de açúcar amarelo
| 1 c. (chá) de sal
| 20 gr de manteiga à temperatura ambiente                       
| 1 ovo médio
| 4 fatias de bacon
| 200 gr de cogumelos
| pimenta preta q.b.
| 100 gr de queijo mozarela
| 1 raminho de tomilho fresco
| 1 ovo p/ pincelar
| sementes de sésamo q.b.

Preparação:
Coza as batatas em lume médio e reduza-as a puré. Reserve.
Numa taça misture a farinha com o fermento.
Leve o leite ao lume até levantar fervura. Retire do lume e aos poucos vá juntando o leite à farinha, bem como o açúcar, a manteiga em pedaços e o sal. Amasse todos os ingredientes até ficarem bem ligados.
Adicione o ovo batido e o puré de batata e continue a amassar até obter uma massa homogénea e elástica. A massa deve despegar dos dedos e ficar moldável. Se achar necessário acrescente mais um pouco de farinha.
Forme uma bola com a massa e coloque numa taça coberta com um pano. Deixe levedar cerca de 1 hora ou até a massa dobrar de volume.
Corte o bacon em pedacinhos e leve ao lume numa frigideira com um fio de azeite. Salteie até o bacon perder toda a gordura.
Pique grosseiramente os cogumelos e adicione-os ao bacon com uma pitada de pimenta.
Salteie até o liquido dos cogumelos desaparecer.
Estenda a massa numa superfície enfarinhada, formando um retângulo com cerca de 30cmX40cm.
Espalhe a mistura de cogumelos e bacon sobre a massa e por cima salpique com o queijo mozarela ralado e algumas folhas de tomilho fresco.
Enrole a massa, partindo de uma das extremidades mais curtas, formando um rolo. Com uma faca afiada, corte rolinhos com cerca de 2cm de espessura e disponha-os num tabuleiro forrado com papel vegetal, deixando algum espaço entre eles.
Bata ligeiramente o ovo e pincele com ele os caracóis. Salpique com sementes de sésamo.
Deixe repousar cerca de 40 minutos e passado esse tempo leve ao forno pré-aquecido a 180ºC, durante 20-25 minutos.

Quadrados de Maçã e Amora com Crumble de Avelã


Sabem tão bem estes dias quentes de primavera com cheirinho a verão. Daqueles dias em que não apetece mesmo fazer nada e a preguiça toma conta de nós. Uma ida à praia, caminhar na areia molhada ou simplesmente ficar numa esplanada a observar o mar enquanto saboreamos um delicioso gelado. Depois de uma semana intensa de muito trabalho e poucas horas de sono, uns momentos de descanso e lazer sabem sempre tão bem. Sem ter de olhar para o relógio, sem pressas. Um fim de semana cheio e preenchido de afectos, boa comida e muitos sorrisos com os amigos. Amigos que partilham os mesmos gostos. Gargalhadas à volta da mesa e a partilha de histórias. Falar de receitas, de experiências na cozinha, de viagens e de aventuras. Falar de ingredientes que todos adoram, rir, rir muito, por tudo e por nada, porque afinal de contas são estes momentos especiais entre amigos que fazem a vida valer a pena.

E hoje, dia em que se assinala o World Baking Day, um movimento mundial que incentiva toda a gente a ligar o forno e fazer um bolo, preparei uma sobremesa que dedico aos amigos. O mote para este ano é confecionar algo delicioso e dedicar a quem gostamos, demonstrando o quanto essa pessoa é importante para nós. Eu dedico esta receita aos meus amigos do coração, aqueles amigos especiais com os quais podemos não falar todos os dias mas sabemos que quando precisamos eles estão lá para nós.
A inspiração para esta receita vem deste livro recém chegado à minha estante. Um livro lindo, muito inspirador e que eu adoro. Assim que o recebi, esta foi uma das receitas que marquei para fazer. E como ainda haviam amoras congeladas à espera de serem usadas, não esperei muito para fazer estes deliciosos quadrados, cujo sabor a cada dentada é uma explosão de aromas e texturas. Bom, muito bom, aliás, perfeito, se acompanhado por uma bola de gelado e partilhado com os amigos. Uma receita para repetir... muitas vezes.


