Tarteletes de Amora e Canela


Enquanto houver verão! Gosto de todas as estações do ano, cada uma delas tem o seu encanto especial. Mas o verão é aquela estação que marca, é a estação que nos faz sorrir, que nos permite usufruir ao máximo do melhor que a natureza tem para nos dar. É a estação que nos dá os morangos, os alperces, as melancias, as ameixas, os figos e tantas, tantas outras frutas deliciosas que nos dão prazer saborear. E os tomates, como eu gosto de tomates! Uma sopa de tomate, uma salada com tomate, ou então como eu tanto gosto, cortar um tomate em quartos, salpicar com umas pedrinhas de flor de sal e comer assim, à dentada, como se de uma maçã se tratasse. Há lá coisa melhor?! E o melhor do verão é que podemos abusar de todos estes sabores ao ar livre, num passeio domingueiro com os amigos, num piquenique em família, ou numa ida à praia, que bem que sabe abrir a geleira e ter ali várias peças de fruta à espera de serem devoradas.

E depois temos as amoras. Como eu gosto de amoras! O prazer de as colher e comer ao mesmo tempo, ficar com as mãos manchadas do sumo que elas deitam. Sim, dá direito a uns arranhões, mas o que é isso comparado com o prazer de chegar a casa com uma caixa bem cheia de amoras?!
Este ano já consegui colher bastantes, metade congelei, para poder prolongar o sabor do verão por mais tempo. Porque eu não quero que estes sabores acabem. As restantes, vou saboreando devagar, com algumas receitas que irei mostrando. Como é o caso destas tarteletes.


A inspiração para esta receita veio de uma partilha que à bastante tempo a Lorraine Pascale fez na sua página. Ela usou mirtilos em vez de amoras, mas eu resolvi arriscar com este fruto, pois achei que ficariam deliciosas. E não estava enganado. Cada dentada é uma explosão de sabor, sente-se o aroma da canela e da baunilha que combinam em perfeita harmonia com o doce das amoras. Porque enquanto houver verão eu irei tirar o máximo partido da melhor fruta que ele tem para nos oferecer!


Ingredientes: [para 4 tarteletes]
{para a massa}
| 180 g de farinha de trigo s/ fermento
| 70 g de farinha de trigo integral
| 80 g de manteiga fria
| 1 c. (sopa) de óleo vegetal
| 2 gemas de ovo
| 3 c. (sopa) de água fria
| 1 c. (sopa) de açúcar amarelo
| 1 pitada de sal
{para o recheio}
| 400 g de amoras
| 2 c. (sopa) de açúcar mascavado
| 2 c. (sopa) de água
| 2 c. (chá) de canela em pó
| 1 c. sopa de amido de milho
| raspa e sumo de 1/2 limão

| 1 gema para pincelar
| açúcar mascavado para salpicar
| amêndoa laminada q.b.

Método Tradicional:
Misture as duas farinhas com a manteiga num processador ou com as mãos, até obter uma mistura areada. 
De seguida adicione o óleo, as gemas de ovo, a água, o sal e o açúcar e misture muito bem até todos os ingredientes ficarem bem ligados. 
Amasse e forme uma bola, envolva em película aderente e leve ao frigorífico durante pelo menos 30 minutos.
Prepare o recheio. Coloque num tacho 1/3 das amoras, juntamente com o açúcar mascavado, a água, a canela e a raspa de 1/2 limão. Cozinhe um pouco até as amoras começarem a desfazer-se.
Entretanto misture o sumo de 1/2 limão com o amido de milho e junte esta mistura às amoras. Adicione as restantes amoras e cozinhe alguns minutos. Reserve, deixando arrefecer.
Pré aqueça o forno a 180ºC.
Numa superfície enfarinhada, estenda a massa com o rolo até uma espessura de cerca de 4mm. Com um cortador, ou recorrendo à ajuda de uma taça redonda, forme 4 círculos com cerca de 15 cm de diâmetro cada.
Distribua as amoras pelos 4 círculos e puxe a massa para dentro e com os dedos faça pressão, formando vários bicos. Pode dar o formato que quiser, podendo até usar formas de tarteletes.
Pincele as tarteletes com gema de ovo batida, salpique com açúcar mascavado e amêndoa laminada a gosto.
Leve ao forno cerca de 20-25 minutos ou até que a massa comece a ficar dourada.
Sirva com gelado, crème fraîche ou mesmo com hortelã picada.