Quadrados de Maçã e Amora com Crumble de Avelã
(receita adaptada do livro What Katie Ate... at The Weekend)

Ingredientes:
| 150 g de margarina c/ sabor a manteiga, fria (usei Vaqueiro)
| 300 g de farinha s/ fermento
| 165 g de açúcar amarelo
| 1 ovo caseiro
| 1 c. (chá) de extrato de baunilha
| 2 maçãs verdes
| 250 g de amoras (frescas ou congeladas)
| sumo de 1 lima

{para o crumble}
| 75 g de farinha s/ fermento
| 100 g de margarina c/ sabor a manteiga, fria (usei Vaqueiro)
| 75 g de açúcar amarelo + 2 c. (sopa)
| 45 g de flocos de aveia
| 125  de avelãs torradas e s/ pele
| 1/2 c. (chá) de gengibre ralado

Preparação Tradicional:
Num processador, misture a manteiga com a farinha e 110 g de açúcar amarelo, até obter uma mistura areada.
Junte o ovo e o extrato de baunilha e misture novamente até que todos os ingredientes fiquem ligados.
Forme uma bola, envolva em película aderente e reserve no frigorífico por 20 minutos.
Descasque e descaroce as maçãs e coloque-as num tacho, juntamente com as amoras (se estas estiverem congeladas deverão ser previamente descongeladas), o sumo de lima, o restante açúcar e 100 ml de água.
Deixe que ferva e baixe o lume, cozinhando durante cerca de 15-20 minutos, até que praticamente todo o líquido tenha evaporado. Remova do lume e deixe arrefecer, depois reduza a puré com um garfo e reserve.
Pré-aqueça o forno a 180ºC, unte uma forma quadrada com manteiga e forre com papel vegetal.
Prepare o crumble, misturando a farinha com a manteiga num processador, obtendo uma mistura areada.
Pique grosseiramente as avelãs e junte-as com os restantes ingredientes ao preparado anterior. Dê uns toques de turbo afim de envolver todos os ingredientes e assim obter o crumble.
Retire a massa do frigorífico e estenda-a com o rolo (se achar necessário, neste passo use duas folhas de papel vegetal, uma por baixo e outra por cima da massa, para que não pegue ao rolo) dando-lhe o formato da forma.
Coloque a massa no fundo da forma, calque nos bordos com os dedos, para que fique uniforme e pique com um garfo em toda a superfície.
Leve ao forno durante 20 minutos ou até que comece a dourar.
Retire do forno e deixe arrefecer 5 minutos. De seguida espalhe o puré de amora sobre a massa.
Cubra de maneira uniforme com o crumble e por fim polvilhe com as 2 c. (sopa) de açúcar amarelo.
Leve ao forno cerca de 20-25 minutos, até o crumble ficar dourado.
Deixe arrefecer na forma cerca de 30 minutos e depois corte em quadrados.
Sirva, de preferência, acompanhado de gelado.

Preparação Thermomix - Bimby:
Coloque a manteiga, a farinha e 110 g de açúcar no copo e programe (10seg/vel6).
Junte o ovo e o extrato de baunilha e programe (5seg/vel6).
Forme uma bola, envolva em película aderente e reserve no frigorífico por 20 minutos.
Descasque e descaroce as maçãs e coloque-as no copo limpo. Programe (3seg/vel5).
Adicione as amoras (se estas estiverem congeladas deverão ser previamente descongeladas), o sumo de lima, o restante açúcar e 100 ml de água. Programe (10min/100ºC/vel1). Se achar que ainda existe demasiado líquido programe mais alguns minutos com a temp. de 100ºC.
Programe (5seg/vel7), retire e deixe arrefecer.
Prepare o crumble, colocando no copo limpo a farinha e a manteiga e programe (3seg/vel6).
Junte as avelãs grosseiramente picadas e os restantes ingredientes e dê um ou dois toques de turbo.
Retire a massa do frigorífico e estenda-a com o rolo (se achar necessário, neste passo use duas folhas de papel vegetal, uma por baixo e outra por cima da massa, para que não pegue ao rolo) dando-lhe o formato da forma.
Coloque a massa no fundo da forma, calque nos bordos com os dedos, para que fique uniforme e pique com um garfo em toda a superfície.
Leve ao forno durante 20 minutos ou até que comece a dourar.
Retire do forno e deixe arrefecer 5 minutos. De seguida espalhe o puré de amora sobre a massa.
Cubra de maneira uniforme com o crumble e por fim polvilhe com as 2 c. (sopa) de açúcar amarelo.
Leve ao forno cerca de 20-25 minutos, até o crumble ficar dourado.
Deixe arrefecer na forma cerca de 30 minutos e depois corte em quadrados.
Sirva, de preferência, acompanhado de gelado.