Método Thermomix - Bimby:
Coloque no copo as farinhas e a manteiga em pedaços e programe (20seg/vel4).
Adicione o óleo, as gemas de ovo, a água, o sal e o açúcar e programe (20seg/vel4).
Retire para uma bancada, amasse e forme uma bola. Envolva em película aderente e leve ao frigorífico durante pelo menos 30 minutos.
Coloque no copo limpo, 1/3 das amoras, juntamente com o açúcar mascavado, a água, a canela e a raspa de 1/2 limão. Programe (5min/100ºC/vel Colher Inversa).
Misture o sumo de 1/2 limão com o amido de milho e junte ao preparado anterior. Adicione também as restantes amora e programe (5min/100ºC/vel Colher Inversa). Reserve, deixando arrefecer.
Pré aqueça o forno a 180º C.
Numa superfície enfarinhada, estenda a massa com o rolo até uma espessura de cerca de 4mm. Com um cortador, ou recorrendo à ajuda de uma taça redonda, forme 4 círculos com cerca de 15 cm de diâmetro cada.
Distribua as amoras pelos 4 círculos e puxe a massa para dentro e com os dedos faça pressão, formando vários bicos. Pode dar o formato que quiser, podendo até usar formas de tarteletes.
Pincele as tarteletes com gema de ovo batida e salpique com açúcar mascavado e amêndoa laminada a gosto.
Leve ao forno cerca de 20-25 minutos ou até que a massa comece a ficar dourada.
Sirva com gelado, crème fraîche ou mesmo com hortelã picada.


Bolo de Limão e Alecrim


Adoro o limão! É daqueles frutos que está sempre presente na minha cozinha. Tenho um pote de vidro cheio deles e à medida que vão sendo utilizados, o stock vai sendo reposto. Desde uma simples limonada, uma carne assada e regada com o sumo do limão, um molho de limão para temperar uma salada, passando pelo delicioso e irresistível Lemon Curd que faço tantas vezes para colocar nos iogurtes e para rechear os bolos, enfim, este fruto é muito usado cá em casa. Adoro o seu sabor cítrico e a frescura que ele dá aos pratos. Por vezes basta uma colherzinha da raspa do limão num pudim ou numa panna cotta para fazer toda a diferença.

E como eu gosto tanto de fazer bolos, quando fui convidado para ir ao Fusing Culture Experience, não tive qualquer dúvida que seria um bolo de limão que iria fazer. É um bolo fresco que sabe a verão e que é fácil de agradar a toda a gente. Havia um senão, eu tinha de utilizar as ervas aromáticas nas minhas receitas. E foi então que pensei em usar o alecrim. É uma erva, também ela fresca com um aroma bastante agradável e que combina lindamente com o limão. A farinha de milho confere uma cor mais amarelada ao bolo e dá-lhe uma textura diferente. Foi este o bolo que fiz na Figueira da Foz, no passado fim de semana e a avaliar pela rapidez com que foi degustado e também pelos elogios, é uma verdadeira delícia.


Ingredientes:
| 200 g de manteiga
| 220 g de açúcar amarelo + 50 g para a calda
| 4 ovos
| 150 g de farinha de milho
| 100 g de farinha de trigo s/ fermento
| 1 c. (chá) de fermento
| 1 c. (sopa) bem cheia de alecrim fresco, picado finamente
| raspa e sumo de 2 limões grandes

Método Tradicional:
Bata a manteiga juntamente com o açúcar até obter um creme fofo.
Sem deixar de bater, adicione os ovos, um de cada vez.
Adicione as farinhas, o fermento, o alecrim finamente picado e a raspa de 2 limões.
Reserve 0,5 dl do sumo dos 2 limões e adicione o resto ao preparado anterior.
Bata a uma velocidade baixa e vá aumentando progressivamente até todos os ingredientes se encontrarem bem ligados.
Forre o fundo de uma forma de aro amovível de 22 cm com papel vegetal. Unte toda a forma com manteiga e polvilhe com farinha.
Verta a massa para a forma e leve ao forno cerca de 30 minutos. Faça o teste do palito, antes de retirar o bolo.

Enquanto o bolo coze prepare a calda de limão, misturando num tacho o sumo de limão reservado com 50 g de açúcar amarelo e um raminho de alecrim.
Deixe que ferva durante 2-3 minutos, mexendo de vez em quando.

Desenforme o bolo e pique a superfície do mesmo com um palito. Verta a calda de limão sobre o bolo ainda quente e decore a gosto.

Método Thermomix - Bimby:
Coloque no copo a manteiga em pedaços juntamente com o açúcar e bata (2min/37ºC/vel3).
Programe (1min/vel3) e adicione os ovos pelo bocal, um de cada vez.
Junte as farinhas, o fermento, o alecrim finamente picado e a raspa de 2 limões
Reserve 0,5 dl do sumo dos 2 limões e adicione o resto ao preparado anterior. Programe (1min/vel5).
Forre o fundo de uma forma de aro amovível de 22 cm com papel vegetal. Unte toda a forma com manteiga e polvilhe com farinha.
Verta a massa para a forma e leve ao forno cerca de 30 minutos. Faça o teste do palito, antes de retirar o bolo.

Enquanto o bolo coze prepare a calda de limão. Coloque no copo limpo, o sumo de limão reservado com 50 g de açúcar amarelo e um raminho de alecrim. Programe (5min/Varoma/vel1).

Desenforme o bolo e pique a superfície do mesmo com um palito. Verta a calda de limão sobre o bolo ainda quente e decore a gosto.



Fusing Culture Experience 2014, um Festival "Sui Generis"


Sabe sempre tão bem voltar à Figueira da Foz, seja qual for a circunstância. A cidade que me abraçou quando eu vim ao mundo e pela qual nutro um carinho tão especial. Ali, naquela cidade onde o amarelo do seu extenso areal e o azul do seu grande céu se fundem num mar infinito e também ele azul. Já fui muito feliz neste lugar, onde passei grande parte da minha adolescência, onde travei amizades, e onde se comem os melhores gelados do país. Acreditem, é verdade.
Sempre que posso, faço uma visita à Figueira, mesmo que de raspão, nem que seja apenas para comer um gelado, contemplar o mar e vir embora, de coração cheio. Porque ali carregam-se baterias, renovam-se energias e esquecemos, ainda que por momentos, a agitação do dia-a-dia.
Mas desta vez, a visita à Figueira da Foz teve um sabor ainda mais especial, pois quando visitamos a cidade do nosso coração e vamos fazer o que mais gostamos, a felicidade fala mais alto.


Fui convidado pela organização do Festival Fusing para dar um showcooking, convite este irrecusável. Já lá tinha estado no ano passado, na 1ª edição deste festival "sui generis" que mistura música com gastronomia, desporto, arte e muitas outras actividades. Um festival de verão que dá mais vida à cidade e que tanta gente atrai. Um festival que mostra tantas melhorias, desde o ano passado, que é feito para todas as idades e gostos e que tem tanto para dar.
Fui recebido no primeiro dia com a bela brisa da Figueira, um ventinho desconfortável, mas que se foi dissipando com o caír da noite. Ao som de uma banda de jazz, lá fui preparando para os presentes duas deliciosas receitas, focalizadas no tema "Ervas Aromáticas". Fiz um Bolo de Limão e Alecrim, e ainda preparei umas deliciosas Bruschettas de Tomate Cherry e Manjericão, para as quais pude contar com o fresco e perfumado manjericão da Life in a Bag. Foi feita a degustação por quem assistia, e a avaliar pelos comentários, tanto o bolo como as bruschettas estavam deliciosos.


O festival teve a duração de três dias, repletos de muita animação, divertimento, bons concertos e ainda com o espaço dedicado à gastronomia, o Cooking Lounge Pingo Doce, sempre em altas. Do cartaz Cozinha Com Blogs fizeram ainda parte as simpáticas bloggers Naida do Frango do Campo, a Inês do Ananás e Hortelã e a Isabel Zibaia do Cinco Quartos de Laranja, que nos presenteou com duas deliciosas receitas inspiradas no seu novo livro, o "Delicioso Piquenique". 
Ainda houve tempo para cumprimentar, rever e falar um pouco com a chef Justa Nobre e com a simpatiquíssima Mafalda Pinto Leite que deu um Workshop para crianças e que foi um sucesso.