Salada de Trigo, Ervilhas e Espargos


(travessa em cerâmica da Oficina da Formiga)

Se ainda há meia dúzia de dias suspirávamos por uma primavera que tardava em chegar, com alguns dias meio cinzentos e as noites ainda frias, de repente chegam os dias quentes e que já sabem a verão. Dias que convidam a sair de casa, que desafiam a vestir roupas mais leves, a dar um passeio até à praia de chinelo e calção, a saborear um gelado e a matar a sede com bebidas mais frescas. Dias em que não apetece passar muito tempo na cozinha, nem tão pouco ligar o forno e desafiam a fazer as deliciosas saladas,  e de preferência com ingredientes da estação. Saladas estas que são bastante apreciadas por aqui e quanto mais coloridas e nutritivas forem, tanto melhor. Das mais simples às mais elaboradas, sejam elas feitas de aproveitamentos ou com ingredientes frescos que chegam da horta do sogro, são as eleitas quando o calor aperta.

Esta é uma salada especial, onde o ingrediente principal é o trigo integral. Usei o trigo "farro" um cereal ancestral rico, nutritivo e cheio de benefícios para a saúde. Para além de ajudar a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, ajuda a controlar o colesterol e por ser uma boa fonte de fibra, ajuda na regulação da flora intestinal. Diminui ainda as insónias e a ansiedade e aumenta a capacidade de concentração. Como vêm são só bons motivos para usarem e abusarem deste cereal e combiná-lo com outros ingredientes, fazendo assim deliciosas saladas que certamente agradarão a todos e que podem ainda transportar na marmita que levam até à praia. Sim, porque com o fim de semana à porta e as temperaturas a aumentar, o melhor mesmo é tirar partido desta primavera disfarçada de verão precoce. Tenham um bom fim de semana!


Salada de Trigo, Ervilhas e Espargos

Ingredientes:
| 200 g de trigo integral
| 100 g de espargos
| 1 chávena de ervilhas congeladas
| 10 tomates Cherry
| azeite q.b.
| sumo de 1/2 limão
| flor de sal
| pimenta q.b.
| folhas de manjericão q.b.

Preparação:
De véspera, passe o trigo por água corrente e coloque-o de molho.
No próprio dia, coza o trigo seguindo as instruções da embalagem (eu usei 200 g de trigo para 800 g de água temperada com sal e cozinhei durante 1 hora, em lume brando).
Limpe os espargos e leve-os a cozer num tacho com água e uma pitada de sal, durante 5-6 minutos.
Retire os espargos e aproveite a água para cozer as ervilhas, durante 3 minutos.
Após o trigo estar cozido, escorra-o e deixe que arrefeça um pouco.
Coloque o trigo numa taça e regue com azeite e sumo de limão. Tempere com flor se sal e pimenta.
Corte os tomates em metades e junte-os ao trigo. Adicione também os espargos cortados em pedaços e as ervilhas, envolvendo bem todos os ingredientes e retificando os temperos. 
Sirva com algumas folhas de manjericão.