E porque o tempo era de lazer, houve muito tempo para passear pelo recinto, ouvir um pouco do concerto de um músico que adoro, Noiserv e ainda para provar algumas das diversas iguarias gastronómicas ali presentes, de entre as quais a bela tripa de Aveiro, com chocolate. Logo a seguir aos ovos moles, este deve ser o melhor doce daquela região. Um doce com a forma de crepe, mas cuja massa é a da famosa bolacha americana e o recheio, esse é a gosto, desde compotas, fruta natural ou chocolate. Difícil mesmo é escolher. E claro, os melhores gelados do país, não vou fazer publicidade, mas procurem e facilmente lá chegarão. Eles estão na Figueira e são mesmo bons!


Um fim de semana inesquecível, diferente, muito bom, mesmo. Deu para confraternizar entre amigos, bloggers e ainda para descontraír, conhecer espaços novos de restauração na Figueira, daqueles mesmo bons, que apetece voltar e recomendar aos amigos, como é o caso do Praça 18. Se forem à Figueira têm de lá ir. Comidinha da boa e uma excelente relação qualidade/preço.
Para além da Inês, da Naida e da Isabel, tive ainda o prazer de conhecer a Ondina, autora do Coentros e Rabanetes (beijinho minha "Sugar Free"), a simpática Isabel do Emoção às Colheradas e ainda revi a Ana do Dona Delícia - Atelier de Sabores.

Um agradecimento especial à Graziela, que se disponibilizou para fazer algumas das imagens  aqui presentes, à Naida, que também cedeu algumas imagens e à Inês que foi a nossa guia na linda Figueira da Foz.
Um especial obrigado, ao Fusing, em especial à Ana Luisa Simões, que foi incansável na troca de emails e cuja simpatia ultrapassa qualquer obstáculo. Obrigado, de coração! E para o ano há mais.

Os Benefícios do Chá Verde e um Giveaway


Desde que experimentei o chá verde Matcha, nesta receita, que fiquei fã do mesmo. E é tão vasta a sua utilização e são tantos os seus benefícios que o melhor mesmo é nem pensar duas vezes antes de o usar. Para além de ter uma cor linda e tornar os pratos mais belos e deliciosos. Em relação aos benefícios, alguns estudos revelam que este chá contém 10 vezes mais vitaminas quando comparado com o chá verde normal, tem um grande poder antioxidante, uma grande quantidade concentrada de clorofila, o que ajuda na desintoxicação do corpo e estimula o sistema imunológico. Para além disso, este chá é livre de açúcar e tem um alto teor de fibra. Terapeuticamente, o Matcha é usado para estimular o sistema imunológico, auxiliando no processo de digestão, é benéfico para a saúde dentária, reduz o colesterol mau, reduz a pressão sanguínea e reduz também o risco de cancro. Todos estes benefícios o tornam um pouco mais caro que o tradicional chá verde, mas este chá ganha cada vez mais adeptos. E eu já me rendi aos seus poderes.


E o que acham da ideia de servir um delicioso refresco de chá Matcha num bule "The Whistler", que a Lusa Mater acaba de me enviar?! Eu acho a ideia fantástica, pois este bule fica tão bem numa mesa, acompanhado de uns deliciosos cookies, que tanto pode ser usado para um chá quentinho no inverno, como para servir um saboroso refresco num lanche, num dia quente de verão.
Mas como a ideia aqui é mesmo a partilha, para além de duas simples, mas deliciosas receitas com chá Matcha, juntamente com a Lusa Mater temos para oferecer a um dos nossos leitores um bule igual ao da imagem. Saibam a seguir como participar.


Para quem não está familiarizado com a Lusa Mater, esta é uma plataforma de divulgação e comercialização de produtos exclusivamente portugueses, criada com o objectivo de valorizar a nossa produção e apresentar um conjunto transversal de marcas e designers portugueses. Uma platafornma dinâmica e inovadora que nos mostra os melhores produtos que se fazem por cá, pegando nas tradições de ontem e de amanhã. Como eles dizem "só não vendem saudade!"

Para participarem no GIVEAWAY, as seguintes REGRAS deverão ser cumpridas:
Fazer "like" na página do facebook da Lusa Mater.
Fazer "like" na página do facebook do Sweet Gula.
Efectuar registo no site da Lusa Mater. (canto superior direito)
Partilhar o Giveaway no facebook (partilha desta imagem) em modo público.
Deixar um comentário na imagem original na página Sweet Gula no facebook, mencionando o nome de 3 amigos, sob a forma de #tag.
Cada participante apenas poderá participar UMA ÚNICA vez.

DURAÇÃO DO PASSATEMPO:
O Giveaway terá inicio hoje, dia 12 de Agosto de 2014 e termina às 23h59 do dia 20 de Agosto de 2014.

REGULAMENTO:• Passatempo apenas válido para Portugal Continental e Ilhas.
• O prémio será atribuído via Random.org.
• O prémio é constituído por 1 bule "The Whistler", oferecido pela Lusa Mater.
• O vencedor será anunciado na página Sweet Gula no dia 21 de Agosto de 2014.
• O vencedor deverá enviar, por mensagem privada, a morada na qual quer receber o prémio.
• O prémio será enviado ao vencedor pela Lusa Mater.



COOKIES DE MATCHA:
Ingredientes:
| 200 g de farinha
| 1 c. (chá) de chá verde Matcha
| 100 g de manteiga
| 70 g de açúcar em pó
| 1 gema de ovo

Método Tradicional:
Misture a farinha com o chá verde Matcha e reserve.
Bata a manteiga com o açúcar até obter uma mistura cremosa.
Junte a farinha com o chá verde  e a gema de ovo e continue a bater até que todos os ingredientes fiquem bem ligados e consiga obter uma massa moldável. Se necessário, acrescente mais farinha.
Retire a massa para uma bancada, forme uma bola, envolva em película aderente e leve ao frigorífico durante pelo menos 1/2 hora.
Pré aqueça o forno a 170ºC.
Estenda a massa com o rolo, numa bancada enfarinhada, até obter a espessura de 0,5cm. Corte bolachas com um cortador, usando a forma que desejar.
coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno durante 10 minutos.

Método Thermomix - Bimby:
Misture a farinha com o chá verde Matcha e reserve.
Coloque no copo a manteiga e o açúcar e programe (2 min/37ºC/vel1). A seguir bata (30seg/vel3).
Junte a farinha com o chá verde e a gema de ovo e programe (20seg/vel6). Se achar necessário, acrescente mais farinha.
Retire a massa para uma bancada, forme uma bola, envolva em película aderente e leve ao frigorífico durante pelo menos 1/2 hora.
Pré aqueça o forno a 170ºC.
Estenda a massa com o rolo, numa bancada enfarinhada, até obter a espessura de 0,5cm. Corte bolachas com um cortador, usando a forma que desejar.
coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno durante 10 minutos.

REFRESCO DE MATCHA E MAÇÃ VERDE
Ingredientes:
| 400 ml de água
| cerca de 10 folhas de hortelã menta + q.b. para decorar
| 1/2 colher de café de chá verde Matcha 
| 1/2 maçã verde
| 1 colher de sopa de mel
| pedras de gelo

Preparacão:
Coloque a água num shaker, juntamente com as folhas de hortelã o chá verde Matcha e o mel.
Agite energicamente até que o chá fique bem dissolvido na água e sem qualquer grumo.
Nos copos coloque a maçã em pedaços e com a casca e também algumas pedras de gelo.
Verta o chá para os copos e sirva de imediato.




Granizado de Meloa e Hortelã com Presunto


Uma das muitas coisas boas que o verão tem é a grande variedade de fruta que oferece. Eu adoro fruta, não me canso de o dizer e todos os dias a como. Claro que prefiro comê-la ao natural e assim apreciar todo o seu sabor e textura. Lambuzar-me enquanto trinco uma ameixa sumarenta ou deliciar-me enquanto como uma generosa fatia bem fresca de melancia, existe lá coisa mais boa?!
Claro que também gosto da fruta nas sobremesas, um perfumado bolo de alperces, um decadente cheesecake de  maracujá, um clafoutis de cerejas e é ver a felicidade estampada no meu rosto.
Também acontece por vezes a fruta ir permanecendo na fruteira à espera de ser comida, mas porque não houve oportunidade, acaba por amadurecer demasiado. Nesse caso, e porque cá em casa somos contra o desperdício e nada é deitado fora, a fruta é cortada, dividida em doses e colocada no congelador. Desta forma consigo mais tarde fazer deliciosos gelados com ela, para aqueles dias em que o calor aperta e apetece algo fresquinho.