Charlotte de Pera e Chocolate [para todas as mães]


A vida passa demasiado rápido por isso deve ser vivida intensamente. Passamos a maior parte do tempo a correr, de casa para o trabalho, do trabalho para casa, concentrados em objectivos que muitas vezes não têm qualquer fundamento, gastamos energias em tarefas vulgares e até nos preocupamos com assuntos que nem nos dizem respeito. Passamos a vida a queixar-nos do tempo, que não chega para nada, preocupados muitas vezes com as aparências e em construir uma falsa felicidade, muito distante da realidade e do que nos possa realmente fazer felizes. E quando damos por isso, já passaram uns anos e nós simplesmente esquecemos de viver a nossa própria vida. Aquele café que tantas vezes adiamos com um amigo distante ou o telefonema que queremos fazer mas "porque agora não dá jeito" ou "amanhã será mais oportuno". E quando queremos que isso aconteça, já é tarde demais. Devemos aproveitar aqueles pequenos momentos em família, com os que nos são mais queridos. Abraçar quem gostamos ou simplesmente dizer "gosto muito de ti" ou "tenho saudades tuas". Dizer um "bom dia" ou simplesmente sorrir a um desconhecido, abraçar um colega de trabalho.
Hoje celebra-se o Dia da Mãe e tudo o que eu mais queria era que ela estivesse aqui ao meu lado, poder beijá-la, abraçá-la e dizer-lhe "gosto de ti". Mas quis a ironia do destino que ela partisse cedo, muito cedo, mais cedo do que ela alguma vez ela pudesse imaginar. Lembro-me tão bem daquele dia, do dia em que ela para sempre se despediu levando um pedaço de mim.


Poderia estar aqui a escrever longas e intermináveis linhas de lamurias e desabafos, que talvez ninguém iria ler, contar-vos o quanto ela me faz falta e de como as saudades são muitas. Mas prefiro ver o outro lado da história e encarar isto como uma realidade pura e dura. Se ela partiu mais cedo é porque assim estava destinado e tenho a certeza que, onde quer que ela esteja, está de sorriso rasgado, aquele sorriso lindo que lhe era característico, a zelar pelos seus filhos e netos e pelo sem número de amigos que ela tinha. Só tenho que lhe ficar eternamente grato por me ter posto neste mundo e dar-me o dom da vida. Por me ter educado de forma irrepreensível. E se a vida muitas vezes é uma passagem difícil (e acreditem que já tive muitos momentos difíceis), cabe a cada um de nós dar a volta por cima, tornar esses momentos mais fáceis e menos dolorosos e fazer com que a vida valha a pena. Não ficar sentado à espera que as oportunidades surjam, não ficar a dizer mal de tudo e de todos só porque algo não correu como queríamos e ir à luta, todos os dias, agradecendo o facto de estarmos vivos e rodeados de pessoas que gostam de nós. Deixo um apelo, mimem aqueles que vos são queridos, beijem as vossas mães, agradeçam-lhes por estarem cá, digam-lhes o quanto gostam delas. E nem são necessários presentes ou outros bens materiais para manifestar o nosso amor. Façam um bolo caseiro, apanhem uma flor no jardim e ofereçam, um simples beijo que seja... porque viver é das melhores coisas deste mundo. E porque amanhã já pode ser tarde.


Charlotte de Pera e Chocolate
(receita adaptada da revista Saveurs Spécial Desserts 2015)

Ingredientes:
| 200 g de chocolate negro com 70% de cacau (usei Pantagruel)
| 6 ovos
| 3 peras maduras, mas firmes
| 1 pacote de biscoitos Amaretti
| 70 g de açúcar amarelo
| 10 g de manteiga
| 1 pitada de sal

Preparação Tradicional:
Descasque e descaroce as peras e corte-as em pedaços pequenos.
Leve uma caçarola ao lume com o açúcar e assim que começar a caramelizar, adicione a manteiga.
Mexa um pouco com uma espátula e junte os pedaços de pera. Deixe que a pera caramelize, até ganhar uma cor dourada, mexendo de vez em quando. Reserve.
Parta o chocolate negro em pedaços e derreta-o em banho-maria.
Separe as gemas das claras, adicione uma pitada de sal às claras e bata-as em castelo bem firme.
À parte bata as gemas e adicione aos poucos o chocolate derretido, batendo até obter um creme liso.
Com uma espátula incorpore delicadamente as claras no creme de chocolate.
Forre uma forma de charlotte (usei uma taça tipo pyrex) com película aderente (para facilitar esta tarefa, humedeça a forma com água).
Verta metade do creme de chocolate na forma e adicione os pedacinhos de pera, formando uma camada uniforme. Adicione o restante preparado de chocolate e reserve no frigorífico durante pelo menos 4 horas (o ideal será fazer de um dia para o outro).
Desenforme a charlotte para um prato de servir e retire cuidadosamente a película aderente.
Forre a charlotte com os biscoitos Amaretti e de preferência leve mais alguns minutos ao frio, antes de servir.

Preparação Thermomix - Bimby:
Descasque e descaroce as peras e corte-as em pedaços pequenos.
Leve uma caçarola ao lume com o açúcar e assim que começar a caramelizar, adicione a manteiga.
Mexa um pouco com uma espátula e junte os pedaços de pera. Deixe que a pera caramelize, até ganhar uma cor dourada, mexendo de vez em quando. Reserve.
Separe as gemas das claras, coloque a borboleta no copo limpo, junte as claras e programe (6min/vel3,5). Retire e reserve.
No copo limpo coloque o chocolate e programe (5seg/vel9). De seguida programe (2min/50ºC/vel2).
Bata ligeiramente as gemas e programe (2min/vel3). Adicione-as em fio, pelo bocal.
Deixe o chocolate arrefecer e com a espátula incorpore delicadamente as claras no creme de chocolate.
Forre uma forma de charlotte (usei uma taça tipo pyrex) com película aderente (para facilitar esta tarefa, humedeça a forma com água).
Verta metade do preparado de chocolate na forma e adicione ao pedacinhos de pera, formando uma camada uniforme. Adicione o restante preparado de chocolate e reserve no frigorífico durante pelo menos 4 horas (o ideal será fazer de um dia para o outro).
Desenforme a charlotte para um prato de servir e retire cuidadosamente a película aderente.
Forre a charlotte com os biscoitos Amaretti e de preferência leve mais alguns minutos ao frio, antes de servir.

Mini Quiches de Espargos, Manjericão e Tomate


Apesar de envergonhada, ela está aí. A primavera! A minha estação preferida. E com ela traz na bagagem um sem número de coisas boas. Temperaturas amenas, dias maiores e luminosos, imensas flores que brotam deixando os jardins tão coloridos e perfumados, o chilrear dos pássaros assim que aparece o primeiro raio de sol no horizonte e tantas, tantas outras coisas que tornam os nossos dias ainda mais felizes. E tudo isto convida a sair. Sair de casa e ir dar um passeio, estar em contacto com a Natureza, fugir da rotina diária que se instala nas nossas vidas e aproveitar ao máximo estes dias de sol. Qualquer pretexto serve para fazer um piquenique, um passeio à beira mar ou mesmo uma simples caminhada. Temos de aproveitar estes dias, o sol quando espreita, este clima lindo que é nosso, é gratuito, e faz tão bem à alma. 
Com a primavera vem também os legumes e as frutas coloridas. Os morangos deliciosos e bem vermelhos, que sabem a morango. As nêsperas perfumadas e que são tão breves na sua passagem. As batatas novas, que eu adoro assadas no forno como acompanhamento. Os kiwis, tão nutritivos e deliciosos. As ervilhas, os espinafres e claro, os espargos. Adoro espargos e dou preferência aos selvagens. Acho que são mais ricos em sabor e tornam especial qualquer prato. E de preferência prefiro ser eu a colhê-los. Lá está, o tal passeio que aqui acaba por ser um dois-em-um, estamos em contacto com a Natureza, aproveitando para exercitar o corpo e a mente e ainda trazemos para casa os espargos de oferta. E ainda que sejam poucos, são sempre deliciosos.