Mas também nas entradas a fruta pode ser degustada e apreciada, como é o caso deste granizado. É uma receita que reinventa a clássica fatia de melão com presunto, cujo contraste de sabores doce/salgado combina na perfeição, sendo realçado pela frescura da hortelã. A receita é adaptada da revista "Bimby - Momentos de Partilha, Julho 2012", onde é apresentada sob a forma de sorvete. Mas garanto que funciona perfeitamente como entrada e em menos de nada temos a mesa posta e estamos prontos a surpreender com uma entrada fácil, rápida, deliciosa e saudável.



(receita adaptada da revista Bimby - Momentos de Partilha, Julho 2012)

Ingredientes:
| 400 gr. de meloa cantaloupe
(cortada em pedaços e congelada previamente)
| 1 clara de ovo
| 6 folhas de hortelã-menta
| 2 fatias finas de presunto

Método Tradicional:
Num liquidificador, coloque a meloa previamente congelada, junte a clara de ovo e as folhas de hortelã.
Pique até obter a consistência de neve.
Retire com o auxílio de um garfo e sirva com tirinhas de presunto.

Método Thermomix - Bimby:
Coloque a meloa previamente congelada no copo, juntamente com a clara de ovo e as folhas de hortelã.
Programe (20seg/vel6)
Retire com o auxílio de um garfo e sirva com tirinhas de presunto.


Matcha Coconut Smoothie | Batido de Matcha e Coco


E assim chegamos a agosto. O mês do verão por excelência, mas um verão que se adivinha timido. Calor sim, mas o sol, esse continua meio envergonhado. Esperemos que os dias de calor e sol venham para ficar e que esses dias nos permitam abusar dos deliciosos gelados feitos de fruta da estação.
É também o mês  em que muitos vão de férias, aproveitam para descansar, estar com a família, ir para a praia ou para o campo, para perto das terras que os viram nascer, carregar baterias e rever amigos e familiares. Aqueles que estão emigrados e que não vemos à tanto tempo. Tempo de matar saudades, de colocar conversas em dia, em noites longas e quentes, acompanhados de uma cerveja gelada ou outra bebida fresca.
Eu não sou muito de gozar férias em agosto, evito fugir às confusões de praias e esplanadas cheias. Filas nos supermercados e hotéis apinhados de gente. Por outro lado, tento tirar partido disso, passear na cidade que se encontra mais vazia, beber um refresco numa esplanada ao fim do dia.
E por falar em refrescos, hoje é também dia 1, ou seja é dia de publicar no grupo Dia Um... Na Cozinha! Para o mês de agosto o tema escolhido foi os batidos. Refrescantes, nutritivos e saudáveis. Assim é o batido que vos trago hoje. Com um suave sabor a coco, do delicioso leite de coco da Alpro e com uma cor verde intensa que lhe é conferida pelo chá Matcha, um chá verde de origem japonesa muito usado em culinária, que trouxe comigo da Suiça e que estava curioso para experimentar. Deixo-vos com esta sugestão refrescante!




Ingredientes:
| 6 pedras de gelo
| 1 banana
| 200 ml de leite de coco (Alpro)
| 1 c. (chá) de chá verde Matcha
| 2 c. (sopa) de mel
| coco ralado para servir

Método Tradicional:
Coloque as pedras de gelo num liquidificador e pique.
Adicione a banana em pedaços, o leite de coco, o chá Matcha, o mel e bata, primeiro a uma velocidade baixa e depois vá aumentando até atingir a consistência desejada.
Sirva de seguida com coco ralado a gosto.

Método Thermomix - Bimby:
Coloque as pedras de gelo no copo e pique (5seg/vel9).
Adicione a banana em pedaços, o leite de coco, o chá Matcha, o mel e bata (20seg/vel7).
Sirva de seguida com coco ralado a gosto.