https://www.facebook.com/groups/diaumnacozinha/
E chegamos ao mês de maio e não tarda começam a aparecer outras frutas e legumes deliciosos para compor as nossas mesas e satisfazer os nossos paladares. As cerejas estão quase aí e depois vêm os melões, as melancias, os pêssegos e os alperces. Acho que somos abençoados por termos um clima que permite que estas frutas deliciosas possam ser cultivadas e produzidas no nosso país, podendo assim tirar o máximo partido das suas propriedades e sabor. chega também mais um evento Dia Um... Na Cozinha, que acontece a cada primeiro dia de todos os meses. Para esta edição eram pedidas quiches ou tartes salgadas, pratos extremamente versáteis e que por norma agradam a toda a gente, mesmo aos mais pequenos. São óptimas até para "esconder" aqueles legumes e vegetais que muitas vezes não agradam às crianças, mas que numa quiche ficam sempre irresistíveis. Optei por trazer algo simples e mais saudável, ao sabor do que tinha na despensa e no frigorífico. A inspiração, quer para a massa, quer para o recheio, veio deste maravilhoso livro que não dispenso por nada. Uma massa totalmente integral e um recheio à base de ovo e queijo Quark, com os maravilhosos espargos selvagens e os tomates cherry, perfumados pelo manjericão. Ficaram deliciosas!


Mini Quiches de Espargos, Manjericão e Tomate
(receita adaptada do livro Popina, Iguarias Saudáveis)

Ingredientes: (para 6 tarteletes de 10cm diâmetro ou uma tarte inteira)
{para a base}
| 100 g de farinha de centeio integral
| 100 g de farinha de espelta integral
| 1 ovo caseiro
| 40 g de margarina fria
| 10 g de azeite virgem
| 1 c. (café) de sal
| 20 g de água fria

{para o recheio}
| 100 g de espargos selvagens
| 1 cebola média
| 2 c. (sopa) de azeite virgem
| 4 ovos caseiros
| 250 g de queijo Quark
| sal q.b.
| pimenta q.b.
| noz moscada q.b.
| 1 mão cheia de folhas de manjericão
| 200 g de tomate cherry em rama

Preparação Tradicional:
Junte as farinhas numa taça e misture.
Faça um buraco no centro e adicione os restantes ingredientes.
Comece por amassar com as mãos, até os ingredientes ligarem e obter uma massa elástica e moldável. Se necessário acrescente mais água ou mais farinha, consoante a massa esteja mais seca ou mais húmida. Forme uma bola e leve ao frio durante 1/2 hora.
Com um descascador limpe os espargos e leve-os a cozer durante 10 minutos em água com sal.
Coloque a massa numa superfície enfarinhada, e estenda com o rolo. 
Forre com a massa seis formas de tarteletes, com 10 cm de diâmetro. 
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Pique a cebola e leve-a ao lume, salteando alguns minutos com o azeite e os espargos.
À parte, bata os ovos, juntamente com o queijo Quark até obter um creme bem homogéneo.
Tempere com sal, pimenta e noz moscada a gosto.
Distribua o preparado de cebola e espargos pelas quiches, junte algumas folhas de manjericão e termine com a mistura de ovos e queijo Quark.
Leve ao forno por 10 minutos. Retire e coloque em cada quiche cerca de 3 ou 4 tomates cherry e leve novamente ao forno, cerca de 20 minutos ou até que as quiches comecem a ficar douradas.

Preparação Thermomix - Bimby:
Coloque no copo todos os ingredientes para a massa e misture, programando (15seg/vel6).
Forme uma bola e leve ao frio durante 1/2 hora.
Com um descascador limpe os espargos e leve-os a cozer durante 10 minutos em água com sal.
Coloque a massa numa superfície enfarinhada, e estenda com o rolo. 
Forre com a massa seis formas de tarteletes, com 10 cm de diâmetro. 
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Coloque a cebola juntamente com o azeite no copo e programe (5seg/vel5). Junte os espargos e programe (5min/100ºC/velColher).
Distribua a mistura pelas quiches e junte algumas folhas de manjericão.
Coloque no copo os ovos inteiros e o queijo Quark, tempere com sal, pimenta e noz moscada e programe (10seg/vel6).
Distribua o creme pelas quiches e leve ao forno por 10 minutos.
Retire do forno e coloque em cada quiche cerca de 3 ou 4 tomates cherry e leve novamente ao forno, cerca de 20 minutos ou até que as quiches comecem a ficar douradas.